Foto: Lula Marques/Agência Brasil
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, voltou a dizer que “a polícia prende mal e a Justiça é obrigada a soltar”. Ele deu a declaração nesta quarta-feira, 9, durante entrevista ao programa Estúdio i, da emissora GloboNews.
O ministro considerou que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, apresentada pelo governo federal ao Congresso nesta semana, busca solucionar esses desafios.
O projeto inclui a criação de um Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), similar ao Sistema Único de Saúde. O objetivo, de acordo com o governo, é integrar e coordenar as forças policiais do país. Um dos principais elementos da PEC é a criação de um cadastro nacional de pessoas envolvidas em atividades criminosas.
Lewandowski defende a proposta
Segundo Lewandowski, isso reduzirá erros policiais e facilitará o intercâmbio de informações entre os Estados. A medida, conforme o ministro, garantiria “que crimes em uma região sejam devidamente comunicados a outras jurisdições”.
O ministro explicou que o texto final da PEC resulta de longas negociações com governadores. A versão inicial, apresentada em 2024, foi criticada.
Para Lewandowski, contudo, a nova versão “respeita a autonomia dos Estados enquanto promove a coordenação entre as diversas forças de segurança”.
A PEC da Segurança Pública inclui:
- a constitucionalização do SUSP;
- o compartilhamento obrigatório de informações de segurança entre os Estados;
- a ampliação das funções da Polícia Rodoviária Federal para ferrovias e hidrovias; e
- a concessão de poderes de polícia ostensiva às Guardas Civis Municipais.
Deputados criticam a PEC de Lula
Deputados da oposição criticaram a PEC de Lula. Para o primeiro vice-líder da oposição, deputado federal Sanderson (PL-RS), a proposta quer concentrar todo o poder em Brasília.
De acordo com o parlamentar, o presidente quer “centralizar as diretrizes e as operações que envolvem o crime organizado no Ministério da Justiça”.
“Algo impossível de ser efetivado”, afirmou Sanderson. “Seja por falta de efetivo policial federal, seja por falta de capilaridade territorial das forças federais, seja por alijar as forças de segurança dos Estados de ações de combate às facções criminosas.”
O deputado ainda afirmou que vai “analisar com bastante atenção a íntegra da proposta para deliberar com responsabilidade sobre o tema”.
Para o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM), Lula quer usar a proposta para “mexer nas prerrogativas dos Estados na questão da segurança pública em seus territórios”.
“Com a PEC da Segurança, querem tirar a autonomia dos Estados e criar algo para perseguir os policiais”, afirmou Neto. “Será a PEC da insegurança.”
Revista Oeste
Tú é doido!??
Policiais militares arriscam a própria vida para prender delinquentes e o caba ainda solta uma pérola dessas??
Sei não!
Vou arriscar a dizer o seguinte, a Justiça é que solta mal com aval dos congressistas, que não melhoram as leis em favor da população de bem desse país.
Tem inúmeros casos aí pra quem quiser vêr.
É imoral o que agente tem visto, fica os policiais coitados, arriscando a vida e enxugando gelo, prendem de manhã, mas meio dia os delinquentes, já estão em casa pro almoço e voltar aterrorizar tarde e noite.
Lamento muito a fala do dr Ministro.
Ao mesmo tempo, me desculpe se eu estiver errado, é apenas uma opinião, de fato mesmo quem manda são os senhores, as autoridades brasileiras.
Eu e muitos brasileiros só aguentamos as porradas, não tem o que fazer.
Concordo com esse ministro no que diz que a polícia prende mal, e acrescento também que a policia trabalha mal. Acompanhei os anos 60,70. que naquela época não existia violência em Natal, havia alguns casos de arrombamento de residências, porém nem sempre existia, era mais quando os moradores deixavam a cidade, e feriados, etc. e até alguns casos a polícia prendia alguém que estava fazendo um xixi, por traz do Clube Municipal da Cidade da Esperança, segundo a própria polícia dizia que só prendia essas pessoas porque não haviam ocorrência, portanto era para mostrar serviço.Hoje existem tantos casos que a policia torna-se insulficiente para policiar a cidade toda. E a policia de trânsito, quando fazia as brites forjavam, em alguns casos para tirar dinheiros dos condutores de veículos. Isso é Brasil, isso é Natal, onde tudo pode acontecer.
O MINISTRO ESTA CORRETÍSSIMO.
A POLICIA AINDA VIVE NO TEMPO DA PEDRA.
MAL EDUCADOS E PREPOTENTES.
Prende melhor que o STF que não julga nem prende político corruptos.