Economia

Por que é tão difícil para o governo achar fórmula do corte de gastos?

Vinícius Schmidt/Metrópoles

Após uma semana intensa de reuniões para definir como será feito o corte de gastos no Orçamento da União, o anúncio das medidas, que era tratado como uma possibilidade por ministros como Fernando Haddad (Fazenda), foi adiado. Com isso, o governo federal deve seguir procurando a fórmula para manter o equilíbrio fiscal e preservar o arcabouço fiscal — novo modelo de regras das contas públicas.

Governo não fecha corte de gastos e anúncio fica para a próxima semana

Há pressa porque a equipe econômica havia prometido apresentar as medidas após as Eleições Municipais de 2024. Além disso, a próxima semana é marcada por um feriado na sexta-feira (15/11) e, na seguinte, as principais autoridades da República estarão focadas na agenda internacional, com a realização do G20 no Rio de Janeiro.

A pressão do mercado, que segue cobrando o governo para adotar medidas mais concretas na revisão de gastos, e a resistência de alguns titulares das pastas que sofrerão cortes, somada a declarações de outros expoentes da esquerda, tornaram-se uma pedra no sapato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Apesar da indicação de que Lula teria sido convencido da necessidade de conter o avanço das despesas públicas, petistas e integrantes de partidos da base foram a público se queixar das discussões. A dificuldade está em conciliar o equilíbrio fiscal com a preservação de investimentos públicos, caros ao PT e à esquerda de modo geral.

Nos últimos dias, os ministros Carlos Lupi (Previdência Social) e Luiz Marinho (Trabalho) colocaram o cargo em xeque caso o presidente Lula opte por passar a tesoura em programas e benefícios sob a alçada das respectivas pastas.

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, passou a semana se queixando pelas redes sociais de possíveis mudanças para trabalhadores e aposentados em meio ao que ela chama de “juros estratosféricos” impostos pelo Banco Central (BC). Na quarta (6/11), o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC elevou em 0,50 ponto percentual a taxa básica de juros, a Selic, que subiu para o patamar de 11,25% ao ano.

O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), também vocalizou posição contrária às tesouradas, o que chamou a atenção, porque ele é um dos principais interlocutores do governo com os parlamentares.

“É inadmissível que forças do mercado e da mídia tentem impor um pacote fiscal com o objetivo de retirar direitos e comprometer o programa pelo qual o presidente foi eleito”, destacou. Guimarães defendeu que o governo faça as mudanças necessárias “sem comprometer seu compromisso com o Estado de bem-estar social”.

Lideranças de partidos da base do governo também se queixaram de não terem sido chamados para discutir a proposta de cortes de gastos em formulação, alegando estarem apartados das negociações. O Congresso como um todo está cobrando participação no debate antes do envio das propostas.

Metrópoles

 

Opinião dos leitores

  1. A RESPOSTA É TÃO SIMPLES.
    PORQUE É INCOMPETENTE.
    Não tem como não lembrar do governo passado.
    Tinha superavit!!!!
    A equipe era competente.
    Simples assim.

  2. SIMPLES ENTENDER A MATEMATICA, GASTANÇAS DE ARRUMAÇÃO DE CUMPANHEIROS SEMPRE VAI ESTÁ COM LULA PT, NÃO EQUILIBRA NUNCA, VEJAM NO GOVERNO DE BOLSONARO ELE ENCHUGOU A MAQUINA, SÓ EM MINISTROS QUE ERAM 36 DE DILMA ENCHUGOU PARA [23] NECESSARIOS, LULA JÁ CHEGOU VORAZZ, PRA CADA UM CUMPANHEO EX , GOVERNADORES CRIOU UM MINISTERIO HOJE CHEGANDO A [ 43,] JÁ INCLUINDO + 1 PARA ARRUMAR GLEISE , FORA OUTROS ARRUMADOS BRASIL A FORA !!

