Foto: Franco Origlia/Getty Images
O papa Francisco sugeriu, pela primeira vez, que as casais de pessoas do mesmo sexo poderiam ganhar a bênção de padres católicos “caso a caso” e que, embora fosse uma possibilidade remota, a ordenação de mulheres ao sacerdócio deveria ser estudada.
O pontífice fez a sugestão em uma carta aos seus mais duros críticos dentro das fileiras católicas, escrita em resposta a cinco cardeais conservadores que o questionaram formalmente a respeito desses temas antes de um encontro no Vaticano.
Os cardeais Walter Brandmuller, Raymond Leo Burke, Juan Sandoval Íñiguez, Robert Sarah e Joseph Zen Ze-kiun enviaram a carta a Francisco em 10 de julho, e foram respondidos no dia seguinte. Essa resposta porém, não estava de acordo com o protocolo, segundo o qual o papa deve responder “sim” ou “não” a perguntas ou dúvidas.
A carta centrava-se no próximo Sínodo, uma convenção mundial de bispos que atuam como conselho consultivo do pontífice, de 4 a 29 de outubro, e no impacto que as decisões dessa convenção podem ter para o futuro do catolicismo, bem como em questões sobre a intenção do papa de abençoar uniões do mesmo sexo e se pretende abrir a porta às mulheres sacerdotes.
Insatisfeitos com a resposta, de acordo com uma publicação no blog do cardeal norte-americano Raymond Burke, os cinco cardeais reformularam a carta “dubia” e enviaram-na novamente em 21 de agosto.
Em 25 de setembro, o Vaticano publicou uma carta assinada pelo cardeal Víctor Manuel Fernández, novo chefe de doutrina da instituição, que incluía as respostas do papa à carta, embora não na forma devida. Essa parte da carta estava assinada “Francisco”.
Porta aberta
Sobre a questão das uniões homossexuais, o pontífice reiterou que a Igreja só reconhece o casamento como uma união entre um homem e uma mulher, mas abriu a porta para abençoar indivíduos em uniões do mesmo sexo.
“Quando você pede uma bênção, você expressa um pedido de ajuda de Deus, uma oração para poder viver melhor, uma confiança num pai que pode ajudá-lo a viver melhor”, escreveu o papa, acrescentando que um clero deve mostrar “prudência pastoral” para discernir adequadamente se existem formas de bênção, solicitadas por uma ou mais pessoas, que não transmitem uma concepção errônea de
O Papa vai abençoar todos aqueles que acreditaram em Ets e se afastaram da fé católica, acampando em frente a quartéis, cantando hino e marchando ao invés de rezar o “Pai Nosso”, para entrar na seita satânica. A igreja perdoa e tem o coração acolhedor.
Esse papa é um comunista da pior espécie. Não representa os católicos. Seria bom renuncia e ser você do lula ou Ortega.
Sou católico mas esse papa não me representa desde quando ele elogiou um ladrão corrupto e defensor do aborto
Disse tudo. Também não me representa.
Pelo papa
A Bíblia está errada quando diz
CRECEI E MUTIPLICAIVOS
É por essas e outras que a igreja católica está se acabando.
Aproveita e sugere também, liberar os padres do celibato…
Esse Papa queimava muito o furico no seminário, Argentino por derradeiro.
Amo esse Papa.
Esse Sr está envergonhado a igreja católica e a bíblia.
Não entendo mais nada, pensei que pelo o papa lia a Bíblia,mas parece q não
A concorrência e ameaça de perder o que pensa ser eterno, faz qualquer um mudar seus métodos e ideologias.
Que nem o STF lê a constituição.