Foto: REUTERS/Carla Carniel
O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) disse a jornalistas nesta terça-feira (8) que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) é o caminho mais “provável” para a alteração no Orçamento de 2023 que deve marcar a transição entre governos.
“Nós devemos nos próximos dias definir o caminho. Um deles, certamente o mais provável, é o caminho PEC LOA [Lei Orçamentária Anual]. Aí é uma construção coletiva”, afirmou Alckmin, coordenador da transição.
Alckmin disse também que a definição deve acontecer entre quarta (9) e quinta (10), dias em que o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), irá se reunir, segundo ele, com os presidentes da Câmara, Senado, STF, TSE e STJ.
“Todo o caminho é valorizar a boa política, o entendimento, estender a mão, unir esforços para a gente poder avançar”, completou o vice-presidente eleito.
A equipe de transição do presidente eleito discute com o Congresso a chamada “PEC da transição”, como uma alternativa para conseguir cumprir promessas de campanha excedendo o limite imposto pelo teto de gastos.
O principal objetivo é manter o pagamento do Auxílio Brasil de 2023 no valor de R$ 600 e garantir um aumento do salário mínimo acima da inflação. Na previsão orçamentária para o ano que vem, não há espaço para as medidas.
Diante da dificuldade para aprovar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), no entanto, o governo eleito analisa também a possibilidade de abrir um crédito extraordinário via medida provisória (MP). Desse modo, o Executivo não precisaria do aval do Congresso entrar em vigor.
CNN Brasil
Ou País para ter dinheiro. Vão criar 13 ministérios. Isso é um ABSURDO. É para diminuir, aí vão aumentar.
Objetivo principal é criar 13 ministérios para abrigar aliados.
Onde tem PT, tem rombo.
E aja merenda!!
O entendimento entre os PODERES é muitíssimo o
importante para avançar em tudo. Fazia 3 anos e 10 meses e 08 dias que não sabia o que significava essa palavra ENTENDIMENTO.
E verdade não tinha mais a tão cobiça mesadinha aos corruptos agora terá, dessa forma ira existir o ” entendimento”.
O Alquimia já está sentindo o cheiro do queijo. O cheiro do trono da Presidência. Temer II, o retorno. Lula pare de beber e abra o olho com o queridinho da vez.
Ou Brasil e futuro presidente bons da bexiga, tá faltando tudo, vamos correr atrás dos prejuízos, quatro anos vão ser poucos para esculhambar de novo, com essa gangue reunida, as hienas referendadas pelos sabidos vão fazer o povo se ajoelhar, vamos comer barro, picanha, tomar cerveja e sorrir.
E seguir rumo a “São Saruê? Aonde tem árvore de algodão doce e rios de leite e mel?
A vida não será fácil com essa gente imunda tentando esconder as falcatruas , construindo melhoras igual a um grande pastel de vento .