Geral

Papa teve crise isolada de broncoespasmo e agravamento repentino do quadro respiratório, diz Vaticano

Foto: Filippo MONTEFORTE / AFP

O Papa Francisco teve uma crise isolada de broncoespasmo e apresentou piora no quadro respiratório, informou o Vaticano nesta sexta-feira (28).

Segundo o novo boletim médico, divulgado nesta tarde, o pontífice iniciou uma ventilação mecânica não invasiva, respondendo bem à troca de gases. O Papa permanece consciente e colaborou com os procedimentos médicos. O prognóstico, porém, segue reservado.

Ainda segundo o Vaticano, Francisco passou a manhã entre sessões de fisioterapia respiratória e oração na capela.

No início da tarde (no horário local da Itália), ele teve um episódio de vômito com inalação, agravando sua condição respiratória. Ele segue internado há 14 dias no Hospital Gemelli e recebeu a Eucaristia pela manhã.

Nesta sexta, o pontífice completou duas semanas de internação para tratar uma pneumonia bilateral.

Veja o boletim, na íntegra:

“No início da tarde de hoje, após uma manhã alternando fisioterapia respiratória com oração na capela, o Santo Padre apresentou uma crise isolada de broncoespasmo, que, no entanto, causou um episódio de vômito com inalação e um rápido agravamento do quadro respiratório.

O Santo Padre foi prontamente submetido a broncoaspiração e iniciou ventilação mecânica não invasiva, com uma boa resposta nas trocas gasosas. Ele permaneceu sempre alerta e orientado, colaborando com as manobras terapêuticas.

O prognóstico permanece, portanto, reservada. Pela manhã, recebeu a Eucaristia.

É o que informa o boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé, divulgado na noite desta quarta-feira, 28 de fevereiro, sobre o estado de saúde do Papa, internado há quatorze dias no Policlínico Gemelli”.

A confirmação do quadro de saúde do papa vem após o Vaticano deixar de mencionar por dois dias consecutivos o quadro crítico que Francisco enfrentou na última semana, desencadeado por uma crise respiratória no último domingo. No entanto, no momento não há previsão de alta.

Na manhã desta sexta-feira, a atualização oficial do Vaticano sobre o papa informou que Francisco teve uma noite de sono tranquila e estava descansando. O pontífice, de 88 anos, está internado no Hospital Gemelli, em Roma, desde o dia 14 de fevereiro. Ele está tratando uma pneumonia nos dois pulmões.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Morre Sebastião Salgado, um dos maiores fotógrafos do mundo, aos 81 anos

Foto: Joel Saget/AFP/Arquivo

Sebastião Salgado, considerado um dos fotógrafos mais importantes do mundo, morreu aos 81 anos. A informação foi confirmada pelo Instituto Terra, organização não-governamental fundada por ele.

Ele tinha um distúrbio sanguíneo causado por malária, que ele contraiu na Indonésia e não conseguiu tratar apropriadamente. Por isso, se aposentou do trabalho de campo em 2024, dizendo que seu corpo estava sentindo “os impactos de anos de trabalho em ambientes hostis e desafiadores”.

“Sebastião foi muito mais do que um dos maiores fotógrafos de nosso tempo. Ao lado de sua companheira de vida, Lélia Deluiz Wanick Salgado, semeou esperança onde havia devastação e fez florescer a ideia de que a restauração ambiental é também um gesto profundo de amor pela humanidade. Sua lente revelou o mundo e suas contradições; sua vida, o poder da ação transformadora”, diz o texto do Instituto Terra.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

RN tem mais de 37 mil pessoas diagnosticadas com autismo, diz IBGE; veja números por cidade

Foto: Divulgação/ Equatorial

O Rio Grande do Norte tem mais de 37 mil pessoas diagnosticadas com autismo, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O dado foi levantado pela primeira vez no Censo de 2022 e divulgado nesta sexta-feira (23).

O Rio Grande do Norte apresentou, em 2022, uma taxa de 1,1% da população diagnosticada com autismo. O percentual é levemente inferior à média do Brasil (1,2%) e idêntico ao da região Nordeste.

Em números absolutos, o estado registrou 37.625 pessoas com diagnóstico, com maior proporção entre os homens (1,5%) do que entre as mulheres (0,8%).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trânsito

Trânsito na Ponte de Igapó será liberado no final da tarde desta sexta-feira 23

O trânsito na Ponte de Igapó será liberado no final da tarde desta sexta-feira, conforme informações que chegam ao blog. A próxima etapa será a sinalização, que será comunicada pelo DNIT.

Blog Tácio Cavalcante

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Polícia suspeita que mulher dormiu ao lado do cadáver do pai por 6 meses

Foto: Reprodução

A Polícia Civil do Rio de Janeiro investiga se a filha de Dário Antonio Raffaele D’Ottavio, de 88 anos, dormia ao lado do cadáver do idoso, morto há pelo menos seis meses.

O corpo dele foi encontrado na última quinta-feira (22) em avançado estado de decomposição dentro de casa, na Ilha do Governador, zona norte do Rio. A polícia encontrou potes de comida na mesa perto da cama onde o esqueleto era mantido, o que levantou as suspeitas.

Tania Conceição Marchese D’Ottavio e o irmão, Marcelo Marchese D’Ottavio são suspeitos de terem assassinado o pai. Eles foram internados em um hospital, sob escolta policial, após apresentarem sinais de possíveis transtornos psicológicos. Autuados por ocultação de cadáver, resistência e lesão corporal, ambos vão passar por audiência de custódia nesta sexta-feira (23).

Em depoimento à polícia, vizinhos relataram que o idoso foi visto pela última vez em novembro de 2023. Além disso, constantes discussões entre Dário e os filhos eram ouvidas – na última, o filho mandava o pai entregar o cartão do banco e a senha, o que Dário teria se negado a fazer.

Outra testemunha relatou que Marcelo costumava gritar “Eu matei meu pai” e falar que jogou o corpo do idoso no lixo. Além disso, o suspeito teria começado a apresentar sintomas de distúrbios psicológicos há cerca de três anos e andava com grande quantidade de dinheiro, ostentando as notas. O homem ainda impedia que qualquer pessoa entrasse na casa depois que o pai não foi mais visto.

“As diligências iniciais revelaram que o falecido era titular de dois benefícios previdenciários ativos junto ao INSS, sendo um de aposentadoria e outro de pensão por morte, o que reforça suspeitas sobre possível motivação financeira por parte dos indiciados. Essa linha de apuração segue sob análise, sem prejuízo da consideração de outras hipóteses investigativas”, destacou o delegado titular da 37ª DP, Felipe Santoro.

A polícia aguarda o resultado do laudo do Instituto Médico Legal (IML) que vai determinar a causa da morte e há quanto tempo o idoso estava morto. Os irmãos ainda não foram ouvidos pela Polícia, mas, segundo os investigadores, Marcelo reagiu à abordagem com agressividade e entrou em confronto físico com um dos agentes. Tania teria tentado impedir a prisão do irmão, investindo contra os policiais.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Censo do IBGE aponta mais de 285 mil pessoas com deficiência no RN

Foto: Reprodução

O Rio Grande do Norte tem 285.304 pessoas com algum tipo de deficiência, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O levantamento, referente ao Censo 2022, considera moradores com dois anos de idade ou mais e apresenta um panorama detalhado sobre a população potiguar com deficiência em todos os municípios do estado.

Natal aparece no topo da lista com o maior número de pessoas com deficiência (64.300). Também se destacam, em números absolutos, Mossoró (23.425), Parnamirim (15.040), São Gonçalo do Amarante (9.915) e Macaíba (6.936).

Entre os dados divulgados, o levantamento mostra que 162.204 mulheres declararam ter algum tipo de deficiência frente a 123.101 homens. O número revela uma predominância feminina entre os potiguares com deficiência e detalha a distribuição por sexo dessa população, o que pode orientar ações específicas em diferentes áreas de atendimento.

Além das maiores cidades, o levantamento mostra que municípios de médio porte, como Caicó e Pau dos Ferros, também concentram quantidades expressivas de pessoas com deficiência.

O dado permite identificar que a presença dessa população está distribuída por diversas regiões do estado, o que pode ser considerado na elaboração de políticas públicas com foco em acessibilidade e inclusão.

Os dados do IBGE foram publicados nesta sexta-feira no site do instituto, e abrangem informações por município, faixa etária e sexo. O material é uma das fontes utilizadas para o planejamento e execução de políticas públicas voltadas à população com deficiência, permitindo uma leitura territorializada da realidade potiguar.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

“Vou ser preso se o Lula voltar”, disse Cid a familiares

Foto: Reprodução

O tenente-coronel Mauro Barbosa Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), disse em uma mensagem enviada a familiares durante a campanha eleitoral de 2022 que seria preso caso Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumisse a Presidência da República.

O conteúdo desta e de outras mensagens enviadas por Mauro Cid a familiares foi revelado por reportagem do UOL publicada nesta 6ª feira (23.mai.2025). Em uma das conversas, o ex-ajudante de ordens explicitou o receio de ser preso caso Lula fosse eleito.

“Eu tô preocupado, até com a minha segurança, que eu sei que eu vou ser preso se o Lula voltar. Eu sei que eu vou ser preso sem ter culpa nenhuma e ninguém vai segurar a minha onda, eu vou servir de bode expiatório”, afirmou.

O militar cogitou, inclusive, fugir do país em outra mensagem. Para ele, o Brasil se tornaria “uma Venezuela”.

“Nem o Exército. Agora o Exército me segura porque tá com o presidente, mas depois, ninguém segura. Eu vou ser preso. Se eu não sair do Brasil ou fugir ou alguma coisa, eu vou ser preso. E pelo país. O país vai entrar no que é a Venezuela”, disse.

Mauro Cid foi preso pela Polícia Federal em maio de 2023, em operação que investigou a inserção de dados falsos nos cartões de vacinação contra a covid-19. Em um dos áudios enviados, como mostrou o UOL, Cid faz elogios à gestão da pandemia por Bolsonaro, dizendo que o Brasil “foi um dos primeiros países a bancar o desenvolvimento da vacina”.

Além disso, afirmou que os atrasos para aquisição dos imunizantes se deram por conta do receio em relação a possíveis efeitos colaterais, sem cravar que Bolsonaro tenha determinado qualquer impedimento à compra de vacinas.

Em outra mensagem de voz enviada a familiares, Cid diz que o Brasil “não aguentaria” outro governo do PT e afirma que o valor envolvido em esquemas de corrupção chegará a R$ 1,5 trilhão.

“Se isso voltar pro Brasil, o Brasil não aguenta. O Brasil não aguenta mais um governo do PT, não aguenta mais o que o PT fez no Brasil. O Brasil é muito rico, a gente chegou numa situação, os dados da corrupção entre Petrobras, BNDES e Caixa é R$ 1,5 trilhão nos anos do governo PT“, disse.

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Pra vê como esse criminoso e seu chefe sabiam que estavam fazendo coisas erradas. E acreditava no veneno do Bozo louco. Lascou se… essa gadaiada num tem jeito!

  2. A restrição de Bolsonaro era a autorização da Anvisa, nada além disso, pelo menos para aqueles que têm mais de 2 neurônios funcionando de maneira normal. No mais só balela da esquerdalha.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Tutora é condenada a indenizar dono de cachorro atacado por seu pit bull em Natal

Foto: Reprodução

Uma tutora foi condenada pela Justiça a pagar indenização ao dono de um cachorro atacado por seu pit bull, em Natal. A juíza responsável determinou o pagamento de R$ 507 por danos materiais, com correção de juros a partir da data do ataque.

O caso ocorreu na noite de 3 de setembro de 2024. Segundo o tutor do animal ferido, também da raça pit bull, o cachorro da vizinha atacou o seu, causando vários ferimentos. Ele informou que teve despesas de R$ 1.014 com cirurgia e outros cuidados veterinários.

A tutora do pit bull agressor alegou que houve uma briga entre os cães e que o cachorro do vizinho teria invadido sua casa após um primeiro encontro na rua. Ela afirmou ainda ter pedido que o tutor retirasse o animal, mas ele teria se recusado, aparentando medo do próprio cão.

Na sentença, a juíza Ana Christina de Araújo concluiu que as provas confirmam que o pit bull da mulher foi responsável pelos ferimentos no outro cachorro. Por isso, determinou que ela arque com parte dos custos do tratamento. A magistrada ressaltou que o dono do animal responde pelos danos causados, a menos que consiga provar culpa da vítima ou força maior, o que não foi o caso.

A nota fiscal dos medicamentos, emitida no dia do ataque, foi aceita como comprovação do prejuízo sofrido.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Menino de 4 anos morre após ser picado por cobra cascavel no interior do RN

Um menino de 4 anos, identificado como Ítalo Alves, morreu após ser picado por uma cobra cascavel no município de Equador, interior do Rio Grande do Norte. O caso ocorreu na quinta-feira 22.

Segundo relatos da família, Ítalo brincava em um cômodo da casa enquanto a mãe estava na calçada. Em determinado momento, ele se queixou de dor no pé. A mãe, sem suspeitar da gravidade, realizou cuidados paliativos. Com a persistência das dores, o avô decidiu levá-lo para uma unidade de saúde.

Design sem nome (7)
Ítalo brincava em um cômodo da casa. Foto: Reprodução

Diante da piora do quadro, Ítalo foi transferido para outra unidade com maior estrutura. Foi nesse momento que surgiu a suspeita de picada de cobra. Mesmo com os esforços da equipe médica, o menino não resistiu.

Após o falecimento, familiares iniciaram buscas pela residência e encontraram uma cobra cascavel embaixo do sofá.

A Prefeitura de Equador divulgou uma nota de pesar lamentando a tragédia e se solidarizando com a família da criança. O caso gerou grande comoção no município.

Com informações do Portal da Tropical.

Opinião dos leitores

  1. O absurdo é que matar cobra é crime ambiental. Os ambientalistas deveriam levá-las para suas casas e morar com elas. Eu não quero amizade com cobra.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Governo Fátima tem 65% de desaprovação e Lula, 46%

Foto: Reprodução 

Sondagem do instituto Consult Pesquisa mostra que o governo Fátima Bezerra é desaprovado por 65,18% dos entrevistados, enquanto 19,47% aprovam sua gestão. Não sabem dizer 15,35%.

Quanto ao desempenho do governo Lula para o Brasil, o índice de desaprovação é de 46,12%. Os eleitores que aprovam são 39,76% e não souberam dizer 14,12%.

Aprova o governo Fátima? | Foto: Consult

A pesquisa foi realizada entre 9 e 13 de abril com 1.700 eleitores em 12 regiões do Rio Grande do Norte, com margem de erro de 2,3% e índice de confiabilidade de 95%.

O desempenho da gestão do presidente Lula,, que ao longo do atual mandato alcançava índices positivos na avaliação dos eleitores do Rio Grande do Norte, passou a ser avaliado negativamente, como já apontavam diversas pesquisas de opinião em relação à gestão do Partido dos Trabalhadores (PT) em nível de Estado.

Aprova o governo Lula? | Foto: Consult

Partidos

O Instituto Consult também foi às ruas saber da identificação ou simpatia política dos eleitores a respeito dos partidos. Diante da citação de 14 agremiações políticas, mais da metade dos entrevistados (54,82%) manifestou que não tem preferência ou identificação por “nenhum” partido. Outros 16,76% não souberam responder.

Dentre o universo de eleitores (28,42%) que disseram ter identificação política com partidos, a maioria (14,0%) se identifica com o Partido Liberal, enquanto 11,0% se identificam com o PT.

Outros 12 partidos apontados na pesquisa, aparecem com índice abaixo de 1,0%. À frente estão Podemos, 0,88%; União Brasil, 0,82% e MDB, 0,65%. Todo o resto aparece com menos de 0,5% – PSB (,29%), PSOL (0,18%), PSDB, PSD, Republicanos (0,12%), PSTU, NOVO, PC do B e PP (0,06%).

Aprova comportamento do STF? | Foto: Consult

STF

O Instituto Consult também indagou os eleitores potiguares se achavam “certo” ou “errado”, como o STF (Superior Tribunal Federal) tem agido e se comportado em suas decisões?

Para 41,29% dos eleitores, a Suprema Corte tem agido e se comportado erradamente e 25,65% responderam que as decisões do STF são acertadas. Não souberam responder 33,06%.

Os resultados da pesquisa Consult a que a TRIBUNA DO NORTE teve acesso estão sujeitos a um erro máximo percentual de 2,3%, com índice de confiabilidade de 95%. Foram ouvidos 1.700 eleitores de 55 municípios, sendo 787 homens (46,29%) e 913 mulheres (53,71%).

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Como é que essa Sra está em segundo lugar para o senado? Será que o RN tem tanto esquerdiota assim?

  2. Pense numa dupla de competência, não sei quem é o melhor, como diz miriam Leitão: “isso é bom para o pobre, entenda”

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Governo aumenta IOF e senador dispara: “Quem ganha até R$ 5 mil vai pagar a conta”

Foto: Reprodução 

Na manhã desta quinta-feira (23), o senador Ciro Nogueira (PP-PI) usou as redes sociais para criticar duramente a decisão do governo federal de aumentar o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). A medida vem na esteira de um reajuste bilionário concedido a servidores públicos, o que, segundo ele, cria um cenário onde “quem ganha até R$ 5 mil é que vai acabar pagando a conta”.

“O governo ontem torrou R$ 18 bilhões para aumentar os servidores públicos e agora aumenta o IOF”, escreveu o senador no X (antigo Twitter). Na publicação, que já soma milhares de visualizações, ele aponta que o aumento no imposto afeta justamente os mais pobres, que utilizam crédito, fazem movimentações financeiras e, muitas vezes, precisam recorrer a empréstimos para fechar o mês. “É o Robin Hood que tira dos pobres”, ironizou.

O IOF incide sobre operações como empréstimos, câmbio, seguros e investimentos. Qualquer reajuste no imposto afeta diretamente a população que utiliza esses serviços, especialmente os brasileiros com menor poder aquisitivo. 

Opinião dos leitores

  1. Rapaz, mas quanto é o salário mais penduricalhos do servidor Ciro Nogueira mesmo? Do tal poder que vive se autoconcedendo aumentos sucessivos de verbas públicas que só aumentam gastos públicos no Brasil? É muita hipocrisia e demagogia barata. O Brasil realmente não é um país sério.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *