A Controladoria-Geral da União (CGU) identificou, numa amostra de 952 beneficiários com desconto em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que 71,1% não estão com documentação hábil autorizando o débito de associações e sindicatos.
Segundo relatório da CGU, isso demandaria, no mínimo, a suspensão desses descontos “até a regularização da documentação que suporte sua efetivação”.
“Destaca-se que, para 373 beneficiários (39,2%), não houve o envio da documentação que evidenciasse a autorização do referido desconto, sendo que oito entidades não enviaram qualquer documentação, quais sejam: ABSP/AAPEN, ABAPEN, ABCB, ABENPREV, MASTERPREV, UNASPUB, UNIBAP e UNSBRAS/UNABRASIL”, diz o documento.
O relatório também aponta que algumas entidades negaram expressamente o envio de documentos à CGU. “Esse tipo de ocorrência reflete a fragilidade dos controles existentes e a ausência de fiscalizações efetivas pelo INSS.”
Informações e documentos obtidos nas visitas realizadas pela CGU a 29 entidades não possibilitaram concluir, de forma adequada e suficiente, acerca da existência de capacidade operacional compatível com o volume de associados e com a sua dispersão geográfica.
“Assim, cabe à gestão do INSS avaliar a pertinência de manutenção de intermediação da consignação de descontos associativos em folha de pagamentos, haja vista que se trata de uma faculdade e não de uma obrigatoriedade, e que se refere a relação entre privados, em face do cenário de crescimento exponencial de demandas por averbação desses descontos, considerando reiteradas manifestações de que não dispõe de capacidade operacional para fazer frente às obrigações assumidas e as respectivas responsabilidades decorrente”, completa o relatório.
Falta de competência técnica
À CGU, o INSS informou que não possui competência técnica pericial para conferir ou validar a veracidade de informações enviadas por sistemas próprios das associações, baseando a validade das assinaturas na “boa fé e no respeito à autonomia constitucional e fé pública de que gozam as associações e sindicatos”.
Com relação à validação das assinaturas eletrônicas, em reunião realizada com a CGU em 24 de junho de 2024, representantes do INSS e da Dataprev informaram não ter a capacidade de avaliar se as assinaturas digitais podem assegurar a validade dos referidos documentos.
A CNN tenta contato com as associações citadas na reportagem e com o INSS.
Na semana passada, o órgão divulgou uma nota dizendo que todos os Acordos de Cooperação Técnica (ACT) com entidades e associações em vigor foram suspensos.
“A devolução dos descontos associativos não reconhecidos pelos beneficiários –ocorridos antes de abril de 2025 — serão avaliados por grupo da Advocacia Geral da União (AGU) que tratará do tema.”
CNN Brasil
Os investigadores podiam chamar este plano de ‘Golpe da Angelica” (vai de taxi 🎵) 🤣🤣🤣
Os esquerdopatas estão todos insanos, se até os diálogos relatam que alguém ficou puto com Bolsonaro por só “jogar nas 4 linhas”, mais uma narrativa que não dará em nada para o objetivo deles, é desespero da esquerdalha, chupa que é de uva. Vão relinchando…..
72 horas para os minions estarem na traseira dos quartéis, 3,2,1…
Quando Lula foi preso, os petistas diziam que não tinha provas e etc. Agora, são os Bolsonaristas que desacreditam as denúncias. Ou seja, o amor político cega as pessoas.
Se vc tiver o mínimo de honestidade e decência vai notar que são casos diferentes. Em um as devoluções e contas de esquemas bilionários são prova cabal dos crimes, no outro os acusadores pedem que se “use a criatividade” para produzir provas, detalhe, não é advogado de acusação, é o assistente desse mesmo juiz.
Tu vens, tu vens eu já escuto os teus sinais.
Chegou a hora de Padilha e Pimentel lançarem o filme policial Tropa de Elite III. Vai ganhar o Oscar e ser campeão de bilheteria. Baseado em fatos reais.
Bandido bom é bandido morto. Grande dia!
A insistência para nivelar o presidente Bolsonaro ao sr. Luiz Inácio é uma neurose dos que detestam Jair Messias. Coisa muito triste.
Eita q vai ter gente fazendo oração pra pneu novamente…kkkk
“Alô, é da embaixada parceira? Tem como dar abrigo a 37 papangus? Não?! E a um ex-presidente golpista? Serão bem recompensados com joias.”
LULALADRAO SIM
KKKKK! Boa!
O Brasil é uma piada mesmo! Comparo estes fatos noticiados com o seriado Ilha da Fantasia, lá vem o avião!!!! República de idiotas.
O melhor sao os argumento dos menions. Cada um mais sem noção que o outro.
Que hora o bri@c# do bozo vai fechar, pra ele correr pro hospital?
Aqui se faz, aqui se paga. O grande dia esta chegando . Estamos todos na corrente positiva para a prisão desse homem.
Seu otário, esse é o terceiro indiciamento do Bolsonaro. Ele é ex-presidiário? Indiciamento não significa prisão.
Que Deus te dê em dobro o que desejares ao teu próximo!!
A REUNIÃO SECRETA DO DIA 13 DE NOVEMBRO DEU 🍍🍍 🍉🍉 🍊🍊 🍐🍐
Já comprei o whisky…
A cadeia chaaaaaaaama.
Fechem as embaixadas.
🤡🤡🤡🤡🏃➡️🏃➡️🏃➡️🏃➡️
cuidado pra não ser seu pai Lule voltar de onde não deveria ter saído.
Peraí Dior, qual fala do colega acima mencionou que ele é eleitor de Lula? Tem de fazer um malabarismo argumentativo digno de um aloprado para chegar a essa sua conclusão… melhor seria ter ficado calado e evitado passar vergonha.