A primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, está na lista dos 41 artistas e produtores que serão premiados com o maior grau da Ordem do Mérito Cultural (OMC), a principal honraria pública do setor cultural brasileiro. A homenagem será atribuída pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, nesta terça-feira.
Janja será reconhecida no grau Grã-Cruz, o maior de três graus, destinado a um seleto grupo de personalidades culturais. Além da primeira-dama, fazem parte da lista nomes como Alceu Valença, Aldir Blanc, Alcione, Beth Carvalho (in memoriam), Chitãozinho e Xororó, Xuxa, Marcelo Rubens Paiva, Walter Salles, Fernanda Torres e Paulo Gustavo (in memoriam).
“A escolha reflete a diversidade e riqueza cultural do Brasil, valorizando expressões artísticas de distintas regiões, trajetórias e linguagens”, afirma o Ministério da Cultura, em nota. A pasta define a primeira-dama como uma “socióloga com atuação destacada em causas sociais, direitos das mulheres e combate à fome”, além de “engajada na promoção da cultura e da participação popular”.
A primeira entrega da OMC foi feita em 1995, sendo suspensa a partir de 2019. O prêmio tem por finalidade condecorar personalidades, órgãos e entidades públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, que tenham se distinguido por suas relevantes contribuições prestadas à cultura brasileira. Ao todo, 112 pessoas e 14 instituições serão condecoradas neste ano.
As indicações abrangeram diversos segmentos culturais, como acervo, arquitetura, artes cênicas (teatro, dança e circo), artes visuais, audiovisual, cultura digital, cultura indígena, cultura tradicionais e populares, culturas urbanas, fotografia, literatura, música e patrimônio cultural.
Em 2023, a primeira-dama também foi homenageada pelo governo com o mais alto grau da Ordem de Rio Branco, uma condecoração concedida pelo governo brasileiro para distinguir pessoas físicas, jurídicas e entidades “pelos seus serviços ou méritos excepcionais”.
Infomoney
Margarete Régia é uma grande vereadora de Natal.Ela é campeã de emendas em nossa cidade.
Sandro Soares para renovar!
Aroldo sempre trabalhando na zona oeste meu vereador
Eu vou de @sandro Soares não estar nas pesquisas mais esse vai fazer muito por Natal.
Vamos mudar a câmera municipal…. precisamos ter um representante da Zona Norte
VAMOS VOTAR,LUTAR E FAZER A DIFERENÇA, NA ÁREA DE SAÚDE MÉRCIA DANTAS. ESTAMOS JUNTOS.
Se é para renovar, vamos de Daniel Rendall. Vamos ver os projetos para nossa Natal.
Margarete Regia vereadora, claro, é a melhor.
É a guerreira do povo
Alguém que olha pela população, em especial a tão abandonada zona norte.
Meu voto e respeito vai pra Henrique Mosquito, um ser humano que tem propósito em ajudar.
MELHOR NOME PARA VEREADOR DE NATAL, PORQUE TEM TRABALHO E REALMENTE GOSTA DO POVO POBRE E ESQUECIDO DE NATAL, E A VEREADORA MARGARETE RÉGIA, ESSA SIM MERECE.
DA-LE MARGARETE RÉGIA A MELHOR VEREADORA DE NATAL!!!!
O RESTO PRECISA APRESENDER A RESPEITAR O POVO.
SO APARECEM NA EPOCA DA ELEIÇÃO.
ELA SIM, TRABALHA, TRABALHA TRABALHA .
Vale o voto
Realmente ela mereçe.
Meu voto vai para o Padre Caio Cavalcante
Henrique Mosquito o nosso vereador citado em todas pesquisas internas.
Alguém que olha pela população, em especial a tão abandonada zona norte.
Márcio Varela é o cara mais atuante e preparado que a zona norte tem, como não faz parte dos partidos que compram pesquisas seu nome não aparece.
Rogério Anacleto esse tem compromisso
Vamos renovar e mostrar trabalho e dedicação a nossa cidade,com João Batista Torres.
João Batista Torre merece está na bancada
Pesquise
Pois vamos renovar mesmo, pq esses vereadores não faz nada pelos nossos bairros, meu voto é de Madson augusto Silva, pq eu sei que ele vai trabalhar pelos nossos bairros, e com ele q eu vou.
Um colega legal o amigo
Meu amigo é legal
Nunca fui entrevistada, meu voto é de Madson augusto Silva. E um rapaz que vai trabalhar pelo seu bairro e o q nos precisamos.
Vamos renovar pois quem não trabalha não merece esta nessa bancada rumo a vitória João batista
O Natalense merece! pense num povo masoquista…