Polêmica

Presidente do Sinsenat é acusada de furar fila da vacina em Natal; ela nega e dispara: “bando de fascistas sem-vergonha, covardes!”


Foto: reprodução/Facebook

A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Natal (Sinsenat) causou polêmica ao divulgar uma foto sendo vacinada contra a Covid-19 na capital potiguar. Ela recebeu críticas e foi acusada nas redes sociais de “furar a fila” da vacinação. Ela nega a acusação e afirma ter direito a ser imunizada pelo fato de ser profissional da saúde.

A sindicalista respondeu aos comentários e acusações. Por meio de uma postagem no Facebook ela chamou os críticos de “bando de fascistas sem-vergonha, covardes!”. Ela também explicou que é nutricionista/sanitarista, inscrita no Conselho Regional de Nutrição sob o número 1601 e está autorizada a se vacinar.

O portal Grande Ponto entrou em contato com Soraya para obter seu posicionamento sobre as acusações. Ela explicou, por meio de nota, que na condição de servidora da saúde do município está contemplada nesta fase de imunização. A dirigente sindical recebeu a dose do imunizante nesta sexta-feira (26).

Ainda segundo ela explica, até à publicação de uma nova Norma Técnica pela SMS, só os profissionais de saúde da linha de frente estavam autorizados a serem vacinados. Com essa nova norma, todos os profissionais de saúde com registro no Conselho de Classe foram autorizados a receber o imunizante.

A norma técnica à qual a sindicalista se refere é datada de 23 de março e assinada pela diretora do Departamento de Vigilância em Saúde Juliana Bruna de Araújo, pela chefe da Vigilância Epidemiológica Aline K. Marques Delgado e pela chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis Veruska Ramos Torres.

Soraya Godeiro representa o Sinsenat no Conselho Municipal de Saúde (CMS), que debate questões desse tipo. Ela afirma que não participou da elaboração do documento, este que só foi apresentado ao conselho após ser publicado com a nova regra sobre a vacinação, que exclui o critério do “local de trabalho” para inclusão no grupo prioritário de profissionais a serem imunizados pela Prefeitura de Natal.

O documento lista 14 categorias de profissionais que podem ser vacinados na capital, entre eles os nutricionistas, que, de acordo com a publicação, devem ser vacinados de 25 a 28 de março.

A sindicalista afirma que está sendo vítima de “ataques” e acusa um grupo que faz oposição à gestão dela no Sinsenat de “alimentar” e “potencializar” as ofensas.

SMS

A Secretaria de Saúde de Natal informou ao portal Grande Ponto, por meio de nota, que todo público deve apresentar, no ato da vacinação, o comprovante de residência de Natal, cartão de vacinação, documento com foto e, se possível, levar impresso o Formulário de Vacinação que se encontra disponível no site da Prefeitura do Natal (www.natal.rn.gov.br).

A SMS também confirmou que os profissionais e trabalhadores de saúde de Natal devem apresentar a carteira do conselho profissional ou carteira de trabalho, escala ou declaração de vínculo assinados e carimbados e a autodeclaração de exercício profissional.

RECOMENDAÇÃO

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN), o Ministério Público do RN (MP/RN), o Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT-RN) e o Ministério Público Federal no RN (MPF/RN) emitiram nova recomendação conjunta à Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) e à Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) sobre a vacinação contra covid-19 dos profissionais e trabalhadores da saúde.

As instituições recomendam que sejam acrescidos aos documentos já exigidos para comprovação de vínculo profissional outros que atestem o efetivo exercício de atividade em serviços de assistência à saúde e que implique em exposição ao risco de contaminação pelo coronavírus.

O documento recomenda que a Sesap e a SMS exijam, dos trabalhadores da saúde com vínculo ativo nos estabelecimentos públicos ou privados, carteira de trabalho que especifique o local de trabalho ou contrato de trabalho ou contracheque ou publicação de nomeação ou ficha funcional do servidor público e a apresentação da escala de trabalho ou declaração do serviço de saúde ao qual esteja vinculado comprovando estar no exercício da atividade.

VACINAÇÃO

Natal iniciou neste sábado (27) vacinação dos idosos de 70 anos completos e mais. A aplicação das vacinas acontece nos quatro drives instalados pela Prefeitura do Natal, que estarão funcionando neste final de semana das 8h às 16h. Os drives ficam localizados na Arena das Dunas, no Palácio dos Esportes, Shopping Via Direta e Ginásio Nélio Dias, os dois últimos contando com pontos de vacinação para pedestre.

Abaixo você lê na íntegra a nota enviada pelo Sinsenat:

NOTA EM RESPOSTA AOS ATAQUES CRIMINOSOS A NOSSA DIRIGENTE SORAYA GODEIRO

A respeito da notícia inverídica, publicada em um blog local conhecido pela disseminação de fake news, afirmando que a coordenadora do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Natal (Sinsenat), Soraya Godeiro Massud, “furou a fila da vacinação”, esclarecemos que, na condição de servidora da saúde, nutricionista e sanitarista, a dirigente sindical está contemplada nesta fase de imunização, conforme a norma técnica publicada pela Prefeitura do Natal. Por isso, na última sexta-feira (26), ela recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19. 

O próprio secretário municipal de Saúde, George Antunes, afirmou que, perguntado diversas pela coordenadora do Sinsenat, confirmou que ela teria direito à imunização contra a Covid-19. 

“A Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) estabelece que nutricionistas são classificados como profissionais de saúde. Como a Secretaria Municipal de Saúde de Natal está vacinando ‘profissionais de saúde’, eu pessoalmente respondi, quando indagado diversas vezes pela coordenadora do Sinsenat, Soraya Godeiro, sobre seu direito à vacinação”, declarou o secretário. 

É importante esclarecer também que Soraya Godeiro representa o Sinsenat no Conselho Municipal de Saúde (CMS), onde foi debatida a nova norma técnica sobre a vacinação, que exclui o critério do “local de trabalho” para inclusão no grupo prioritário de profissionais a serem imunizados pela Prefeitura de Natal. 

O Conselho Municipal de Saúde estabeleceu, ainda, que a vacinação é para todos os profissionais da área, inclusive aqueles que estão em isolamento em razão de apresentarem comorbidades, como é o caso da coordenadora do Sinsenat. 

Os ataques contra Soraya Godeiro representam um ataque ao próprio Sinsenat, uma vez que essa estratégia baseada em calúnias tem como objetivo ocultar a luta em defesa da vida travada pela nossa entidade desde o início da pandemia. 

O Sinsenat defendeu, desde sempre, todas as medidas sanitárias apontadas como essenciais no combate à pandemia, em defesa da vida e pela proteção dos servidores públicos e dos usuários desses serviços em Natal. 

Estivemos também na linha de frente, desde o primeiro momento, na luta para que a vacinação fosse um direito universal. Prova disso é que o Conselho Municipal de Saúde, em dezembro de 2020, aprovou uma resolução proposta pelo Sinsenat sobre o plano de vacinação contra Covid-19. Desde então, continuamos na batalha para que esse direito inviolável seja efetivado para toda a população de Natal. 

Enfatizamos nosso repúdio a esses ataques que, certamente, foram alimentados pela oposição à gestão de luta do Sinsenat. Oposição que, registre-se, silenciou diante das denúncias contra os cargos comissionados da gestão municipal que, esses sim, estavam furando a fila da vacinação. Agora, potencializam uma fale new para atacar quem tem direito à vacina. 

O responsável pelo blog que disseminou a mentira acusando a dirigente da entidade de furar a fila da vacinação será devidamente processado, a fim de que seja responsabilizado civil e criminalmente pela inverdade, calúnia e difamação contra a imagem da coordenadora do Sinsenat. 

Por fim, também iremos acionar o Conselho Regional de Nutrição (CRN) para que o blogueiro explique seu ataque à categoria ao dizer que “nutricionista não é para ter prioridade nenhuma”.

Portal Grande Ponto

Opinião dos leitores

  1. Acho que ela não furou a fila, pela cara já passou da idade de tomar. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  2. Não basta ser profissional de saúde, e sim estar no exercício profissional, faltou ética e caráter, estar a disposição do órgão de classe não caracteriza o exercício da profissão, caberia a SMS, coibir estes fatos. Se existe o permissivo legal alegado, está errada a SMS e a sindicalista que se aproveitou da situação dúbia, exercício profissional devidamente comprovado, não basta dizer que é profissional de saúde, alô ministério público, indícios defira fila e fraude.

  3. Lamentável essa atitude oportunista desta senhora, isso só mostra quem ela é. A prioridade deve ser para quem está na linha de frente, e para o grupo de maior risco. Esses fura filas devem ser lembrados por suas atitudes.

  4. Esse figura sempre foi enrolada e pilantra, acredito que nunca pisou no batente, sua história na Universidade e depois dela é lamentavel.

  5. Quando esse povo não tem como se defender ataca. Fascistas, etc. É o cinismo disfarçado sem disfarce. Devia pelo menos ter ficado calada mas usou o momento da vacina para fazer política baixa. Agora paga. Bem feito.

  6. São essa vacinações indevidas e o descaminho das vacinas desse estado, que faz sermos 10 anos de atraso na vacinação com os estados vizinhos, MP tem que apurar essa prevaricação.

  7. O problema é que ela está afastada das funções por estar a disposição do sindicato e não deveria ter prioridade.

  8. PTralhas sendo PTralhas, é o mesmo que subir pra cima e descer pra baixo , esse povo é nojento podre , malandro , qual a frente de trabalho ??? No sindicato tramando a próxima greve ??

    1. Será por isso que atacam tanto o presidente? É, acabou confessando a canalhice petralha

  9. Isso eu uma vagabunda sincalista que só sabe conduzir greve, nunca trabalhou na vida. Onde essa mulher trabalha na saúde para ter direito a vacina? Em qual linha de frente ela está?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Déficit do governo federal em julho bate recorde desde a pandemia

Foto: Daniel Dan/Unplash

O governo federal registrou um déficit primário de R$ 59,1 bilhões em julho de 2025, segundo dados divulgados pelo Tesouro Nacional nesta quinta-feira, 28. O resultado é quase sete vezes maior que o mesmo mês do ano passado, quando o déficit havia sido de R$ 8,9 bilhões, e se torna o segundo pior da série histórica, atrás apenas do recorde negativo de 2020, de R$ 87 bilhões.

O resultado reflete a combinação de aumento das despesas e queda das receitas. No mês, o Tesouro Nacional e o Banco Central (BC) juntos registraram déficit de R$ 16 bilhões, enquanto a Previdência Social acumulou um rombo de R$ 42 bilhões. Em comparação a julho de 2024, houve redução real de 9,4% na receita líquida do governo, equivalente a R$ 201 bilhões, e crescimento de 35% nas despesas totais, somando R$ 260 bilhões.

A diferença também é tão discrepante, porque, em 2025, o governo federal optou por antecipar o pagamento de precatórios que tradicionalmente seriam quitados em agosto para julho. Essa alteração resultou em um aumento significativo nas despesas do mês, contribuindo para o expressivo déficit primário registrado. Sem essa antecipação, o déficit de julho teria sido, provavelmente, menor.

Algumas causas do déficit do governo federal

Além da antecipação dos precatórios, o governo enfrentou os já citados aumento nas despesas e quedas nas receitas líquidas em comparação com julho de 2024. Esses fatores combinados resultaram neste déficit primário, o segundo maior da série histórica, perdendo apenas para o registrado em 2020, quando se iniciou a pandemia.

No acumulado de 12 meses, o déficit primário do governo central chegou a R$ 34,1 bilhões, representando 0,3% do Produto Interno Bruto (PIB). Para este ano, o Tesouro e o BC registram superávit de R$ 176 bilhões, mas o resultado é completamente compensado pelo déficit de R$ 246 bilhões da Previdência Social.

Apesar do déficit elevado, a receita total do governo em julho apresentou crescimento de R$ 10,6 bilhões (4,5%) em termos reais, enquanto a receita líquida avançou R$ 7,6 bilhões (3,9%) em relação ao mesmo período do ano passado. O Tesouro destacou que esse aumento foi impulsionado principalmente pelas receitas administradas pela Receita Federal, que subiram 5,8% em termos reais, ou R$ 8,8 bilhões.

Revista Oeste 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Rafael Motta segue em coma induzido após cirurgia em SP: ‘evoluindo satisfatoriamente’

Foto: reprodução

Um boletim médico divulgado no início da tarde desta quinta-feira (28) aponta que o estado clínico do ex-deputado federal Rafael Motta é considerado estável e que ele está evoluindo satisfatoriamente no pós-operatório. As informações foram atualizadas pelo Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, onde o político está internado para tratar lesões ocasionadas em um acidente de kitesurfe ocorrido na última sexta-feira (22) em Natal.

Rafael Motta passou por uma cirurgia nessa quarta-feira (27) para correção de fraturas de coluna e do esterno. Ele deu entrada no hospital em São Paulo na manhã da segunda-feira (25) depois de ter sido atendido, inicialmente, no Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, onde foi submetido a uma cirurgia torácica para correção de uma lesão no brônquio.

“No momento, o paciente encontra-se intubado e em coma induzido, em acompanhamento contínuo da equipe multiprofissional”, disse o boletim médico desta quinta.

Em decorrência do acidente, foram diagnosticadas lesão brônquica, tratada em Natal, e fraturas de coluna, de esterno e do antebraço. Novo boletim será emitido conforme a evolução do quadro do ex-deputado.

Confira Boletim Médico – São Paulo, 28/08/2025

O paciente Rafael Huete da Motta deu entrada no Hospital Vila Nova Star na manhã do dia 25 de agosto de 2025, em decorrência de um acidente com kitesurf.

Foram diagnosticadas lesão brônquica, esta já tratada na cidade de origem, e fraturas de coluna, de esterno e do antebraço. Ontem, o paciente foi submetido a cirurgia para correção de fraturas de coluna e do esterno, evoluindo satisfatoriamente no pós-operatório.

No momento, o paciente encontra-se intubado e em coma induzido, em acompanhamento contínuo da equipe multiprofissional.

O estado clínico é considerado estável.

Novo boletim será emitido conforme a evolução do quadro.

Dra. Ludhmila Abrahão Hajjar – Coordenadora da Equipe Médica
Cardiologista e Intensivista

Prof. Dr. Paulo Marcelo Gehm Hoff
Diretor Clínico

Dr. Daniel Favarão Del Negro
Diretor Geral

Tribuna do Norte 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Influenciador Hytalo Santos chega a João Pessoa em transferência para o presídio do Róger na Paraíba

Foto: reprodução

O influenciador Hytalo Santos e seu marido, Israel Nata Vicente — conhecido como “Euro” — foram transferidos na tarde desta quinta-feira (28) do sistema prisional de São Paulo para a capital paraibana. A transferência foi coordenada pela Justiça paulista, atendendo a um pedido feito pelo Tribunal de Justiça da Paraíba.

Saída de São Paulo e chegada à Paraíba

Pela manhã, o casal foi escoltado por policiais penais até o Aeroporto Internacional de Guarulhos, onde embarcaram em um voo comercial com destino a João Pessoa. Durante todo o trajeto, ambos permaneceram acompanhados por agentes da Polícia Civil da Paraíba, sendo transportados em áreas reservadas da aeronave.

A chegada ao Aeroporto Castro Pinto ocorreu por volta das 17:15h da tarde. Ao desembarcarem, Hytalo e Israel foram conduzidos diretamente ao Instituto de Polícia Científica (IPC) para a realização de exames de corpo de delito. Em seguida, serão encaminhados à Penitenciária Desembargador Flósculo da Nóbrega, o conhecido presídio do Róger, localizado em João Pessoa.

RLPB 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PL volta a mirar em anistia após dificuldade em avançar na PEC da Blindagem

Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

O PL (Partido Liberal) volta a mirar o projeto da anistia a envolvidos nos atos do 8 de janeiro de 2023 e na suposta tentativa de golpe de Estado a partir da semana que vem.

Até esta quarta-feira (27), o partido queria emplacar no plenário da Câmara dos Deputados a chamada PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Blindagem — de maior proteção aos parlamentares.

No entanto, diante de dificuldades de avançar com a proposta, a sigla avalia que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no STF (Supremo Tribunal Federal) a partir de terça-feira (2) poderá dar mais visibilidade à pauta da anistia.

Apesar de extensa reunião entre líderes partidários e o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para tratar da PEC da Blindagem na noite de quarta, não houve acordo sobre o texto em elaboração pelo relator Lafayette de Andrada (Republicanos-MG).

“Parecia que só interessava o PL e a direita. Devia interessar a todos os parlamentares. Já que queriam aparentar que era uma pauta só da direita, só vamos apoiar se um ou mais partidos também tiveram interesse. Seremos coadjuvantes, não mais protagonistas na PEC da Blindagem”, declarou o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), à CNN.

Embora ele diga que priorizarão a anistia, esse projeto também não tem consenso no Congresso, nem relator para apresentar já um texto final. Antes do mérito, seria preciso ainda votar a urgência da matéria.

A anistia que beneficie Jair Bolsonaro é um dos principais pleitos defendidos pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) para a reversão do tarifaço e demais investidas dos Estados Unidos contra o Brasil.

Questionado pela CNN, Sóstenes disse haver insatisfações de Eduardo, mas negou que o filho do ex-presidente esteja já procurando outra sigla.

“Não chegou a esse ponto. Ele vai continuar com a gente e lutaremos pela manutenção do mandato dele até o fim.”

CNN 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Extremoz se prepara para receber 100 mil pessoas no Mar de Fé 2025

A cidade de Extremoz será palco do maior evento religioso da Região Metropolitana de Natal. De 11 a 13 de setembro, acontece a terceira edição do Mar de Fé, que já nasceu sendo o segundo maior evento religioso do Rio Grande do Norte e, este ano, promete reunir mais de 100 mil fiéis em três dias de louvor, adoração e evangelização.

A expectativa é de recorde de público e de participação de mais de 500 igrejas evangélicas, que estarão envolvidas na organização e nas caravanas que virão de diferentes cidades do estado.

Semana Evangélica prepara o terreno

A programação do Mar de Fé 2025 começa antes da grande festa, com a Semana Evangélica, de 08 a 10 de setembro, na Praça do Conjunto Estrela do Mar. Serão dias de evangelizações, pregações e louvores com participação de ministérios locais e denominações como Metodista Wesleyana, Ministério Apascentar, Assembleia de Deus Mundial, Assembleia de Deus IEADERN, Igreja de Cristo no Brasil, Igreja Batista da Fé, Presbiteriana Nova Jerusalém, entre muitas outras.

Grandes nomes da música gospel confirmados

A partir do dia 11 de setembro, o evento segue para o letreiro da cidade, onde multidões se reúnem em um dos cartões-postais mais simbólicos de Extremoz. Entre as atrações nacionais confirmadas estão a cantora Cassiane, o pastor e cantor Samuel Mariano e a cantora Valesca Maíza, Kaline Araújo, Rafaella Marçal, Douglas Liberdade, além de outros nomes que irão engrandecer ainda mais o evento.

Fé, turismo e impacto regional

Além de ser um evento 100% religioso, o Mar de Fé movimenta o turismo e a economia local, atraindo caravanas de várias cidades e consolidando Extremoz como referência em grandes encontros de adoração.

“Estamos preparando uma edição histórica, que vai marcar a vida de milhares de pessoas. O Mar de Fé é um evento que transforma corações, fortalece famílias e leva esperança para todos que participam”, destacou a prefeita Jussara Sales.

Com seis dias de programação intensa, o Mar de Fé 2025 promete ser o maior já realizado, reafirmando o compromisso de Extremoz com a evangelização e com a promoção da fé cristã em larga escala.

Segundo Geane Sales, idealizadora do evento,
“o Mar de Fé vai além de um evento religioso: é um movimento que fortalece o cristianismo, promove apoio espiritual à população e ainda contribui para aquecer a economia do município, tornando-se um dos momentos mais esperados do calendário da cidade”.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

“Fraude no INSS ultrapassa governos”, diz coordenadora da DPU

Foto: Andressa Anholete/Agência Senado

A defensora pública Patrícia Bettin, coordenadora da Câmara de Coordenação e Revisão Previdenciária da Defensoria Pública da União (DPU), disse nesta quinta-feira, 28, que, em sua avaliação, a fraude envolvendo desconto associativo não autorizado em aposentadorias e pensões “ultrapassa governos“.

“Essa fraude já existia há muito tempo. Acontece que ela foi sendo aperfeiçoada, inclusive com inteligência artificial. Isso dificulta e prejudicou milhares de segurados. Vários fatores contribuíram. A falta de transparência, a falta de controle, a falta de exigência de biometria. Então, são vários fatores. Ela ultrapassa governos, governo de direita ou esquerda”, acrescentou.

A declaração ocorreu em resposta a questionamento feito pelo líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN). Ele quis saber se ela considera “normal” que o governo Lula (PT) tenha ficado “inerte” diante de um suposto crescimento atípico no número de associados a entidades que fizeram descontos.

Ainda no depoimento, Bettin afirmou que a preocupação da Defensoria Pública da União é “evitar que essas fraudes continuem”. “O que a DPU fez foi tomar medidas administrativas e judiciais para evitar que as pessoas continuassem sendo lesadas. Se houve omissão, se houve crime, isso deve ser apurado na esfera competente”, acrescentou.

INSS ignorou ofícios

Segundo a defensora pública, o INSS não respondeu a ofícios enviados pela DPU com questionamentos sobre descontos em benefícios.

O relator, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), perguntou a Bettin se houve alguma demora de resposta de ofícios ou pedidos de providência, enviados pela DPU, por parte do INSS ou Dataprev.

Ela citou exemplos de ofícios que não foram respondidos pelo Instituto Nacional do Seguro Nacional. Em 3 de outubro de 2024, a defensora nacional de Direitos Humanos expediu um ofício à Diretoria de Benefícios e Relacionamento com o Cidadão do INSS, mas não houve resposta.

Nesse caso, foram feitos questionamentos sobre as determinações feitas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) ao Instituto em um acórdão de junho de 2024. O TCU determinou, entre outras medidas, que, no prazo de 90 dias, o INSS implementasse ferramenta tecnológica que permita assinatura eletrônica avançada e biometria nos termos de filiação e de autorização referentes a descontos de mensalidade associativa.

Outra ordem era para que no período, implementasse, para todos os benefícios pagos pelo INSS, ferramenta que viabilize o bloqueio automático e o desbloqueio prévio, pessoal e específico para cada averbação de desconto, seja de empréstimo consignado, seja de mensalidade associativa.

No ofício, a DPU questionou se as determinações foram implementadas, quais providências específicas foram adotadas para cumprir cada uma das ordens, em quais veículos de comunicação foi realizada a divulgação dos esclarecimentos aos beneficiários, entre outros pontos.

O Antagonista 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Boulos e Glauber Braga manifestam apoio à Brisa em processo de cassação do mandato da vereadora petista e adotam narrativa de perseguição

A vereadora Brisa Bracchi (PT) que teve processo de cassação aberto diante do uso de dinheiro público, por meio de emenda impositiva, para patrocinar uma balada político-partidária contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu o apoio de parlamentares da esquerda, Glauber Braga e Guilherme Boulos.

Ambos deputados federais pelo PSOL adotaram em suas falas em apoio à Brisa a narrativa de perseguição contra a vereadora petista.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Forbes divulga ranking dos 10 maiores bilionários do Brasil em 2025; confira a lista

Eduardo Saverin e Vicky Safra são os dois brasileiros mais ricos, segundo a Forbes. — Foto: Roslan Rahman/AFP/Arquivo e Silvana Garzaro/Estadão Conteúdo

O cofundador do Facebook, Eduardo Saverin, é o brasileiro mais rico pelo segundo ano consecutivo, de acordo com o ranking anual de bilionários da revista Forbes, publicado nesta quinta-feira (28).

Detentor de uma fortuna de R$ 227 bilhões, ele é conhecido por ser sócio de Mark Zuckerberg, que conheceu enquanto estava na faculdade.

Embora tenha nascido em São Paulo, Saverin vive atualmente em Singapura e viu sua fortuna crescer 45,5% em um ano, impulsionada pela “febre da inteligência artificial”.

Além de permanecer como acionista minoritário da empresa de Mark Zuckerberg, ele também segue ativo em iniciativas de venture capital.

Quem o acompanha na segunda posição é Vicky Safra, herdeira do banco Safra e também a mulher mais rica do país.

Veja abaixo os dez maiores bilionários do Brasil em 2025.

  1. Eduardo Saverin (Facebook/Meta) – Patrimônio: R$ 227 bilhões (+45,5%)
  2. Vicky Sarfati Safra e família (Banco Safra) – Patrimônio: R$ 120,5 bilhões
  3. Jorge Paulo Lemann (AB Inbev/3G Capital) – Patrimônio: R$ 88 bilhões
  4. André Santos Esteves (BTG Pactual) – Patrimônio: R$ 51 bilhões (+56%)
  5. Fernando Roberto Moreira Salles (Itaú Unibanco/CBMM) – Patrimônio: R$ 40,2 bilhões (+4,5%)
  6. Carlos Alberto da Veiga Sicupira (AB Inbev/3G Capital) – Patrimônio: R$ 39,1 bilhões (-20,8%)
  7. Pedro Moreira Salles (Itaú Unibanco/CBMM) – Patrimônio: R$ 38 bilhões (+5,1%)
  8. Miguel Gellert Krigsner (O Boticário) – Patrimônio: R$ 34,2 bilhões (+19,2%)
  9. Alexandre Behring da Costa (3G Capital) – Patrimônio: R$ 31 bilhões (-11,1%)
  10. Jorge Neval Moll Filho (Rede D’Or) – Patrimônio: R$ 30,4 bilhões (+119,1%)

De acordo com a Forbes, ela acumula R$ 120,5 bilhões (9,4% maior do que o registrado no ano passado), dada sua participação na empresa após a morte de seu marido, Joseph Safra, em 2020.

Na 13ª edição da lista nacional, a Forbes identificou 300 brasileiros com patrimônio acima de R$ 1 bilhão. O ranking de 2025 reúne 240 homens, com patrimônio somado de R$ 1,68 trilhão, e 60 mulheres, que acumulam R$ 343,7 bilhões.

Do total, 56,3% dos bilionários tiveram crescimento em suas fortunas no último ano, enquanto 20,6% registraram queda e apenas um manteve o mesmo patrimônio. A lista ainda ganhou 31 novos integrantes que alcançaram, pela primeira vez, o status de bilionários.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

‘Maior resposta’ ao crime organizado, diz Lula sobre operação contra o PCC

Foto: Ed Alves –  Correio Braziliense / DA Press

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avaliou como “a maior resposta do Estado ao crime organizado de nossa história até aqui” a megaoperação realizada nesta quinta-feira (28) que teve como alvo um esquema criminoso bilionário no setor de combustíveis, comandado pelo Primeiro Comando da Capital (PCC).

“O trabalho integrado — iniciado com a criação, no Ministério da Justiça, do Núcleo de Combate ao Crime Organizado — permitiu acompanhar toda a cadeia e atingir o núcleo financeiro que sustenta essas práticas”, disse o presidente em uma rede social.

A operação, batizada de Carbono Oculto, envolveu cerca de 1.400 agentes das polícias estaduais e federal e ocorreu em oito estados simultaneamente: São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Mais de 350 pessoas e empresas foram alvos de mandados de prisão e busca e apreensão.

Segundo as investigações, o grupo sonegou mais de R$ 7,6 bilhões em impostos e envolveu irregularidades na produção e distribuição de combustíveis em todo o país. O esquema incluía adulteração de combustíveis vendidos em ao menos 300 postos no estado de São Paulo, mas o setor acredita que 30% de todos os postos no estado tenham sido atingidos pelo esquema.

Outro braço do esquema envolvia o controle pelo PCC de 40 fundos de investimento, com patrimônios somados superiores a R$ 30 bilhões.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polêmica

Após PM pedir mudança na data da partida contra o Santa Cruz, América diz que antecipação do jogo do acesso geraria prejuízos financeiros e desportivos

Foto: Gabriel Leite /América FC

O América se manifestou sobre o pedido da Polícia Militar do RN para antecipar a partida de volta das quartas de final da Série D, contra o Santa Cruz, do dia 7 de setembro (domingo) para o dia 6 (sábado).

A SAF alvirrubra informou em comunicado publicado nas redes sociais do clube que aguarda posicionamentos da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), mas fez questão de salientar que eventual mudança acarretaria prejuízos financeiros e, principalmente, desportivos para o clube.

O pedido feito pela PM ocorreu em razão das comemorações do Dia da Independência, data em que todas as polícias militares do país atuam simultaneamente em solenidades oficiais e no reforço do policiamento, considerando ainda o fluxo elevado de turistas e manifestações sociais previstas para o feriado.

No sábado, dia 6 de setembro, está agendado na Arena das Dunas, o Festival Forrozar, um show com várias bandas de Forró. O evento está marcado para as 19h.

Leia nota do América SAF na íntegra:

O América Futebol Clube SAF informa que tomou conhecimento da solicitação da Polícia Militar do Rio Grande do Norte para a antecipação da partida contra o Santa Cruz-PE, do domingo (07/09) para o sábado (06/09). O pedido foi feito pela corporação baseado em questões operacionais, em virtude do Dia da Independência.

O América informa, ainda, que aguarda posicionamentos da FNF e CBF e esclarece que a mudança acarretará prejuízos financeiros e, principalmente, desportivos para o clube.

Com informações de Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Um verdadeiro absurdo. Quem realmente está comandando a segurança do Estado do RN, que não garante uma simples partida de futebol.. Governadora determine o jogo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *