A oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) trabalha em um novo pedido de impeachment contra o petista por suposto crime de responsabilidade na lei orçamentária. O principal argumento é de que o chefe do Executivo autorizou o pagamento do programa “Pé-de-Meia“, do Ministério da Educação (MEC), sem a devida autorização do Congresso Nacional.
O pedido é de autoria do deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS) e conta, até o momento, com o apoio de ao menos 30 parlamentares, segundo a equipe do autor. A denúncia solicita a abertura do processo de impeachment contra o presidente Lula.
O programa “Pé-de-Meia” é um incentivo financeiro voltado para os estudantes do ensino médico que estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). O benefício, de acordo com o governo, funciona como uma poupança para evitar a evasão escolar dos jovens em situação de vulnerabilidade social.
Rodolfo Nogueira argumenta que a lei que criou o programa obriga o Executivo a submeter ao Congresso os recursos destinados ao Pé-de-Meia anualmente. No entanto, o governo, por meio do MEC, teria efetuado os pagamentos dos benefícios desde março sem incluir os valores na Lei Orçamentária Anual (LOA).
O trecho mencionado pelo deputado foi vetado pelo presidente Lula e o veto foi derrubado pelo Congresso. Sendo assim, o parlamentar destaca que o pagamento do benefício configura uma violação à legalidade orçamentária e à moralidade administrativa.
“Ao vedar a acumulação do incentivo financeiro-educacional com o BPC [Benefício de Prestação Continuada], a proposição legislativa contraria também o interesse público, por excluir estudantes com deficiência em situação de vulnerabilidade social do incentivo financeiro-educacional, o que contribuiria para a ampliação das desigualdades educacionais e prejudicaria o acesso das pessoas com deficiência à educação básica”, destacou o Palácio do Planalto ao vetar o trecho.
“Diante de tais situações, a manobra empreendida pelo governo federal ao efetuar despesas fora do orçamento oficial e sem a devida transparência representa uma violação do ordenamento em vigor que exige uma resposta firme do Congresso Nacional”, diz trecho do documento do deputado.
Processo de impeachment
O processo de impeachment contra um presidente da República é iniciado com uma acusação formal de crime de responsabilidade, e está previsto na Lei dos Crimes de Responsabilidade.
A admissão do pedido ocorre na Câmara dos Deputados, já o julgamento fica no Senado Federal. O presidente da Câmara tem o poder de arquivar o pedido ou abrir o processo.
Fonte: Metrópoles

Quando é que está oposição vai parar de passar vergonha. Bando de analfa.
Se não me engano, isso seria uma pedalada, correto? Mas me responda uma coisa, esse próprio congresso num acabou com isso
O choro é livre!
Quando perdeu as eleições nas urnas e de maneira democrática a oposição (entenda-se, a direita!) não aceitou de foma alguma a derrota, pois estava com a máquina administrativa na mão e o derrame de dinheiro foi imenso. Mesmo assim levou chibata e isso ainda não foi assimilado de maneira civilizada pelos direitopatas de colarinho.
Uma oposição ordeira não se faz com blefes desse tipo.
Lula não tem motivo algum que leve a esse tipo de situação política.
Lula ainda está limpando a sujeira deixada por bolsonaro, guedes e o restante daquela quadrilha de criminosos, que atentaram não apenas contra a soberania do país mas contra a vida humana.
Aquilo sim era motivo de Impeachmant!
E ainda tem animal que apoia…
Saiu um doido e entrou um Gagá. Já passou da hora de o Brasil se livrar desses extremistas de direita e de esquerda. O país precisa sair dessa guerra de ideologias, de fanatismo e voltar à convivência harmônica.
Chore, gado chifrudo chorão!!!!
Kkkkkkkk
Vai ser baba do teu ladrao de 09-dedos OTARIO
🚨🚨🚨Os casos de covid-19 voltaram a crescer no país na última semana epidemiológica, de 2 a 6 de setembro de 2024, segundo dados do Ministério da Saúde, e faltam vacinas para combater o vírus. 💩 A má gestão dos imunizantes deixou 8 milhões de doses contra o coronavírus perderem a validade. Além disso, 6 em cada 10 cidades do país enfrentam falta de vacinas básicas, segundo a CNM (Confederação Nacional de Municípios)…
😭 IMAGINEM ESSA QUADRILHA NO GOVERNO NO AUGE DA PANDEMIA!! 👁️🗨️👁️🗨️👁️🗨️ NÃO CONSEGUEM COMBATER NEM DENGUE.
Vc imagina se lula ou o PT estivesse no poder na época da pandemia? Tinha morrido mais de um milhão de pessoas e esse país estava quebrado.