Mundo

Ópera com freiras nuas e papa anã faz público passar mal na Alemanha

Foto: Reprodução Poder 360

Dezoito espectadores passaram mal e tiveram que ser atendidos durante a apresentação de uma ópera na Alemanha no sábado (5.out.2024). Segundo o jornal alemão Bild, um médico teve de ser chamado para atender 3 pessoas. A obra, chamada de “Sancta”, apresenta sexo lésbico explícito, nudez e sangue real. A ópera é dirgida pela coreógrafa austríaca Florentina Holzinger. É uma releitura de “Sancta Susanna”, de Paul Hindemith, composta em 1921.

O espetáculo conta a história de uma jovem freira chamada Susanna, que está descobrindo sua sexualidade. Segundo Florentina Holzinger, a obra “mostra o desejo feminino em um ambiente hostil”. Durante a apresentação, de duas horas e 45 minutos, há cenas de uma mulher com nanismo vestida com as roupas do papa, freiras nuas de patins e uma atriz engolindo uma espada em formato de cruz.

A apresentação é para maiores de 18 anos. Na descrição do espetáculo, os espectadores são avisados sobre o conteúdo explícito. “Esta performance retrata atos sexuais explícitos, bem como representações e descrições de violência (sexual). Também apresenta sangue real e sangue cenográfico, processos de perfuração e a inflição de feridas. A performance inclui efeitos estroboscópicos, alto volume e incenso”, diz a descrição disponível no site da ópera.

Também há um aviso sobre o conteúdo ser traumatizante para alguns espectadores. “Alguns aspectos [da apresentação] podem causar desconforto para certos indivíduos e, para outros, podem até ser traumatizantes. O foco da noite é a espiritualidade e a sexualidade, mas também a crítica à religião e um exame crítico da violência religiosa e social”, diz outro trecho.

“Sancta” estreou em maio no Mecklenburg State Theatre, na cidade de Schwerin (Alemanha). Também foi apresentada em Viena (Áustria) em junho. Agora, está em cartaz na Ópera Estatal de Stuttgart. Os ingressos on-line para os espetáculos estão esgotados. Ainda podem ser adquiridos na bilheteria do teatro a partir de € 10 (R$ 61). Em novembro, a ópera estará em cartaz no Volksbühne, em Berlim.

Fonte: Poder 360

Opinião dos leitores

    1. Pois é. Quem vai, simplesmente está dizendo implicitamente, que apoia. É o fim dos tempos e o diabo está usando estratégias diversas. Quem tem ouvidos, ouça!

  1. O Inferno inteiro se alegra com o espetáculo profano! Vivas, assobios e gargalhadas demoníacas. No canto da plateia, entristecido, Deus.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Mexicana conquista Miss Universo após crise envolvendo insulto de organizador

Foto: REUTERS/Chalinee Thirasupa

A mexicana Fátima Bosch, 25, foi eleita Miss Universo 2025 nesta sexta-feira (21), em Bangkok, na Tailândia. A final coroou a modelo após semanas marcadas por uma forte polêmica dentro do próprio concurso. A brasileira Maria Gabriela Lacerda avançou até o Top 30.

No início de novembro, Bosch foi alvo de um ataque público do executivo tailandês Nawat Itsaragrisil, um dos responsáveis pela edição deste ano. Durante uma live no dia 4, ele chamou a Miss México de “estúpida”, alegando que ela não produzia conteúdo suficiente sobre a Tailândia em suas redes sociais. O episódio constrangeu a candidata, que deixou o local acompanhada pela Miss Iraque, enquanto outras concorrentes tentavam protestar, mas foram interrompidas por uma ordem ríspida de Nawat.

A repercussão foi imediata e gerou solidariedade internacional. Bosch declarou que o comportamento do organizador foi “desrespeitoso” e que episódios como esse reforçam a importância de mulheres usarem sua visibilidade para se posicionar. A presidente do México, Claudia Sheinbaum, chegou a elogiá-la publicamente, ressaltando sua postura firme diante da agressão.

Diante da pressão, a Organização Miss Universo repudiou a atitude de Nawat, e o presidente do concurso, Raúl Rocha, afirmou que o executivo teria suas funções reduzidas. Nawat apareceu chorando em uma coletiva, dizendo ter sido “traído”, e acabou pedindo desculpas na abertura do evento. Mesmo em meio à turbulência, Bosch seguiu na competição e acabou levando o título máximo.

Com informações do G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Janja volta a errar português e diz “somos atoras” em entrevista na COP30

Vídeo: Reprodução/X

A primeira-dama Janja Lula da Silva protagonizou uma nova gafe gramatical durante entrevista à CNN na COP30, em Belém. Ao defender a inclusão da pauta de gênero nas discussões climáticas, ela afirmou que “somos atoras”, quando o correto seria “atrizes”. A declaração ocorreu enquanto Janja explicava seu papel como enviada especial para Mulheres na Conferência.

Segundo a primeira-dama, a participação feminina precisa estar no centro da agenda ambiental. “Tenho trabalhado para colocar as mulheres na centralidade da agenda climática. Mais do que participantes, somos atoras [sic] principais da mudança climática”, disse.

O deslize desta quinta-feira não é isolado. Em 2024, Janja já havia viralizado ao se referir a “cidadões globais” em um vídeo gravado no Central Park, em Nova York, durante campanha contra a fome. Outro erro marcante ocorreu no mesmo ano, quando utilizou “abrido” no lugar de “aberto” ao falar sobre políticas sociais em evento na Universidade de Columbia.

As falas da primeira-dama voltaram a provocar repercussão nas redes sociais, onde críticos e apoiadores relembraram o histórico de equívocos linguísticos nos discursos de Janja.

Com informações do poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Após críticas, Lula deve compensar indicação ao STF escolhendo mulher para comandar a AGU

Foto: Reproduções

A decisão de Lula de indicar o advogado-geral da União, Jorge Messias, para o Supremo Tribunal Federal reacendeu cobranças de movimentos que defendem maior presença feminina e negra no Judiciário. Em nota conjunta, Fórum Justiça, Plataforma Justa e Themis afirmaram que o governo precisa converter “discursos em práticas” e romper o ciclo de baixa representatividade no sistema de Justiça. Embora a escolha para o STF frustre essas expectativas, aliados do presidente afirmam que ele deve nomear uma mulher para substituir Messias na AGU.

Entre as mais cotadas estão Anelize Almeida, procuradora-geral da Fazenda Nacional; Isadora Cartaxo de Arruda, secretária-geral de Contencioso; e Adriana Venturini, procuradora-geral federal — todas em posições de liderança intermediária na AGU. Caso Lula opte por manter o comando da pasta nas mãos de um homem, o nome mais forte é o do atual número 2, Flávio Roman.

As entidades que criticaram a indicação de Messias destacam que o debate não é sobre a qualificação do novo ministro, mas sobre o “padrão excludente” que, segundo elas, permanece na formação das altas instâncias jurídicas. A nomeação reduz ainda mais a presença feminina no Supremo, que agora conta apenas com Cármen Lúcia como única ministra.

Desde 2023, quando Lula escolheu Flávio Dino para a vaga deixada por Rosa Weber, a Corte perdeu metade de sua representação feminina. Com isso, cresce a pressão para que o presidente equilibre simbolicamente a escolha do STF com uma mulher no comando da Advocacia-Geral da União.

Com informações do O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula terá encontro com chanceler alemão no G20 após polêmica sobre críticas a Belém

Foto: Wagner Meier/Getty Images

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará, neste sábado (22), uma reunião bilateral com o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, durante a cúpula do G20 em Joanesburgo, na África do Sul. O encontro está previsto para as 14h30 no horário local e ocorrerá no mesmo centro que sediará as discussões do grupo.

A informação é da coluna do Igor Gadelha, do Metrópoles. A agenda entre os dois líderes acontece dias depois de Merz provocar repercussão no Brasil ao afirmar que jornalistas alemães teriam ficado “aliviados” ao deixar Belém, cidade que recebeu a COP30. As declarações geraram reação política, incluindo voto de censura aprovado pelo Senado brasileiro. Lula também rebateu a fala, dizendo que o chanceler deveria ter conhecido melhor a cultura paraense antes de emitir críticas.

Além da conversa com o alemão, Lula participará de outra reunião bilateral ainda no G20, desta vez com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, marcada para sexta-feira (21). O petista chega a Joanesburgo pela manhã e ficará hospedado em Sandton, região nobre da cidade.

Após cumprir a agenda na cúpula, Lula deixará a África do Sul no domingo e fará uma parada em Maputo, Moçambique, para uma breve visita oficial. A comitiva presidencial na viagem é reduzida e inclui apenas os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Fernando Haddad (Fazenda).

Com informações do Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Gleisi celebra recuo dos EUA e diz que vitória derruba “traidores da pátria”

Foto: Gil Ferreira/SRI

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, classificou como uma “vitória do presidente Lula” a decisão dos Estados Unidos de retirar a tarifa extra de 40% aplicada a produtos brasileiros como café, carne e frutas. Em publicação na rede X, ela afirmou que o gesto do governo Trump comprova a eficácia da postura de Lula nas negociações e aproveitou para criticar opositores, chamando-os de “traidores da pátria”. Entre os citados, estão Jair Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro e o governador paulista Tarcísio de Freitas.

Segundo Gleisi, Lula conduziu o diálogo com Donald Trump com “seriedade e altivez”, mantendo firmeza diante das pressões e coordenando uma mobilização do governo e da sociedade. Ela destacou ainda o papel do vice-presidente Geraldo Alckmin e do Itamaraty na condução técnica das tratativas, que resultaram no recuo parcial do tarifaço.

O documento divulgado pela Casa Branca atribui a mudança ao avanço das negociações após uma conversa entre Trump e Lula no início de outubro, embora ressalte que o diálogo continuará. A medida específica beneficia apenas o Brasil, diferentemente da retirada anterior, no dia 14, quando Washington revogou tarifas de 10% para vários países.

A decisão foi celebrada também por setores ligados ao agronegócio. A senadora Tereza Cristina afirmou que a volta dos produtos brasileiros ao mercado norte-americano em condições competitivas é positiva para os dois países, lembrando que itens como carne e café vinham pressionando os preços internos nos EUA.

Com informações do Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Indicação de Jorge Messias reduz média de idade do STF

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A escolha de Jorge Messias para ocupar a vaga deixada por Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal diminuiu a média de idade da Corte para 58,9 anos — antes, com Barroso, era de 60,9. Aos 45 anos, o atual advogado-geral da União poderá se tornar o ministro mais jovem do tribunal e permanecer por quase três décadas, até atingir a idade máxima de 75 anos.

Nos últimos anos, a indicação de quadros abaixo dos 50 anos tem se tornado recorrente entre diferentes governos. Cinco dos seis últimos escolhidos por Michel Temer, Jair Bolsonaro e Lula chegaram ao STF antes de completar cinco décadas de vida, com exceção de Flávio Dino, nomeado aos 55. Hoje, seis dos dez ministros da Corte são “sub-50”, tendência que ganhou força desde a redemocratização, embora não seja inédita — Dias Toffoli segue como o mais jovem nomeado nesse período, aos 41 anos.

Messias, porém, chega ao tribunal com uma trajetória marcada por cargos-chave no Executivo. Procurador de carreira, atuou no Banco Central, na Fazenda Nacional e no Ministério da Educação durante a gestão de Aloizio Mercadante, período em que se aproximou do PT. Ganhou projeção nacional na crise de 2016, quando seu nome apareceu na ligação entre Dilma Rousseff e Lula divulgada pela Lava Jato — episódio posteriormente classificado como ilegal pelo próprio STF.

Após atuar no Senado e integrar o grupo de transição do governo Lula em 2022, Messias consolidou influência na Esplanada, especialmente com Rui Costa, Fernando Haddad, Gleisi Hoffmann, Esther Dweck e Paulo Teixeira. Caso tenha o nome confirmado pelo Senado, somará juventude ao colegiado e reforçará a tendência recente de um Supremo composto por ministros com potencial de longa permanência no tribunal.

Com informações do O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

COP30 entra no último dia sob pressão por acordo e sob impacto de incêndio na área de negociações

Foto: Alex Ferro/COP30

A COP30 chega ao seu dia final, nesta sexta-feira (21), em Belém, cercada por incertezas e pela expectativa de um esforço concentrado para destravar o acordo climático. A presidência brasileira da conferência acredita em um mutirão diplomático de última hora, apesar de reconhecer que o cronograma ficou ainda mais apertado após o incêndio que atingiu a Blue Zone — setor onde ocorrem as decisões mais sensíveis entre as delegações.

O fogo, que fechou a área por horas e provocou atendimentos médicos por inalação de fumaça, repercutiu internacionalmente e, segundo o presidente da COP30, André Corrêa do Lago, interferiu diretamente no ritmo das tratativas. Em entrevista à CNN, ele afirmou que o incidente encurtou o tempo disponível e ocorre justamente quando temas delicados, como a transição energética e a redução do uso de combustíveis fósseis, seguem sem consenso.

A Polícia Federal já abriu investigação para apurar a origem das chamas, com uma das hipóteses apontando para um micro-ondas incompatível com a rede elétrica do pavilhão. O episódio ocorre dias após a ONU alertar o governo brasileiro sobre riscos estruturais da conferência, incluindo falhas elétricas, problemas de refrigeração, alagamentos e questões de segurança.

O ambiente de incerteza também é alimentado pela multiplicação de propostas paralelas, os chamados road maps, que dividem as prioridades das delegações e dificultam avanços no debate sobre o fim dos combustíveis fósseis e no financiamento para adaptação climática. Diante do impasse, o secretário-geral da ONU, António Guterres, cobrou resultados e reforçou que não há caminho possível sem uma transição energética justa e sem ampliar significativamente os recursos destinados à adaptação até 2030.

Com informações da CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Jornalistas do Grupo Globo reagem à escolha de Messias e acusam Lula de usar STF como extensão do governo

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Diário 360 (@diario360)

Vídeo: Reprodução/Diário 360

A decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de indicar o advogado-geral da União, Jorge Messias, para o Supremo Tribunal Federal provocou fortes reações dentro do Grupo Globo. Na análise exibida nesta quarta-feira (20), comentaristas afirmaram que o movimento representa uma interferência direta do Executivo no Judiciário, classificando a estratégia como típica de regimes com tendências autoritárias.

Para os comunicadores do grupo, o fato de Lula ter escolhido um aliado de confiança máxima — responsável por defender judicialmente o governo e por sustentar publicamente pautas como a regulação das redes sociais — evidencia uma tentativa de transformar o STF em um espaço alinhado ao Planalto. Eles destacaram que Messias atuou intensamente nas formulações jurídicas que blindam iniciativas do governo federal.

Segundo a crítica, a nomeação não apenas compromete a independência da Corte, como também reproduz um padrão visto em países como Venezuela e Nicarágua, onde presidentes fortaleceram influência sobre tribunais superiores para consolidar poder. Para eles, a escolha sinaliza a continuidade de uma “engrenagem de aparelhamento”.

Em tom contundente, comentaristas afirmaram que colocar um assessor jurídico pessoal no Supremo “é a forma clássica de garantir que o tribunal se torne extensão do governo”.

Com informações do Diário 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Lula celebra recuo dos EUA e diz que redução de tarifas reflete “respeito ao Brasil”

 

View this post on Instagram

 

A post shared by BandNews TV (@bandnewstv)

Vídeo: BandNews TV

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quinta-feira (20), que recebeu com satisfação a decisão dos Estados Unidos de retirar a sobretaxa aplicada sobre uma série de produtos brasileiros. Em discurso no Salão Internacional do Automóvel, em São Paulo, Lula disse que a resposta brasileira à pressão tarifária foi “serena” e contribuiu para que Washington recuasse. “Quando veio a supertaxação, muita gente entrou em pânico. Eu não tomo decisão com febre. Se decidir com a cabeça quente, a chance de errar é enorme”, declarou.

Lula afirmou que a postura firme e calma do governo foi determinante para o gesto da Casa Branca. “Hoje estou feliz porque o presidente Trump começou a reduzir as taxações. Isso acontece quando a gente conquista respeito. Ninguém respeita quem não se respeita”, afirmou o petista durante o evento.

A decisão americana, anunciada também nesta quinta (20), elimina a tarifa de importação de 40% sobre itens exportados pelo Brasil. A lista inclui café, chá, frutas tropicais e seus sucos, cacau, especiarias, banana, laranja, tomate e carne bovina. A remoção das tarifas foi oficializada por meio de uma ordem executiva assinada pelo presidente Donald Trump.

No documento, Trump justifica o recuo afirmando ter conversado por telefone com Lula e ter concordado em iniciar negociações para tratar dos problemas abordados no Decreto Executivo 14.323, que havia embasado as tarifas iniciais. Segundo o governo americano, as tratativas seguem em andamento.

Com informações da BandNews

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Se for aprovado no Senado, Messias engrossará lista de ministros do STF com visto dos EUA cancelado

Foto: Wilton Junior/Estadão

Jorge Messias, indicado por Lula para o STF, terá o visto para os EUA cancelado caso seja aprovado pelo Senado — assim como já ocorre com outros ministros da Corte. O visto de Messias foi revogado em 22 de setembro, quando ele ainda chefiava a AGU.

O cancelamento fez parte da reação do governo Donald Trump à condenação de Jair Bolsonaro e atingiu autoridades que, segundo Washington, integrariam uma “rede-chave” de apoio a Alexandre de Moraes na investigação sobre a trama golpista.

Além de Messias, também tiveram vistos cancelados: José Levi, Benedito Gonçalves, Airton Vieira, Marco Antonio Martin Vargas, Rafael Tamai Rocha e Cristina Kusahara Gomes.

Na época, Messias minimizou o episódio e afirmou que o tema era “página virada”, dizendo estar focado em apoiar Lula em negociações com os EUA.

Hoje, sete ministros do STF estão com o visto cancelado: Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin, Dias Toffoli e Flávio Dino. Luís Roberto Barroso, cuja vaga Messias ocupará, também teve o visto revogado.

Apenas Nunes Marques, André Mendonça e Luiz Fux ainda podem entrar nos EUA. Alexandre de Moraes também foi sancionado pela Lei Magnitsky, que o impede de realizar operações financeiras com empresas americanas.

Com informações de Estadão Conteúdo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *