Foto: Pablo Jacob/Governo do Estado de SP
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou à CNN Brasil nesta quarta-feira (8) que “a população não aguenta pagar mais impostos” e cobrou responsabilidade fiscal do governo federal. A declaração foi feita após a Câmara retirar de pauta a MP 1.303, que previa aumento da arrecadação com novas taxações — uma derrota política para o presidente Lula (PT) e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
“Não torço pelo pior melhor, mas a população não aguenta pagar mais impostos. O governo tem que ter responsabilidade fiscal”, disse Tarcísio, que atuou nos bastidores contra a medida. Ele também afirmou que a “pauta de aumento de tributo não tem aderência no Congresso”.
A Câmara aprovou por 251 votos a 193 o requerimento que retirou a MP de votação. Com isso, a proposta perdeu a validade, já que precisava ser apreciada até 23h59 para virar lei. O governo esperava arrecadar entre R$ 17 bilhões e R$ 20 bilhões com o texto para fechar o orçamento de 2026.
Lideranças do governo, como Randolfe Rodrigues (PT-AP) e Lindbergh Farias (PT-RJ), acusaram Tarcísio de articular contra a MP com foco nas eleições de 2026. Randolfe classificou a derrubada como uma “antecipação da disputa eleitoral”, destacando que o episódio “deixa claro quem quer antecipar o jogo”.
Mais cedo, Haddad afirmou que voltará a discutir alternativas com Lula para garantir as metas fiscais, que preveem superávit primário de 0,25% do PIB no próximo ano.
Uma grande parte da população brasileira aplaude o aumento da carga tributária, esse mesmo pessoal acha que não irá paga-los indiretamente…Bando de jumento!!!!
população nao aguenta mais pagar impostos, diga-se os ricos. mas o governo deveria MOSTRAR atraves de dossie quem sao esses verdadeiros INIMIGOS do povo que nao querem um brasil mais JUSTO e com menos SOFRIMENTO para a populção.
Cabra venial, depois de levar uma chamada no pé do mourão e ter certeza da queda, vem com esse mi-mi-mi bem comum aos derrotados. Será que ele não sabia que até bem recentemente, era intitulado demônio pelos petistas de plantão?
É preciso ser muito QI83 ou ter muita inveja de rico para apoiar essa lorota de criação de imposto, enquanto o Estado cobra de todo lado para pagar seus políticos de estimação salários de 50mil/mes fora “benefícios” que chegam a 500mil/mês. O empresário sobretaxado no Bostil pega sua empresa com 1000 vagas de emprego, sai daqui e vai para o Paraguai que o IVA é 10% ou para o Uruguai que o IR é 7%, e ai são 1000 paraguaios empregados e 1000 petistas dependendo de bolsa miséria. Enquanto isso no Bananil, o governo esconde o imposto sobre o pobre no preço dos produtos e a camisa do PT 0,00005% algodão que você compra, metade do valor é só imposto em cascata e você acha que seu salário não vale nada por causa do rico. Inveja é uma droga… em vez do cara querer melhorar para si, quer prejudicar os outros.
Ham? Kkkk
Acorda pra vida, pereira, os mais ricos já estão indo embora e quando isso acontece fica um rombo de capital intelectual que é preenchido por pobreza e miséria. Tá pensando que quem mantém as coisas funcionando é o governo? Riqueza não dá em bananeira. Essa tua mentalidade mesquinha é o que criou a Venezuela de hoje.
Os maiores ricos do país são servidores públicos…juizes, políticos, professores federais, auditores e por ai vai…