Diversos

Pico do Cabugi-RN, o vulcão extinto que pode ter sido o ponto de descoberta do Brasil, defendido por vários historiadores

Pico Cabuji, em Angicos (RN), vulcão extinto que é tido por alguns historiadores como ponto de descoberta do Brasil pelos portugueses. Foto: EFE/Ney Douglas. Veja também vídeo aqui com imagens de Ney Douglas

Vários historiadores e investigadores afirmam que o pico do Cabugi, o único vulcão extinto no Brasil que conserva sua forma original, foi o ponto que os primeiros portugueses que chegaram ao país avistaram em 1500, um fato que por séculos é atribuído ao Monte Pascoal, na Bahia. Confira reportagem do UOL, via Efe, de março do ano passado, em que volta a discutir o que mudaria, significativamente, a origem da história do Brasil.

Localizado perto do litoral de Rio Grande do Norte, no extremo nordeste do país, o pico do Cabugi é o único dos vários vulcões inativos que mantém sua forma intacta e seu nome se tornou mais conhecido no país atualmente por conta dessa reivindicação histórica.

O primeiro a levantar essa hipótese foi o pesquisador Lenine Barros Pinto, professor da Universidade Federal de Rio Grande do Norte, que publicou em 2012 o livro “Reinvenção do Descobrimento”, no qual afirma que Cabugi é o Monte Pascoal e que o município vizinho de Touros corresponde à cidade de Porto Seguro.

Apesar das teorias que indicam que o português Duarte Pacheco Pereira avistou, sem tocar terra, o que hoje é o Brasil em 1498, e o espanhol Vicente Yáñez Pinzón teria chegado à costa de Pernambuco em 26 de janeiro de 1500, o descobrimento é atribuído a Pedro Álvares Cabral em 22 de abril daquele mesmo ano.

Pedro Álvares Cabral era um dos comandantes da expedição portuguesa de Vasco da Gama que buscava uma rota diferente para chegar à Índia, circundando o continente africano, e, de acordo com os relatos históricos, avistou primeiro o Monte Pascoal e depois desembarcou onde hoje fica a cidade de Porto Seguro.

O engenheiro civil e investigador Manuel Oliveira Cavalcanti, que acaba de publicar “1500: de Portugal ao saliente Potiguar”, um livro que recolhe os estudos feitos pelo próprio autor em sua viagem ao país europeu para conhecer mais detalhes da “Carta do Descobrimento”, o documento oficial português sobre o Brasil.

“Há uma tese de um historiador de que o descobrimento do Brasil foi no Rio Grande do Norte e essa tese foi meu ponto de partida”, disse à Agência Efe Oliveira Cavalcanti, que recopilou o trabalho de Barros Pinto e reforçou a teoria com mais dados baseados na interpretação dos relatos dos portugueses.

De acordo com Oliveira Cavalcanti, “há novos fatos, novas evidências e o livro mostra isso, que o Brasil foi descoberto no Rio Grande do Norte. Foram dois anos de pesquisa”, frisou.

“Estive em Portugal, na Torre do Tombo, e averiguei dezenas e dezenas de livros, analisei as correntes marítimas, a plataforma continental, as correntes aéreas, e por aí segue todo o trabalho para demonstrar essa teoria”, indicou o engenheiro civil..

Pinto, Cavalcanti e outros pesquisadores também se basearam em uma expedição conjunta realizada entre os governos de Brasil e Portugal para a celebração dos 500 anos do descobrimento, no qual os navegantes utilizaram a rota, condições e equipamentos similares aos empregados por Pedro Álvares Cabral.

Imagem: EFE/Ney Douglas

Para chegar em 22 de abril de 2000 à Bahia, a expedição precisou de um motor auxiliar mais potente, pois, nas mesmas condições de 1500, só conseguiriam chegar a solo brasileiro, naquela data, na cidade de Touros.

Com coordenadas de 5° 42′ 22″ S 36° 19′ 15″ O e uma altitude de 590 metros, o pico do Cabugi, cujo nome significa “peito de moça” em tupi-guarani, também é chamado de Serrote da Itaretama, que nessa mesma língua indígena se traduz como “serra de muitas pedras”.

O pico faz parte do Parque Ecológico Cabugi, uma extensa área de preservação monitorada pelo governo estadual e que conta cada vez mais com turistas, nacionais e estrangeiros, que buscam uma opção de aventura diferente da oferecida pelas praias paradisíacas da região.

No dia 22 de abril, durante a celebração dos 518 anos do descobrimento do Brasil por parte dos portugueses, a teoria voltou a ganhar força e várias reportagens na mídia impressa e televisiva dedicaram seu espaço a essa reivindicação histórica que está sendo cogitada depois de cinco séculos.

UOL e EFE

 

Opinião dos leitores

  1. Impossível. O tal pico está localizado a 67 km da costa. O municipo praiano mais próximo é Guamaré. Mesmo se os supostos descobridores tivessem chegado em Guamaré, eles precisariam estar a mais de 400 de altitude para ver tal pico. OU seja, não tem como ver esse pico desde a praia porque a Terra NÃO É PLANA.

  2. Ao chegar na cidade de João Câmara RN, no sentido de quem vem da capital, não é preciso sair da BR nem tampouco do veículo. Não é preciso medir esforços para avistar a sua esquerda o pico do cabugi!
    Olhando pelo google maps, em uma linha reta entre a cidade de João Câmara e a orla da Praia do Marco, podemos observar uma distância de 50km. A relatos de alguns pescadores da região afirmando que conseguem ver o dito monte parcial "pico do cabugi" dentro do mar.

  3. Quero ver uma foto do cabugi tirada do litoral, que acho nao é possível avistá-lo de lá( qualquer ponto do litoral). O resto é conversa

    1. Basta ir para uma das plataformas da Petrobrás em Guamaré, para de longe você avistar o pico do Cabugi…

    2. Eu já escalei o Pico do Cabugi, na metade dele você já consegue ver os navios no Mar.

    3. Achismo. É o mal dos que têm preguiça de ler, de pesquisar… o "eu acho" é mais válido que fotografias, que artigos científicos. Ser ignorante é moda.

  4. Incrível como alguns descendentes de Poti adoram viajar na maionese. São dignos de serem estudados cientificamente.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

André Mendonça convoca PF para nova reunião sobre caso do Banco Master

Foto: Gustavo Moreno/STF

Relator do inquérito que apura o escândalo do Banco Master, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça convocou a Polícia Federal para uma nova reunião nesta segunda-feira (23). O objetivo é receber o primeiro relatório da investigação, analisar pedidos pendentes e definir novas diligências.

Mendonça também avalia a manutenção de decisões adotadas pelo antigo relator, Dias Toffoli. Na semana passada, ele já sinalizou mudança de postura ao autorizar que peritos da PF analisem livremente cerca de 100 aparelhos eletrônicos apreendidos — antes, o acesso era restrito — e permitir depoimentos de investigados sem foro privilegiado sem autorização prévia do STF.

O ministro determinou ainda o envio à CPI mista do INSS de dados como o conteúdo do celular de Daniel Vorcaro e informações obtidas nas quebras de sigilos fiscal, bancário e telemático.

Em despachos recentes, Mendonça reforçou a exigência de sigilo e afirmou que apenas investigadores diretamente envolvidos devem ter acesso às informações, inclusive sem compartilhamento com superiores hierárquicos ou outras autoridades. A diretriz, segundo interlocutores, é de atuação “independente, discreta e sem perseguições”.

Indicado ao STF pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, Mendonça assumiu o caso em meio a desgaste interno da Corte. Já Toffoli, relator original, deixou o inquérito após controvérsias envolvendo sua atuação e suspeitas levantadas durante a apuração.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Investigação na Receita amplia desconfiança entre STF e setores do governo Lula

Foto: Mateus Bonomi/Reuters

As investigações do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre acessos ilegais a dados da Receita Federal ampliaram o clima de desconfiança entre ministros da Corte e setores do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Após determinação do ministro Alexandre de Moraes para rastrear acessos a informações fiscais de cerca de 140 pessoas, incluindo parentes de magistrados, ministros do STF passaram a questionar se dados obtidos ilegalmente foram usados em investigações da Polícia Federal.

Segundo nota do STF, foram identificados “diversos e múltiplos acessos ilícitos” aos sistemas da Receita, seguidos de vazamento de informações sigilosas. Na última semana, quatro servidores do Fisco foram alvo de operação da PF por suspeita de quebra de sigilo e repasse de dados a terceiros.

Entre ministros, a suspeita não recai sobre a cúpula do governo, mas sobre auditores da Receita. Já no Planalto, auxiliares de Lula avaliam que a Receita e a PF correm o risco de virar bodes expiatórios no escândalo envolvendo o Banco Master.

O governo acompanha o caso com cautela e busca evitar que a crise respingue no Planalto. Auxiliares têm reiterado aos ministros que não houve ingerência política e que acessos indevidos são rastreáveis, sem envolvimento da direção da Receita.

O caso Master, que envolve o empresário Daniel Vorcaro, é apontado por aliados do governo como o foco central das investigações. Segundo avaliações internas, as irregularidades podem gerar prejuízo superior a R$ 55 bilhões ao sistema financeiro, além de rombo no Banco de Brasília (BRB).

A troca da relatoria do caso no STF — de Dias Toffoli para André Mendonça — é vista como tentativa de reduzir a pressão sobre o governo. Mesmo assim, o ambiente segue tenso.

A desconfiança se intensificou após a PF entregar ao presidente do STF, Edson Fachin, relatório com dados extraídos do celular de Vorcaro, mencionando ministros da Corte. Parte do STF questiona a legalidade dessa apuração.

Apesar da mudança de relatoria, o clima permanece delicado. Uma das primeiras decisões de Mendonça foi restringir o acesso a documentos do caso apenas aos investigadores diretos, reforçando o sinal de cautela dentro do tribunal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Carlos diz que Bolsonaro prepara lista de pré-candidatos ao Senado e aos governos estaduais

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O ex-vereador Carlos Bolsonaro (PL) informou neste sábado (21) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está preparando uma lista inicial de pré-candidatos aos cargos eleitorais deste ano.

Em visita ao pai, que se encontra preso na Papudinha, uma ala do Complexo da Papuda, Carlos relatou um quadro instável de saúde e afirmou que, ainda assim, ele está elaborando uma lista de possíveis candidatos ao Senado e governos estaduais.

“Meu pai, preso político, continua soluçando intensamente e, ontem, apresentou uma crise severa de vômitos ao longo da tarde. Ainda assim, pediu que eu informasse aos senhores que está confeccionando, inicialmente, uma lista de pré-candidatos ao Senado, aos governos estaduais e a outras participações políticas igualmente relevantes”, escreveu o ex-vereador no X.

Carlos disse que teve uma “longa e atenta” conversa com o ex-mandatário e que pôde cumprimentar os deputados Nikolas Ferreira (PL-MG) e Ubiratan Sanderson (PL-RS), que também visitaram Bolsonaro nesta manhã.

“Mesmo diante da evidente degradação de sua saúde, mantém-se focado, lúcido e construtivo. Tudo verdadeiramente impressionante, dada a força que demonstra em meio a tantas adversidades”, acrescentou.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Justiça absolve homem de 35 anos acusado de estupro de menina de 12 por ‘vínculo afetivo consensual’

Foto: Mirna de Moura/TJMG

A decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) que absolveu um homem de 35 anos acusado de estupro de vulnerável contra uma menina de 12 anos gerou forte reação de parlamentares e entidades de defesa da infância.

Por maioria, a 9ª Câmara Criminal derrubou a condenação de primeira instância, que havia fixado pena de nove anos e quatro meses de prisão. O relator, desembargador Magid Nauef Láuar, entendeu que havia um “vínculo afetivo consensual” entre o réu e a vítima, com conhecimento da família, apontando “peculiaridades” do caso ocorrido em Indianópolis, no Triângulo Mineiro. O processo tramita em segredo de Justiça.

A legislação brasileira tipifica como estupro de vulnerável qualquer ato sexual com menor de 14 anos, independentemente de consentimento — entendimento consolidado em súmula do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Em nota, o Ministério Público de Minas Gerais afirmou que a lei estabelece presunção absoluta de vulnerabilidade e informou que avalia medidas cabíveis. A Defensoria Pública de Minas Gerais, autora do recurso que levou à absolvição, disse ter atuado na garantia da ampla defesa. O TJMG declarou que não comentará o caso.

Reação política e institucional

A decisão foi criticada por parlamentares de diferentes espectros. A deputada Erika Hilton afirmou que acionará o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Já o deputado Nikolas Ferreira disse que o tribunal criou uma exceção ilegal à norma.

Após a repercussão, ao menos três projetos de lei foram apresentados na Câmara para reforçar que o consentimento é juridicamente irrelevante em casos envolvendo menores de 14 anos. Propostas de Duda Salabert e Henrique Vieira defendem a uniformização da aplicação da lei.

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, a Rede Nacional de Conselheiros Tutelares e o Instituto Liberta também repudiaram a decisão, classificando-a como retrocesso. As entidades afirmam que a relativização da vulnerabilidade pode favorecer a naturalização da violência sexual infantil e esperam que o STJ reverta o entendimento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lucas Cure é campeão sul-americano invicto de squash Sub-13

O jovem atleta Lucas N. S. Cure Agrelli conquistou o título de campeão sul-americano de squash na categoria Sub-13, de forma invicta, em uma das principais competições de base do continente, que reuniu atletas de 12 seleções nacionais.

Com uma campanha impecável, Lucas venceu todas as partidas do torneio e coroou sua trajetória na grande final ao derrotar o colombiano Tomaz Gonzalez, um dos destaques da categoria.

A conquista é resultado direto de um trabalho consistente de preparação física, técnica e emocional, desenvolvido sob a orientação do treinador Tiago “Japa”, profissional reconhecido pela formação de atletas de alto rendimento. Sua dedicação, metodologia e acompanhamento próximo foram fundamentais para o excelente desempenho de Lucas ao longo da competição.

O Campeonato Sul-Americano é referência na formação de novos talentos e reúne os principais nomes da base do squash na América do Sul. Vencer um evento desse porte, de forma invicta, reforça o potencial do atleta e o coloca entre os destaques da nova geração do esporte brasileiro.

Além do talento, Lucas se destaca pela disciplina, foco e comprometimento, refletindo os valores transmitidos por sua equipe técnica e família.

A conquista representa mais um passo importante em sua trajetória esportiva e reforça o crescimento do squash nacional no cenário internacional.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Derrubada do tarifaço nos EUA isenta Brasil em US$ 21,6 bilhões, estima CNI


Foto: Brendan SMIALOWSKI / AFP

A decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos de barrar o tarifaço imposto pelo presidente Donald Trump isenta US$ 21,6 bilhões em exportações brasileiras para os Estados Unidos.

O cálculo é da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com base em dados de 2024 da Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos. As tarifas derrubadas variavam de 10% a 40% e incidiam sobre parte dos produtos brasileiros.

A decisão afetou principalmente as chamadas tarifas recíprocas, eixo central da política comercial do governo Trump. Permanecem em vigor, no entanto, sobretaxas sobre aço e alumínio.

O presidente da CNI, Ricardo Alban, afirmou que a entidade acompanha a decisão com cautela e seguirá monitorando os impactos, destacando a relevância da parceria comercial entre Brasil e EUA.

Após o julgamento, Trump classificou a decisão como “uma vergonha” e anunciou que pretende usar outro instrumento legal para impor uma tarifa global de 10% sobre importações. O republicano afirmou ainda que dispõe de “métodos mais fortes” para aplicar novas taxas.

Impactos recentes

Sob efeito do tarifaço, as exportações brasileiras para os EUA caíram 6,6%, passando de US$ 40,37 bilhões em 2024 para US$ 37,72 bilhões em 2025. O déficit comercial do Brasil com os americanos saltou para US$ 7,53 bilhões — alta de quase 2.900% em relação ao ano anterior.

Dados do Ministério do Desenvolvimento mostram que o Brasil acumula déficits comerciais com os EUA desde 2009. O resultado de 2025 foi o pior desde 2022.

Linha do tempo

O tarifaço começou em abril, com taxação geral para diversos países. Em agosto, Trump anunciou uma sobretaxa de 50% específica para o Brasil, mas com mais de 700 exceções, como suco de laranja, petróleo e aeronaves.

Com o avanço das negociações entre Trump e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os EUA retiraram tarifas de produtos como carne bovina, café, açaí e cacau. Nesta sexta-feira, a Suprema Corte derrubou as tarifas adicionais que ainda vigoravam.

Com informações de g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Trump aumenta tarifa global de 10% para 15% após decisão da Suprema Corte dos EUA

Foto: Kevin Lamarque/Reuters

Menos de 24 horas depois de anunciar uma tarifa global de 10% sobre todos os produtos importados pelos Estados Unidos, o presidente Donald Trump aumentou a taxa para 15%. A decisão foi divulgada pelo republicano na sua rede social Truth Social neste sábado (21).

Segundo Trump, o aumento acontece após uma “revisão minuciosa” da decisão “ridícula, mal redigida e extraordinariamente antiamericana sobre tarifa” da Suprema Corte do país, que derrubou nesta semana o tarifaço implementado pelo mandatário em agosto do ano passado.

Na mensagem publicada hoje, o presidente deu a entender que deve continuar retaliando a decisão dos juízes, prometendo ainda mais tarifas em breve.

Nos próximos poucos meses, o Governo Trump determinará e anunciará as novas tarifas legalmente admissíveis, que darão continuidade ao nosso extraordinariamente bem-sucedido processo de Tornar a América Grande Novamente — MAIOR DO QUE NUNCA!!!“, completou.

Donald Trump aumenta tarifa global de 10% para 15% | Reprodução/Truth SocialImagem: reprodução/Truth Social

SBT News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Feminicídio em Extremoz: homem mata companheira com golpes de machado e tenta tirar a própria vida

Foto: reprodução

Uma mulher foi morta a golpes de machado pelo companheiro na manhã deste sábado (21), na Praia de Barra do Rio, em Extremoz. Após o crime, o homem tentou tirar a própria vida, mas foi socorrido com vida.

Segundo a polícia, o casal discutiu durante a madrugada. O homem atacou a mulher dentro da residência e, em seguida, pulou o muro para um imóvel vizinho, onde tentou se matar com uma faca.

Ele foi atendido pelo Samu e levado em estado grave ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal. O estado de saúde não foi divulgado.

A Polícia Militar isolou a área e acionou a Polícia Científica. A Polícia Civil iniciou as investigações. Moradores relataram que as brigas entre o casal eram frequentes. O caso é investigado como feminicídio.

Com informações de Portal da Tropical

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Após queda do tarifaço, EUA avisam que seguem investigando Brasil por ‘supostas práticas desleais de comércio’

Foto: Mandel Ngan/AFP

Os Estados Unidos avisaram que seguem investigando o Brasil no âmbito da chamada “Seção 301”, que apura supostas práticas desleais de comércio, após a Suprema Corte norte-americana derrubar uma série de taxas implementadas pelo presidente Donald Trump.

A investigação no âmbito da 301 pode resultar na aplicação de novas tarifas contra o Brasil. Nesta apuração os Estados Unidos miram temas que envolvem desmatamento ilegal, mercado de etanol, propriedade intelectual, pirataria, corrupção e até o Pix.

O USTR (Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos) indicou que, após a decisão da Suprema Corte contra as tarifas, o governo norte-americano adotará ao menos quatro medidas:

  1. Impor uma sobretaxa temporária global de 10%, nos termos da “Seção 122” da Lei de Comércio de 1974
  2. Iniciar novas investigações com base na “Seção 301” da Lei de Comércio de 1974
  3. Dar continuidade às investigações da “Seção” 301, contra Brasil e China, por exemplo
  4. Manter as tarifas atualmente impostas com base na “Seção 232” da Lei de Expansão Comercial de 1963

Com relação ao terceiro tópico, a continuidade das apurações da 301, o USTR destaca que: “caso essas investigações concluam que há práticas comerciais desleais e que medidas de resposta são justificadas, tarifas são um dos instrumentos que podem ser aplicados”.

A sobretaxa global de 10% também impactará o Brasil, assim como a manutenção das tarifas da “Seção 232”. Esta taxação atinge itens como aço, alumínio, cobre, madeira, entre outros e são aplicadas a cerca de US$ 10,9 bilhões das exportações brasileiras aos Estados Unidos.

Como mostrou a CNN, um total US$ 15 bilhões em exportações brasileiras para os Estados Unidos foram beneficiados pela decisão da Suprema Corte. Os dados foram colhidos junto ao Mdic (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços).

Ao todo, US$ 6,2 bilhões em produtos brasileiros estavam sujeitos às tarifas recíprocas de 10%, enquanto US$ 8,9 bilhões sofriam com adicionais de 40%.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Morre aos 92 anos Monsenhor Agnelo Dantas Barreto, em Natal

Morreu neste sábado, aos 92 anos, o Monsenhor Agnelo Dantas Barreto, pároco emérito da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, em Natal.

O religioso estava internado na UTI de um hospital particular desde o último domingo (15), tratando um quadro de pneumonia. Após apresentar leve melhora e deixar de respirar com auxílio de aparelhos, seu estado se agravou, levando ao falecimento.

O velório será realizado a partir das 16h, na antiga Catedral. A Missa de Corpo Presente ocorre neste domingo (22), às 7h, presidida por Dom João Santos Cardoso. O sepultamento está marcado para as 8h, na Capela do Senhor Bom Jesus dos Passos, no interior da igreja.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *