Representantes da Prefeitura de Parnamirim pediram nesta segunda-feira (30), ao Governo do Estado, a municipalização da Avenida Maria Lacerda Montenegro, no bairro de Nova Parnamirim. A prefeitura quer assumir a gestão da via para, depois, realizar intervenções no local para melhorar o trânsito.
Durante reunião no Centro Administrativo, técnicos da prefeitura apresentaram um estudo para desafogar o trânsito na região. “A Maria Lacerda é uma via estadual, portanto, após autorização do Governo do Estado, pretendemos iniciar as obras e já estamos fazendo um estudo paralelo para a Avenida Abel Cabral”, afirmou o secretário municipal de Planejamento, Giovani Júnior.
Participaram da reunião os secretários municipais Giovani Júnior (Planejamento) e Marcondes Pinheiro (Mobilidade Urbana); o secretário estadual de Infraestrutura, Gustavo Coelho; o diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Jonielson Oliveira; e a diretora-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Natécia Nunes. O encontro foi articulado pelo deputado estadual Taveira Júnior (União Brasil).
O projeto dos técnicos da Prefeitura de Parnamirim conta com a instalação de novas rotatórias, eliminação de alguns semáforos de três tempos, redistribuição de passagens entre as vias e outras alterações.
Durante a reunião, o secretário Gustavo Coelho comprometeu-se a dar celeridade no pedido de municipalização da via apresentado pelo deputado.
“Nova Parnamirim é quase uma cidade. O trânsito na região necessita de soluções urgentes. Em horário de pico, o congestionamento nesta área se torna bastante intenso devido ao estreitamento em determinados pontos”, justificou Taveira Júnior, sobre as intervenções que devem começar em breve na avenida Maria Lacerda.
O deputado estadual também solicitou que sejam instalados radares de controle de velocidade na Avenida Olavo Lacerda Montenegro, que liga Nova Parnamirim à Coophab. O Detran ficou de avaliar a possibilidade.
Portal 98FM
Além do trânsito é preciso olhar para situação dos pedestres, calcadas ocupadas por bares e o povo dividindo a rua com os carros, é um absurdo. Ok
Bom dia!
Só não tornem as avenidas M. Lacerda e Abel em avenidas binárias, pelo amor de Deus não façam isso, essas mudanças não resolvem nada, e iria causar um transtorno muito gde pra quem mora no início dessas avenidas, só pedimos isso!
Adotar mão única em ambas as avenidas, parcial ou total, antecedido por obras para adequar as calçadas e criar áreas de estacionamento.
Testar viabilidade rotatória para não causar problemas como a do cruzamento próximo Salesiano.
Precisa com urgência de uma mudança drástica no fluxo da Maria Lacerda e Abel Cabral, ficando cada uma em um sentido. Esse tipo de mudança já foi realizado em algumas ruas de Natal e foi bastante satisfatório.
Só espero que não transforme a Maria Lacerda e Abel Cabral e vias de mão única, pq é a maior ignorância em uma gestão viária em vias comerciais e residenciais. Fica igual cabresto de burro.
Essa é uma opinião egoísta de algum provável comerciante que se sente prejudicado pelo fluxo de mão única.
Um novo estudo sobre a rotatória do Salesiano deveria ser feito urgentemente! A retirada do semáforo piorou muitíssimo o fluxo do trânsito naquele cruzamento.
Sempre o mesmo motivo, falta de planejamento, não me importo de quem é a culpa, só acho que o atual tem que resolver.
Um bairro e ruas que foram praticamente construído depois dos anos 90/2000 sem planejamento algum, com calçadas e ruas desalinhadas, sem estacionamentos… sem nada. Resultado: caos. Uma vergonha pois já deveria ter sido feita segundo os preceitos modernos dos plano pilotos e urbanizacao moderna.
Só vai fluir o trânsito quando fizerem um binário nas avenidas Maria Lacerda e Abel Cabral.
Concordo plenamente
Antes tarde do que nunca. Essa avenida está ficando impraticável. Muito disso Éden virtude de várias possibilidades de conversões à esquerda. Sem falar na falta de educação dos pais de uma escola que fica ao lado da CEF que param os carros na via para deixar e pegar os alunos.
Verdade. Essa escola deveria mudar o local de entrada. Não dá para esperar no trânsito enquanto os preguiçosos querem parar na porta da escola.
O pior é que colocaram placas sinalizando a proibição de convergir à esquerda quando estão saindo da escola e os pais desobedecem. Além de estacionar em local proibido. Quando não tem aula, o trânsito flui melhor. Será coincidência?
O CEI deveria fazer um trabalho junto aos pais de alunos ou a Secretaria começar a multar os pais infratores.
Já presenciei alunos do CEI descendo dos veículos em plena via. No dia que acontecer um acidente com um deles, a escola vai resolver o problema da entrada e saída dos alunos.
A prefeitura deveria enviar uma equipe na hora da entrada e saída dos alunos da escola CEI para coibir a prática reiterada de infrações pelos pais.
Essa ecola é o problama maior da Maria Lacerda e ainda tem a o missão da seceteri de trânsito de Parnamirim que nunca coloca um agente trânsito no local
CEI na Maria, Salé na Ayrton e Nassau na Roberto Freire. Todos os 3 atrasam o trânsito.
Não só o trânsito é o
problema, precisa também ver a questão do meio fio e das falhas no asfalto que deixa alguns locais alagados, isso é muito sério e importante ser resolvido.
Tem uma poça de água em frente ao shopping Reis Magos que mesmo sem chuva alaga, sem falar do retorno que é muito perigoso, já presenciei um acidente com um carro em cima da calçada. Depois que fizeram o serviço de drenagem ficou pior pq o asfalto foi mal colocado.