Polêmica

Padre Matias Soares, da paróquia de Mirassol, diz que “Bolsonaro representa o pior do Brasil e é um atraso para todos”

Foto: reprodução

O padre Matias Soares, da Paróquia de Santo Afonso Maria de Ligório, no bairro de Mirassol, em Natal, usou seu perfil no Twitter para se manifestar politicamente, afirmando que “Bolsonaro representa o pior do Brasil: indiferença, preconceito, politicagem, incompetência, mediocridade, negacionismo, insensibilidade, mentiras, manipulação… etc”, escreveu em postagem feita no primeiro dia de 2022.

O sacerdote, que de acordo com o site da Arquidiocese de Natal, também é coordenador arquidiocesano da Pastoral Universitária disse mais: “A cada atitude, temos a certeza de que sua presença como Chefe da Nação é um atraso para todos”, tuitou.

Opinião dos leitores

    1. Realmente. O que o padre falou é verdade. Bolsonaro tem sido um representante que não tem honrado o país, pois a todo tempo só pensou na própria família e se esqueceu do povo.
      Agora, que a coisa tá ficando feia, ele está liberando auxílio isso, auxílio aquilo, etc. Mas isso não engana o verdadeiro patriota. Porque o verdadeiro patriota não é aquele que vive lambendo as botas do seu presidente, sim aquele que se importa com a sua gente.

  1. Padre que mente, cria ou repassa fakes, pode se considerado com representante de Cristo? Acho que todos precisam sair da redoma, do curral da mídia que quer nos transformar em uma Venezuela e se voltar ao amor ao nosso país, começar a ter amor aos seus filhos e ao legado que pretendem deixar para eles. Revejam seus conceitos.

  2. Não vi nada demais, ele disse apenas o que a maioria dos brasileiros não tem coragem de dizer. Eu padre diria a mesma coisa. O que ele falou não defendeu Lula ou qualquer outro. Disse apenas a verdade. Quer dizer que os pastores evangélicos podem e os católicos não?

    1. Padre que mente, cria ou repassa fakes, pode ser considerado como representante de Cristo? Acho que todos precisam sair da redoma, do curral da mídia que quer nos transformar em uma Venezuela e se voltar ao amor ao nosso país, começar a ter amor aos seus filhos e ao legado que pretendem deixar para eles. Revejam seus conceitos.

    2. Ei camarada, se é assim que posso lhe chamar, por que você é tão imbecil quanto esse padre. Lugar de comunista safado não é aqui no nosso Brasil, é em Cuba, China ou raio que o parta, menos aqui no Brasil. O nosso Presidente Jair Messias Bolsonaro é um homem honesto e é por que encomenda tando aos bandidos comunistas. Um Presidente que defende Deus Pátria e família, está assinado o seu atestado de HONESTIDADE.

  3. Apenas pelo fato do padre não ser simpático ao governo de Bolsonaro ele se torna automaticamente comunista? Vocês acham que um presidente que debocha de um agonizante e da morte dos outros é um exemplo e compactua com o cristianismo? Revejam seus conceitos e não esqueçam que um padre é a pessoa de Cristo (in persona Christi)independente de qualquer coisa.

  4. Tem todo meu apoio. Os que estão contra sua posição, são os que não estudam a fé e a política.
    Só se afasta da Igreja Católica, quem não é seguidor de Jesus Cristo

    1. Interessante, quando se tem um Presidente da República, que não rouba e não deixa roubar, aí os ladrões e alienados, ficam todos alvoroçados. Os verdadeiros telespectadores da Globo Lixo, que nunca pagaram impostos, e agora ou paga o que devem ou fecham às portas está doida falando mal 24 horas do Presidente Jair Messias Bolsonaro levando consigo todos os ESQUERDOPATAS.

    1. Vc se afasta se quiser. Ou então, NUNCA FOI CRISTÃ, MUITO MENOS CATÓLICA!

    2. Os fiéis se afastam das missas? Não esses são infiéis que abandonam a verdade, abandonam Cristo hoje!

  5. Engraçado é que quando padres e pastores usam a igreja para pedir voto para Bolsonaro pode. Críticas fazem parte de qualquer governo e até agora esse governo não cumpriu nada.

  6. Não tiro um vírgula do que o PADRE MATIAS disse sobre BOLSONARO. Acho até que o RELIGIOSO foi educado com esse indivíduo que eleito presidente do Brasil. Chegou 2022 para corrigir o ERRO 👍

  7. Como evangélico tenho que orar e respeitar nossos dirigentes (em todos os níveis). Mas votar em Bolsonaro, NUNCA MAIS. Deus me deu sabedoria e discernimento…

  8. Além de tudo, de lambe-botas, é analfabeto. Atraso é com “s”. Faz tempo. Ou o zumbi levantou da cova sem saber das mudanças na língua pátria?

  9. Acredito que o Padre está com vontade de visitar os paises da america do sul ,quem sabe passar uns anos por lá e qdo voltar tiver a mesma convicção do nosso presidente, eu com certeza estarei com ele, basta ver quem foi eleito no chile, fome na Venezuela, cuba e tantos outros ,igrejas sendo queimadas no chile ,vá padre para o chile seja honesto com suas teorias e pratique o bem por onde andar

  10. Esse deve receber dinheiro de alguma ONG. Só existem 2 tipos de pessoas que votam no PT: Os desinformados e os que fazem parte das tramóias da esquerda. Esse deve ser mamateiro.

    1. Nem uma coisa, nem outra. É que diferentemente de vosmicê, que está no mundo dos obnubilados, ele vive no mundo real.
      Aliás, devias proteger bem a boca porque se chutam o saco do Bozó ficarás banguela

  11. A igreja serve para isso, para por luz e apontar a verdade. O padre se manifestar dessa forma não significa que ele é PT ou que é comunista. Quem tem o minimo de senso crítico reconhece isso.

    1. Ohhh kkk pode ter certeza que ele não é petista. É só um mentiroso. Deve ter ido confessar lula na prisão.

    2. Ele está certo,diante de tanta atrocidade cometida pelo “Presidente” em relação ao povo a última “pérola”foi não aceitar ajuda da Argentina ao povo da Bahia.
      Não precisa ser Petista pra entender isso,basta ser BRASILEIRO.

    3. 10 pontos do caso Daniel Silveira:

      1. Imunidade parlamentar:
      Ele não poderia ser preso, processado por crimes cometidos pela palavra.
      Art 53 da CF.

      2. Quebra de decoro:
      Devido ao excesso de sua fala, configuraria quebra de decoro parlamentar, nesse caso, deveria ser apreciado apenas pela Câmara dos Deputados.

      3. Não havia flagrante:
      Parlamentares só podem ser presos em flagrante delito de crime inanfiançavel, portanto, pelo fato do vídeo esta no ar, não torna o crime em flagrante. Os crimes também, não são inafiançaveis pois posteriormente foi concedida a fiança.

      4. Prisão em flagrante dura 24 horas:
      No prazo de 24 horas o preso deve ser solto ou sua prisão convertida em prisão preventiva, como deputados não podem ser presos preventivamente, ele deveria ter sido solto e não ficar preso em flagrante por meses.

      5. Não cabimento de tornozeleira:
      Essa medida cautelar visa substituir uma prisão preventiva, mas como deputados não podem ser presos preventivamente, também não caberia aplicação de medidas cautelares diversas da prisão.

      6. Análise da Câmara:
      A Câmara dos deputados deveria analisar as possibilidades de aplicação de medidas cautelares, tornozeleiras e outras ao parlamentar, portanto, isso não aconteceu.

      7. Cerceamento à liberdade de expressão:
      Ninguém pode ser tolhido em utilizar redes sociais e conceder entrevistas, principalmente os parlamentares, pois a função precípua desse cargo é parlar.

      8. Não há multa diária no processo penal:
      Não há essa previsão no rol das cautelares diversas da prisão, o descumprimento de medida cautelar, poderá ensejar a prisão preventiva e não multa diária, mas deputados não podem ser presos preventivamente.

      9. Impedimento de réu acompanhar seu próprio julgamento:
      Ninguém pode ser impedido de acompanhar seu próprio julgamento, sob pena de violação do princípio constitucional da ampla defesa.

      10. A suspeição de juiz:
      O ministro que é vítima de um crime, não pode ser o julgador diante da suspeição e também violação do princípio acusatório.

  12. O Brasil está mau orientado espiritual, esse Padre Matias ou é COMUNISTA OU GAY, esses são as pessoas que não gosta do nosso querido BOLSONARO, VIVA BOLSONARO

    1. Acorda! O padre esta certíssima, esse presidente é péssimo! Tire a assombração do comunismo da cabeça e pense no mais e no povo que esta desempregado e passando fome!

    2. O problema não é o padre dizer o que enxerga, como diria profetas como Amós e João Batista. Talvez você deveria procurar um psicanalista para saber que problemas mal resolvidos você tem para afirmar, na falta de argumentos que tenham algum nexo, que o padre é gay ou comunista, fala bastante reveladora de seu caráter

  13. Gostei. Vou passar a frequentar as missas em Mirassol. São raros religiosos que entendem de Cristo e amor ao próximo

    1. Vai, mais fique logo sabendo que esse padre não gosta da coisa séria.

    2. Corrigir: os verdadeiros fiéis se ausentarão dessa Igreja. Pois Ele deve pregar o Evangelho e não falar do Presidente.

  14. Esse padre é da linha subversiva daquele que de intitula papa, deveria pedir transferência para a Argentina,Cuba ou Venezuela. Deixe o Brasil para os verdadeiros brasileiros, democratas e verdadeiros cristãos. É por essas e outras que o Brasil estar perdendo o título de maior país católico do mundo.

    1. O bolsominion surtou. Veremos surtos psicóticos cada vez mais constantes. Kkkkkkkkkk

  15. A igreja foi quem fez o PT ser o que é, e ainda, achar que tem o direito a deixar seus ideais serem politizados dentro da religião. Padre, vai para Venezuela ajudar os pobres e pregar o cristianismo sem perder a sua liberdade lá. Não vejo a igreja de qualquer religião doando terra para ninguém. E todas são latifundiárias. Não vejo padre andando de ônibus ou de bicicleta, Padre deveria tirar férias ir a Cuba. Fumar 🚬 um charuto e curtir as praias de lá, mas não esquece de levar, dólar se não você não consegue nem saí do aeroporto, aproveita e leva bastante crédito no celular, pois um minuto de uso custa 1,25 dólar. E pede para a friboi doar filé, já que pertence ao grupo JBS. Do qual é o caixa do PT. Cai na real padre. Vai ser padre na Argentina, talvez lá você consiga uma foto de Roma.

    1. Completamente non sense seu comentário. Um amontoado de sandices e baboseiras

    1. Surtou. Cuidado, nesse ritmo você pode terminar 2022 no João Machado. Kkkkkkkkkk

  16. Dar pra ver que segundo as locuções de Nossa Senhora com o Padre Gobi, você padre Matias é um dos infiltrados do inimigo na Igreja de Jesus Cristo Nosso Deus! Não tem como ser cristão e comunista!! Que tal cumprir sua obrigação que é evangelizar??

    1. Essa pirou de vez na idolatria. Depois que acabaram os manicômios, eles migraram pra internet.

  17. Este tipo de gente, são como os comentaristas que apoiam as palavras deste pseudo cristão, gostam mesmo é de politico arrivista, corrupto e populista como o molusco, comem merda e acham bom !

    1. E um tipo que se esconde por trás de um número para atacar uma pessoa só pode ser um covarde

    1. Leva ele pra tua casa aí tu vai ver se ele tá certo ou errado a função do sacerdote e evangelizar se quer fala de politica use outros meios mas já sabemos que tipo de padre ele e comunista e arrecadador de dinheiro dos fies pq na hora do dízimo ele não pergunta quem e Bolsonaro ou lula pra não receber dos que apoiam Bolsonaro já que ele isso tudo fazal pra igreja padre otario

  18. No meu entendimento os Padres não eram para está defendendo nenhuma bandeira partidária. O que estamos presenciando atualmente são fiéis católicos se afastarem. Todos são sabedores e sabedoras que, quem mantém a igreja católica são os fiéis, no momento que os padres estão tomando esse posicionamentos, as pessoas se afastam.

  19. Lamentavel é esse padre que se esconde atras da batina pra encher o saco dos fieis e fazer politicagem. Não se mete , homi. Aproveita o tempo ocioso pra ler a biblia e dar um polimento na prataria da paroquia.

  20. Só queria saber baseado em quê esse padreco meia boca está dizendo isso.
    Me fala aí padreco onde está o trazo.
    Esse ano no horário eleitoral vc compara, os 14 anos de roubo, de assalto aos cofres públicos do mundo com o governo Bolsonaro tá?
    Mas me fala aí padre!!
    Onde o sr enxerga tanto atrazos.
    Vai fala!!

    1. Além de tudo, de lambe-botas, é analfabeto. Atraso é com “s”. Faz tempo. Ou o zumbi levantou da cova sem saber das mudanças na língua pátria?

  21. Grande novidade. Parece que esse padre descobriu o Brasil. Todo mundo sabe que esse mito não vale um peido de um fresco.

  22. ISSO NÃO É SACERDOTE
    É UM POLITICO ESQUERDISTA
    TÁ NO LUGAR ERRADO
    ANO QUE VEM TEM ELEIÇÕES TE CANDIDATA
    E VER SE TE QUEREM COMO POLITICO
    TÁ REPREENDIDO TODO ÓDIO DESTILADO POR ESSE FALSO PROFETA

  23. E a pedofilia dentro da igreja fica aonde seu padre, pedofilia com crianças e adolescentes indefeso ?

  24. É só escolher outro país alinhado a sua ideologia para celebrar missas, tem vários Venezuela, Cuba, Coreia do Norte…

    1. O Altar é para pregar o evangelho. Deixe a política para outra oportunidade.

    2. Falta 363 dias para o vagabundo Bolsonaro e bando de fela da puta sair do poder.

  25. Padre não tem que está se metendo em política.
    Mas como ele falou, acho que está na hora do povo que frequenta a igreja onde ele faz a missa e prega política mudar pois tem várias igrejas católica s em Natal. PADRE NÃO TEM LADO POLÍTICO TEM QUE SEGUIR AS PALAVRAS DO MANDAMENTO DE DEUS.

  26. Tem vagabundos saindo pelo ladrão no clero brasileiro. Natal não é diferente. Vade retro …..

  27. Sério? E a igreja não é manipuladora? Medíocre? Politiqueira? Negacionista e mentirosa? Ou seja pura hipocrisia! Lixo!!

  28. Tenho vergonha e tristeza quando vejo Padres sendo políticos, e se esquecem de suas verdadeiras atribuições.
    Dê a César o que é César, e a Deus o que é de Deus.

  29. Concordo em parte com o padre, mas ele também deveria enfatizar o roubo da petralhada em todas as estatais, principalmente nos fundos de pensões, traindo e roubando o dinheiro da aposentadoria dos trabalhadores, dinheiro das economias de toda sua vida laboral!!!

  30. Vou passar a frequentar à missa de Padre Matias , parabéns padre pelas colocações corretas !! Concordo com tudo!! E digo mais ele é um desumano, não têm coração.

    1. Vou começar também a frequentar a paróquia do padre Matias.E é a mais pura verdade esse presidente é um atraso .Um encosto.

  31. Atenção anti-corruptos de Mirassol, deixem de frequentar essa missa e não contribuam mais com o dízimo!

    1. Sim!
      Vão para a universal… lá”não” tem política, ou melhor, tem do lado que vcs gostam…mas custa um “pouco” mais caro …

    2. Padre, vc observe que esta afastando os fiéis das suas missas.

    1. Tem vários que já chamam o MINTOmaníaco das rachadinhas de corrupto e quadrilheiro…

    2. Manoel F…URICO, Cada acusação desta tem que provar, acusar sem provas é crime, mas como se trata de canhoto nós já sabemos o “níver”!!!

    3. Mané, você bateu panela sexta? Atendeu ao pedido do mito?
      É só uma pergunta.

  32. e eu não discordo dele, precisamos da terceira via, pois Lula e Bolsonaro representam o atraso pra esse país.

    1. Terceira via com o marreco das empreiteiras? Aquele que não prendeu Álvaro Dias, tá aplaudindo quem soltou Lula? Engraçado, ele aplaude quem soltou lula e se orgulha de ter o prendido. Vive tentando enganar alguém com isso. Como pode isso? É Jair ou já era, papai!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

EUA cancela visto de Alexandre de Moraes

Foto: Ton Molina/STF

O secretário de Estado dos Estados Unidos Marco Rubio fez uma publicação na rede social X afirmando que os EUA revogarão o visto do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes e seus aliados na Suprema Corte, além de seus familiares próximos.

Na publicação, Rubio reforçou o discurso do presidente Donald Trump de que responsabilizará quem censurar a liberdade de expressão. O secretário de Estado cita Alexandre de Moraes e afirma que ele está realizando uma caça às bruxas a Jair Bolsonaro. Veja a publicação completa:

Operação contra Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi alvo de busca e apreensão em uma operação da Polícia Federal nesta sexta-feira (18). O alvo foi sua residência em Brasília, no bairro Jardim Botânico, além de outros endereços, como a sede do PL em Brasília.

Entre as medidas adotadas contra Bolsonaro estão:

Uso de tornozeleira eletrônica;

Proibição de usar redes sociais;

Proibição de se comunicar com os filhos, Eduardo Bolsonaro;

Permanência em casa entre 19h e 7h, além de finais de semana;

Proibição de se comunicar com embaixadores, diplomatas estrangeiros, além de se aproximar de embaixadas;

Proibição de comunicação com réus e outros investigados pelo Supremo.

Trump critica BRICS sem mencionar ex-presidente

O presidente americano Donald Trump criticou o BRICS nesta sexta-feira (18) durante cerimônia na Casa Branca para assinar uma lei que regula criptomoedas e outros ativos digitais, no mesmo dia em que Jair Bolsonaro foi alvo de operação da Polícia Federal. Na cerimônia de assinatura da Lei GENIUS, que codifica o uso das stablecoins, criptomoedas vinculadas a ativos seguros, como o dólar, Trump falou sobre o fortalecimento da moeda americana e ironizou o BRICS.

No começo do mês, durante cúpula do BRICS, Trump ameaçou aplicar tarifas extras de 10% a partir de primeiro de agosto sobre todos os países que se alinharam ao que chamou de ‘política antiamericana dos BRICS’. O bloco é formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Durante a cerimônia, Trump não mencionou o caso de Jair Bolsonaro, que teve tornozeleira eletrônica instalada nesta sexta, e tem sido frequentemente defendido pelo presidente americano, que chamou seu julgamento no STF de “caça às bruxas”. Trump comemorou a aprovação da Lei Genius, disse que ela irá fortalecer o dólar, e a contrapôs ao BRICS, que chamou de “grupinho”:

“Está realmente fortalecendo o dólar e dando ao dólar um grande destaque. E, você sabe, existe esse grupinho chamado BRICS. Está desaparecendo rapidamente. Mas os BRICS queriam tentar tomar o lugar do dólar, a dominância do dólar e o padrão do dólar. E eu disse: qualquer país que estiver [alinhado] ao BRICS, nós vamos aplicar uma tarifa de 10%. E eles tiveram uma reunião no dia seguinte e eles disseram ‘me deixem em paz. A gente não queria isso’. Eles não queriam ser tarifados. É impressionante. Não, nós não vamos deixar o dólar enfraquecer.”
Trump também afirmou que atingiu o BRICS “de forma muito dura” porque não poderia deixar ninguém brincar com os Estados Unidos, e que o grupo “não deve durar muito”.

“Isso vai aumentar a demanda por títulos do Tesouro dos EUA, reduzir as taxas de juros e garantir o status do dólar como moeda de reserva mundial por gerações. A moeda de reserva é extremamente importante. Você sabe, se a perdêssemos, seria como perder uma guerra mundial. Nunca podemos deixar que alguém brinque conosco. E foi por isso que, quando ouvi falar desse grupo chamado BRICS, seis países, basicamente, eu os atingi de forma muito, muito dura. E se algum dia eles realmente se formarem de maneira significativa, isso vai acabar muito rápido. Eu te digo, eles não vão durar. Eles não vão durar muito. Eu nem acho que vão tentar. Eles têm medo de mim.”

As falas acontecem em meio a crise com o governo brasileiro, com ataques ao processo que julga a trama golpista, ameaça de 50% de tarifa sobre produtos brasileiros e investigação comercial aberta pelos Estados Unidos para apurar se práticas brasileiras estão prejudicando a economia americana. A investigação cita do Pix à 25 de Março e dedica um item à fiscalização anticorrupção.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PAPO DE FOGÃO: Arroz de Bode e Panelada do Piauí são as duas delícias desse final de semana

O Papo de Fogão vai levar vocês para conhecer um pouco da gastronomia de Cabaceiras, no Sertão do Cariri Paraibano e o tradicional Mercado da Piçarra em Teresina/PI.

Teremos um Papo com o guia turístico Noberto Castro sobre a história de Cabaceiras, a Roliúde Nordestina, e dos filmes gravados lá. E o Chef Samuel Cirne, da Pousada Matuto Sonhador, vai preparar um arroz de bode, prato tradicional da região. E na Dica Rápida, a cozinheira, D. Paixão, da Banca da Paixão no Mercado da Piçarra, vai preparar a famosa panelada que é pra se acabar de comer.

Venha conhecer essas receitas deliciosas, neste final de semana no Papo de Fogão.

SÁBADO
BAND MARANHÃO, CEARÁ e PIAUÍ – 8h

PARAÍBA
TV CORREIO/RECORD, 13h30

DOMINGO
RIO GRANDE DO NORTE – TV TROPICAL/RECORD, 10h

Ou no nosso canal do YouTube
http://youtube.com/c/PapodeFogao

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Construtora Potiguar Dois A homologada para construir o arco viário metropolitano em Pernambuco

Foto: Governo de Pernambuco

A Dois A Engenharia, construtora potiguar com atuação consolidada em infraestrutura e energias renováveis, foi homologada no processo licitatório para a construção do Lote 2 do Arco Viário Metropolitano de Pernambuco – trecho entre a BR-408 e a BR-101 Sul, Segmento 2 (Entr. BR-232 – Entr. BR-101), com 25,32 km de extensão.

A obra, licitada pelo Governo do Estado de Pernambuco, é considerada estratégica para a integração logística da Região Metropolitana do Recife (RMR), conectando o Porto de Suape à região de Goiana e melhorando significativamente a fluidez do tráfego, especialmente de veículos pesados.

Para a execução do projeto, a Dois A Engenharia integrará um consórcio com duas empresas de reconhecida expertise nacional: Azevedo & Travassos e KPE. A união das três fortalece a capacidade técnica, gerencial e operacional necessárias para entregar uma obra de alta complexidade e impacto regional.

O Lote 2 ligará a BR-232, no município de Moreno, à BR-101 Sul, no Cabo de Santo Agostinho, passando por áreas de Jaboatão dos Guararapes. Além de aliviar o tráfego da BR-101, o novo corredor viário oferecerá uma alternativa mais eficiente para o escoamento de mercadorias, promovendo ganhos diretos à economia pernambucana.

A homologação neste competitivo processo reforça a credibilidade da Dois A Engenharia e seu compromisso com a excelência na entrega de soluções em infraestrutura. Com um portfólio que inclui obras viárias, saneamento e projetos de energia renovável em diversas regiões do país, a empresa potiguar reafirma sua missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável por meio de engenharia de qualidade.

A Dois A Engenharia está pronta para aplicar sua expertise, tecnologia e equipe capacitada na execução de mais um projeto transformador para o Nordeste e para o Brasil.

Tribuna do Norte 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Com trajetória marcada pelo serviço público, Wolney França recebe título de Cidadão Parnamirinense

A Câmara Municipal de Parnamirim concedeu, na noite da última quinta-feira (17), o título de Cidadão Parnamirinense a Wolney França, atual secretário municipal de Tributação e ex-presidente daquele Legislativo. A honraria, proposta pelo vereador Marquinhos (PSDB), reconhece a contribuição de Wolney à cidade ao longo de sua trajetória pública.

Embora tenha nascido em Natal — já que, à época, Parnamirim não dispunha de maternidade acessível à população —, Wolney cresceu no município, na mesma casa onde seus pais residem até hoje. Foi em Parnamirim que construiu laços de amizade, formou sua família e se dedicou à vida pública.

Com forte vínculo com a cidade, ele ocupa cargos na administração pública municipal desde 2009, tendo se destacado pela atuação técnica, política e institucional.

Entre 2021 e 2024, Wolney exerceu o cargo de presidente da Câmara Municipal, liderando importantes avanços legislativos e fortalecendo a relação entre o Legislativo e a sociedade parnamirinense. Atualmente, está à frente da Secretaria Municipal de Tributação, onde conduz ações estratégicas voltadas à modernização da arrecadação e ao equilíbrio das contas públicas.

A cerimônia de entrega do título foi marcada por emoção e reconhecimento, com a presença de autoridades, familiares e amigos. Apesar de não ter feito uso da palavra, Wolney foi amplamente saudado por sua dedicação à cidade que o acolheu desde cedo.

O título de Cidadão Parnamirinense é uma das mais altas condecorações concedidas pelo Parlamento municipal e simboliza a gratidão da cidade àqueles que ajudam a construir um futuro melhor para Parnamirim.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Brasil será mergulhado no caos se não ceder a Trump, diz Eduardo Bolsonaro

Foto: Wilton Junior/Estadão

O deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou nesta sexta-feira (18), que “o Brasil será mergulhado no caos” se não ceder ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após o anúncio de 50% em tarifas.

“Eu nunca vi o Trump recuar, não existe recuo, se este for o cenário o Brasil será mergulhado no caos e terá um tratamento semelhante ou igual a Venezuela”, afirmou o deputado.

Segundo Eduardo, Trump não cederá ao Brasil e as tarifas, que devem começar a valer no dia 1° de agosto, deverão ser aplicadas se o governo não reconhecer as queixas do presidente norte-americano.

“Ninguém bate de frente com o Trump, não será Moraes que conseguirá fazer esse feito”, afirma. “Eu aprendi com Alexandre de Moraes, que não se deve recuar mediante chantagem, só que agora Alexandre de Moraes está encontrando uma pessoa maior do que ele para bater de frente. Estados Unidos, né, Trump já entrou em disputas com o Canadá e ganhou.”

Nesta sexta-feira, o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou busca e apreensão em endereços ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), além da aplicação de medidas cautelares, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica.

O ex-presidente também deve ficar em recolhimento domiciliar noturno e aos finais de semana, está proibido de usar as redes sociais e de se comunicar com embaixadores e diplomatas estrangeiros e com os outros réus e investigados, inclusive Eduardo, que definiu como “lamentável” a decisão do ministro.

Na decisão, Moraes ainda diz que o “tarifaço” anunciado por Trump tem o objetivo de pressionar o Judiciário brasileiro.

“A implementação do aumento de tarifas tem como finalidade a criação de uma grave crise econômica no Brasil, para gerar uma pressão política e social no Poder Judiciário e impactar as relações diplomáticas entre o Brasil os Estados Unidos da América, bem como na interferência no andamento da AP 2.668/DF – que se encontra em fase de alegações finais.”

A ação penal citada por Moraes tem como alvo Jair Bolsonaro e mais sete aliados, acusados de uma tentativa fracassada de golpe de Estado no contexto das eleições de 2022.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PIB industrial do RN pode cair 4% e Estado pede ação diplomática a Lula contra tarifas dos EUA

Foto: Governo do RN

O Governo do Rio Grande do Norte enviou um ofício ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitando providências diplomáticas urgentes para tentar barrar os impactos do aumento de tarifas imposto pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. De acordo com a governadora Fátima Bezerra, a medida ameaça provocar uma retração de quase 4% no PIB industrial potiguar e a perda de 5,1% dos empregos formais no setor.

No documento, a governadora pede o adiamento da aplicação imediata das tarifas ou, se isso não for possível, uma prorrogação de 90 dias antes que a medida entre em vigor.

O Ofício nº 193/2025-GE, assinado por Fátima Bezerra, detalha as relações comerciais entre o Rio Grande do Norte e os Estados Unidos, com dados setoriais. Segundo o texto, a corrente de comércio com os norte-americanos cresceu 89% no primeiro semestre de 2025, com destaque para as exportações potiguares, que avançaram 119% entre janeiro e junho.

“Reconhecemos os esforços já empreendidos pela União. Ainda assim, solicitamos que o Governo Brasileiro, por meio de seus canais diplomáticos, envidem todos os esforços possíveis para negociar com as autoridades dos Estados Unidos a reversão dessas medidas, sempre orientados pela defesa do interesse nacional”, diz o documento.

Caso a reversão imediata não seja possível, a governadora pede uma prorrogação de 90 dias, como forma de abrir uma janela para o diálogo com os norte-americanos e buscar alternativas que preservem o equilíbrio comercial e os empregos gerados pela relação bilateral.

O ofício reflete a avaliação do Governo do Estado e de representantes dos setores produtivos potiguares, com base em reuniões realizadas ao longo da semana. Segundo a carta, a imposição das tarifas pode trazer impactos econômicos e sociais severos para o RN, afetando empresas, cadeias produtivas e a geração de renda.

Confira a íntegra do Ofício:

A Sua Excelência o Senhor
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Presidente da República Federativa do Brasil
Brasília/DF
Natal, 17 de julho de 2025.

Senhor Presidente,
Cumprimentando-o cordialmente, dirijo-me a Vossa Excelência para manifestar que o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por intermédio da Secretária de Desenvolvimento Econômico, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação – SEDEC, em conjunto com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte – FIERN, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do RN – FECOMÉRCIO/RN, Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte – FAERN, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte – SEBRAE/RN, Entidades e Sindicatos do setor produtivo que serão impactados, nutre profunda preocupação com as recentes tarifas impostas pelo Governo dos Estados Unidos da América sobre produtos brasileiros. Diante da estratégia do comércio bilateral com aquele país – cujos dados serão apresentados a seguir –, entendemos ser fundamental a adoção de providências diplomáticas urgentes por parte do Governo Federal, com o objetivo de salvaguardar os interesses econômicos nacionais e em especial do Rio Grande do Norte.

A relação comercial entre o Rio Grande do Norte e os Estados Unidos tem se fortalecido de forma expressiva, apontando para um futuro promissor no campo das relações internacionais. A corrente de comércio entre o estado e o país norte-americano cresceu 89%, com destaque para as exportações, que avançaram notavelmente em 119%, no período de janeiro a junho de 2025.

Além disso, a relação comercial com os EUA apresentou saldo positivo superior a US$ 40 milhões para o Rio Grande do Norte no último semestre de 2025, consolidando um momento histórico. O estado exportou mais do que importou, resultado que reforça a importância crescente deste parceiro comercial.
Analisando a série histórica dos últimos 15 anos, a média das exportações do Rio Grande do Norte para os Estados Unidos era de aproximadamente US$ 75 milhões, enquanto as importações giravam em torno de US$ 46 milhões. Nos anos mais recentes, no entanto, observa-se uma tendência clara de crescimento, com médias ascendendo para US$ 100 milhões em exportações e US$ 65 milhões em importações. O primeiro semestre de 2025 já representa o segundo maior valor em exportações da série histórica, superado apenas por 2019, quando foram registrados US$ 81 milhões no mesmo período.

Dos produtos estratégicos de nossa pauta, destacam-se a presença de bens industriais e agroalimentares, sendo o principal item o “fuel oil”, pertencente à categoria de produtos petrolíferos refinados, com um volume expressivo de US$ 24,00 milhões. Em seguida, destacam-se as mercadorias da pesca, notadamente albacoras e atuns frescos, que somam US$ 11,53 milhões, além dos subprodutos de origem animal impróprios para alimentação humana, provenientes do setor de processamento de carnes, com US$ 10,3 milhões.

Além desses, ganham relevância as exportações de caramelos, confeitos e doces (US$ 4,17 milhões), granito e pedras ornamentais (US$ 4,38 milhões), sal marinho a granel (US$ 3,38 milhões) e castanha de caju sem casca (US$ 1,97 milhão). A lista inclui ainda frutas frescas e secas, além de lagostas congeladas, peixes processados, açúcar de cana e querosene de aviação. A diversidade dessa pauta evidencia não apenas a complexidade crescente da base produtiva potiguar, mas também o fortalecimento de cadeias com elevado potencial de agregação de valor e expansão nos mercados internacionais.

Diante das projeções otimistas para o segundo semestre, cresce a preocupação com os efeitos da manutenção das tarifas impostas pelo governo dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, o que pode comprometer seriamente a competitividade de algumas dessas cadeias produtivas. Os impactos podem ser significativos, com perdas estimadas de US$ 103 milhões e de 4.500 empregos diretos no estado. Entre os setores mais afetados, destacam-se: óleos combustíveis (perda de US$ 49 milhões), pescados (US$ 20 milhões), doces e caramelos (US$ 13 milhões), frutas tropicais (US$ 8 milhões) e outros produtos de origem animal, não destinados à alimentação humana (US$ 10 milhões). Vale ressaltar que o setor salineiro potiguar, responsável por 95% da produção nacional, exporta historicamente cerca de 600 mil toneladas/ano para o mercado norte americano.

Dado o papel estratégico desempenhado pelos Estados Unidos nas exportações potiguares e considerando que, apenas no primeiro semestre de 2025, o estado já superou toda a movimentação registrada em 2024, torna-se urgente tratar diplomaticamente da revisão das tarifas aplicadas às exportações brasileiras. A manutenção dessas tarifas pode representar perdas de quase 4% do PIB industrial do Rio Grande do Norte e de 5,1% dos empregos formais no setor. É, portanto, imperativo estabelecer uma agenda de diálogo pautada na preservação do emprego, da estabilidade econômica e do crescimento sustentável das relações comerciais entre as duas nações.

Diante dos dados apresentados, que evidenciam a relevância do comércio entre o Estado do Rio Grande do Norte e os Estados Unidos para diversos setores produtivos e para a economia nacional como um todo, reiteramos nossa preocupação com os impactos das medidas tarifárias recentemente adotadas pelo governo norte-americano.

Reconhecemos os esforços já efetuados pela União, ainda assim, solicitamos que o Governo Brasileiro, por meio de seus canais diplomáticos, empreenda todo o empenho possível para negociar com as autoridades dos Estados Unidos da América a reversão dessas medidas, ressaltando que tais tratativas estejam sempre orientadas na defesa do interesse nacional.

Caso não seja possível evitar sua aplicação imediata, pleiteamos que seja ao menos obtida a prorrogação de sua vigência por 90 dias, a fim de que se crie uma janela adequada para diálogo e busca de alternativas viáveis que preservem o equilíbrio comercial e os empregos gerados por essa relação bilateral.

Certos da atenção e sensibilidade de Vossa Excelência diante da gravidade da situação, colocamo-nos à disposição para colaborar no que for necessário, ao mesmo tempo em que renovamos nossa elevada estima e distinta consideração.

Atenciosamente,

Fátima Bezerra
Governadora”

98 FM 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Alcolumbre e Hugo ignoram apelo da oposição e mantêm recesso do Congresso

Foto: Saulo Cruz/Agência Senado

Mesmo diante de pedidos e da pressão de parlamentares de oposição, os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal decidiram manter o “recesso branco”.

Os congressistas pedem a retomada dos trabalhos diante de decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que impôs medidas cautelares ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em comunicado, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), confirmou na tarde desta sexta-feira (18) o recesso parlamentar acordado até o fim de julho. Ele afirmou que, no período, não haverá votações em plenário, nem reuniões de comissões.

“As atividades legislativas serão retomadas na semana do dia 4 de agosto, com sessões deliberativas e funcionamento regular das comissões, conforme calendário definido”, afirmou Motta em nota.

O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), também se manifestou no mesmo sentido. Segundo o chefe do Congresso Nacional, o recesso parlamentar de julho está mantido e, durante as próximas duas semanas, não haverá sessões deliberativas, nem funcionamento das comissões.

“As atividades legislativas serão retomadas na semana do dia 4 de agosto, com sessões deliberativas no plenário do Senado e nas comissões, incluindo o início da apreciação e votação de indicações de autoridades, conforme cronograma já divulgado”, frisou.

Pedido de líder do PL

Na tarde desta sexta-feira, o líder do Partido Liberal (PL) na Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), enviou ofício ao presidente Hugo Motta em que oficializou o pedido.

O líder partidário justificou a necessidade de retomar os trabalhos pelas recentes decisões de Moraes, tanto com relação a Bolsonaro quanto ao Imposto de Operações Financeiras (IOF).

“Tal cenário enseja uma atitude urgente por parte do Congresso Nacional, logo, solicito a Vossa Excelência a suspensão imediata do presente recesso branco, convocando novas sessões na Câmara dos Deputados a fim de que possam ser tratados temas emergenciais”, defendeu no pedido.

Sóstenes ainda citou a necessidade de “atitude urgente” do Congresso, o que incluiria a retomada da tramitação de propostas de emenda à Constituição (PEC) que limita as decisões monocráticas no STF e de proposta que prevê extinção do foro especial por prerrogativa de função nos casos de crime comum.

Além disso, vê cenário para debater a anistia aos envolvidos no 8 de Janeiro e instalação de comissão parlamentar de inquérito do abuso de autoridade.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Carlos Bolsonaro se manifesta sobre restrições impostas ao pai

Foto: FÁBIO VIEIRA/ESPECIAL METRÓPOLES

O vereador carioca Carlos Bolsonaro (PL) protestou contra as restrições impostas a seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O segundo filho do ex-presidente fez um post no X afirmando que o ex-mandatário sofre perseguição de um “sistema podre”, mas que não perderá apoio. “Você não está sozinho. Estamos com você. O povo está com você”, escreveu Carlos.

Moraes impôs medidas restritivas a Bolsonaro, como o uso de tornozeleira eletrônica, além da proibição para usar redes sociais e de entrar em contato com o outro filho, Eduardo Bolsonaro, que está nos EUA. Carlos repudiou a decisão de Moraes.

“É impossível não se revoltar com tudo o que está acontecendo no Brasil, onde milhares de brasileiros são injustamente censurados, presos, condenados com penas desproporcionais, exilados e em alguns casos até mesmo mortos, simplesmente por apoiar meu pai e discordar desse sistema podre, escreveu Carlos. “Você não está sozinho. Estamos com você. O povo está com você. A verdade está ao seu lado. E a verdade irá prevalecer.”

Carlos ainda disse que o pai sofre opressão política e que as punições impostas a Bolsonaro geram revolta em todos os brasileiros.

A PF acusa que Bolsonaro e o filho, Eduardo, atuaram e atuam, durante os últimos meses, junto a autoridades governamentais dos EUA, para obter imposição de sanções contra agentes públicos do Brasil. Eles, segundo decisão proferida por Moraes, embasam o pedido de sanções contra o país em razão de suposta “perseguição” no âmbito da Ação Penal (AP) 2668, que investiga Bolsonaro em trama golpista.

De acordo com a PF, pai e filho atuaram “dolosa e conscientemente de forma ilícita” e “com a finalidade de tentar submeter o funcionamento do STF ao crivo de outro Estado estrangeiro, por meio de atos hostis derivados de negociações espúrias e criminosas com patente obstrução à Justiça e clara finalidade de coagir essa Corte”.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Moraes cita ameaça de “sanções” contra si em decisão sobre Bolsonaro

Foto: KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), incluiu – em decisão que determinou a aplicação de medidas cautelares a Jair Bolsonaro (PL) – uma citação da PGR que fala sobre as ameaças de sanções financeiras contra si orquestradas pelo ex-presidente da República.

“A atuação coordenada entre Jair Messias Bolsonaro, seu filho Eduardo Bolsonaro, para intimidar autoridades brasileiras e obstruir o curso da ação penal em referência, é ainda verificada em anúncio recente de que ‘haverá severas sanções financeiras’ contra o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes”.

A PF apresentou o pedido de busca e apreensão contra o ex-presidente, além de medidas cautelares contra ele, como o uso de tornozeleira eletrônica — o que também teve aval da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Na decisão, Moraes afirmou que as medidas cautelares contra Bolsonaro foram tomadas para evitar uma eventual fuga do ex-presidente do país.

“A situação descrita revela necessidade urgente e indeclinável, apta para justificar a imposição de novas medidas cautelares que possam assegurar a aplicação da lei penal e evitar a fuga do réu”, assinalou o ministro do STF.

Ao citar exemplos de que o ex-presidente atuou, junto ao filho Eduardo, apoiando as tarifas impostas pelo presidente norte-americano, Moraes considerou que as ações dos dois são de “gravíssima agressão estrangeira ao Brasil”.

Moraes destacou também que Jair Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro atuaram para “obstruir e interferir” em ação que apura o possível golpe de Estado.

Tácio Lorran – Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Mais de 84% dos municípios do RN tiveram seca em junho; veja regiões mais afetadas

Imagem: reprodução

Mais de 84% dos municípios potiguares apresentaram algum nível de seca no mês de junho, de acordo com os dados do Monitor da Seca, da Agência Nacional de Águas.

A seca moderada atingiu 34,1% dos municípios potiguares. Já a seca grave alcançou 30,5% das cidades do estado, principalmente nas regiões do Seridó e Alto Oeste.

A seca fraca foi observada em 19,8% dos municípios, com foco maior no Agreste. Segundo o monitor, apenas 15,6% dos municípios ficaram classificados como sem seca relativa, no Litoral Leste.

No período, a seca grave avançou no extremo oeste e a seca moderada avançou no centro-norte e oeste potiguar. Não houve registros de Seca Extrema ou Excepcional no estado.

Segundo o monitor, os dados indicariam um “cenário de atenção”. A situação é mais desafiadora que as registradas no mesmo período dos anteriores. Em junho de 2024, não houve seca registrada em nenhuma região o estado.

No mesmo mês dos anos de 2022 e 2023, apenas secas fracas e moderadas foram registradas e em áreas menores.

Os dados locais são levantados e divulgados pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).

Classificação dos tipos seca

  • Seca fraca: Veranico de curto prazo diminuindo o plantio, crescimento de culturas ou pastagem.
  • Seca moderada: Alguns danos às culturas, pastagens; córregos, reservatórios ou poços com níveis baixos; algumas faltas de água em desenvolvimento de atividades; restrições voluntárias de uso de água solicitadas.
  • Seca grave: Perdas de culturas ou pastagens prováveis; escassez de água comum; restrições de água impostas.
  • Seca extrema: Grandes perdas de culturas/pastagem; escassez de água generalizada ou restrições.
  • Seca excepcional: Perdas de culturas/pastagens excepcionais e generalizadas; escassez de água nos reservatórios, córregos e poços de água, criando situações de emergência.

Classificação de secas no RN em junho de 2025

Sem Seca Relativa

Baía Formosa, Canguaretama, Ceará-Mirim, Espírito Santo, Extremoz, Goianinha, Jundiá, Macaíba, Maxaranguape, Montanhas, Natal, Nísia Floresta, Parnamirim, Pedro Velho, Pureza, Rio do Fogo, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, São Miguel do Gostoso, Senador Georgino Avelino, Taipu, Tibau do Sul, Touros, Várzea, Vila Flor, Arez;

Seca Fraca (S0)

Bento Fernandes, Boa Saúde, Bom Jesus, Brejinho, Caiçara do Norte, Galinhos, Guamaré, Ielmo Marinho, Jandaíra, João Câmara, Lagoa d’Anta, Lagoa de Pedras, Lagoa Salgada, Monte das Gameleiras, Nova Cruz, Parazinho, Passa-e-Fica, Passagem, Pedra Grande, Poço Branco, Santa Maria, Santo Antônio, São Bento do Norte, São José do Campestre, São Paulo do Potengi, São Pedro, Senador Elói de Souza, Serra Caiada, Serra de São Bento, Serrinha, Tangará, Vera Cruz

Seca Moderada (S1)

Acari, Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Angicos, Apodi, Areia Branca, Assu, Baraúna, Barcelona, Bodó, Caiçara do Rio do Vento, Campo Redondo, Caraúbas, Carnaúba dos Dantas, Carnaubais, Cerro Corá, Coronel Ezequiel, Coronel João Pessoa, Currais Novos, Doutor Severiano, Felipe Guerra, Fernando Pedroza, Governador Dix-Sept Rosado, Grossos, Ipanguaçu, Itajá, Jaçanã, Jardim de Angicos, Lagoa de Velhos, Lagoa Nova, Lajes, Lajes Pintadas, Macau, Mossoró, Parelhas, Pedra Preta, Pedro Avelino, Pendências, Porto do Mangue, Riachuelo, Rodolfo Fernandes, Ruy Barbosa, Santa Cruz, Santana do Matos, São Bento do Trairí, São Fernando, São Rafael, São Tomé, São Vicente, Serra do Mel, Severiano Melo, Sítio Novo, Tenente Laurentino Cruz, Tibau, Upanema, Venha-Ver;

Seca Grave (S2)

Água Nova, Alexandria, Almino Afonso, Antônio Martins, Caicó, Campo Grande, Caraúbas, Cruzeta, Encanto, Equador, Florânia, Francisco Dantas, Frutuoso Gomes, Ipueira, Itaú, Janduís, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, João Dias, José da Penha, Jucurutu, Lucrécia, Luís Gomes, Major Sales, Marcelino Vieira, Martins, Messias Targino, Olho-d’Água do Borges, Ouro Branco, Parnamirim, Patu, Pau dos Ferros, Pilões, Portalegre, Rafael Fernandes, Rafael Godeiro, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Santana do Seridó, São Francisco do Oeste, São João do Sabugi, São José do Seridó, Serra Negra do Norte, Serrinha dos Pintos, Taboleiro Grande, Tenente Ananias, Timbaúba dos Batistas, Triunfo Potiguar, Umarizal, Viçosa

Seca Extrema (S3) e Seca Excepcional (S4)

Sem municípios enquadrados

g1-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *