Quatro em cada dez brasileiros estão endividados. Além do bolso, a maioria sente o impacto também na saúde emocional. As dívidas têm mesmo tirado o sono de muitas famílias no país. Uma pesquisa da Federação Brasileira de Bancos, a Febraban, mostra que quatro em cada dez (39%) brasileiros estão endividados.
37% acreditam que vão quitar a dívida este ano, mas 24% dizem que vão demorar muito para pagar. A maioria dos endividados diz que a preocupação com as contas compromete a saúde.
“77% afirma que o endividamento afeta a saúde emocional, afeta as relações familiares, afeta a qualidade de vida”, diz Amaury Oliva, diretor de sustentabilidade e cidadania financeira da Febraban.
Fabiana Zanelatto é vendedora e tem uma dívida que supera em doze vezes o salário que ganha. Ela diz que nunca foi organizada com as contas e em janeiro, quando foi demitida, as despesas se acumularam de vez.
“A gente tenta cobrir uma dívida com outra e aí não dá certo isso. Aí você deita, você pensa que vai dormir, aí seu cérebro já começa. Do nada, vem a cobrança ‘E essa dívida? E o aluguel? E o condomínio? E não sei o quê que tem que pagar, como que eu vou fazer?'”
Das pessoas ouvidas na pesquisa, mais de 60% afirmaram que recorrem com frequência a algum tipo de crédito. O mais comum é o cartão, mas também foram mencionados os empréstimos pessoais.
Sem o planejamento adequado, esse tipo de comportamento pode levar a um endividamento descontrolado. Se a pessoa não pagar o valor total na data certa, a dívida vai só aumentando por causa dos juros altos.
Uma fatura de mil reais no cartão de crédito, por exemplo, pode chegar a quase R$ 1600 se a conta ficar atrasada por três meses.
O estudo ouviu três mil pessoas nas cinco regiões do país. 55% dos entrevistados admitiram que entendem pouco ou nada de educação financeira.
g1
Eu acho que essa pesquisa poderia ter sido acertada se tivesse sido feita há dois anos atrás, porque nesse governo de Lula,mesmo sabendo que há dois anos, também o governo era Lula, mas no começo do governo ele ainda seguia ou copiava o governo de Bolsonaro, primeiro ele copiou adiantando o 13 salário, porém ele aumentou os impostos de maneira acentuada, e oura que no inicio do governo dele, as pessoas ainda estavam consiste,inclusiveis comerciantes e empresários, depois tudo correu frouxo, sem nenhuma norma de tabelamento de preços, principalmente dos alimentos que é um item que se gasta mais e não se pode deixar de comer. Porque no governo de José Sarney(1996), havia tabelamento e fiscalização das mercadorias, hoje se passa por um supermercado pela manhã e a noite já tem preços novos nas prateleiras. Isso já vem desde de muito tempo, é um governo irresponsável sem nenhum preparado, e o consumidor sofre porque não encontra nenhuma defesa , os Deputados e Senadores nada fazem. Não adianta Lula fazer programas eleitoreiro pagando a estudantes para ir a aula, e alguns desses pegarem esses R$ 200 reais e comprarem drogas para se destruir e dar preocupação aos pais.Existem muitas pessoas nesses ministérios sem nada fazer, só embolsando um bom dinheiros no final do mês, é um governo devastador que gasta demais e em contra partida, deixando o povo mais pobre, sem nenhuma fiscalização, dos preços. Se tornando uma casa de mãe Joana, onde todos mandam e todos roubam. E por cima de tudo isso o Lula ainda ajuda os paises comunistas .Uma coisa eu digo feliz dos aposentados se daqui há um ano ainda exista fundo no INSS para pagar essa gente que trabalharam tanto e se ver esse castelo se afundar em pouco tempo.A maioria do Brasil sente-se com uma divida de 8.9%, e talvez mais.Com respeito a todos, estão lascados do pés a cabeça.
Eu acho que esses números são bem maiores.
Pesquisa do mercado de agiotagem, tentando influenciar os otarios, enquanto isso a população segue normal trabalhando e produzindo e curtindo a vida ao modo de cada um.
Faz o L !! Essa pesquisa está errada, acredito que seja 6×10
Esse ladrao gaga quebrou o Brasil! Já viramos a BRAZUELA