Cidades

Placa com suástica nazista gera revolta em moradores de condomínio de classe média alta em Mossoró

Imagem feita por drone revela placa com a suástica nazista em terraço de residência de condomínio em Mossoró (RN) | Foto: arquivo pessoal

Os moradores de um condomínio de classe média alta na cidade de Mossoró se revoltaram após um dos vizinhos colocar, no terraço de sua casa, uma placa contendo uma suástica nazista

A denúncia partiu de uma pessoa que mora no condomínio, que pediu para não ser identificada. A placa aparentemente parece desgastada e tem uma mancha de tinta cobrindo parte do emblema nazista.

“Quando eu vi a placa, de longe, quase não acreditei que pudesse ser verdade.”, contou o morador. “É uma placa antiga, está até manchada. Ele a colocou no terraço, no último andar da casa. Não sabemos se ele encontrou ela assim e levou para casa ou se ele já tinha ela em casa e resolveu colocar no terraço”.

Indignados, os vizinhos resolveram fazer algumas imagens com auxílio de um drone, para se certificar de que o símbolo contido na placa era mesmo a suástica usada pelos nazistas. “Nós ficamos espantados quando vimos as fotos”, disse o morador que descobriu a placa. “Era mesmo uma suástica. Conversando com outros vizinhos, todos se disseram espantados. O clima também é de revolta e medo, pois não sabemos do que uma pessoa como essa é capaz”.

Segundo o relato de outro morador, o proprietário da casa onde a placa foi colocada é uma pessoa “estranha”, de poucos amigos. “Em geral, o pessoal daqui é cordial, educado, mas ele não. Grita com as pessoas, ofende”, contou.

A casa onde foi colocada a placa foi construída há pouco mais de 5 anos, mas os condôminos não sabem dizer se foi o homem que a construiu ou se o imóvel foi alugado e ele se mudou há pouco tempo para lá.

“Esses extremistas estão surgindo em todos os cantos do País, o que é incompreensível. Somos um povo miscigenado, brasileiro não tem nada de ariano, não. E aí vem um nordestino levantar um símbolo desse? É contraditório demais”, Vizinho denunciante.

Denúncia ainda não foi formalizada

Por meio de nota, a administração do Condomínio Veronique, onde ocorreu a descoberta da placa com a suástica, declarou que, até o momento, não houve nenhuma reclamação ou denúncia formal sobre o fato narrado pelos moradores.

“Somos cientes da gravidade existente na apologia ao nazismo, sobretudo por tudo de mal que fez contra a humanidade. E, em se constatando o suposto fato, caberá às autoridades policiais adotarem as medidas cabíveis. A administração do condomínio, tão logo seja provocada, prestará os esclarecimentos de sua responsabilidade para elucidação do caso”, afirma a administração do empreendimento, na nota.

O condomínio fica num bairro da zona sul de Mossoró, onde também se localiza o aeroporto da cidade. Fundado em 2007, conta com 493 lotes destinados à construção de residências familiares, numa área de 14 hectares.

O empreendimento conta com área de lazer com piscinas, churrasqueiras, playground, quadra poliesportiva e academia de musculação. A vigilância é armada e motorizada e o sistema de monitoramento conta com 41 câmeras, além de câmeras speed dome, que captam e processam imagens de alta qualidade para locais que necessitem de clareza e riqueza de detalhes.

A apologia ao nazismo é crime previsto em lei no Brasil, com pena de reclusão. Ela se enquadra na Lei 7.716/1989, segundo a qual é crime praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. A pena é de reclusão de um a três anos e multa ou reclusão de dois a cinco anos e multa se o crime foi cometido em publicações ou meios de comunicação social.

A mesma lei também deixa claro que é crime fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo. A pena é de reclusão de dois a cinco anos e multa.

UOL

Opinião dos leitores

  1. Coronel Delgado, acho que de coronel vc não tem nada, não politise o assunto tão sério, mas como vc pediu um palpite, vou deixar o meu. Votou em Lula e Fátima.

  2. Só um demente não enxerga que esses vermes racistas e hediondos se proliferaram justamente no governo desse genocida inútil, cujo governo só serviu prá estimular esse tipo de comportamento desprezível!
    CADEIA NESSA RAÇA IMUNDA!!

  3. Mossoró tem lá classe média segundo uma pesquisa da forbes não sei se a mesma era falsa ou verdadeira constatou que 98% dos mossoroenses ostentavam nas rede sociais se fazendo de ricos sem posssuirem miseros reais na conta corrente bancária, eu creio que seja mensagem fake do Whatsapp.

    1. Palpite, não! Tenho certeza que ele votou e vota no partido que apoia as maiores ditaduras do mundo, além de proteger e defender bandidos. Onde tem sacanagem, roubo, corrupção e tudo o que não presta, este partido está no meio…

    2. Com certeza, votou no LADRÃO, comunista e bandido do Lula e sua corja. Seu PTRALHA maldito.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Ex-prefeito de Nísia Floresta declara apoio total à pré-candidatura de Eriko Jácome a deputado estadual

Foto: Divulgação

Mais uma importante liderança política passa a integrar o projeto de Eriko Jácome rumo à Assembleia Legislativa do RN. O ex-prefeito de Nísia Floresta, Daniel Marinho, declarou apoio à pré-candidatura do parlamentar, fortalecendo a articulação política no litoral sul do estado.

Com forte atuação política no município e influência entre lideranças da região, Daniel chega para somar ao grupo e ampliar o diálogo com importantes bases do eleitorado potiguar.

Nos bastidores, o apoio é visto como um movimento estratégico dentro do cenário político estadual. A experiência administrativa de Daniel Marinho e sua capacidade de mobilização regional devem contribuir diretamente para o fortalecimento da pré-candidatura de Eriko Jácome.

Com a definição, Daniel Marinho oficializa seus apoios para as eleições de 2026: Eriko Jácome como pré-candidato a deputado estadual e Nina Souza como pré-candidata a deputada federal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] URGENTE: Tirullipa revela prejuízo de R$ 10 milhões após incêndio em circo de Natal

Imagens: Reprodução/TV Tropical

O humorista Tirullipa revelou que o incêndio que atingiu o circo onde se apresentava causou um prejuízo estimado em R$ 10 milhões. Apesar das perdas materiais significativas, ele destacou que ninguém ficou ferido no incidente desta segunda-feira (11), em Natal.

O incêndio comprometeu parte importante da estrutura do circo, resultando em danos considerados de grande impacto financeiro para a produção. Segundo Tirullipa, o prejuízo envolve equipamentos, montagem e toda a estrutura utilizada nos espetáculos.

Em entrevista à TV Tropical, o humorista afirmou que o circo possuía seguro, mas ressaltou que a cobertura não será suficiente para compensar integralmente as perdas. Ele destacou que os valores envolvidos superam o que será recuperado.

Apesar da dimensão do prejuízo, Tirullipa reforçou que o mais importante foi o fato de não haver vítimas no incêndio. A equipe envolvida conseguiu sair em segurança da estrutura atingida.

O artista também afirmou que a reconstrução do circo será um grande desafio, mas disse que pretende seguir com o projeto. Ele agradeceu ainda o apoio recebido de moradores de Natal e do público potiguar após o ocorrido.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

[VÍDEO] Elevador quebra e pacientes têm que subir escadas no Walfredo Gurgel, denuncia Sindsaúde

Imagens: Divulgação/Sindsaúde-RN

Uma pane em um dos elevadores do Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, está obrigando pacientes a serem transportados pelas escadas dentro da unidade, segundo denúncia do Sindsaúde/RN. O problema envolve o equipamento usado no deslocamento de pacientes cirúrgicos e teria começado ainda no último dia 5, segundo o sindicato.

De acordo com a entidade, o equipamento é essencial para o transporte de pacientes entre setores, especialmente após procedimentos cirúrgicos. A diretora do sindicato, Lúcia Silva, afirma que a situação tem gerado dificuldades operacionais para as equipes de saúde.

“Os pacientes ficam nas escadas enquanto os maqueiros tentam dar conta da situação”, declarou em vídeo divulgado pela entidade. O sindicato também afirma que o problema não seria isolado e que falhas semelhantes já teriam ocorrido em outras ocasiões.

O Hospital Walfredo Gurgel é a principal unidade pública de atendimento de urgência do estado, recebendo pacientes de diversas regiões do RN e concentrando casos de alta complexidade. Segundo o Sindsaúde, falhas em equipamentos como elevadores impactam diretamente o fluxo interno e a assistência aos pacientes.

A Sesap informou que o elevador deve passar por reparo ainda nesta segunda-feira (11). A pasta não detalhou as causas da pane, mas confirmou a manutenção em andamento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Licenciamento ambiental municipal impulsiona desenvolvimento de Macaíba

Imagem: Geraldo Neto

O licenciamento ambiental municipal de Macaíba já começa a se traduzir em desenvolvimento para a cidade, aliando desenvolvimento econômico, sustentabilidade e segurança jurídica. Lançado em agosto de 2025 pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), o sistema próprio tem representado um novo horizonte de oportunidades para a atração de investimentos e a consequente geração de emprego e renda.

Para se ter uma ideia, o último loteamento implantado em Macaíba data de 2014. Em nove meses, a Semurb licenciou dois novos empreendimentos e possui outros seis em processamento. “Macaíba era a única cidade da Região Metropolitana que não tinha um sistema municipal de licenciamento. Por isso, muitos investidores preferiam as cidades vizinhas, por ser rápido. Então, a gestão Emídio, com muita inteligência e coragem, iniciou o processo para Macaíba fazer seu próprio licenciamento ambiental, e isso já vem trazendo resultados visíveis. Já temos dois novos loteamentos em execução e mais seis em fase de análise para liberação e legalização”, afirmou o titular da Semurb, Billy Jean.

Até o ano passado, as licenças para novos empreendimentos no município eram emitidas exclusivamente pelo Idema/RN, o que demandava tempo considerável para a análise das solicitações em razão da alta demanda de todo o Estado. Desde a adoção do sistema municipal de licenciamentos, a Semurb tem recebido uma série de pedidos de licenciamento para novos empreendimentos imobiliários.
“Aprovamos a primeira legislação ambiental e atualizamos as leis existentes, que trouxeram segurança jurídica àqueles que desejam investir na nossa cidade. Visão estratégica e de futuro da nossa gestão que colocaram Macaíba num patamar de destaque no Rio Grande do Norte”, afirmou o prefeito Emídio Júnior.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA FUTURA/APEX: 57% dos brasileiros são favoráveis a impeachment de ministro do STF

Foto: Luiz Silveira/STF

Pesquisa Futura/Apex divulgada nesta segunda-feira (11) mostra que 57% dos brasileiros são favoráveis ao impeachment de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).

Por outro lado, 27,2% da população é contra essa medida. São 15,9% os que não sabem ou não responderam.

No último levantamento, divulgado em abril, eram 55,4% os que se diziam a favor do tema, enquanto 32,1% se consideravam contra e 12,5% não sabiam ou não responderam.

O número de pedidos tem aumentado nos últimos anos. Alexandre de Moraes é o magistrado que acumula mais pedidos de afastamento. São 45 no total.

A Futura/Apex entrevistou 2.000 eleitores, entre os dias 4 e 8 de maio, por meio de entrevista por telefone. A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi realizada com recursos do próprio instituto está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo BR-03678/2026.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

LIDE RN promove Almoço Empresarial com Eike Batista para discutir oportunidades, capital e protagonismo do Nordeste

O LIDE Rio Grande do Norte realiza, no próximo dia 18 de maio, mais uma edição do seu tradicional Almoço Empresarial, reunindo empresários, investidores, líderes e executivos em um encontro estratégico voltado à discussão do novo cenário econômico brasileiro. O evento acontecerá em Natal (RN) e terá como tema central “O novo mapa de oportunidades no Brasil: tendências, capital e o protagonismo do Nordeste”.

O grande destaque desta edição será a presença do empresário e investidor Eike Batista, fundador do Grupo EBX e um dos nomes mais reconhecidos do empreendedorismo brasileiro. Com uma trajetória marcada por grandes projetos e atuação em setores estratégicos da economia, Eike foi classificado pela revista Forbes, em 2012, como o 7º homem mais rico do mundo, com patrimônio estimado em US$ 30 bilhões, sendo também o brasileiro mais rico naquele período.

Ao longo de sua carreira, Eike Batista fundou mais de 20 empresas que se tornaram bilionárias e realizou seis IPOs na bolsa de valores brasileira, um feito alcançado por poucos empresários no país. Sua atuação abrange segmentos como mineração, energia, petróleo, logística e indústria naval, tendo liderado projetos de grande impacto econômico e estrutural, como o desenvolvimento do Porto do Açu, um dos maiores complexos portuários privados da América Latina.

Durante o encontro, o empresário compartilhará sua visão sobre o atual momento econômico, tendências de mercado, fluxo de capital e as oportunidades que estão surgindo no Brasil — com um olhar especial para o papel estratégico do Nordeste no crescimento nacional. A proposta é promover um ambiente de alto nível para troca de experiências, geração de conexões e fortalecimento da atuação empresarial na região.

O Almoço Empresarial do LIDE RN é reconhecido por reunir lideranças que influenciam diretamente o desenvolvimento econômico do estado, criando um espaço qualificado para diálogo, networking e construção de novas oportunidades de negócios. A edição reforça o posicionamento do LIDE como uma das principais organizações de líderes empresariais do país, conectando o Rio Grande do Norte às pautas mais relevantes do cenário nacional.

Interessado em participar podem garantir presença entrando em contato com a equipe do LIDE RN, responsável pelo atendimento e orientações sobre participação.

Serviço

Evento: Almoço Empresarial LIDE RN
📅 Data: 18 de maio
⏰ Horário: 11h30
📍 Local: Camarões – Natal/RN

Tema: O novo mapa de oportunidades no Brasil: tendências, capital e o protagonismo do Nordeste
Convidado especial: Eike Batista

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Após decisão de Moraes sobre Dosimetria, oposição protocola nova PEC da Anistia

Foto: Marina Ramos / Câmara dos Deputados

O líder do Partido Liberal na Câmara, Sóstenes Cavalcante, protocolou nesta segunda-feira (11) uma nova PEC da Anistia. A proposta é uma reação à decisão do ministro do STF Alexandre de Moraes, que suspendeu a aplicação da Lei da Dosimetria no último fim de semana.

O texto prevê anistia ampla para todos os condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023 e pela chamada trama golpista investigada pela Justiça.

Na justificativa da PEC, Sóstenes afirma que a decisão de Moraes representa uma “afronta à soberania do Congresso Nacional” e acusa o Supremo de impedir a aplicação de uma lei aprovada pela maioria dos parlamentares.

A Lei da Dosimetria havia sido restabelecida pelo Congresso após a derrubada do veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A norma reduz penas e flexibiliza regras de progressão de regime para condenados por crimes contra o Estado Democrático de Direito.

Após a promulgação da lei pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, o ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou ao STF um pedido de revisão criminal relacionado ao caso.

No sábado, Moraes suspendeu a aplicação imediata da norma até que o Supremo conclua o julgamento das ações que questionam sua constitucionalidade.

Opinião dos leitores

  1. SE O SENADO APROVAR O IMPEACHMENT DE UM DEUS DO SUPREMO, ELES DERRUBAM. QUEM VAI DETERMINAR A SAÍDA DELES? O PGR QUE TOMA UÍSQUE COM VORCARO?

  2. os políticos brasileiros estão mesmo vendidos… usam o mandato para trabalhar em causa própria, ou seja, libertar o “papai”. Já se venderam e não trabalham mais para o povo brasileiro que os elegeu. Torço para que as casas legislativas sejam fechadas, os salários cortados em 80%, bloqueados todos os bens e que sejam abertos processos contra todos os corruptos e vendidos. Quem sabe o Brasil tomará um rumo certo..

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeito Gustavo Santos declara apoio à pré-candidatura de Álvaro Dias ao Governo do RN durante visita a Nísia Floresta

O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Álvaro Dias (PL), recebeu nesta segunda-feira o apoio político do prefeito de Nísia Floresta, Gustavo Santos, durante agenda realizada no município da Grande Natal. Na ocasião, Álvaro também destacou o potencial turístico da cidade e defendeu mais investimentos estruturantes para fortalecer a economia local e ampliar a geração de emprego e renda na região.

A visita reuniu lideranças políticas, vereadores, secretários municipais e aliados políticos, fortalecendo o diálogo em torno do desenvolvimento de Nísia Floresta e da região litorânea do estado.

Durante a agenda, Álvaro ressaltou sua ligação pessoal com o município e afirmou se sentir acolhido pela população nisia-florestense.

“É um prazer muito grande visitar o município de Nísia Floresta. Eu tenho residência em Nísia Floresta, em Tabatinga, e me sinto sempre em casa”, afirmou.

Ao lado do prefeito Gustavo Santos, da vice-prefeita Valéria Mesquita, do senador Rogério Marinho (PL) e de diversas lideranças políticas da região, Álvaro enfatizou que o turismo local precisa de maior apoio do Governo do Estado para alcançar todo o seu potencial econômico e social.

“O município tem um potencial turístico muito grande que precisa de apoio do Governo do Estado para potencializar essa vocação local, ajudando o município a se desenvolver, gerar renda e novos empregos”, destacou.

Segundo Álvaro Dias, é necessário buscar mais recursos e fortalecer a infraestrutura dos municípios para garantir crescimento sustentável, mais oportunidades e melhoria na qualidade de vida da população. O pré-candidato também defendeu investimentos em áreas estratégicas como turismo, saneamento e desenvolvimento regional.

Durante a visita, Álvaro agradeceu a recepção do prefeito Gustavo Santos e parabenizou a gestão municipal pelo trabalho realizado à frente do município.

“O prefeito pode contar com nosso apoio. Estamos sempre à disposição. É um prazer renovado estar aqui, nesta cidade de um povo tão trabalhador”, afirmou.

Além dos encontros políticos e institucionais, Álvaro ouviu demandas da população local e conversou com lideranças sobre as principais necessidades do município.

A visita integrou a agenda do Senador Rogério Marinho em Nísia Floresta e contou ainda com a presença da vice-prefeita Valéria Mesquita, do pré-candidato a vice-governador Babá Pereira, dos pré-candidatos Coronel Hélio e Coronel Brilhante, além dos vereadores da bancada de situação e secretários municipais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA FUTURA/APEX: 45,7% avaliam Lula como ruim ou péssimo; 37,5%, ótimo ou bom

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Pesquisa Futura/Apex divulgada nesta segunda-feira (11) aponta que 45,7% dos brasileiros consideram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ruim ou péssimo. Ao mesmo tempo, por outro lado, 37,5% avaliam o chefe do Planalto como ótimo ou bom.

Ainda segundo o levantamento de hoje, 15,6% qualificam o petista como regular. Já 1,2% não souberam ou não responderam.

O levantamento foi realizado pela Futura/Apex de 4 a 8 de maio de 2026. Foram entrevistadas 2.000 pessoas com 16 anos ou mais no Brasil. O intervalo de confiança é de 95%. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento está registrado no TSE sob o código: BR-03678/2026.

Opinião dos leitores

  1. Todo vagabundo tem que apoiar LULADRAO, pois terá na sua corja, um ladrão para chamar de seu.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA FUTURA/APEX: Flávio Bolsonaro tem 46,9% contra 44,4% de Lula no 2º turno

Fotos: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil/Andressa Anholete/Agência Senado/Divulgação

Pesquisa da Futura/Apex divulgado nesta segunda-feira (11) mostra que o senador e pré-candidato do PL à Presidência, Flávio Bolsonaro, lidera uma eventual disputa de 2º turno contra o presidente Lula (PT).

Flávio tem 46,9% das intenções de voto, contra 44,4% do petista.

  • Flávio Bolsonaro (PL) – 46,9%;
  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 44,4%;
  • brancos/nulos – 6,7%;
  • não sabe/não respondeu/indeciso – 1,9%.

O levantamento foi realizado pela Futura/Apex de 4 a 8 de maio de 2026. Foram entrevistadas 2.000 pessoas com 16 anos ou mais no Brasil. O intervalo de confiança é de 95%. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Registro no TSE: BR-03678/2026

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *