Foto: Gabriela Biló/Estadão
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, avalia que a Operação Lava Jato provocou um “colapso” no Judiciário, atingindo da primeira instância até o Superior Tribunal de Justiça (STJ). Em entrevista ao Estadão, Gilmar disse que essas instâncias sucumbiram a “pressões políticas” da força-tarefa que comandou a operação em Curitiba. “O STJ não cumpriu adequadamente seu papel”, afirmou.
O ministro ressalta que o Supremo anulou as condenações contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por questões meramente processuais, ao concluir que os casos não deveriam ter ficado em Curitiba. O STF não entrou no mérito se o petista cometeu corrupção passiva e lavagem de dinheiro. “Não foi uma absolvição”, observou.
Expoente da ala garantista, Gilmar admite que a correção de rumos imposta pelo STF coincide com o momento em que a Lava Jato caiu em desgraça, mas afirma que isso se deve à “estrutura hierárquica do Judiciário”, na qual o Supremo é o último a se manifestar.
Gilmar já fez duras críticas a posições adotadas pelo novato Kassio Nunes Marques que coincidem com os interesses do presidente Jair Bolsonaro, responsável por sua indicação. Mesmo assim, disse não ver riscos de uma Corte “bolsonarista” e afirmou que os vínculos políticos dos magistrados vão se “esmaecendo com o tempo”. Veja a entrevista completa.
Estadão Conteúdo
Cretino!!!
Bandidão ! !!!! Soltador de bandidos na sofrida sociedade brasileira
Acharam um mais pilantra que o Lula.
Exército no rabo deles
Gilmar é uma maldito PTRLAHA dos infernos.
Ministro, você é uma Vergonha. Entre você e PINÓQUIO BARBUDO não sei dizer qual é o pior.
Você é uma vergonha para o povo Brasileiro, você deveria mudar para outro País. Vergonhoso , todas as suas decisões no STF.
Gilmar Mendes anulou todos os pecados de Lula, e o colocou na marca de pênalti para disputar a Presidência da Republica, querendo enganar o povo com essa declaração. Enquanto isso, o Barroso, dando entrevista ao Reino Unido, dizendo que o Brasil vive uma ditadura pelo Executivo, quando na realidade é o STF que está fazendo uma ditadura….. O Paí precisa de ordem politica e o STF está indo ao contrario e esticando a corda…..
A lava-pano quebrou o país.
Estamos neste inferno, a culpa é dessa quadrilha de Curitiba,
Junto com esse marreco de Maringá.
Imagina um sujeito com um comentário desse, amigo te desejo uma mulher, filhos, familiares e amigos tenha atitudes e te trate como os que a lava jato combateu, e você acha que foram injustiçados. Mais, o mundo o trate também igualzinho.
Resumindo: ladrões conivente só querem uma desculpa pra se inocentar e se isentar, pior, nos fazendo de palhaços.
Esse ministro é UMA VERGONHA para o BRASIL. Quantos anos se passaram para descobrir que Curitiba não tinha competência para julgar o LADRÃO MOR do PAÍS. Vai se deitar !
Claro que foi absolvição com direito a todas ilegalidades e os atropelos da Lei.
Já que o princípio da isonomia é a regra que alcança todos e todas de forma igual, agora cabe aos senhores ministros da Corte Suprema, corrigirem uma grande injustiça com Fernandinho Beira-mar e logo lhe concederem o mesmo benefício que foi conferido ao Senhor Lula da Silva, pois ao arrepio da Lei, os dois estão respondendo por crimes que não praticaram, portanto, não estão passíveis de penalidade alguma.
Fica apenas um pergunta no ar: E os demais que foram condenados através da Lava Jato, também terão o mesmo direito ao benefício inventado pelo STF para proteger Lula da Silva e por tabela tentar alcançar o PR do Brasil, pois através deste ato insano sem nenhum amparo legal, foi dado o ponta pé inicial da campanha eleitoral de 2022.
Vão inventar condenação sem condenação para justificar o desejo de condenar o Lula. Não existe condenação contra o Lula. Você só é culpado quando condenado. O antônimo de culpado é inocente. Acabou. Qualquer outra coisa é retórica alucinógena.
Mais um idiota útil da esquerda.
Inteligente Bolsovirus, os atos denunciados não se apagam, o STF, não absolveu o molusco, simplismente decidiu que moro foi imparcial e disse que o mesmo, pelos crimes, não poderia ter sido julgado naquele estado. Os processos, aí vem a política safada, conseguiu transferir os processos para Brasília, onde devem morrer por prescriçao, no entanto, os crimes existem e estão nas mentes do inteligentes.
E o bichim que apita??
E foi o quê. Se a Vara de Curitiba não tinha competência por que os togados não avisaram antes. STF envergonhado os brasileiros de bom senso.