Foto: Divulgação
Considerado o sexto maior município do Rio Grande do Norte em extensão territorial, o município Governador Dix-Sept Rosado, na região Oeste, entrou na lista das 100 piores cidades do país para se viver, com o ínfimo Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IDFM) de 0,397.
Além disso, o Blog do FM apurou que, entre as ‘melhores’ cidades, o RN não possui nenhuma representante. É possível perceber as desigualdades quando, das 50 melhores cidades, 48 estão na regiões Sul e Sudeste. No entanto, esse cenário pode mudar no RN, nos próximos 4 anos, a depender do resultado nas eleições próximas.
A informação é baseada em um relatório divulgado anualmente pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), que considera um índice similar ao IDH-M (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, que avalia longevidade, educação e renda da população) da Organização das Nações Unidas. O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) acompanha o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de 5 mil municípios brasileiros também em três áreas de atuação: emprego e renda, educação e saúde.
Blog do FM
metade destes municípios do RN não eram pra existir, ou eram pra serem distritos de outros maiores. só servem para cabide de empregos pra contribuinte pagar.
Observando o seu ponto de vista social e econômico,até mesmo Natal era para ter existido ou existir, essa pobre cidade práticamente desde o inicio da sua existência foi uma cidade puramente administrativa, porque jamais existiu agricultura por causa dos seus solos totalmente inservíveis para a produção ou produtividade agricola e a pecuária que existia era principalmente a criação de burros e cavalos que até este dia ainda circulam pelas ruas da cidade, aves principalmente galinhas para produção de ovos e porcos no quintal das casas,até a emancipação política de Macaiba a maioria dos habitantes de Natal habitavam os antigos e ricos engenhos Ferreiro Torto, Jundiaí, Pirpiri com a emancipação de Macaiba a Cidade do Natal passou a ser uma pobre cidade administrativa alimentada pelo setor público como ainda é hoje,só restando o porto da Ribeira,sem nenhuma produção agropecuária e o setor industrial irrelevante só surgindo na metade do século 20 com uma indústria textil que hoje inexiste,a única indústria relevante do atual tempo que resta a indústria da construção civil ou imobiliária.
Os Funcionários públicos de Natal que são a elite do proletariado que mantém ou que sempre mateve essa pobre cidade funcionando depois da emancipação da cidade-municipio de Macaiba.
O problema está na produção ou produtividade industrial e agropecuária quase inexistente aqui no RN por exemplo: práticamente tudo que consumimos vem de fora até o nosso cuscuz do jantar diário vem de fora, o milho é importado do centro-oeste chegando aqui só é beneficiado e até mesmo a castanha de caju que em boa parte do período do ano é importado do longínquo estado do Piaui in natura aqui é beneficiado,estado ainda mais pobre que o nosso,os produtos derivados da cana de açúcar é bem mais barato comprar do quase vizinho estado de Pernambuco mesmo com o gasto com o transporte de mais 300 quilômetros de distância do usina para Natal,somos um estado por assim dizer sem futuro.
Somos um estado quase totalmente dependente do setor público e do servidor público e do INSS que paga bilhões de reais anuais só de aposentadoria e pensão rural para milhares de pessoas do interior aqui no RN que faz girar o dinheiro nas lojas comerciais e de serviços e a indústria da panificação do trigo totalmente importado.
Essa é uma conquista conjunta de políticos corruptos e um povo corrupto, que troca seu voto por um saco de cimento ou um tanque cheio de moto. Parabéns a todos! Continuem assim, ainda tem muito o que piorar para se torna a PIOR cidade do ranking.
Já os gestores desses municípios são todos abastados, em vida de luxo. É por isso que voto em Sérgio Moro, com ele esses crápulas vão ter que andar na linha.
pelos fatos não à o que se contestar, não existia interesse político para se mudar esta realidade. Carregamos uma herança maldita de políticos que apenas se beneficiaram da região Nordeste. E querem trazer de volta um dos algozes deste povo. Acorda povo Nordestino, aba dos zoio para não chorar o leite derramado.
Concordo com vc. O brasileiro vota mal e nós nordestinos ficamos sempre reféns desses governantes que querem a miséria pra poder comprar votos mais baratos depois…
O desafio é mudar a realidade persistente … o passado e o presente não são eternos … o povo potiguar tem total condição de ser ator da mudança que a sociedade exige, basta se colocar no lugar dos flagelados pelo sistema econômico e social que atrasa o desenvolvimento humano em cada parte do RN e jogar luz sobre a gestão da precarização e denunciar tal postura, porque a manutenção de cada potiguar na miséria é a prova que toda sociedade falhou e falha na construção de uma civilização a altura do povo.
Obrigado Fátima, obrigado PT
Que obrigado , uma verdadeira PILANTRA e usando os SINDICATOS para sobresair politicamente. Os PROFESSORES, sendo maironete para essa PETELHADA. AGUARDEM TEMOS ELEIÇÕES, PT NUNCA MAIS.
Informação tá meio desatualizada. O último relatório é de 2018, com base de dados de 2016.