  3. Culpem o stf que permitiu com uma
    Canetada o ladrão retornar a cena do crime ! O resto é perfumaria !

  4. Aristides e Pincel, vocês estão mais por fora que que umbigo de vedete, Bolsonaro não ficou com nada de nenhum brasileiro, se ele não bagou esses precatórios foi porque não deu tempo para fazer a sua inclusão. Se vocês tem algum conhecimento da economia brasileira e de seu passado e presente, esses precatórios demoram muito para serem pagos. Não sei se vocês conhecem sobre a história do Campos Universitário, da UFRN, aquele terreno foi invadido pelo ministério da Cultura para fazer o Campos de Natal, esse terreno pertencia ao senhor José Amaral, um rico pecuarista, isso se deu em 1957, aproximadamente e esse dinheiro só foi pago em 2000. com quase 50 anos passados. Então precatórios são demorados.

  5. Sempre vai ser difícil pra qualquer governo, a classe alta não quer perder privilégios e tudo sobra para o pequeno. Isso pode ser lula, bolsonaro, o papa ou qualquer outro. E fica o de menor poder aquisitivo dizendo faz o L ou faz o B, enquanto levam porrada de todos os lados L ou B.

  6. Ué? Se pra eles investir em pobre custa tão pouco, não deveria ter dinheiro sobrando?…..preferem aumentar os impostos e colocar na conta do brasileiro pra pagar as mordomias deles, pagando aos deputados e senadores para agilizar a aprovação de projetos na câmara, gastos e mais gastos sem nenhuma necessidade e depois informa que não tá conseguindo fazer cortes de gastos….mais uma das narrativas deles

  7. Simples, diminuir os ministérios, cortar as viagem e hotéis caros.. diminuir o orçamento para os falsos artistas e propaganda na mídia

  8. Imagine esse governo atravessando uma pandemia; seria um desastre sem fim. Aí eu queria ver o “pai dos pobres” negar fogo e mortadela…

  9. Ao cortar as despesas, consequentemente, o numerário a ser desviado também diminui e, nesse caso, os ladrões dos recursos públicos têm dificuldades para adotar tal medida.

  10. Simples, era só dá o calote nos precatórios igual ao Bozo fez.
    Sem pagar as dívidas, sobra dinheiro.

  11. Já disse e digo, corte todo orçamento das Forças Armadas, suspendem todas as compras de equipamentos e meios Navais, aéreos e terrestres. Deixa só o basicão, como Cal, pincel, rancho, ração e salários, corta tbm comissões, cursos e diárias.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Morro do Careca amanhece com mensagem ‘Fora PT’ no feriado de 7 de setembro

Um dos principais cartões postais de Natal, o Morro do Careca, na praia de Ponta Negra amanheceu com a mensagem ‘Fora PT’ praticamente no topo.

Praticantes de stand up paddle foram os primeiros a se deparar e registrar em vídeo a mensagem no amanhecer deste domingo (7), feriado nacional do Dia da Independência.

As imagens feitas pelo perfil @standupnatal foram divulgadas pelo @TodoNatalense.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Manifestação em Belo Horizonte tem gritos de ‘Anistia já!’ e ‘Lula ladrão, seu lugar é na prisão’

A manifestação pró-Anistia realizada em Belo Horizonte-MG na manhã deste domingo (7), aconteceu na Praça da Liberdade.

Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro gritaram ‘Anistia já!’ e ‘Lula ladrão, seu lugar é na prisão’.

“Sem liberdade, não há independência”, afirmou o deputado federal Nikolas Ferreira ao compartilhar imagens das manifestações na capital mineira.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEOS: Salvador, Florianópolis e Goiânia reúnem multidões de manifestantes no 7 de Setembro, a favor da anistia

Manifestações a favor da liberdade e da anistia reuniram multidões em diversas capitais na manhã deste domingo (7), feriado da Independência do Brasil. Os atos adotaram o lema “Reaja, Brasil”.

Os atos levaram às ruas milhares de pessoas em capitais como Florianópolis-SC, Salvador-BA e Goiânia-GO.

Em Florianópolis-SC, a concentração aconteceu no Trapiche da Beira-Mar Norte.

Já o ato em Salvador-BA foi realizado no Farol da Barra.

Em Goiânia-GO, os manifestantes se reuniram na Praça do Sol.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Manifestação a favor da anistia e pela liberdade marca o 7 de Setembro no Rio de Janeiro

Manifestação no RJ – Foto: Tércio Teixeira/Metrópoles

O 7 de Setembro foi marcado por manifestações da direita em diversas capitais do país. No Rio de Janeiro apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foram às ruas com pedidos de anistia e pela liberdade para os presos pelo 8 de janeiro.

No Rio de Janeiro, a manifestação se concentrou na orla de Copacabana. Participaram do ato o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) e o governador Cláudio Castro (PL-RJ). Flávio afirmou que o evento é uma resposta política ao julgamento em curso no Supremo.

Manifestação em São Paulo acontece a partir das 15h

Em São Paulo, apoiadores de Bolsonaro se concentraram na Avenida Paulista, reforçando críticas ao Judiciário e pedindo liberdade para os condenados pelos ataques às sedes dos Três Poderes.

O ato da direita em SP está marcado para as 15h deste domingo (7/9) na Avenida Paulista. No primeiro ato bolsonarista desde a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), as principais presenças e discursos mais aguardados são o da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), do deputado federal Nikolas Ferreira (PL) e do pastor Silas Malafaia.

Com informações de Metrópoles e CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

UPAs de Natal registram atendimento sem filas neste domingo

As quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Natal – Esperança, Satélite, Potengi e Pajuçara – tiveram fluxo zerado de espera neste domingo, oferecendo atendimento imediato à população. Com escalas médicas completas, os usuários puderam contar com um serviço ágil e satisfatório durante todo o dia.

O Hospital dos Pescadores (HOSPEC) também seguiu o mesmo cenário positivo, registrando fila zero para os atendimentos de urgência e emergência. A unidade, que mantém a escala médica totalmente preenchida, reforça a qualidade da assistência prestada neste final de semana.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Natália Bonavides ataca imprensa e diz que são vendidos a Rogério Marinho

A deputada federal Natália Bonavides publicou um vídeo nas redes sociais no qual realiza uma série de ataques com críticas a jornais e rádios, mas sem citar nomes de veículos, ditos por ela como sendo “de direita”, além de ataques ao senador Rogério Marinho e ao projeto da Anistia.

“Eu tava pensando quando vou nesses programas dessas rádios de direita, que elas montam um ringue e a gente tá ali de peito aberto pra responder tudo sem fugir de tema nenhum”, afirmou a deputada. Segundo Natália, Rogério costuma dar “supostas entrevistas” a veículos que ele “paga e manda”.

Natália emenda os ataques à imprensa com outros ao senador Rogério Marinho, dizendo que ele é um dos “articuladores dessa bandidagem que é a anistia”. Natália também chamou o senador de “rude” por conta de uma entrevista concedida à jornalista Andréia Sadi, na GloboNews.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Deslizamento de terra atinge barracas na Praia do Madeiro, em Tibau do Sul

Foto: Aina Azevedo/Cedida

Um deslizamento de terra na manhã deste domingo (7) atingiu barracas na praia do Madeiro, no município de Tibau do Sul, no litoral Sul do RN. Uma faixa de terra desabou da parte superior da falésia, alcançando a faixa de areia.

O incidente assustou turistas e comerciantes. Até o momento, não há registro de feridos.

As fortes chuvas que o município vem recebeu nos últimos dias são consideradas o principal gatilho para a ocorrência de quedas de blocos e deslizamentos como este.

O episódio reacende o alerta para os riscos de desabamento em falésias no litoral Sul do estado. Relatórios elaborados por pesquisadores já haviam apontado a existência de diversas áreas com este tipo de risco na região.

Com informações Novo Notícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

FOTOS: Desfile de 7 de Setembro em Natal reúne autoridades e 2,5 mil integrantes das Forças Armadas e de Segurança

Fotos: Magnus Nascimento

O desfile de 7 de Setembro em Natal é acompanhado por autoridades políticas como o prefeito de Natal, Paulinho Freire, e da governadora Fátima Bezerra. O evento começou às 9h com a passagem das escolas na Praça Cívica, depois foi a vez da passagem das Forças Armadas e Forças de Segurança. Ao todo, são 2,5 mil integrantes.

Cerca de 5 mil pessoas estão envolvidas no evento deste domingo (7), dos quais 2,5 mil são das Forças Armadas e Forças de Segurança, 800 integrantes são de instituições civis e mais de 1,7 mil estudantes são alunos de escolas municipais, estaduais e privadas. Além das unidades de ensino, já passaram pela avenida integrantes da Marinha, Aeronáutica, Exército e Polícia Militar.

Novidade no desfile

O pelotão de Fuzileiros Navais levou para o evento, pela primeira vez, cinco mulheres dentre os combatentes anfíbios. Nicolly Araujo de Carvalho, Ana Carolyna Pôncio de Souza, Lorena Pacifico da Silva, Maria Luiza dos Santos Lima e Gabrielly Barbosa Mendes da Silva participaram do momento histórico. Segundo a Marinha, o acontecimento marca mais um passo significativo em relação à integração feminina nas forças militares.

Com informações de Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gastronomia

PAPO DE FOGAO: Confira as receitas de Spaghetti ao mare e peixe ao limão; e mousse de limão com ganache de chocolate

SPAGHETTI AO MARE E PEIXE AO LIMÃO
Para 2 pessoas

PEIXE AO LIMÃO
Ingredientes:
400g de filé de peixe
60ml de limão
60ml de conhaque
60ml de água
1 colher de mel
Mix de ervas aromáticas
Sal e pimenta do reino a gosto
1 colher de sopa de vinagre
Farinha de trigo para empanar
Azeite e manteiga para selar o peixe

Modo de fazer:
Temperar os filés com sal, pimenta do reino e vinagre.
Passe os filés na farinha de trigo e frite até dourar em uma frigideira e coloque azeite e manteiga.
Assim que dourar o peixe, adicione a mistura de: limão, água, conhaque, mel e na sequência as ervas aromáticas.
Cozinhar por poucos minutos e servir em seguida.
Bom apetite

Tempo de preparo: 7min
Tempo de cozimento: 10min

SPAGHETTI AL MARE
Para 2 pessoas
Ingredientes:

400g de filé de camarão
250g de spaghetti
Azeite e sal a gosto
5 dentes de alho
Pimenta calabresa
Casca de laranja ralada
50ml de Martini Bianco
2 colheres de sopa de creme de leite
Salsinha a gosto

Modo de preparo:
Refogue o alho e a pimenta no azeite até dourar, junte o camarão descascado, o sal e deixe cozinhar por 2 minutos.
Coloque o Martini e a casca de laranja e deixe mais 2 minutos.
Misture o spaghetti cozido com o molho, o creme de leite, a salsinha e refogue por mais 1 minuto.
Sirva em seguida.

Tempo de preparo: 10min
Tempo de cozimento: 15 min

MOUSSE DE LIMÃO COM GANACHE DE CHOCOLATE

MOUSSE DE LIMÃO
Ingredientes:
1 lata de creme de leite com o soro
1 lata de leite condensado
1 xícara (chá) de suco de limão
200g de leite em pó

Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador ou misture os ingredientes com a ajuda de um batedor de claras.
Leve à geladeira em taças individuais até o mousse ficar firme.
Tempo de preparo: 40min

GANACHE DE CHOCOLATE
1 tablete de chocolate meio amargo
1 caixa de creme de leite

Modo de preparo:
Derreta o chocolate em banho-maria.
Junte o creme de leite e misture bem.
Coloque por cima do mousse e decore com raspinhas do limão.
Leve pra geladeira por 15 minutos pra gelar.
Sirva bem gelado.

Tempo de preparo: 20m
Tempo de cozimento: 5min

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] FLOPOU: Partidos e movimentos de esquerda fazem ato esvaziado em Natal

Manifestantes de esquerda realizaram um ato esvaziado na manhã deste domingo em Natal, feriado de 7 de setembro.

Com faixas, bandeiras partidárias e gritos contra a anistia e por Bolsonaro na cadeia, os cerca de 200 esquerdistas se concentraram na rua Dionísio Filgueira, no bairro de Petrópolis.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *