Diversos

ÓDIO A BORDO: “Sofri ataque de violência verbal por parte de delegados do PT dentro de um voo”, denuncia jornalista global Míriam Leitão

O ódio a bordo

Sofri um ataque de violência verbal por parte de delegados do PT dentro de um voo. Foram duas horas de gritos, xingamentos, palavras de ordem contra mim e contra a TV Globo. Não eram jovens militantes, eram homens e mulheres representantes partidários. Alguns já em seus cinquenta anos. Fui ameaçada, tive meu nome achincalhado e fui acusada de ter defendido posições que não defendo.

Sábado, 3 de junho, o voo 6237 da Avianca, das19h05, de Brasília para o Santos Dumont, estava no horário. O Congresso do PT em Brasília havia acabado naquela tarde e por isso eles estavam ainda vestidos com camisetas do encontro. Eu tinha ido a Brasília gravar o programa da Globonews.

Antes de chegar ao portão, fui comprar água e ouvi gritos do outro lado. Olhei instintivamente e vi que um grupo me dirigia ofensas. O barulho parou em seguida, e achei que embarcariam em outro voo.

Fui uma das primeiras a entrar no avião e me sentei na 15C. Logo depois eles entraram e começaram as hostilidades antes mesmo de sentarem. Por coincidência, estavam todos, talvez uns 20, em cadeiras próximas de mim. Alguns à minha frente, outros do lado, outros atrás. Alguns mais silenciosos me dirigiram olhares de ódio ou risos debochados, outros lançavam ofensas.

— Terrorista, terrorista — gritaram alguns.

Pensei na ironia. Foi “terrorista” a palavra com que fui recebida em um quartel do Exército, aos 19 anos, durante minha prisão na ditadura. Tantas décadas depois, em plena democracia, a mesma palavra era lançada contra mim.

Uma comissária, a única mulher na tripulação, veio, abaixou-se e falou:

— O comandante te convida a sentar na frente.

— Diga ao comandante que eu comprei a 15C e é aqui que eu vou ficar — respondi.

O avião já estava atrasado àquela altura. Os gritos, slogans, cantorias continuavam, diante de uma tripulação inerte, que nada fazia para restabelecer a ordem a bordo em respeito aos passageiros. Os petistas pareciam estar numa manifestação. Minutos depois, a aeromoça voltou:

— A Polícia Federal está mandando você ir para frente. Disse que se a senhora não for o avião não sai.

— Diga à Polícia Federal que enfrentei a ditadura. Não tenho medo. De nada.

Não vi ninguém da Polícia Federal. Se esteve lá, ficou na porta do avião e não andou pelo corredor, não chegou até a minha cadeira.

Durante todo o voo, os delegados do PT me ofenderam, mostrando uma visão totalmente distorcida do meu trabalho. Certamente não o acompanham. Não sou inimiga do partido, não torci pela crise, alertei que ela ocorreria pelos erros que estavam sendo cometidos. Quando os governos do PT acertaram, fiz avaliações positivas e há vários registros disso.

Durante o voo foram muitas as ofensas, e, nos momentos de maior tensão, alguns levantavam o celular esperando a reação que eu não tive. Houve um gesto de tão baixo nível que prefiro nem relatar aqui. Calculavam que eu perderia o autocontrole. Não filmei porque isso seria visto como provocação. Permaneci em silêncio. Alguns, ao andarem no corredor, empurravam minha cadeira, entre outras grosserias. Ameaçaram atacar fisicamente a emissora, mostrando desconhecimento histórico mínimo: “quando eles mataram Getúlio o povo foi lá e quebrou a Globo”, berrou um deles. Ela foi fundada onze anos depois do suicídio de Vargas.

O piloto nada disse ou fez para restabelecer a paz a bordo. Nem mesmo um pedido de silêncio pelo serviço de som. Ele é a autoridade dentro do avião, mas não a exerceu. A viagem transcorreu em clima de comício, e, em meio a refrões, pousamos no Santos Dumont. A Avianca não me deu — nem aos demais passageiros — qualquer explicação sobre sua inusitada leniência e flagrante desrespeito às regras de segurança em voo. Alguns dos delegados do PT estavam bem exaltados. Quando me levantei, um deles, no corredor, me apontou o dedo xingando em altos brados. Passei entre eles no saguão do aeroporto debaixo do coro ofensivo.

Não acho que o PT é isso, mas repito que os protagonistas desse ataque de ódio eram profissionais do partido. Lula citou, mais de uma vez, meu nome em comícios ou reuniões partidárias. Como fez nesse último fim de semana. É um erro. Não devo ser alvo do partido, nem do seu líder. Sou apenas uma jornalista e continuarei fazendo meu trabalho.

Míriam Leitão, (com Alvaro Gribel, de São Paulo)

 

Opinião dos leitores

  1. Em Brasília teve manifestação,
    Mortadela foi de buzão,
    Esquerda Caviar foi de avião
    Para agredir Miriam Leitão.

  2. Três pessoas que estavam no vôo desmentiram a jornalista. Não houve esse exagero contado por ela. Inclusive tem vídeo mostrando na mídia. Que vergonha.

  3. Mirian Leitão vc tem o meu respeito e o da minha família…Admiração pela pessoa e pela profissional q és,só aumentou com seu comportamento diante de tantas agressões e o pior, com a leniência da companhia aérea Esses "pelegos profissionais" deveriam conhecer sua biografia,mas aí seria pedir demais,já q a única coisa q esse "povo" cultua é a intolerância….

  4. Na manifestação em Curitiba só teve mortadela. Não havia pão. Acho q isso tá deixando os militontos ainda mais raivosos. A Avianca falhou no episódio, mostrando total despreparo de seus tripulantes.

  5. Tem gente ruim em todos os partidos.
    Praticamente todos os politicos petistas sofreram a mesma coisa.
    Mas quando acontece com uma jornalista famosa, o escândalo é muito maior. Tem toda uma narrativa que só faz aumentar mais ainda o ódio já tão propagado pela emissora contra, unicamente, o PT, mesmo sabendo que os partidos, na verdade, são todos da mesma quadrilha.

  6. Engraçado que quando as agressões foram de "outros" contra petistas ou simpatizantes, não vi tantas manifestações e nem tampouco indignação.
    Por que será, hein?
    Já se perguntaram por que vcs só ficam indignados quando os fatos envolvem negativamente os negros, os pobres, os discriminados e Petistas?
    Será que não está na hora de vcs crescerem e aprenderem que nenhuma atitude de agressão, arrogância e intolerância deve ser tolerada?
    Será que vcs também não perceberam ainda quem foi que criou e alimentou essa onda de intolerância e agressão durante a última campanha presidencial, que teve médicos se recusando a atender pacientes apenas por causa de sua orientação política, invasão de hospitais para agredir pessoas ou atacar pessoas em restaurantes?
    Acordem, e parem de fingir que seu ódio é contra a agressão, e assumam que são apenas seletivos que só se incomodam quando os agressores não são ricos, brancos e filhos da elite.

  7. Mirian é uma pessoa da mais alta dignidade e profissionalismo. A horda de petista só demonstrou baixeza de nível e caráter.

  8. A Globo parece vagabunda que quanto mais apanha do PT mais se arreganha.
    Já viram a Globo dedicar uma palavra ao Foro de São Paulo ?

  9. IMEGINEM QUANDO O CHEFE DA QUADRILHA O ANTI CRISTO DESCER PARA CURITIBA, LA NO PAVILHAO NOVE AI O MI MI MI VAI SER GRANDE, AGUARDEM

  10. essa senhora semeia odio com o PT faz tempo.. foi pouco.. era pra terem jogado ovo podre nesse urubu,

  11. Achei bem feito. Caso não tivesse essa posição vergonhosa de livrar a cara do PT, caso trabalhasse de fato com os fatos, eu me compadeceria. Mas fazendo essa palhaçada de livrar a cara do partido ("Não acho que o PT é isso") e colocar a culpa em agentes que nada têm a ver com isso (A Avianca) a senhora agride o bom senso e a lógica.
    A Avianca, conforme relatado, procurou meios de garantir a sua segurança. Eles tentaram o procedimento inicial, QUE A SENHORA RECUSOU! pra fazer ceninha de "coração valente", decerto pra conquistar aqueles corações vermelhos PT que lhe agrediam.
    Ninguém é atacado por petistas sem que esse ordem venha da cúpula do partido. Já deveria saber disso. Ainda mais sendo a senhora uma figura pública e funcionária do que eles chamam de mídia golpista, que no final só dá o golpe mesmo no próprio telespectador, desinformando e inculturando com aquela programação lixo.

    Conta outra.

  12. Esses são os verdadeiros PTralhas roubaram o pais e não tem vergonha de causa trastorno a uma pessoa que cumpri apenas seu papel de informar ao povo Brasileiro que os PTralhas criaram mensalão petrolão tudo na cobiça do poder mas ha alguma pessoas no Brasil que ainda quer esse chefe da quadrilha como Presidente. LULA nunca MAS

  13. COLHEMOS O QUE PLANTAMOS, ESSE ÓDIO QUE SURGIU NO PAÍS FOI PLANTADO POR AÉCIO NEVES QUANDO NÃO ACEITOU A DERROTA E A REDE GLOBO APOIOU.

  14. Nada justifica a agressão. Quem agride é o mesmo que usa a máquina para seu próprio bem em detrimento de uma posição política.

  15. A intolerância petista contra Míriam Leitão, para quem enfrentou a ditadura nos anos de chumbo, isso é apenas grosseria de mortadelas caviar.

  16. Ataque COVARDE de uma bando de apoiadores da corrupção a uma mulher.
    Será que alguma deputada ou senadora da esquerda vai a tribuna da câmara e do senado denunciar os ataques feitos a uma mulher que estava SÓ e foi COVARDEMENTE AGREDIDA POR UM GRUPO DE PETISTAS FARDADOS COM ROUPA DA CONVENÇÃO DO PARTIDO?
    A OMISSÃO do comandante do avião é inadmissível. Tinha a obrigação de controlar a situação e caso não fosse atendido, chamado a polícia para retirar OS AGITADORES E AGRESSORES.
    O povo brasileiro precisa acordar e deixar de aceitar o VANDALISMO que o PT dissemina como forma de protesto. Esses meliantes precisam ser presos por desordem pública contra a sociedade.

  17. Atacando de bando eles são muito machos para irem pra cima de uma mulher acuada dentro de um avião, queria ver no mano a mano com um homem se esses vagabundos fariam isso.

  18. Essa é a real imagem do PT, ódio, rancor, difamação, acusação sem conhecimento, distorção, infâmia e muita corrupção.
    O PT demorou mais finalmente colocam as unhas de fora, melhor assim, pois o combate a esse mal que tomou conta do Brasil precisa ser enfrentado com a mesma força e de forma aberta, com as mesmas armas.
    O que vocês esperam do PT? Além da corrupção como forma de governo e meio para garantir o poder, é isso que o PT tem a dar
    Bem feito a globo e seus jornalistas que ESQUECERAM LULA e o PT e partiram pra cima de Temer e do PSDB como se o PT não existisse mais. A globo vem agindo como se o mensalão, o petrolão e as acusações da lava jato contra o PT e seus membros fosse coisa do passado e resolvida. Qualquer espaço que for dado ao PT, vão receber a fúria, ódio e rancor que o partido vermelho tem a dar.

  19. Essa turma raivosa do PT parecem uma seita que fez lobotomia na cabeça. É a versao tupiniquim do que se pretender ser o nazismo. Sao agressimos, nao aceitam os fatos, nem acreditam nos fatos comprovados, sao movidos pelo odio, parecem odiar a bandeira nacional, idolatram criminosos, defendem ditadores, amam genocidas da historia comunista, apoiam badernas.. Democracia nao é isso.

  20. Infelizmente, esse ódio é e foi disseminado o tempo todo por grande parte da mídia e continua sendo agora mesmo, com esse tipo de texto publicado . Não se lembram que o ex ministro da saúde do PT foi hostilizado em um restaurante em Brasília por um "playboy" travestido de médico? Da mesma forma o senador lindemberg Farias; além dos próprios médicos (na essência da palavra) cubanos quando desembarcaram no Brasil, hostilizados por alguns próprios educados médicos brasileiros. O ódio é plantado dia a dia, tanto do lado quanto do outro, mas sobretudo estigmatizado aos partidários do PT, afinal de contas são vagabundos, desocupados, esquerdopatas, comedores de mortadelas; em síntese todos pobres ( e pobre na visão dos que mais se beneficiam do Estado brasileiro, são lixos, mal educados, vagabundos por natureza!!)

    1. Esse Lindenberg FARINHA deveria ser preso por promover tanta bagunça nos protestos
      Ele não vale nada

    2. PUTA MERDA! Um defensor de bandido!

      Quer dizer que o seu partido tem direito de estuprar o povo, e este aguentar calado…

      Ah vá!

    3. Disse tudo e muito bem. Parabéns. Pessoas isentas e sem partido de estimação não tolera mentiras e manipulações para somente atacar um lado e fingir que não vê o que o outro lado faz. Isso tem um nome: HIPOCRISIA!

  21. Isso só retrata o nível desses petistas frustrados e revoltados com a perda boquinha da corrupção que os alimentava há 14 anos. Imaginem quando virem o comandante chefe preso. Graças a Deus o Brasil se livrou dessa gente corrupta, desonesta e despreparada que por muito pouco não quebrou o país.

    1. Não acredito em nada q esta jornalista esta dizendo, onde esta as provas? Não tinha câmeras para gravar? Vindo de Mirian Leitão, não acredito mesmo. Outra coisa, será que esta pessoa q se intitula de LULALADRÃO não tem ódio? Não se beneficiou c os programas PT? Vai ver minha gente, o ódio esta estalado em vcs. Há gestão do PT que mais fez pela classe média, q é a pior, normalmente acha que são ricos e não tem nada, quer copiar os ricos, estes sim, os ricos sim tem motivos para ter ódio do PT, mais a classe médio e a classes C e D, nunca, jamais, olha se os filhos jh não estão fazendo faculdades de graça, graças aos programas criados na gestão do PT, compra de carros, hj todo pobre tem carro, o valor do salário mínimo. Ódio sim, vcs que tem do PT, veja como vcs vão se referi a mim?

    2. "Faça o que digo, mas não faça o que faço não", parece ser o lema desse jornalista e da turba que acompanha a Rede Globo e seus Crianças, Esperança, Big Brother e Domingão do Faustão.
      Parabéns pelo comentário.

  22. É muito triste este episódio. Guardem as manifestações sejam elas de petralhas ou de coxinhas para as urnas ou para os devidos momentos de manifestações. Enquanto isso, os corruptos e ladrões estão Unidos, alguns até presos, mas com suas fortunas guardadas a à espera da liberdade.

  23. Esses vagabundos roubaram a Petrobras, BNDES, quebraram o país e ainda se acham no direito de humilhar as pessoas. Canalhas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Rogério Marinho inaugura adutora em Upanema

O senador Rogério Marinho (PL) cumpriu agenda neste final de semana na região Oeste potiguar. Após o ato de filiação na sexta-feira (10) de Jorge do Rosário ao partido, assumindo a presidência da legenda em Mossoró, o parlamentar seguiu para Upanema, onde na manhã deste sábado (11) participou da inauguração da adutora Manoel Fausto, na comunidade Palheiros III.

Em Upanema, evento contou com as presenças do prefeito de da cidade, Renan Mendonça, e de Bibi de Nenca, prefeito de Campo Grande. A adutora foi viabilizada por Rogério Marinho, ainda quando ministro do Desenvolvimento Regional, e depois recebeu emendas do próprio parlamentar.

A inauguração marcou um avanço significativo para a população da zona rural de Upanema, que agora passa a contar com acesso regular a água de qualidade. Durante o evento, Rogério Marinho destacou o impacto social e econômico da obra.

“A chegada da água muda a realidade de uma comunidade. Significa saúde, dignidade e oportunidade para quem vive no interior. É motivo de alegria ver o resultado de um trabalho que agora transforma a vida dos potiguares”, afirmou o senador.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Festa do Boi celebra o Dia das Crianças com programação especial

A Festa do Boi 2025 preparou uma programação especial para celebrar o Dia das Crianças, com atrações gratuitas que unem diversão, aprendizado e cultura no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim.

As comemorações começaram no sábado (11/10), com o show da Turma do Mickey, que abriu a programação infantil levando alegria e encantamento ao público.

O grande destaque fica para o domingo (12/10), data oficial do Dia das Crianças, com duas apresentações imperdíveis: às 16h, o grupo As Guerreiras do K-Pop agita o público com música e coreografia; e às 18h, o espetáculo “Era Uma Vez: O Musical” convida crianças e adultos a mergulharem no universo dos contos de fadas.

Além das apresentações, o público pode aproveitar o espaço para visitar exposições, curtir o parque de diversões, conhecer a diversidade de animais, andar de pônei e aprender com a experiência de vivenciar de perto a cultura e as tradições do campo, em um ambiente pensado para o lazer e a convivência familiar.

Com uma programação diversificada, a Festa do Boi 2025 segue encantando visitantes de todas as idades e celebrando o encontro entre cultura, diversão e tradição.

Serviço
63ª Festa do Boi
De 10 a 18 de outubro
Parque Aristófanes Fernandes – Parnamirim/RN
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)
https://outgo.com.br/festa-do-boi-12-de-outubro-de-2025

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Casos de câncer em jovens adultos de até 50 anos aumentam 284% no SUS entre 2013 e 2024

Foto: FatCamera/GettyImages

O número de diagnósticos de câncer em brasileiros de até 50 anos quase quadruplicou entre 2013 e 2024, segundo levantamento do g1 com dados do DataSUS. Os registros no Sistema Único de Saúde (SUS) passaram de 45,5 mil para 174,9 mil casos, um aumento de 84% no período.

Os tumores de mama, colorretal e fígado estão entre os que mais crescem nessa faixa etária. O câncer de mama lidera com 22 mil novos casos anuais e alta de 45% em uma década.

 

Tipos de câncer mais incidentes (2013–2024)

  • Mama: 219.449 casos — principal entre mulheres, com aumento expressivo.

  • Colo do útero: 105.269 casos — ligado à baixa adesão à prevenção.

  • Colorretal: 45.706 casos — crescimento de 160%; relacionado à alimentação e sedentarismo.

  • Estômago: 38.574 casos — associado a dietas ricas em sal e ultraprocessados.

  • Fígado: 26.080 casos — vinculado ao álcool, hepatites e obesidade.

Sistema de dados incompleto

Especialistas alertam que o número real de casos pode ser maior, já que o Brasil não tem registros completos da rede privada. Cerca de 75% da população depende do SUS, onde a notificação é obrigatória.
Na saúde suplementar, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) não possui dados detalhados porque uma decisão judicial de 2010 impede o uso da Classificação Internacional de Doenças (CID) nas bases das operadoras.

Câncer colorretal é o que mais preocupa

Os casos de câncer colorretal — que afetam cólon, reto e canal anal — saltaram de 1.947 para 5.064 entre 2013 e 2024. Segundo o oncologista Samuel Aguiar (A.C.Camargo), 90% dos diagnósticos estão ligados ao estilo de vida, com destaque para dieta industrializada, obesidade e sedentarismo.

A baixa adesão à colonoscopia também é um fator crítico: o exame é pouco realizado antes dos 50 anos, o que faz muitos pacientes jovens descobrirem o câncer em estágio avançado.

Mudança no perfil dos pacientes

Médicos apontam uma mudança geracional no padrão de risco. Antes concentrado em idosos, o câncer agora afeta jovens adultos, influenciados por alimentação rápida, estresse, sobrepeso e noites mal dormidas.

Segundo Sumara Abdo (INCA), os protocolos de rastreamento ainda estão defasados:

“Os tumores de mama e colorretal estão aparecendo antes dos 50 anos. Precisamos incluir os mais jovens nos programas de prevenção.”

Sistema de saúde despreparado

Mesmo com avanços, como a ampliação da mamografia a partir dos 40 anos no SUS (em 2025), especialistas dizem que o sistema ainda não acompanha a nova realidade.

A oncologista Isabella Drummond lembra que muitos pacientes não iniciam o tratamento dentro dos 60 dias previstos por lei e que a oncologia de precisão ainda é inacessível para quem depende do SUS.

Crescimento global

O aumento do câncer precoce é um fenômeno mundial. Um estudo da revista Nature Medicine (2022) aponta crescimento em todos os continentes, principalmente em países urbanizados. As causas incluem mudanças na microbiota intestinal, sono insuficiente e poluição.

Sem políticas de prevenção e diagnóstico rápido, o Brasil pode seguir o padrão dos EUA e Reino Unido, onde os casos em pessoas com menos de 50 anos já representam 20% dos novos diagnósticos anuais.

Sinais de alerta

  • Perda de peso inexplicável

  • Sangue nas fezes ou urina

  • Nódulos persistentes

  • Cansaço extremo

  • Sangramento anormal

“O câncer diagnosticado cedo tem mais de 90% de chance de cura”, reforça Isabella Drummond. “Mas o paciente precisa ser ouvido e ter acesso rápido ao exame certo.”

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Insegurança alimentar ainda afeta 1/3 das famílias do Norte e do Nordeste

Foto: Agência Brasil

O Governo Lula comemorou no ano passado a redução da fome a patamares de 2013. Houve queda em todas as regiões, mas desigualdade regional persiste: Norte e Nordeste seguem com as taxas mais altas, com mais de uma em cada três famílias sob insegurança alimentar.

Média de lares em insegurança alimentar:

Brasil – 24,2%
Norte – 37,6%
Nordeste – 34,8%
Sudeste 19,7%
Sul – 13,6%
Centro-Oeste 20,5%

Os dados são do módulo Segurança Alimentar da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada na última sexta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísta).

Norte e Nordeste abrigam 35% da população, mas metade dos lares em insegurança alimentar do país: são 9,4 milhões, contra um total de 18,9 milhões em todo o Brasil.

Nas duas regiões, estão os 14 estados com as maiores taxas de insegurança alimentar. A maior é a do Pará (44,6%). A menor do país está em Santa Catarina (9,4%), na região Sul.

Na definição do IBGE, a insegurança alimentar é dividida em três níveis:

  • Insegurança alimentar leve: preocupação ou incerteza quanto ao acesso a alimentos e redução da qualidade para não afetar a quantidade;
  • Insegurança alimentar moderada: falta de qualidade e redução na quantidade de alimentos entre adultos;
  • Insegurança alimentar grave, considerada fome: falta de qualidade e redução na quantidade de alimentos também entre menores de 18 anos.

Com informações de UOL

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Maduro ordena mais exercícios militares após Nobel da Paz de opositora

Foto: Leonardo Fernandez Viloria/Reuters

O presidente Nicolás Maduro ordenou o início de novos exercícios militares na Venezuela, em resposta à movimentação de forças navais dos Estados Unidos no sul do Caribe, próximo à costa do país.

Batizadas de “Independência 200”, as manobras envolvem tropas, milicianos e equipamentos militares em regiões estratégicas como La Guaira e Carabobo. No anúncio feito neste sábado (11), o governo afirma que o objetivo é defender o território nacional diante do que chama de “escalada militar dos EUA”. Washington, por sua vez, diz que a operação tem fins antinarcóticos e de segurança regional.

A tensão aumentou após a opositora María Corina Machado receber o Prêmio Nobel da Paz, na sexta-feira (10), por sua atuação política sob repressão do regime. Machado, próxima de Donald Trump, dedicou o prêmio ao ex-presidente americano, o que gerou repercussões políticas dentro e fora da Venezuela.

Maduro classificou a premiação e o apoio dos EUA como “ingerência estrangeira”. Já o ministro da Defesa, Vladimir Padrino López, disse que o país está pronto para defender sua soberania “em todos os cenários”.

Enquanto isso, a crise humanitária segue agravando a vida dos venezuelanos, com inflação alta, escassez de alimentos e colapso nos serviços públicos, em meio a uma disputa política cada vez mais internacionalizada.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Droga 50 vezes mais potente que fentanil é detectada no Brasil e acende alerta em autoridades

Foto: DEA.GOV/Divulgação

Uma nova droga, 50 vezes mais potente que o fentanil, foi identificada pela primeira vez no Brasil pelo Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox), da Unicamp. O composto, chamado N-pirrolidino protonitazeno, é um opioide sintético da classe dos nitazenos e apresenta alta toxicidade.

O caso registrado envolveu um paciente que fez uso de ecstasy adulterado com a substância e foi atendido no Hospital de Clínicas de Campinas (SP) com sintomas graves, incluindo sonolência intensa e perda de consciência. Ele recebeu naloxona, antídoto usado em intoxicações por opioides.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) incluiu o N-pirrolidino protonitazeno na lista de substâncias proibidas no país, devido ao seu alto risco à saúde. O coordenador do CIATox, José Luiz da Costa, alerta que a mistura da droga com outras substâncias pode potencializar efeitos e causar complicações inesperadas, incluindo risco de morte.

Pesquisas do CIATox, em parceria com o Ministério da Justiça, coletaram amostras de saliva de frequentadores de festas em todo o país, mostrando que usuários muitas vezes não têm consciência do que ingerem, aumentando a vulnerabilidade a intoxicações graves.

Autoridades de saúde pública reforçam a necessidade de atenção e monitoramento, destacando que substâncias como o N-pirrolidino protonitazeno não têm qualquer uso terapêutico aprovado e representam uma ameaça emergente no consumo de drogas no Brasil.

Opinião dos leitores

  1. A droga mais nociva aos Brasileiros é o descondenado corrupto Lula, não existe nenhum tipo de droga no universo que destrua tanto uma nação quanto Lula e o PT destruíram o Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Alcione dedica show em Brasília a Alexandre de Moraes: “Ele é amado”

Foto: Reprodução/Instagram (@ulysses_oficial); Antonio Augusto/STF

A cantora Alcione dedicou sua apresentação em Brasília, na noite deste sábado (11), ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Durante o show no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, a artista destacou a presença do magistrado na plateia e afirmou: “Ele é amado”.

Alcione contou que Moraes passou em seu camarim antes do espetáculo e fez questão de registrar a presença dele. “Ele me deu a honra de vir aqui hoje para assistir ao meu show”, disse. Na sequência, a cantora afirmou: “Ele é o cara para nós”, incentivando a plateia a aplaudir “nosso ministro”.

A reação do público foi imediata. Parte dos presentes começou a entoar o coro de “sem anistia”, em referência aos condenados e presos pelos atos de 8 de Janeiro, que invadiram as sedes dos Três Poderes. A cantora apoiou a manifestação ao responder: “É isso aí”.

O episódio ocorreu em meio à retomada das discussões no Congresso sobre a possibilidade de anistia a participantes dos atos golpistas. Moraes tem sido uma das principais figuras à frente dos processos relacionados ao 8 de Janeiro no STF.

Opinião dos leitores

  1. Ei abestalhada, ele só tá aí porque não pode ir lá para onde gostaria de estar, não por gostar de tu não, é por não poder sair do Brasil.

  2. Alcione, depois desse show vc já pode se aposentar. Quero ver alguém de direita ir a um show seu depois disso. Aguarde!!

    1. Além de fofoqueira defende golpe de estado. Teve sorte de não está lá e ser presa. Larga de ser imbecil

    1. Ela tem q babá os petralhas porque ela sobreviver do nosso dinheiro dado por este presidente incompetente, mais isto vai acabar se Deus quiser

    2. Tem certeza? Será que o idiota não é vc que defende e idolatra pessoas que nunca viu. Mané

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

China ameaça retaliação caso EUA mantenham novas tarifas

Foto: Florence Lo/Reuters

O governo chinês enviou um recado direto aos Estados Unidos neste domingo (12), afirmando que adotará “medidas firmes e correspondentes” se Washington não recuar das tarifas extras de 100% sobre produtos chineses, anunciadas por Donald Trump. O Ministério do Comércio declarou que não deseja uma escalada na guerra comercial, mas que não teme reagir se os americanos mantiverem a ofensiva.

Em coletiva, a pasta cobrou que os EUA “corrijam imediatamente suas ações equivocadas” e respeitem os acordos firmados entre Xi Jinping e Trump. As tarifas adicionais americanas, previstas para entrarem em vigor em 1º de novembro, foram apresentadas como resposta ao endurecimento do controle de exportações de terras raras imposto por Pequim. A nova regra determina que qualquer item produzido no exterior com uso de terras raras chinesas precise de licença de exportação — atingindo diretamente cadeias industriais estratégicas, como a automobilística, de defesa e tecnologia.

Trump justificou a medida dizendo que a postura chinesa é “extraordinariamente agressiva” e ameaça “paralisar mercados no mundo inteiro”. Ele também chegou a cogitar restrições sobre aviões da Boeing como forma de atingir a economia chinesa. O Ministério do Comércio da China reagiu chamando a postura dos EUA de “duplo padrão” e acusou Washington de abusar do conceito de segurança nacional para impor restrições unilaterais, citando equipamentos e semicondutores como exemplos.

Segundo o governo chinês, o impacto das medidas próprias será “limitado”, mas Pequim está disposta a manter canais de diálogo com outros países para preservar a estabilidade das cadeias globais. A disputa tarifária se intensifica a poucos dias de um encontro entre Xi Jinping e Donald Trump, previsto para ocorrer na cúpula da Apec, na Coreia do Sul.

O clima de tensão marca uma nova fase da guerra comercial, que já havia escalado no início do ano, quando Trump impôs tarifas de 145% sobre produtos chineses e recebeu uma resposta de 125% de Xi. Hoje, as tarifas médias efetivas aplicadas pelos EUA sobre importações da China chegam a 58%, segundo o Instituto Peterson de Economia Internacional, enquanto as chinesas estão em torno de 32%.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lobista “Careca do INSS” acumula R$ 1,5 milhão em dívidas com a União

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Três empresas ligadas ao lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, somam R$ 1,5 milhão em débitos inscritos na dívida ativa da União. Os valores, apurados junto à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), incluem tanto tributos não pagos quanto ressarcimentos ao erário, multas e outras pendências.

A maior parte da dívida, de R$ 903,4 mil, está em nome da Brasília Consultoria Empresarial S/A, também chamada de BSB Business Consulting. Os valores referem-se a quatro débitos tributários contraídos em 2024. Outra empresa ligada ao lobista, a Prospect Consultoria Empresarial, responde por R$ 636,1 mil em dívidas, referentes a quatro registros feitos em 2023. Essa companhia foi uma das principais envolvidas no esquema de descontos irregulares em benefícios do INSS, revelado pelo portal Metrópoles. Já a ACCA Consultoria Empresarial deve R$ 40,1 mil, com duas dívidas registradas neste ano.

Antunes aparece como diretor da ACCA e administrador das outras duas empresas. Procurado pela reportagem, o advogado do lobista, Cleber Lopes, afirmou que “não vai responder” aos questionamentos.

Relatórios do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) enviados à CPMI do INSS apontam que Antunes movimentou cerca de R$ 53 milhões de forma “atípica e fragmentada”. Segundo o órgão, não foi possível determinar com clareza a origem, o destino ou a legalidade dos recursos, que seriam incompatíveis com a capacidade financeira declarada pelo lobista.

Preso desde 12 de setembro em Brasília, Antunes é alvo de investigações por risco de fuga e suspeita de ocultação de patrimônio. A Polícia Federal apreendeu carros de luxo avaliados em mais de R$ 11 milhões — parte de uma frota de pelo menos 21 veículos comprados em uma única concessionária de São Paulo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Derrota em votação de MP evidencia insistência do governo em elevar impostos

Foto: Ricardo Stuckert/PR

A derrota do governo na votação da medida provisória (MP) que previa ampliar a tributação sobre sites de apostas, letras de crédito e outros setores voltou a expor a estratégia adotada pelo Palácio do Planalto para tentar equilibrar as contas públicas: aumentar a arrecadação. A proposta derrubada pelo Congresso pretendia compensar o fracasso de outra iniciativa, a revogação parcial, em junho, de um decreto que elevava o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Desde o início do terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o governo tem apostado em medidas que ampliam a carga tributária — que já atingiu nível recorde no país. Dados do Tesouro Nacional mostram que, em 2024, a carga bruta chegou a 32,3% do Produto Interno Bruto (PIB). Incluindo cobranças que não vão diretamente para os cofres públicos, como FGTS e Sistema S, o índice sobe para 34,2% do PIB, acima dos 32,1% registrados em 2023.

O percentual supera, inclusive, a média das nações da OCDE, de 33,9% do PIB em 2023. Especialistas apontam que o patamar atual é o mais alto desde 1990, quando a carga variava entre 23% e 28%. Desde 2001, o Brasil mantém o índice acima de 30%, e a tendência é de crescimento contínuo.

Economistas avaliam que, apesar da dificuldade de projetar o ritmo de alta, a estratégia de depender exclusivamente de novos tributos não resolve os problemas fiscais de forma estrutural. Para eles, é necessário conter despesas públicas, além de buscar eficiência na arrecadação.

A equipe econômica já discute alternativas para substituir a MP rejeitada, enquanto o Legislativo também tem pressionado o orçamento com medidas que ampliam gastos, como a elevação de emendas parlamentares. Mesmo sem novas alíquotas, a arrecadação tende a crescer em função do desempenho econômico — já que a maior parte dos impostos incide sobre receitas, lucros e rendas.

Segundo Manoel Pires, coordenador do Observatório de Política Fiscal do FGV Ibre, parte relevante do aumento recente tem caráter cíclico, refletindo a expansão da economia, e não mudanças tributárias estruturais.

Opinião dos leitores

  1. Mesma conversa desse canalha a 50 anos atrás, rico x pobre, migalhas para manter o controle dos analfabetos ( in) úteis, controle do judiciário, retirada de arma da população civil, e roubar e participar de todo tipo de corrupção que puder. Esse é o puro governo do corrupto LULADRAO.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *