Diversos

Novo cadastro de adoção tem auxílio tecnológico de Tribunais

As equipes de tecnologia da informação (TI) dos Tribunais de Justiça (TJs) vão auxiliar na construção do novo Cadastro Nacional da Adoção (CNA), coordenado pela Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Pelo menos cinco TJs – dos Estados de Rondônia, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo e Rondônia – colocaram suas equipes à disposição para auxiliar na implementação das mudanças propostas pelos magistrados da área da infância.

Até o fim de 2017, o novo CNA deve entrar em fase de testes em alguns estados e, até o primeiro semestre de 2018, estará operacional para as varas de Infância e Juventude de todo o país. As propostas foram aprovadas pela maioria dos servidores e magistrados que participaram de cinco workshops que ocorreram pelo País este ano, organizados pela Corregedoria Nacional de Justiça, em que foram sugeridas as melhorias no cadastro.

O CNJ também vai coordenar a capacitação dos operadores do cadastro, tanto com cursos presenciais quanto por meio do Ensino à Distância (EAD). De acordo com a juíza auxiliar da Corregedoria Sandra Silvestre Torres, que preside o Grupo de Trabalho instituído para o aperfeiçoamento do CNA, a intenção é que a capacitação possa ser regionalizada, para que todas as cidades possam contar com uma referência, em sua região, para capacitação e assistência com o novo sistema. “É preciso fazer um trabalho de conscientização dos juízes para que alimentem o cadastro, a manutenção é tão importante quanto a estruturação do novo sistema”, diz a juíza Sandra.

Na última segunda-feira (30/10), juízes representantes do grupo de Trabalho da Corregedoria e da diretoria do Fórum Nacional da Justiça protetiva (Fonajup) se reuniram para consolidar as mudanças no CNA que serão apresentadas ao Corregedor Nacional de Justiça, ministro João Otávio de Noronha para fundamentar a construção do novo cadastro.

Integração dos sistemas, fotos e vídeos

Ao unificar os cadastros de adoção e o de crianças acolhidas, a intenção é possibilitar a pesquisa sobre o histórico de acolhimento de criança, anexando informações como relatório psicológico e social e o Plano Individual de Acolhimento.

O novo Cadastro Nacional de Adoção deverá incluir materiais como fotos, vídeos, cartas e desenhos das crianças e adolescentes disponíveis para adoção. Todos os dados que estão em segredo de justiça, no entanto, não poderão ser acessados pelos pretendentes.

Em relação às informações de saúde da criança, o cadastro conterá doenças tratáveis e não tratáveis, incluindo condições como a microcefalia. Outras novidades são a possibilidade de busca fonética pelo nome da criança e informações caso ela esteja em estágio de convivência com uma nova família.

Dos pretendentes a serem incluídos no cadastro também serão exigidas novas informações, como o relatório social e psicológico e a atualização das certidões de antecedentes criminais e cíveis a cada três anos – atualmente, ela vale por cinco anos.

Busca inteligente

O cadastro a ser implantado permitirá a pretendentes à adoção uma busca mais rápida e ampla de crianças disponíveis. O objetivo é que o sistema faça uma varredura automática diária. Dessa forma, caso o juiz não realize busca específica por um pretendente disponível, o sistema fará uma busca automática à noite e reportará o resultado ao usuário por e-mail ou malote digital no dia seguinte. “O sistema push dará mais transparência aos pretendentes, que serão informados de todas as movimentações que se referem a sua habilitação”, diz a magistrada.

Além disso, o sistema de busca inteligente procurará dados aproximados para ampliar as possibilidades de adoção – por exemplo, se o pretendente restringiu a idade para até três anos, mas há uma criança de quatro anos que está disponível para adoção, seu perfil será apresentado.

Os irmãos da criança também estarão vinculados ao seu cadastro e, caso o juiz entenda por dividi-los em grupos para facilitar a adoção, será possível buscar pretendentes considerando esta nova condição. Caso a criança seja adotada ou atinja a maioridade, será desvinculada automaticamente do cadastro. “A ideologia do novo cadastro é que possamos buscar uma família para as crianças, e não o contrário”, diz a juíza Sandra.

TJRN, com informações da Agência CNJ de Notícias foto: Luiz Silveira

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Extremoz prepara grande Festa das Crianças com transporte gratuito e programação especial neste sábado (12)

A Prefeitura de Extremoz realiza, neste sábado, 12 de outubro, a tradicional Festa das Crianças, um dos eventos mais aguardados pelas famílias do município. A celebração acontece a partir das 15h, no Letreiro da Cidade, com uma programação repleta de brincadeiras, apresentações culturais, distribuição de brindes e muita diversão para o público infantil.
Para garantir que todas as crianças possam participar da festa, a Prefeitura organizou uma rota especial de ônibus que vai atender todas as regiões do município — Centro, Distritos e Região Litorânea. Os veículos farão o transporte gratuito até o local do evento, com pontos de embarque definidos em escolas, igrejas e praças das comunidades.
Entre os locais de embarque estão:
•Centro: Parque das Flores (antigo posto de saúde) e Igreja de São Miguel Arcanjo.
•Região Litorânea: Santa Rita, Redinha Nova, Genipabu, Boca da Ilha, Grutas, Barra do Rio, Pitangui, Capim, entre outros.
•Distritos: Estivas, Vila São Sebastião, Araçá, Santa Maria, Vila de Fátima, Murici, Comum, Manaim, KM23, Vila Real, Malvinas e demais comunidades rurais.
A lista completa dos pontos está disponível nas redes sociais oficiais da Prefeitura de Extremoz.
O evento contará com parque infantil, apresentações culturais, palhaços, personagens animados, brinquedos infláveis e distribuição de lanches. Toda a estrutura foi planejada para oferecer conforto e segurança às famílias, com apoio das secretarias municipais.
“A Festa das Crianças é um momento de alegria e união para as famílias de Extremoz. Nosso objetivo é proporcionar um dia inesquecível para as crianças da cidade, valorizando cada comunidade com transporte gratuito e uma programação feita com muito carinho”, destaca a prefeita Jussara Sales.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Relator do Conselho de Ética da Câmara vota pelo arquivamento do processo que pede a cassação de Eduardo Bolsonaro

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O deputado Marcelo Freitas (União-MG), relator do Conselho de Ética da Câmara votou nesta quarta-feira (8) pelo arquivamento do processo que pede a cassação de Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Ele classificou a denúncia apresentada pelo PT como “equivocada” e disse que críticas políticas, mesmo feitas no exterior, não configuram quebra de decoro.

Escolhido pelo presidente do órgão para relatar o procedimento, Marcelo Freitas é um antigo aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e já chamou Eduardo de “amigo”.

A análise foi adiada a pedido de parlamentares e deve voltar à pauta na próxima reunião. Se o parecer de Freitas for rejeitado, outro relator será escolhido. Caso seja aprovado, ainda caberá recurso.

Sem responder às notificações, Eduardo foi representado pelo defensor público Sérgio Armanelli Gibson, que pediu a suspensão do caso até manifestação do STF. Ele alegou que o deputado apenas fez críticas políticas e não ofendeu instituições brasileiras.

Eduardo enfrenta ainda outros três pedidos de cassação, que o presidente do Conselho, Fabio Schiochet (União-SC), tenta unificar — mas o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), ainda não autorizou. Assim, apenas a denúncia do PT segue em andamento.

O mandato do parlamentar pode ser ameaçado em duas frentes: por quebra de decoro e por excesso de faltas — este último só deve ser analisado em 2026.

Além disso, Eduardo é investigado no STF, acusado de tentar influenciar processos contra o pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, com apoio de sanções internacionais impostas pelo governo Donald Trump. O PGR Paulo Gonet afirma que as denúncias têm “grave alcance institucional”.

O deputado nega as acusações e alega estar sob jurisdição americana. O PT sustenta que sua atuação buscou desestabilizar instituições brasileiras e pressionar autoridades em defesa do pai.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Fachin convoca ministros do STF para almoço e faz apelo à colegialidade da Corte; entenda

Foto: Rosinei Coutinho/STF

O presidente do STF, Edson Fachin, reuniu nesta quarta-feira (8) os ministros da Corte em seu primeiro almoço institucional no cargo. Apenas Cármen Lúcia e Dias Toffoli não participaram.

O encontro, que durou cerca de duas horas no gabinete da presidência, serviu para Fachin apresentar sua equipe, ouvir demandas dos gabinetes e reforçar o compromisso com a colegialidade.

A leitura é de que, diante do protagonismo cada vez mais forte do STF, é preciso reforçar a ideia de um tribunal unificado e afastar a metáfora de que os ministros são “11 ilhas” diferentes. 

Ele agradeceu à gestão de Luís Roberto Barroso e destacou a necessidade de o Supremo atuar como um tribunal unificado, e não como “11 ilhas”.

Fachin também pretende criar uma rotina de diálogo com os colegas, sobretudo sobre a organização da pauta do plenário. Desde a posse, ele tem defendido democracia, independência entre política e Justiça e já se reuniu com presidentes de todos os tribunais do país.

Opinião dos leitores

  1. Com a atual formação do Supremo Tribunal Federal, jamais teremos um País livre, soberano e democrático.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Advogados Felipe Cortez, Artur Carvalho e Yuri Cortez debatem julgamentos sobre abuso de poder nas eleições de 2024 no TRE-RN

O canal Felipe Cortez Advogado RN no YouTube realiza, nesta quarta-feira, 8 de outubro, às 20h, uma live especial com o tema “Abuso de Poder nas Eleições 2024: entendimentos e consequências dos julgamentos do TRE-RN”.

O debate contará com a participação dos advogados Felipe Cortez (@felipecortez1), Artur Carvalho (@arturcarvalhol) e Yuri Cortez (@yuricortez), profissionais reconhecidos pela atuação no Direito Eleitoral potiguar. O encontro virtual tem como objetivo analisar as recentes decisões proferidas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) envolvendo casos de suposto abuso de poder político e econômico nas eleições municipais de 2024.

Segundo o advogado Felipe Cortez, a discussão é oportuna diante da intensidade e da relevância das ações eleitorais em curso.

“O TRE-RN tem enfrentado temas sensíveis que podem redefinir interpretações sobre os limites da atuação política e administrativa durante o período eleitoral. Nosso objetivo é oferecer uma análise técnica e acessível sobre os fundamentos desses julgamentos”, explica.

Durante a transmissão, os debatedores irão contextualizar o conceito de abuso de poder no âmbito da Justiça Eleitoral, as principais linhas de jurisprudência adotadas pelo tribunal potiguar e os impactos políticos e jurídicos das decisões para candidatos, gestores públicos e partidos.

live também buscará esclarecer dúvidas frequentes sobre o tema, destacando aspectos práticos da defesa e da acusação em ações de investigação judicial eleitoral (AIJEs) e os efeitos das condenações em relação à inelegibilidade e cassação de mandatos.

O evento será transmitido ao vivo no YouTube, pelo canal Felipe Cortez Advogado RN, e é aberto ao público.

“É um tema quente no cenário eleitoral do Rio Grande do Norte, e queremos contribuir para o debate com base na experiência de quem atua diretamente nesses processos”, complementa o advogado Yuri Cortez.

📅 Data: 08 de outubro de 2024
⏰ Horário: 20h00
📍 Local: Canal Felipe Cortez Advogado RN no YouTube
🎙️ Participantes: Felipe Cortez, Artur Carvalho e Yuri Cortez

Justiça Potiguar

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Arquidiocese divulga programação da 272ª edição da Festa de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira de Natal

Foto: Gicélia Nunes

A Arquidiocese de Natal divulgou a programação da 272ª Festa de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da capital potiguar, que ocorrerá de 11 a 21 de novembro. O tema deste ano é “Mãe da Apresentação: Rainha da paz, do amor e do perdão”.

As atividades acontecem na Catedral Metropolitana de Natal e na Igreja Matriz da Apresentação, com missas, novenário, procissões, feirinha e eventos culturais. Entre os destaques estão a 4ª Corrida da Padroeira (5 km) e o Angelus Potengi, passeio de barco que refaz o trajeto da descoberta da imagem da santa, de 14 a 16 de novembro.

O padre Valquimar Nogueira destacou que a festa terá momentos diurnos na matriz e, à noite, na Catedral, com novenário e kermesse. O arcebispo Dom João Santos Cardoso reforçou a mensagem espiritual de paz, amor e justiça.

Com mais de dois séculos de tradição, a festa reúne milhares de fiéis e marca o início do período natalino em Natal.

Confira a seguir a programação completa:

Catedral de Nossa Senhora da Apresentação

• Santas Missas
– De segunda-feira a sábado, às 11h e 16h30. Aos domingos, às 7h, 11h e 19h

Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (ANTIGA CATEDRAL)

  • Santas Missas
    – De segunda-feira a sábado, às 16h30. Aos domingos, às 7h e 16h30

08 de novembro de 2025

19h – XXXVIII Noite Festiva da Antiga Catedral
Local: Centro Pastoral Dom Jaime Vieira Rocha (Ribeira)

09 de novembro de 2025

9h – VI Procissão Motorizada da Apresentação: Saída da Paróquia de Santo André de Soveral (Emaús – Parnamirim) em direção à Catedral Metropolitana.
12 a 20 de novembro de 2025
11h – Santa Missa seguida de recitação do Oficio de Nossa Senhora na Catedral Metropolitana.
18h – Santo Terço na Catedral Metropolitana

12 a 15 e 17 a 20 de novembro de 2025

6h – Amanhecendo com Maria: Terço caminhante com saída da Igreja do Rosário rumo à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, seguida de Santa Missa dos Peregrinos.

14, 15 e 16 de novembro de 2025

15h – Angelus Potengi: Passeio de barco pelas águas do Rio Potengi, revivendo o itinerário do encontro da imagem de Nossa Senhora da Apresentação.

20 de novembro de 2025

6h – Santo Terço caminhante saindo da Igreja do Rosário dos Pretos, seguida de Santa Missa na Antiga Catedral com a presidência de Dom João Santos Cardoso, Arcebispo de Natal.

21 de novembro de 2025

3h – Passeio de barco pelas águas do Rio Potengi, acompanhando a Procissão Fluvial.
Novenário do dia 11 a 20 de novembro na Matriz (Antiga Catedral) e na Catedral de Nossa Senhora da Apresentação, conferir programação completa no site da Arquidiocese.

Dia de Nossa Senhora da Apresentação – 21/11

Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (ANTIGA CATEDRAL)
0h – Salva da Meia-noite e início da Vigília da Apresentação, com as Irmãs do Instituto Hesed.
3h30 – Procissão Fluvial (a partir do Iate Club pelo Rio Potengi)
5h – Santa Missa festiva da alvorada, na Pedra do Rosário Presidente: Pe. Antônio Nunes de Araújo – Pároco da Paróquia de São João Batista – Lagoa Seca – Natal
7h30 – Santa Missa Solene de Nossa Senhora da Apresentação
Presidente: Dom Jaime Vieira Rocha – Arcebispo Emérito de Natal/RN
15h – Louvores e acolhida aos peregrinos e devotos para a Procissão
16h – Procissão com a Imagem de Nossa Senhora da Apresentação

Catedral de Nossa Senhora da Apresentação
10h – Santa Missa Solene de Nossa Senhora da Apresentação / Entrega do Título de Cidadão Natalense ao Arcebispo Dom João Cardoso.
Presidente: Dom João Santos Cardoso – Arcebispo Metropolitano de Natal/RN
18h – Santa Missa de encerramento da Festa de Nossa Senhora da Apresentação Presidente: Dom João Santos Cardoso – Arcebispo Metropolitano de Natal/RN
19h30 – Show pirotécnico de encerramento

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Com recorde de tornozeleiras eletrônicas, Brasil deveria ter dez vezes mais profissionais para monitorar presos

Foto: Secretaria de Justica do Paraná/Divulgação

No ano passado, a quantidade de brasileiros monitorados por tornozeleiras eletrônicas chegou ao maior patamar desde o início do uso do equipamento, instituído por um decreto presidencial de 2010.

Em 2024, o número era de 122 mil presos fora do regime fechado utilizando a ferramenta, um aumento de 67% na comparação com 2020, quando o número já havia crescido exponencialmente em meio à pandemia da Covid-19.

A explosão da política, no entanto, não foi acompanhada pela expansão das equipes multidisciplinares que devem acompanhar os casos: há, hoje, apenas 181 profissionais dedicados a essa função, ou um para cada 674 monitorados.

Número de presos monitorados por tornozeleira no Brasil

  • 2019: 16.821

  • 2020: 72.720

  • 2021: 80.332

  • 2022: 91.362

  • 2023: 100.755

  • 2024: 122.100

A presença dessas equipes nas Centrais de Monitoração Eletrônica, modelo desenvolvido pela Secretaria Nacional de Políticas Penitenciárias (Senappen), tornou-se obrigatória ao passar a figurar no Plano Pena Justa, lançado em fevereiro deste ano.

Elas são formadas por assistentes sociais, advogados e psicólogos. Em 2023, quando a contratação era apenas uma recomendação, a Senappen havia estimado a necessidade de se empregar 1.548 pessoas para atender 93 mil monitorados.

Passados dois anos e superada a casa dos 120 mil, o total de profissionais até dobrou, mas segue longe do necessário — na mesma matemática, deveria ser cerca de dez vezes maior. Na avaliação de especialistas, essa disparidade, somada à falta de fluxos bem estabelecidos entre Judiciário e Executivo, é um dos principais gargalos que comprometem a efetividade da medida, introduzida no país para reduzir o encarceramento.

O Globo

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo Lula teme rombo fiscal em 2026 com possível rejeição da MP de impostos e pautas que geram ainda mais gastos ao Executivo

Foto: FÁTIMA MEIRA/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO

Aliados do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, veem risco de rombo fiscal em 2026 caso o governo sofra duas derrotas seguidas no Congresso. A primeira ameaça é a rejeição da medida provisória que aumenta a taxação sobre aplicações financeiras. Se cair, o governo deixará de arrecadar R$ 20 bilhões previstos e ainda perderá outras economias previstas no texto, ampliando o prejuízo para cerca de R$ 30 bilhões no próximo ano.

A MP foi aprovada em comissão especial por margem apertada e agora precisa de, pelo menos, 50 votos a mais para ser aprovada no plenário da Câmara. O governo tenta pressionar bancadas beneficiadas com concessões, como o agronegócio, para garantir apoio.

Ao mesmo tempo, o Centrão aproveita a fragilidade da base governista para avançar em pautas que ampliam despesas. Nesta semana, a Câmara aprovou uma PEC que concede aposentadoria integral a agentes de saúde, o que pode gerar impacto bilionário em 2026.

Segundo aliados de Haddad e Rui Costa, até o PT contribui para o problema ao priorizar discursos de apelo popular em vez de defender a responsabilidade fiscal. A avaliação é de que, se a MP cair e medidas que elevam gastos forem aprovadas, a meta de superávit de 0,25% do PIB no próximo ano ficará inviável.

Com informações de Jovem Pan

Opinião dos leitores

  1. É pra se lascar, tenho pena não, povinho pobre que vota no PT tem que receber 600 reais de esmola e comer capim.

  2. Esse governo já acabou, só resta cumprir protocolarmente o mandato.
    Gestão medíocre e corrupta de um gestor condenado judicialmente por roubo e corrupção.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

União Brasil abre processo de expulsão de Sabino e afasta ministro das funções partidárias por 60 dias

Foto: Secom/PR

O ministro do Turismo, Celso Sabino, foi suspenso do União Brasil por 60 dias e perdeu o comando do diretório estadual do Pará. Ele responde a processo por infidelidade partidária por se recusar a deixar o governo Lula.

A decisão prevê também intervenção nos diretórios municipais para substituição de dirigentes. Nesse período, a Executiva Nacional deve avaliar sua expulsão — que depende do apoio de 13 dos 22 integrantes do partido.

Sabino negociou a suspensão para ganhar tempo. A estratégia é permanecer no cargo até a COP30, em Belém, evento que ajudou a organizar e que pode fortalecer sua imagem política no Pará, onde planeja disputar o Senado em 2026.

A crise no União Brasil repete o impasse vivido pelo Progressistas, que afastou o ministro do Esporte, André Fufuca, após ele também desafiar a pressão da sigla e manter o cardo no governo Lula.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PP afasta André Fufuca após ministro decidir permanecer no governo Lula

Foto: Ricardo Stuckert / PR

O PP (Progressistas) anunciou nesta quarta-feira (8) o afastamento do ministro do Esporte, André Fufuca (MA), da vice-presidência nacional do partido e de todas as decisões internas. A direção também interveio no diretório do Maranhão, retirando Fufuca do comando estadual.

A medida ocorre após o ministro se recusar a deixar o governo Lula (PT), contrariando a determinação da sigla. Em ato com o presidente no Maranhão, na segunda (6), Fufuca reafirmou apoio a Lula e desafiou a pressão do partido.

O presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), assinou a nota que oficializa a decisão. O partido reforçou que não integra nem pretende integrar o governo federal.

Enquanto isso, o ministro do Turismo, Celso Sabino (União Brasil), também pressionado por sua legenda, anunciou que continuará no cargo, destacando a importância da COP30 e dos projetos de sua pasta.

Lula criticou a postura do PP e do União Brasil, chamando de “equívoco” e “bobagem” a tentativa de expulsar ministros que permanecem no governo.

Leia a íntegra da nota do PP

“O Progressistas comunica que, diante da decisão de desobedecer a orientação da Executiva nacional do partido e permanecer no Ministério do Esporte, o ministro André Fufuca fica, a partir de agora, afastado de todas as decisões partidárias, bem como da vice-presidência nacional do partido.

A Direção Nacional do Progressistas realizará, ainda, intervenção no diretório do Maranhão, retirando o ministro do comando da legenda no estado.

O partido reitera o posicionamento de que não faz e não fará parte do atual governo, como qual não nutre qualquer identificação ideológica ou programática.”

Opinião dos leitores

  1. Os partidos tem que começar a fazer uma faxina rigorosa e expurgar os políticos estragados e com validade vencida.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

CRISE GIGANTE: Justiça bloqueia entrada de presos em Ceará-Mirim e expõe crise no sistema prisional

Foto: Reprodução

A Cadeia Pública de Ceará-Mirim, uma das maiores do RN, foi parcialmente interditada pela Justiça devido à superlotação. A unidade, que comporta no máximo 1.364 presos, atualmente abriga 1.448 detentos — mais de 80 pessoas acima do limite permitido.

A portaria, emitida pela 2ª Vara Regional de Execuções Penais do RN, determina que a direção da cadeia não aceite novos custodiados enquanto a população carcerária não for reduzida. Caso a ordem seja descumprida, os responsáveis pela unidade podem responder judicialmente.

A medida se baseia na Lei de Execução Penal (Lei nº 7.210/1984) e em resoluções do Judiciário que regulamentam inspeções periódicas nas unidades prisionais. Entre elas, a Resolução nº 62/2022 e o Termo de Cooperação de 2018, com aditivo de 2021, que reforçam a obrigação de manter a capacidade da cadeia dentro dos limites legais.

Para especialistas e servidores, a interdição parcial é um alerta sério. A superlotação aumenta riscos de violência interna, proliferação de doenças e desgaste físico e psicológico de quem trabalha e cumpre pena na unidade. Ceará-Mirim se soma a uma lista de prisões no RN que sofrem há anos com a falta de estrutura e planejamento.

A decisão da Justiça também tem peso político: coloca pressão sobre o Governo do Estado e a Secretaria de Administração Penitenciária, exigindo ações concretas para reduzir o problema. A medida é drástica, mas necessária, e deve mobilizar autoridades locais e nacionais a responderem à crise.

Enquanto isso, detentos continuam apertados em celas superlotadas, servidores trabalham em condições precárias e o risco de incidentes graves permanece alto. A interdição parcial é um alerta vermelho: sem solução rápida, Ceará-Mirim pode se tornar palco de novos conflitos e escândalos no sistema prisional potiguar.

Confira: PODER JUDICIÁRIO

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *