Política

Nenhuma força política deterá a extrema-direita no Brasil, diz historiador

O candidato à presidência, Jair Bolsonaro (PSL) (Ueslei Marcelino/Reuters)

O historiador e cientista político Boris Fausto, de 87 anos, vê com preocupação o atual quadro eleitoral. Em entrevista, ele disse que a candidatura à Presidência do deputado Jair Bolsonaro (PSL) representa a ascensão de uma extrema-direita que “aceita regras fora do jogo democrático”. E nenhuma outra força política ao centro ou à esquerda, tem hoje força para se contrapor a esse avanço, dado o descrédito dos partidos tradicionais. A seguir, os principais trechos da entrevista:

Qual o retrato do País às vésperas de uma eleição presidencial?

Estamos à beira do abismo, em uma situação muito complicada. Há uma crise institucional muito grave. Há uma incerteza com o resultado da eleição. E existem candidatos que são, ao menos um candidato notadamente, muito preocupantes.

O sr. se refere ao deputado Jair Bolsonaro?

(Rindo) Você é quem falou…

O que faz dele alguém tão bem colocado nas pesquisas?

Ele vem de uma coisa inegável, que não chegamos a perceber, que foi o avanço da extrema-direita. O Bolsonaro vem nessa onda. Ele é, nitidamente, um candidato que hoje entrou no jogo, mas que também aceita regras fora do jogo democrático.

Como se deu o fortalecimento dessa extrema-direita?

O que levou a isso foi a corrosão do jogo democrático. Corrupção descrença nos candidatos e nos partidos, seja à esquerda ou à direita. Isso proporcionou o avanço da extrema-direita e o crescimento da ideia de um regime forte. Essa ideia vem sempre associada aos militares, porque, na cabeça de alguns, se alguém tiver de implantar um regime forte são eles, os militares. Tem também muita gente jovem que apoia o Bolsonaro e não conheceu a ditadura. E mais grave: gente que conheceu a ditadura e diz que é isso mesmo. É um eleitorado que diz que cansou dos políticos de centro, dos bem comportadinhos, dessa esquerda que é muito demagógica. Quando você vota por ódio ou por raiva, os riscos são muito altos. Se estoura tudo, o caos é instalado e as consequências tendem a ser autoritárias. Ainda assim, mesmo que chegue ao segundo turno, parece difícil que o Bolsonaro ganhe a eleição. Na França, as pessoas se assustaram quando Marine Le Pen (candidata da extrema-direita ao governo francês) chegou ao segundo turno (em 2017) e se juntaram nas candidaturas enquadradas dentro da normalidade.

Uma união entre partidos para enfrentar Bolsonaro num segundo turno será automática?

PT e PSDB não vão se dar as mãos. Vão, no máximo, fazer uma aliança pragmática.

Derrotado, Bolsonaro será um fenômeno efêmero?

Diria que Bolsonaro é uma má personificação, é muito caricatural. Isso pode agradar a um setor, mas, para articular um movimento, esse homem é muito tosco. Uma corrente de extrema-direita vai persistir, mas outro alguém vai encarnar essa corrente, alguém que não ensine uma criança de 5 anos a atirar.

Existe algum partido que se contraponha à extrema-direita?

Não e esse é o drama do País. Nem ao centro nem à esquerda. Agora, se tem uma figura que ganhou pontos, foi a Marina Silva, que, inteligentemente, peitou o Bolsonaro. Coisa que o (Geraldo) Alckmin não faz. Ele fica fazendo suas considerações aritméticas e um joguinho que, a meu ver, não funciona mais.

A Marina tem força para se impor e com chances eleitorais?

Com chances eleitorais, sim. Se ela vai para o segundo turno, ganha de qualquer um. Mas daí começariam problemas de toda ordem. A força de articulação dela é muito baixa. Vejo pouca capacidade dela no jogo institucional.

Considera haver riscos para a democracia no País?

O risco de intervenção militar, acho menor do que em 1964. Mas o risco de uma descida aos infernos por uma via autoritária que seja, até certo ponto, formalmente democrática tem chance de ocorrer como nunca.

Como explicar a força do ex-presidente Lula mesmo preso?

Ele combina o martírio com a habilidade política. Ele não está se valendo do sofrimento da cadeia. Ele é forte e está vivo, é um quase semideus, e ainda consegue dar um trança-pé do naipe que ele deu no Ciro Gomes. Fundamentalmente, eu não acho que o PT seja um partido democrático. Existe uma corrente autoritária forte no interior do PT. O PT está integrado no jogo democrático porque lhe convém muito bem. Na medida em que a figura salvadora do Lula permanece, algum tipo de homogeneidade interna sobrevive no PT. Enquanto isso, o PSDB se arrebenta, com as acusações de corrupção e a desfiguração de seus quadros. Além disso, toda política do PSDB desde a primeira vitória do Lula foi errada. Em vez de combater na oposição, e apostar no futuro, passou por posições oportunistas.

Como vê a ideia dos outsiders?

Tenho dúvidas em relação a outsiders. Eles aparecem com uma marca antipolítica. Se você se aproveita da crise da política, do sistema, é um indício negativo.

A eleição vai pacificar o País?

Vai continuar dividido e polarizado. Vamos dizer que o Bolsonaro seja eleito. Como se estabiliza isso com as características desse homem? Quem vai governar, o Posto Ipiranga? É crise mesmo. O Alckmin é o que tem mais condições de levar a política para frente, mas é muito a velha política. Não é nada muito animador.

Boris Fausto, historiador e cientista político, é membro da Academia Brasileira de Ciências. Em 1970, edita o livro A Revolução de 1930 – Historiografia e História, que contesta as versões em defesa de São Paulo no período.

Exame, com Estadão

Opinião dos leitores

  1. Não existe ódio no Brasil, se existisse ódio a reação dos brasileiros seria outra, no mínimo as pessoas já teriam feito carnificinas com os políticos, enquanto isso os agentes públicos estão aí, na rua, nos supermercados, no legislativo, no executivo e no judiciário, estão quase todos livres e práticando mais ilegalidades, apesar de acusados de crimes, ainda continuam usufruindo das mordomias do poder, dos seus cargos, recebendo salários estratosféricos. A sociedade apenas espera a ação do judiciário, pacientemente. A reação da sociedade é dentro da regra democrática, é de se indignar, é comentar sua insatisfação, é optar pelo lado que está menos corrupto e contaminado pela ilegalidades. Isso tem algo com ódio? Lógico que não.
    A não ser que ódio seja defender ponto de vista, e tentar mudar os que se propõe a mudar esse quadro. O povo brasileiro tem um coração limpo sem ódio. Se isso que acontece com o Brasil, fosse nos EUA, talvez a reação das pessoas fosse outra.

  2. A Europa vivenciou esse clima entre o.final da Igreja Guerra e o início da segunda! Com a crise Política, social e econômica no velho continente, eclodiram movimentos de extrema Direita como o "Fascismo" e "Nazismo" levando o "Velho" continente à uma crise extrema que culminou no maior conflito bélico da história! Mas, convenhamos: Hitler, Mussolini,Franco e Salazar eram mais inteligentes que o Bolsonaro!

  3. Concordo com o Profeta, e digo mais, nossa sociedade está extremamente doente, o que vemos são pessoas desinformadas destilando ódio nas redes sociais e em manifestações. Nunca se ouviu dizer que em algum lugar do mundo o ódio resolvesse alguma coisa. Nesta eleição temos candidato preparado para governar o país, neste momento complicado, vamos prestar a atenção nas propostas, nas falas e na história política de cada um. Nossa responsabilidade é enorme como eleitores. Sejamos conscientes e racionais. O Brasil nos pertence.

  4. Boris Fausto: "Sou realmente muito ligado a um grupo do PSDB, que é o grupo que tem como figura principal o Fernando Henrique [ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que governou o país entre 1995 e 2003] ". Conforme entrevista dada ao portal UOL em 27/01/2018.

    Entrevista parcial, reflete apenas opiniões pessoais dissonantes da realidade, em especial quando fala que o Jair joga com regras fora do jogo democrático. Divulgar informações deste gênero é atitude reprovável, visto que é publicamente notório que os mandatos do Jair enquanto deputado foram exercidos por meio do processo eleitoral democrático pelo qual passaram todos os demais candidatos.

  5. Mais um conversador de aresia, mais um perdedor, ele sabe que Bolsonaro já ganhou essa eleição e que não vai permitir falcatruas, corrupção.

  6. é uma tendencia mundial. Não tem como combater. A esquerda já mostrou que não funciona então é hora de tentar outra coisa.

  7. Boris Fausto tem razão. O Bolsonaro não tem condições de presidir o Brasil. Contudo, não vejo motivos para se preocupar, porque, se ELE CHEGAR ao segundo turno, os cidadãos honestos irão se unir pelo voto útil e não deixarão que ele se eleja. Isso porque vão perceber que o programa de governo do Bolsonaro – escrito pelo liberal Paulo Guedes, com objetivo de privatizar tudo, fazer uma reforma previdenciária e uma reforma administrativa – beneficiará os grandes empresários e banqueiros em detrimento das conquistas sociais da classe trabalhadora. Seria um retrocesso de mais de duzentos anos. Deus nos proteja!

  8. É um gagá. No Brasil nunca ouve extrema esquerda nem tão pouco extrema direita, é da natureza do brasileira votar no centro. Quem foi quem disse que Bolsonaro é de estrema direita está mentindo, no nosso país não exister estremistas. Na verdade essa entrevista tem como objetivo derrubar o capitão, só isso. Aliás, o que pensa esse cidadão a respeito de meninos aprenderem nas escolas públicas brincar de bonecas? Ensinar atirar não pode, e a boneca pode?

  9. \como é que um homem que acha tão culto fala uma bobagem dessa em dizer que lula é um semideus. coitadinho é um esquerdopata encubado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Maduro desafia EUA e anuncia brigada internacional para “enfrentar americanos” no Caribe

Foto: Arquivo

O ditador venezuelano Nicolás Maduro voltou a atacar os Estados Unidos nesta sexta-feira (24), acusando Washington de “inventar uma guerra eterna” enquanto aumenta sua presença militar no Caribe. Segundo ele, os americanos estariam rompendo promessas de paz e preparando confrontos na região.

Para se contrapor, Maduro anunciou a criação das Brigadas Internacionalistas Simón Bolívar, uma força de voluntários de todo o mundo para “defender a Venezuela pela independência, soberania e paz”. O chavista compartilhou vídeos nas redes sociais de apoiadores se preparando para a brigada, mas não deu detalhes de como será a operação ou quem vai comandá-la.

O alerta americano vem junto com a movimentação de um grupo de ataque de porta-aviões para o Caribe, incluindo o USS Gerald R. Ford, maior porta-aviões do mundo, movido a reator nuclear. A frota partiu da Europa por ordem do Secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, mas ainda não se sabe onde exatamente será posicionada.

Analistas observam que Maduro usa a retórica de guerra para mobilizar apoio interno e regional, enquanto mantém o controle sobre o país. Até agora, Caracas não detalhou como funcionará sua brigada internacional, e o Departamento de Estado americano não comentou as declarações do ditador, aumentando a tensão militar no Caribe.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Petrobras avança na Amazônia e MPF tenta frear: leilão polêmico coloca foz do Amazonas em risco

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O Ministério Público Federal (MPF) não está de brincadeira. Nesta sexta-feira (24), recorreu ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) para tentar barrar a exploração de petróleo na Bacia da Foz do Amazonas. O alvo? A decisão que manteve o leilão de blocos exploratórios e a concessão de licença de pesquisa à Petrobras.

Na prática, a estatal já está com a liberação do Ibama em mãos desde segunda-feira (20) e pode começar a perfuração da sonda exploratória na Margem Equatorial “imediatamente”. A operação inicial ocorre em águas profundas do Amapá, a 175 km da costa e 500 km da foz do rio Amazonas.

O MPF questiona a legalidade do leilão. Segundo o órgão, antes de autorizar qualquer pesquisa, o governo deveria exigir Estudo de Impacto Climático (EIC), Avaliação Ambiental de Área Sedimentar (AAAS) e consulta às comunidades indígenas. “A ausência desses estudos e consultas é uma grave ofensa ao ordenamento jurídico e aos compromissos internacionais do Brasil”, alertou o órgão.

A Petrobras, por sua vez, garante que esta fase é apenas de pesquisa. A perfuração do poço FZA-M-059 deve durar cerca de cinco meses, tempo para avaliar se há petróleo e gás em quantidade economicamente viável. Não há produção de petróleo ainda, reforça a empresa.

O impasse acende o alerta: de um lado, a necessidade de energia e desenvolvimento; do outro, a pressão ambiental e jurídica. Enquanto a justiça decide, a Amazônia vê chegar as primeiras sondas de exploração em sua foz — e com elas, o debate sobre futuro econômico e preservação ambiental esquenta.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gastronomia

O sabor do RN toma conta da cozinha do Papo de Fogão Sabor & Tradição

Oxe, essa edição tá de dar água na boca! 🤤

Tem Nhoque do Sertão com banana da terra, funduta de queijo manteiga e rosbife preparado pelo Chef Henrique Sobrinho, do Dunnas Restaurante, de Natal/RN que você vai se acabar de comer. E, na Dica Rápida, o Chef, professor e embaixador do Feito Potiguar Jonatã Canela, do Restaurante Navarro de Natal, vai preparar um mil folhas com brigadeiro de milho e calda de goiabada que é um desmantelo de bom.

Dois pratos cheios de sabor, tradição e orgulho Feito Potiguar! 💛

Assista o #PapoDeFogão e se apaixone pelo sabor do RN!

SÁBADO
BAND MARANHÃO e PIAUÍ – 8h

PARAÍBA
TV CORREIO/RECORD, 13h30

DOMINGO
RIO GRANDE DO NORTE – TV TROPICAL/RECORD, 10h

Ou no nosso canal do YouTube
http://youtube.com/c/PapodeFogao

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Extremoz testa tecnologia brasileira da ONU que promete antecipar desastres ambientais e se destaca na COP30

Foto: Banco de Imagens

O município de Extremoz, na Região Metropolitana de Natal, ganhou destaque internacional ao ser escolhido como cidade-piloto da plataforma Aruanã.ai, ferramenta de inteligência artificial ambiental desenvolvida no Brasil e recentemente selecionada pela ONU para ser apresentada na COP30, em Belém (PA).

Criada pela empresa Local DC, sediada em Sorocaba (SP), a Aruanã.ai utiliza tecnologia avançada de visão computacional, análise contextual e aprendizado profundo para monitorar e proteger o meio ambiente em tempo real. O sistema é capaz de detectar queimadas, desmatamentos, poluição e danos à fauna e flora, emitindo alertas automáticos que ajudam a prevenir desastres ambientais.

Em Extremoz, a tecnologia está sendo testada em áreas costeiras e de preservação ambiental, apoiando políticas locais de sustentabilidade e segurança ambiental. Os primeiros resultados do uso da ferramenta no município serão apresentados oficialmente na Zona Verde da COP30, espaço dedicado a inovações e soluções sustentáveis com impacto global.

“Além da análise automatizada de dados, estamos estimulando a participação da comunidade, permitindo que moradores validem e enviem informações ambientais. A proposta é transformar cidadãos em agentes ativos de preservação e reforçar a educação ambiental local”, destacou a prefeita Jussara Sales.

Com essa iniciativa, Extremoz se posiciona como referência em inovação e sustentabilidade, sendo o único município potiguar a participar de um projeto brasileiro reconhecido pela ONU e que promete revolucionar o monitoramento ambiental no mundo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Homem que não sai com os amigos duas vezes por semana põe saúde em risco, alerta pesquisa

Foto: Freepik

Um estudo da Universidade de Oxford mostrou que homens precisam se encontrar com os amigos pelo menos duas vezes por semana para manter corpo e mente saudáveis. Não é só diversão: é questão de saúde de verdade.

O psicólogo Robin Dunbar, que conduziu a pesquisa, explica que esses encontros — jogando futebol, tomando uma cerveja ou só conversando — reduzem sintomas de depressão, fortalecem o sistema imunológico e ajudam a recuperar mais rápido de doenças. Ignorar a resenha não é frescura, é perigoso.

Mesmo com tantos benefícios, cerca de 40% dos homens só se encontram com os amigos uma vez por semana ou menos. O resultado é perder parte dos efeitos positivos das amizades e colocar a própria saúde em risco. Rotina corrida não é desculpa.

A mensagem do estudo é clara: manter os amigos por perto não é luxo, é remédio. Se você está adiando aquela noite com a galera, está na hora de repensar prioridades e cuidar do que realmente importa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Vereadores de São José do Campestre registram BO contra vice-prefeito por ameaças veladas em rádio

Imagens: Reprodução

Vereadores de São José do Campestre registraram boletim de ocorrência contra o vice-prefeito Anderson Henrique Andrade, depois de declarações consideradas ameaçadoras durante entrevista na rádio 103.5 FM, em Nova Cruz, na última quinta-feira (23). Segundo o registro, Andrade teria dito que “estava muito à frente do que imaginam” e alertado que quem “mexesse juridicamente na situação da mesa diretora” poderia se “prejudicar juridicamente”.

O boletim destaca que os parlamentares Ana Clara Borges, Fernando, Eduardo e Dona Célia Lima se sentiram intimidados e preocupados com a própria integridade e de suas famílias. Eles pedem que a polícia abra investigação para apurar o teor das falas, registradas em áudio e vídeo durante a transmissão ao vivo da entrevista.

Conhecido pelo temperamento explosivo, o vice-prefeito já se envolveu em confusões públicas e brigas na praça, o que reforça a preocupação dos vereadores quanto à seriedade das ameaças.

Foto: Reprodução

As vereadoras Ana Clara Borges e Dona Célia Lima também solicitam que a investigação avalie o crime de violência política de gênero (artigo 359-P do Código Penal), além do crime de ameaça (artigo 147). Segundo elas, as falas do vice-prefeito configuram tentativa de intimidar e restringir o exercício do mandato delas por serem mulheres.

O boletim requer que o material de áudio da entrevista seja anexado como prova das supostas ameaças, que agora podem resultar em investigação formal e sanções legais. A cidade acompanha o caso de perto, preocupada com a postura do vice-prefeito e o clima de tensão na Câmara.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

DIÁRIAS FANTASMAS NO RN: Servidores e comparsas bolam esquema sujo e drenam R$ 158 mil do Estado

Foto: Arquivo

Dois servidores públicos do RN e 13 comparsas foram condenados por criar um esquema ardiloso: colocar nomes de pessoas que nunca trabalharam na Secretaria de Educação e Cultura (SEEC) para receber diárias fantasmas. O prejuízo aos cofres do Estado chega a R$ 157.964,36.

A fraude veio à tona em 2015, denunciada pelo então coordenador do Fundo Estadual de Educação e Cultura. Os servidores manipulavam o sistema financeiro do Estado e enganavam terceiros para cederem suas contas bancárias, recebendo dinheiro sem saber de onde vinha. Alguns já devolveram parte do valor.

O juiz Geraldo Antonio da Mota deixou claro que os servidores agiram de forma consciente e dolosa. “A forma de agir nasceu da comunhão de pensamentos dos dois réus, principais responsáveis pelo desvio”, destacou na sentença.

O magistrado ainda cutucou os demais envolvidos: quem forneceu contas por tanto tempo deveria ter desconfiado. Persistir nessa conduta é, segundo ele, “no mínimo questionável”.

No fim, os condenados perderam a função pública, terão que ressarcir integralmente o Estado, pagar multa de R$ 315.928,72, ficaram com direitos políticos suspensos por 10 anos e estão proibidos de contratar com o poder público no mesmo período.

 

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: CASO DE POLÍCIA: PM no RN investiga mulher que não pertence à corporação e usou farda e fuzil em treino

Imagens: Reprodução/G1 RN

Um vídeo divulgado nas redes sociais do Centro de Formação e Aperfeiçoamento da PMRN mostrou uma mulher, que não faz parte da Polícia Militar, usando farda e fuzil durante um treinamento do curso de formação de praças em Natal. A corporação confirmou a abertura de um inquérito interno para apurar “supostos crimes de uso indevido de uniforme e material bélico por civil”, segundo o Boletim Geral da PMRN.

O procedimento tem prazo inicial de 40 dias, podendo ser prorrogado por mais 20 caso sejam necessárias perícias ou diligências adicionais, conforme informado pelo G1 RN.

Ainda não há detalhes sobre como a mulher teve acesso à farda e ao armamento, nem se haverá responsabilização criminal. O caso acende alerta sobre falhas na fiscalização e no controle de armas dentro da PM.

O episódio expõe fragilidade nos protocolos internos da corporação e preocupa quem acompanha de perto a atuação da PM no Rio Grande do Norte. Um civil circulando com material oficial em treino formal é situação que chama atenção imediata e gera repercussão.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Turismo

Centro de Natal renasce e ganha nova vida: Prefeitura aposta em turismo moderno e passeios inéditos

Foto: Reprodução/Natal das Antigas

O Centro Histórico de Natal começa a retomar seu movimento turístico após anos parado. A Prefeitura deu o pontapé inicial nesta sexta-feira (24) com um FAMTour – visita de familiarização – para 20 guias da empresa Luck Receptivo. O objetivo é preparar os profissionais para os passeios que terão duração de até 1h30 e começam já em novembro.

Segundo o secretário de Turismo, Sanclair Solon, a ação busca capacitar os guias e testar roteiros estratégicos pelo centro da cidade. “Estamos criando um turismo moderno, com passeios curtos e de qualidade. A expectativa é que outros operadores também se interessem e ampliem a oferta em breve”, afirmou.

O historiador Alexandre Rocha, contratado para treinar os guias, ressaltou a importância do apoio do poder público e do trade turístico. “Meu papel é transmitir conhecimento, mas só com o engajamento da Setur e das empresas é que o turismo realmente vai se fortalecer no centro histórico”, disse.

A iniciativa envolve ainda órgãos municipais como STTU, Urbana e Guarda Municipal, além da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio. Os passeios serão realizados às terças e quintas-feiras, movimentando ruas e pontos históricos que estavam esquecidos.

Para a cidade, a retomada do turismo promete revalorizar o patrimônio histórico, aquecer o comércio local e devolver vida ao Centro de Natal, tornando-o novamente um ponto de encontro de turistas e moradores.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Persona Summit reúne mais de mil participantes e consolida Natal no mapa da comunicação política nacional

Foto: Divulgação

O 2º Persona Summit: Fórum de Comunicação Política e Institucional com Estratégia movimentou Natal nesta quinta-feira (23), reunindo mais de mil participantes e consolidando-se como o maior evento de marketing político do Rio Grande do Norte e um dos mais relevantes do país.

O encontro trouxe grandes nomes da comunicação nacional para debater as novas dinâmicas da política, da gestão pública e da comunicação institucional. Durante o evento, especialistas compartilharam cases de sucesso, estudos de caso e tendências, abordando temas como posicionamento digital, gestão de crise, inteligência artificial, storytelling político, marketing eleitoral e narrativa estratégica.

Entre os palestrantes estiveram Gisele Meter (SC), Abel Lumer (RJ), Wilson Pedroso (SP), Lucas Pimenta (SP), Emerson Saraiva (PB), Paulo Vitor Bispo (BA), Fred Perillo (SC), Tarcísio Dantas (RN), Roberto Willian Valporto (MA), Júnior Campos (PB), Hélito Honorato (RN), Luís Henrique (RN), Marcello Natale (SC), Juarez Guedes (PB) e Jader França (PB), além do idealizador e organizador do evento, Alan Oliveira (RN).

Um dos pontos centrais das discussões foi o poder das narrativas autênticas na construção da imagem política. Os especialistas destacaram que a humanização da comunicação, tratando o candidato ou gestor como uma persona real, com propósito e emoção, é hoje o principal elo entre lideranças e sociedade.

Também foi anunciada a criação da Persona.iP, uma parceria entre o Instituto Perillo e a Persona Marketing Político. A plataforma representa uma nova era da comunicação de impacto, voltada para a formação de políticos, secretários, gestores e profissionais da área. Com foco em oratória, storytelling, media training, escuta ativa e propósito comunicacional, o projeto será oficialmente lançado no dia 2 de dezembro, com um módulo especial voltado a secretários de comunicação e assessores públicos.

Foto: Divulgação

Para o organizador do evento, Alan Oliveira, o Persona Summit marcou um divisor de águas no setor. “O Persona Summit não foi apenas um encontro de especialistas, foi o início de um novo ciclo da comunicação política no Brasil. A Persona.iP nasce para mostrar que quem comunica com impacto, lidera com propósito. E hoje o Rio Grande do Norte entra definitivamente no mapa nacional da inovação em comunicação pública e política”, destacou.

Natal brilha como central de estratégia eleitoral

O Persona Summit é uma realização da Persona Marketing, empresa do Grupo Fácil Comunicação, com 23 anos de atuação e 45 vitórias eleitorais em campanhas em todo o país. O evento contou com o apoio do CAMP (Clube Associativo dos Profissionais de Marketing Político) e reafirmou o papel de Natal como polo de referência na comunicação estratégica e eleitoral no Brasil.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *