Foto: Magnus Nascimento
A Prefeitura de Parnamirim apresentou um projeto ao Governo do Rio Grande do Norte para municipalizar a avenida Maria Lacerda, em Nova Parnamirim, através das secretarias de Planejamento e Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana. Atualmente, a gestão da via é do Poder Executivo Estadual e, por isso, todas as intervenções precisam estar em consonância com o Estado. Nesta segunda-feira (30), o projeto também foi apresentado ao secretário de Infraestrutura do RN, George Coelho.
“O projeto foi muito bem aceito. Como a Mara Lacerda é uma rodovia estadual, precisamos de autorização para executá-lo. As tratativas estão muito avançadas e estamos aguardando que o Estado autorize”, comenta o secretário da Sesdem, Marcondes Pinheiro.
Ainda de acordo com o secretário, outras tratativas ocorrem para solucionar alguns problemas de forma emergencial, como a retirada de semáforos e implantação de rotatórias.
“Estamos tratando agora, em caráter de urgência, a questão de mobilidade na Maria Lacerda que ela está numa situação caótica, no que diz respeito à mobilidade urbana, principalmente nos horários de pico. “Nenhum semáforo ficará na Maria Lacerda. Eles serão excluídos e substituídos por rotatórias”, informou.
O bairro de Nova Parnamirim abriga, aproximadamente, 60,9 mil habitantes, é um dos maiores da Região Metropolitana de Natal e enfrenta diversos problemas em virtude do rápido crescimento, registrado sobretudo nas últimas duas décadas.
De acordo com moradores, comerciantes e motoristas, a principal dificuldade diz respeito à mobilidade urbana, concentrada principalmente nas avenidas Maria Lacerda, Abel Cabral e Ayrton Senna. A Prefeitura de Parnamirim diz que problema é geográfico e planeja “medidas paliativas”.
Os incompententes que dirigem o falido DER deveriam tomar vergonha na cara e entregar o mais rápido possível essa avenida a prefeitura de Parnamirim, como também a Av. Olavo Montenegro também em Parnamirim.
Uma forma de desafogar o trânsito na Maria Lacerda, Abel Cabral e Adeodato seria a PROIBIÇÃO de estacionar na via. São vias de duas mãos, o cara estaciona em uma, restou somente outra. Falta bom senso dos motoristas.
Se as duas vias fluíssem em obstrução SEMPRE já desafogaria um bocado o trânsito.
A Maria Lacerda, Abel Cabral e ruas adjacentes muita sujeira e poluição visual, todo canteiro cheio de placas e faixas de propagandas que atrapalham as sinalizações das vias como também grande poluição visual. SOS SOS SOS
De fato este colégio cei é um dos principais motivos de caos no trânsito. Antigamente eles tinham um estacionamento alugado na frente do colégio sempre fazia uso quando ia pegar meu filho, depois que devolveram o terreno o caos se agravou. Precisa tirar o fluxo de entrada e saída de alunos da avenida Maria Lacerda e transferir para a rua de trás ou para as laterais.
TEM QUE MUNCIPALIZAR TODAS AS VIAS QUE ESTÃO DENTRO DO LIMITE DE NATAL: VIA COSTEIRA, AV. ROBERTO FREIERE, PROLONGAMENTO DA AV. PRUDENTE DE MORAIS, E POR VAI. ISSO É VERGNHOSO A PREFEITURA DE NATAL NÃO PODER GERIR ESSAS AVENIDAS;
O maior entrave dessa avenida, fica próximo ao Colégio CEI.
Não tem condições de continuar com aquela entrada nessa escola. Os pais param no meio da avenida para deixarem e pegarem os filhos.
Sem falar que já colocaram placas de proibição de conversão à esquerda e os pais insistem em desobedecer.
A escola CEI precisa entender que não é a comunidade que precisa se adequar a escola.
Se a prefeitura mandar uma equipe do trânsito na hora de entrada e saída da escola CEI, vai multar muitos pais de alunos.
Aí o mimimi vai ser grande.
Não vai adiantar muito se não conversarem com a direção da escola CEI para mudar a forma de entrada e saída dos alunos. Os pais formam fila dupla para acessar a entrada da escola que é pequena, estacionam os veículos nas calçadas, para na via para os alunos descer e não obedecem as placas de proibição de conversão à esquerda.
Proíbam isso e verão que vai melhorar 80%.
Basta observar em dias que não tem aula como no período de férias. O trânsito flui bem melhor.