Em artigo publicado neste domingo no The New York Times, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou as ações dos Estados Unidos na Venezuela e a captura do presidente Nicolás Maduro, ocorridos em 3 de janeiro.
Segundo Lula, a ação representa “mais um capítulo lamentável” da erosão do direito internacional e da ordem multilateral.
O presidente afirmou que a América Latina não será “subserviente a projetos hegemônicos” e defendeu uma região próspera, pacífica e plural.
Para ele, embora líderes possam ser responsabilizados por violações, nenhum país tem o direito de impor justiça de forma unilateral.
Lula afirmou que ações desse tipo geram instabilidade, afetam o comércio, aumentam o fluxo de refugiados e enfraquecem o combate ao crime organizado. Também destacou que é a primeira vez que a América do Sul sofre um ataque militar direto dos EUA.
Sobre a Venezuela, Lula disse que o futuro do país deve estar nas mãos de seu próprio povo e que apenas um processo político inclusivo pode garantir estabilidade e democracia. O presidente afirmou que o Brasil seguirá cooperando para proteger a fronteira e apoiar o retorno seguro de venezuelanos.
Lula ainda defendeu o diálogo com os Estados Unidos e a cooperação regional em áreas como investimentos, comércio, geração de empregos, combate à fome, ao tráfico de drogas e às mudanças climáticas. Para ele, o enfraquecimento das regras internacionais ameaça a paz global.

Vendo alguns comentários fico impressionado como esquerdopatas não tem noção, mas é como o bilionário que nunca produziu nada e se intitula pai dos pobres disse: quando o povo fica um pouquinho inteligente não vota mais na gente.
Sobre a Venezuela não tenho dúvida que a maioria da população venezuelana aprovou a saida do ditador Maduro
Se fosse Bolsonaro ia instigar trump matar todo mundo e se aliaria pra roubar a venezuela esse lambe botas lixo
Cabra macho! Esse sim! Enquanto uns ficam de mimimi por perderem o que nunca tiveram (apreço internacional), nosso presidente mostra o que é ser homem! Parabéns, presidente! 2026 será Lula outra vez!
Grande BOSTA! Até parece que nunca foi vassalo do Biden é de todas nações e grupos comunistas.
NA PRISÃO!
Lula, comunista posando de preocupado com direitos.
Comunismo é repressão, atraso, perseguições e execuções em massa.
Não vemos Lula preocupado com a ditadura na Venezuela.
Existe uma ditadura comunista e ele vem falar em soberania.
Ditador não tem soberania.
A soberania é o povo.
O comunismo é uma seita.
Erosão foi mandar buscar no Peru em avião da FAB uma condenada pela justiça local e trazer para dar asilo político, interferindo na soberania e na justiça daquele país. Hipócrita.
Se deixar depois da Groelândia vem a tomada ada Amazônia
Com essa força armada que o povo brasileiro tem para sua defesa, tenho pena