Foto: Reprodução
A Prefeitura de Natal publicou, na edição desta sexta-feira (10) do Diário Oficial do Município, um decreto que recomenda o uso de máscaras em locais fechados, principalmente, no transporte coletivo. A recomendação acontece logo após ser publicada uma portaria do Governo do Rio Grande do Norte com o mesmo teor.
A medida foi tomada em meio à alta de casos de síndrome respiratória, sendo boa parte ocasionada pela Covid, no estado potiguar. A exigência do uso do equipamento de proteção individual é facultativo desde o dia 8 de março deste ano, quando os indicadores de vacinação e de casos apontavam um cenário favorável para o retorno à normalidade.
O decreto também estipula recomendações como o retorno de protocolos sanitários de prevenção não farmacológicas, como higienização das mãos e distanciamento social, bem como o incentivo para que a população conclua o esquema vacinal, incluindo as doses de reforço disponíveis.
Apesar do documento deixar margem para interpretação que a medida vale para todos os locais, a assessoria de comunicação da SMS reforçou que a recomendação vale apenas para ambientes fechados.

CULPA DOS NEGACIONISTAS DA CIÊNCIA QUE NUNCA SE VACINARAM E NUNCA USARAM MÁSCARAS. VACINA, SIM. MÁSCARA SIM. SOU ANTI PT , ANTI BOZO.
Não percam tempo recomendando nada para quererem se mostrar preocupados com a saúde do povo. Se não for obrigatório ninguém usa.
O uso deveria ser obrigatório, enquanto ainda é possível fazer alguma coisa para combater a quarta onda. Exigir, depois que tiver o caos? Conversei hoje, com uma pessoa que trabalha no gizelda, e ele falou que os leitos de uti estão lotados e a maioria entubados. O número de positivados está aumentando muito. O secretário municipal já disse que não tem como instalar mais leitos, o preguiçoso tirou a emergência da pandemia. 9s governos estadual e municipal estão vacilando. Não espere atitude de combate por parte do governo federal. É o governo da morte e só age quando obrigado. Primeiro se divertem com mortes, esperar o supremo, o congresso e a população exigirem pra fazer alguma coisa. Muitos estabelecimentos não disponibiliza mais o álcool 70%. Façam alguma coisa já.
RECOMENDAR o que deveria ser obrigatório no momento atual mostra que o prefeito e a governadora estão sendo casuísticos só pra evitar desgastes em período eleitoral”