Política

Procuradores que recebem até R$ 100 mil falam em esmola e protestam contra celular funcional de R$ 3.600

Mensagens obtidas pela Folha da rede interna usada por procuradores da República mostram a insatisfação de integrantes do Ministério Público Federal com a qualidade de um novo telefone celular que passou a ser fornecido pela instituição, cujo preço de mercado oscila de R$ 2.600 a R$ 3.600. O aparelho foi chamado de “esmola” por procuradores que recebem, além do salário de R$ 33,6 mil, auxílio-alimentação (R$ 910), abono pecuniário (de até R$ 29,9 mil) ou gratificação por acúmulo de ofício (de até R$ 7,5 mil).

Cada integrante do MPF ( Ministério Público Federal) tem direito ainda a um notebook no valor de R$ 4.500 —a troca mais recente de aparelho foi feita em 2020— e a um tablet funcionais. A opção pelo iPhone SE, feita pela PGR (Procuradoria-Geral da República), foi bombardeada na rede interna de procuradores. Integrantes do MPF querem aparelhos mais modernos e mais caros.

Contracheques de um desses procuradores, disponíveis no sistema de transparência do MPF, registram recebimentos brutos de R$ 102 mil em janeiro, levando-se em conta a remuneração básica, 13º salário, um terço de férias e verbas indenizatórias, não sujeitas a abate teto. Integrantes do Judiciário e do Ministério Público têm direito a dois meses de férias.

Um contrato da PGR com a operadora Claro, assinado a partir de licitação concluída no fim de 2020, garante o fornecimento de aparelhos iPhone SE, em regime de comodato, em que não há compra de aparelhos. Estão previstas linhas (a um custo individual de R$ 219,90 mensais) a 1.200 procuradores e a 650 servidores comissionados que usam celulares funcionais.

As mensagens de críticas aos aparelhos, postadas na rede interna, são dirigidas ao secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação da PGR, Darlan Airton Dias, a quem cabe a gestão dos contratos. Em nota, a PGR disse ter analisado as “ponderações apresentadas” e decidido manter a contratação, “por entender que foi feita a melhor escolha considerando as restrições orçamentárias e legais”.

Em 9 de fevereiro, o procurador da República Marco Tulio Lustosa Caminha, que atua no Piauí, escreveu: “Darlan e colegas, recebemos aqui no estado um email perguntando se queremos receber somente um chip da claro, ou continuar recebendo um chip com o aparelho, COM O ALERTA QUE SE A OPÇÃO FOR ESTA ÚLTIMA O APARELHO SERÁ UM IPHONE SE!!!” E prosseguiu: “É isso mesmo, Darlan??!!! Você acha mesmo que depois de mais de três anos com um iphone 7, já ultrapassado, processador lento, bateria ruim, tela pequena, vamos aceitar por mais outros 30 meses um iphone SE?? Acho que ninguém aqui é moleque, Darlan!!”

Segundo o procurador Caminha, 40% de seu trabalho é feito pelo celular. “Isso é um insulto!! Não quero esmola! Acho que ninguém aqui quer esmola!! Estamos há quase um ano trabalhando de casa, celular, notebook, internet, energia… Que bagunça é essa?? Estão querendo nos humilhar??!! Não aceito humilhação, Darlan. Acho que devemos ser respeitado!!!” O procurador finalizou a mensagem perguntando quem vai pagar por esse “gato” e com um pedido “encarecido” aos colegas de MPF: “NÃO ACEITEM ESSA ESMOLA!!”

Caminha recebeu abonos pecuniários em janeiro de 2020 e de 2021, cada um no valor de R$ 29,4 mil, segundo os contracheques no serviço de transparência do MPF. Além disso, de fevereiro a dezembro de 2020, recebeu gratificação por acúmulo de ofícios, no valor de R$ 4.800 a R$ 6.100 mensais. A remuneração total em janeiro chegou a R$ 102 mil, conforme os contracheques.

Em nota, a Procuradoria no Piauí disse que a fala na rede interna foi retirada de um contexto de ampla discussão sobre a necessidade de troca dos celulares. “O cerne da discussão deu-se em razão da necessidade de trabalho, sobretudo neste período de home office, por celulares com telas maiores e sistema operacional seguro, como bem já recomendou a Secretaria de Tecnologia da PGR.”

A Apple fornece segurança em seu sistema operacional e, na rede usada pelos procuradores, levantou-se a discussão sobre o contrato da PGR “não atender às necessidades dos membros em razão do tamanho da tela do aparelho iPhone SE, da defasagem em relação às novas tecnologias (5G) e do custo-benefício de um contrato longo, de 30 meses”. Segundo a Procuradoria no Piauí, o contrato foi suspenso pela PGR.

Já a PGR afirmou que a contratação está mantida: “Trata-se de um modelo intermediário, que atende às necessidades a um custo adequado para a administração, possui sistema operacional reconhecidamente mais seguro, há uma cultura de uso na instituição e tem compatibilidade com outro equipamento (iPad) fornecido pelo MPF.” Sobre os abonos pecuniários, a Procuradoria no Piauí disse ser um direito do procurador. É o mesmo caso da gratificação por acúmulo de ofício, desde que o período seja superior a três dias úteis. “O exercício cumulativo permite o andamento dos feitos durante afastamentos de procuradores.” Os recebimentos somaram R$ 69 mil em janeiro, não R$ 102 mil, conforme a nota.

Na rede interna, a mensagem do procurador Caminha foi corroborada pela procuradora Ana Paula Ribeiro Rodrigues, que atua no Rio. “É incrível essa notícia trazida pelo Marco Tulio. Torcendo para que haja algum equívoco nisso”, afirmou. “Eu ia perguntar O QUE ACONTECEU COM ESSA INSTITUIÇÃO. Mas, pensando bem, o que aconteceu eu sei: morreu, acabou, resta-nos agir como burocratas e ir levando e, quem pode, vai se virando ou cai fora. A pergunta é: COMO ISSO ACONTECEU?”, prosseguiu.

A procuradora afirmou que “em alguns casos, a opção não aceitar a esmola não se coloca”. “Essas notícias chegam nessa situação de penúria, em que a gente fica desesperado atrás de acumulações para poder complementar o salário. Isso para os ‘privilegiados’ que conseguem chances de acumular.” Ana Paula Rodrigues recebeu gratificações por acumulações de fevereiro a dezembro, de R$ 5.600 a R$ 7.400 por mês, conforme os contracheques disponíveis.

Em nota, o MPF no Rio disse que não comentará “supostas mensagens” enviadas por seus membros em canais internos de comunicação. Sobre o acúmulo de ofícios, o MPF deu a mesma explicação fornecida pela Procuradoria no Piauí. Um terceiro procurador, José Leão Junior, escreveu logo em seguida na rede interna: “Existem estudos a mostrar que, quanto mais alguém é maltratado, vilipendiado ou seviciado em relação a um trabalho ou afazer, mais tal pessoa agarrar-se-á a seus escrúpulos para desempenhar com mais desvelo ou elevação tal afazer, de modo a não deixar entrar em colapso (ou processo de dissolução) certa faceta –que lhe é cara– do self.” E finalizou: “Em suma, um jogo pavloviano em ordem de estimulação contraditória. Dizem que a rigor funciona direitinho.”

Leão recebeu abonos pecuniários em janeiro de 2020 e em janeiro de 2021 (R$ 14,9 mil em cada mês) e gratificações por acúmulo de ofícios de fevereiro a dezembro (com valores mensais entre R$ 3.700 e R$ 7.100). Em nota, a Procuradoria da República em São Paulo afirmou que não comentará “possíveis mensagens privadas vazadas de seus membros”.

Os abonos pecuniários são conversões de um terço das férias, previstas em lei, segundo a nota. O acúmulo de ofícios também é uma previsão legal, que permite a continuidade dos processos, com gratificação correspondente a um terço do subsídio do procurador designado, para cada 30 dias de acumulação, ainda conforme a Procuradoria em São Paulo.

FOLHAPRESS

Opinião dos leitores

  1. Já passou da hora de se discutir esses salários absurdos pago p/determinadas castas nesse país!!! Precisamos de um "louco" que enfrente as corporações de servidores públicos…me parece que Bolsonaro não será esse "louco"!!!

    1. Concordo plenamente. Não vejo bolsanaro com esse desejo. Salários que humilham o brasileiro

  2. POUCA VERGONHA! Dinheiro da sofrida população brasileira. Isso é de uma indecência sem tamanho.

  3. Esses desmandos tem de sercombatidos e erradicados sem complacência. Absurdo. São funcionários públicos e não donos do erário. O Sr Guedes devia estar atento a isso e botar o dedo na ferida. Não ficar prejudicando carreiras de estado que promovem arrecadação , como vem fazendo com a RFB desde que assumiu.

  4. Se não me engane o valor do auxílio emergencial está sendo discutido. Só não sei em qual valor.

  5. São pessoas como essas que defendem a R(d)eforma Administrativa que diminui salários dos "barnabés"… Não estou vendo nenhum bolsominions criticando-os. Esses sim fazem parte da eleite e são esses que deveriam ser o alvo da RF. Não os coitados que "penam" diariamente. E lembrem-se esses foram como aqueles admitidos por concurso….

  6. São verdadeiros empresários públicos. Pessoas que ficam milionárias a cada ano unicamente por prestar serviço público.

  7. A conta deveria ser pra todos.. nao apenas para os pobres e empreendedores. Esse pessoal acha que o Estado imprime dinheiro direto pra conta deles. É o povo quem paga. E o povo ja sabe que o serviço publico é ineficiente neste país e nao justifica o que vale. Se fosse possivel um boicote de impostos pra mostrar pra esses gananciosos quem manda, ja teriam feito. A monarquia terminou na teoria, mas na pratica continuam os habitos de abusos, principalmente daqueles que acham que passar em concurso justifica a safadeza.

  8. Já que reclamam tanto é solicitarem demissão e irem procurar emprego.
    Acho difícil perderem esta boquinha.

  9. Estudem e passem em concurso público Para juiz, desembargador, procurador, promotor , simples assim.

    1. Agora vc se entregou. Sempre desconfiei que se tratava de um marajá do serviço público, que se esconde atrás dessa alcunha.
      Perfeito desocupado!

    2. Me desculpe Sergio mas creio que você está enganado. Titia Cacá pode até ser do serviço público mas nunca um marajá, juiz, desembargador, etc… Não tem estudo pra isso. E não falo devido à sua ignorância política, falta de visão, desequilíbrio de pensamento, não. É por causa dos erros crassos de concordância, falta de domínio da linguagem e desconexão com as regras gramaticais. Com uma formação dessas ela nunca conseguiria um lugar de destaque no serviço público. Resumindo: uma semianalfabeta que se acha no direito de dar conselhos aos outros, uma idiota.

    3. Se soubessem como é difícil passar num concurso desse nível, não falariam isso, sobram vagas. Não concordo com os excessos, mas pior do que a classe política não existe, esses não estudam para nada, não passam em nada e ganham rios de dinheiro enganando a população e quando são eleitos só servem para fazer politicagem, o povo que se exploda! Antes de acharem que quem tem um bom salário às custas dos seus esforços não é merecedor, lembrem que errado não é quem ganha bem honestamente é quem não faz nada para mudar a realidade dos brasileiros que poderiam ter bons salários se tivessem uma boa educação. Pensem bem nisso!

  10. Sr BG queria saber porque vc excelência naonpublica meus comentários é porque nao Tenho expressão

  11. Esses interplanetários vivem num planeta que é só deles, um bocado de Doutores do egoismo, soberba e luxuria…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ministros do STF defendem prorrogar prisão domiciliar humanitária de Bolsonaro

Foto: REUTERS/Diego Herculano

Ministros do STF avaliam, nos bastidores, que a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro deve ser mantida após o fim do prazo atual, segundo informações do SBT News. De acordo com a reportagem, fatores como o estado de saúde do ex-presidente, o cenário político e o calendário eleitoral pesam a favor da prorrogação da medida.

Segundo os ministros ouvidos pelo SBT News, o episódio envolvendo a apreensão de uma arma registrada em nome de Bolsonaro não deve alterar significativamente a análise sobre o cumprimento da pena. A decisão final, porém, cabe ao ministro Alexandre de Moraes, relator do caso.

Na terça-feira (23), a defesa pediu a manutenção da prisão domiciliar humanitária, alegando que Bolsonaro ainda necessita de acompanhamento médico especializado. O pedido foi baseado em relatório médico enviado ao STF, que aponta estabilidade clínica, mas destaca riscos como instabilidade postural, alterações de equilíbrio, risco de quedas e necessidade de acompanhamento fisioterápico contínuo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Aposentados vão receber R$ 2,1 bilhões em atrasados da Justiça; saiba quem pode ter direito

Foto: reprodução

Aposentados e pensionistas que venceram ações judiciais contra o INSS começarão a receber R$ 2,1 bilhões em atrasados neste mês. Os recursos foram liberados pelo Conselho da Justiça Federal (CJF) e beneficiarão cerca de 141,4 mil pessoas em 100,8 mil processos de concessão ou revisão de benefícios.

O pagamento será feito por meio das Requisições de Pequeno Valor (RPVs), destinadas a dívidas de até 60 salários mínimos. Têm direito ao lote os segurados cuja ordem de pagamento foi emitida pela Justiça durante o mês de maio.

Os valores envolvem ações relacionadas a aposentadorias, pensões, auxílios e ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). O calendário de depósitos será definido pelos Tribunais Regionais Federais (TRFs), responsáveis por informar a data exata de pagamento.

Segundo o CJF, o montante total liberado aos tribunais chega a R$ 2,6 bilhões, considerando também outras ações de natureza alimentar. Os segurados podem acompanhar a situação do pagamento no site do TRF responsável pelo processo ou por meio de seus advogados.

Receberá neste lote mensal quem venceu a ação contra o INSS, conquistou atrasados de até 60 salários mínimos e teve a ordem de pagamento emitida pela Justiça no mês de maio.

TRF da 1ª Região (Sede no DF, com jurisdição: DF, GO, TO, MT, BA, PI, MA, PA, AM, AC, RR, RO e AP)

  • Geral: R$ 671.902.805,89
  • Previdenciárias/assistenciais: R$ 562.242.004,98 (27.460 processos, com 33.891 beneficiárias(os))

TRF da 2ª Região (sede no RJ, com jurisdição no RJ e ES)

  • Geral: R$ 192.464.861,23
  • Previdenciárias/Assistenciais: R$ 131.512.019,09 (5.763 processos, com 8.311 beneficiárias(os))

TRF da 3ª Região (sede em SP, com jurisdição em SP e no MS)

  • Geral: R$ 397.391.769,28
  • Previdenciárias/Assistenciais: R$ 315.657.361,75 (10.255 processos, com 13.649 beneficiárias(os))

TRF da 4ª Região (sede no RS, com jurisdição no RS, no PR e em SC)

  • Geral: R$ 548.828.566,87
  • Previdenciárias/Assistenciais: R$ 471.508.991,69 (24.559 processos, com 35.247 beneficiárias(os))

TRF da 5ª Região (sede em PE, com jurisdição: PE, CE, AL, SE, RN e PB)

  • Geral: R$ 528.042.642,66
  • Previdenciárias/Assistenciais: R$ 454.216.672,00 (21.364 processos, com 36.054 beneficiárias(os))

TRF da 6ª Região (sede em MG, com jurisdição em MG)

  • Geral: R$ 240.456.800,16
  • Previdenciárias/Assistenciais: R$ 212.060.626,98 (11.492 processos, com 14.217 beneficiárias(os))

Com informações de Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Fachin diz que ‘momento do país’ exige prestação de contas do Judiciário e prevê proposta de reforma até o fim do ano

Foto: Gustavo Moreno/STF

O presidente do STF, Edson Fachin, afirmou nesta quarta-feira que o momento atual do Brasil exige das instituições uma “disposição sincera à autorreflexão sobre o que ainda não fazem bem o suficiente”. A declaração foi feita na abertura dos trabalhos do grupo criado pela Corte para discutir a reforma do sistema de Justiça.

Ao defender mudanças no sistema judiciário, o ministro apontou problemas que afetam diretamente a população. “A demora excessiva, o custo proibitivo, a linguagem inacessível, a desigualdade no acesso à tutela jurisdicional, tudo isso tem rosto e tem endereço. Este grupo existe, em última análise, para contribuir com respostas à altura dessas demandas“, afirmou.

Fachin pediu que a comissão apresente propostas até 15 de novembro e destacou que a sociedade espera respostas para temas como governança judicial, eficiência jurisdicional, transformação digital, acesso à Justiça e fortalecimento da confiança pública.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

BANCO MASTER: Segunda Turma do STF vai analisar pedido de Jaques Wagner para anular operação de busca e apreensão feita pela PF

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

A defesa do senador Jaques Wagner pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a anulação da busca e apreensão realizada na semana passada no âmbito da investigação sobre o Banco Master. O recurso será analisado pela Segunda Turma da Corte, que tem confirmado as decisões do relator do caso, o ministro André Mendonça.

Ao autorizar a operação, Mendonça apontou indícios de supostas vantagens econômicas indevidas relacionadas à atuação parlamentar de interesse do Banco Master. Segundo o ministro, a medida era necessária para preservar provas como documentos, celulares e registros de comunicação.

A Polícia Federal suspeita que Wagner tenha sido beneficiário de pagamentos feitos por pessoas ligadas ao banco Master e apura possíveis articulações em temas de interesse da instituição no Congresso Nacional. A investigação cita mensagens e contatos entre o senador e empresários vinculados ao grupo.

No recurso, os advogados alegam que a decisão apresenta falhas que comprometem a legalidade da operação. A defesa também afirma que os valores em dinheiro encontrados durante as buscas, em Brasília e Salvador, possuem origem lícita e comprovada.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Defesa de Jair Bolsonaro cita quadro de saúde e precedente de Collor em pedido de prorrogação da prisão domiciliar humanitária

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro pediu ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, a prorrogação da prisão domiciliar humanitária concedida em março. O prazo de 90 dias da medida termina nesta quinta-feira (25).

No pedido, os advogados anexaram relatório médico que aponta um quadro de saúde complexo, com doenças crônicas e sequelas permanentes. Segundo a defesa, a recuperação parcial de Bolsonaro ocorreu justamente durante o período em que ele cumpriu a prisão domiciliar.

Os advogados também citaram como precedente a decisão que concedeu prisão domiciliar humanitária ao ex-presidente Fernando Collor, argumentando que há semelhanças entre os casos.

Paralelamente, Moraes deve decidir sobre a manutenção da medida após a apreensão de uma arma registrada em nome de Bolsonaro com um de seus seguranças. O ministro solicitou manifestação da PGR sobre uma possível falta grave, situação que pode influenciar a análise do pedido de prorrogação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Resultado histórico: Colégio Porto conquista 1º e 2º lugares do RN em rankings do Enem

O Colégio Porto, referência em alto desempenho e formação integral no Rio Grande do Norte, conquistou o 1º lugar do RN no ranking que lista os 15 melhores alunos por escola no Enem, além do 2º lugar geral entre as escolas do estado. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), reforçando a posição da instituição como referência no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

No ranking das escolas do Rio Grande do Norte pelos 15 melhores alunos, o Porto alcançou média de 793,7, sendo a única escola do RN a superar 790 pontos. Com as notas de redação (912) e matemática (885) contribuindo de maneira relevante para o resultado. Já no ranking geral, que considera o desempenho médio dos participantes, a escola registrou média de 706,8, garantindo a segunda colocação estadual. O número é importante levando em conta que 96 alunos participaram da avaliação, número significativamente maior que de boa parte dos concorrentes diretos.

Para a coordenadora pedagógica do Colégio Porto, Kennia Ísis, os números confirmam a consistência de um trabalho desenvolvido diariamente dentro e fora da sala de aula.

“Recebemos esses resultados com muita alegria porque eles reforçam uma filosofia que faz parte da identidade da escola. O alto rendimento é consequência de uma cultura de estudo construída de forma contínua, mas também de um cuidado permanente com o desenvolvimento emocional dos estudantes. A preparação para o Enem é importante, mas ela está inserida em um projeto maior, que busca formar jovens capazes de enfrentar desafios, fazer escolhas conscientes e conduzir a própria trajetória com autonomia”, destacou Kennia.

A escola destaca que a preparação para o Enem começa muito antes do último ano do Ensino Médio. O processo envolve o fortalecimento gradual de competências acadêmicas e socioemocionais, permitindo que os estudantes desenvolvam segurança, organização e responsabilidade ao longo de toda a vida escolar.

Nesse contexto, a aprovação e o desempenho em avaliações de larga escala aparecem como consequência natural de um percurso educacional construído com consistência e propósito.

Confira o ranking completo:

Ranking por escola dos 15 melhores alunos

1. Colégio Porto — 793,7
1. CEI Romualdo — 787,5
2. Colégio Marista — 781,2
3. Colégio Ciências Aplicadas — 777,4
4. IFRN Natal-Central — 770,0
5. CEI Roberto Freire — 763,8
6. FACEX — 759,1
7. IFRN Mossoró — 756,4
8. Colégio Diocesano Santa Luzia — 753,2
9. CEI Mirassol — 752,4

Ranking geral

1. Colégio Ciências Aplicadas — 726,4 (54 alunos)
2. Colégio Porto — 706,8 (96 alunos)
1. CEI Romualdo — 698,3 (139 alunos)
2. Colégio Marie Jost — 698,0 (15 alunos)
3. Colégio Marista — 697,0 (171 alunos)
4. FACEX — 695,6 (46 alunos)
5. CEI Roberto Freire — 690,7 (70 alunos)
6. Colégio Simples — 684,8 (28 alunos)
7. Salesiano São José — 674,3 (59 alunos)
8. Over Colégio e Curso Lagoa Nova — 674,3 (31 alunos)

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Moraes pede posição da PGR por eventual falta grave cometida por Bolsonaro

Foto: Reuters

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), solicitou manifestação da PGR (Procuradoria-Geral da República) sobre a prisão domiciliar temporária do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Na solicitação, o magistrado deu prazo de 48 horas tanto para o procurador-geral da República, Paulo Gonet, como para a defesa do dirigente de direita, se manifestarem sobre o episódio.

No documento, Moraes faz referência ao episódio da pistola registrada no nome de Bolsonaro e encontrada no carro de um militar que fazia segurança do ex-presidente de direita.

O ministro observa que o regime de cumprimento de pena pode ser alterado, inclusive com o retorno a uma prisão em regime fechado, caso medidas cautelares sejam desobedecidas.

“Nos termos da Lei de Execução Penal, comete falta grave o condenado à pena privativa de liberdade que possuir, indevidamente, instrumento capaz de ofender a integridade física de outrem”, ressalta.

O ministro cita trecho do depoimento concedido por Bolsonaro à Polícia Civil do Distrito Federal. Na oitiva, realizada na terça-feira (23), o dirigente de direita admitiu tanto a propriedade da arma de fogo apreendida quanto a posse em sua residência durante o cumprimento da prisão domiciliar.

No depoimento, Bolsonaro teria justificado a presença de três mulheres em sua casa e afirmado que “não podia ficar desarmado”.

“A Lei de Execução Penal prevê as consequências para o reconhecimento da prática de falta grave pelo condenado, como a regressão no regime de cumprimento de pena, inclusive com a cessação da prisão domiciliar”, ressalta.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Flávio e Lula empatam no 2º turno, diz pesquisa

Foto: Reprodução

Levantamento da Gerp divulgado nesta 4ª feira (24.jun.2026) mostra que o senador Flávio Bolsonaro (PL) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estão tecnicamente empatados em uma eventual disputa de 2º turno, considerada a margem de erro de 2,19 pontos percentuais. No cenário testado, o congressista registra 42% das intenções de voto, enquanto o petista aparece com 40%.

A pesquisa também simulou disputas de 2º turno entre Lula e os ex-governadores Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (PSD).

A Gerp entrevistou 2.000 pessoas em todo o território nacional de 15 a 20 de junho de 2026. A margem de erro é 2,19 pontos percentuais, para mais ou para menos. O grau de confiança do levantamento é de 95%. Está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-09657/2026. O estudo custou R$ 20.000. Foi pago com recursos próprios.

1º TURNO
O levantamento mediu as intenções de voto para um 1º turno da disputa pela Presidência da República. Nesse cenário, Lula e Flávio Bolsonaro voltam a aparecer em situação de empate técnico, com 37% e 34% das intenções de voto, respectivamente.

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

VÍDEO: Trabalhador morre após ser atingido por viga durante obra de galpão

Vídeo: Reprodução

Um acidente de trabalho registrado na terça-feira (23) terminou com a morte de um jovem de 26 anos durante a construção de um galpão. A vítima foi identificada como Vitor Peixoto, de 26 anos.

Segundo informações repassadas por familiares, o jovem trabalhava em um depósito localizado ao lado da obra e costumava auxiliar o patrão na construção do galpão após o expediente.

Ainda de acordo com os relatos, Vitor realizava atividades no local quando foi atingido na cabeça por uma viga que se desprendeu da estrutura.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para prestar socorro, mas, ao chegar ao local, a equipe constatou que o trabalhador já estava sem vida.

As circunstâncias do acidente deverão ser investigadas pela Polícia Civil.

Portal da Tropical

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Janja vem a Natal defender o fim da violência contra as mulheres, mas casos de feminicídio batem recorde no governo Lula

Foto: Reprodução

A primeira-dama Janja da Silva desembarca em Natal nesta quinta-feira (25) para participar do evento “Mulheres do Time de Lula pelo Fim da Violência”, uma agenda política voltada para fortalecer os palanques de Cadu Xavier ao Governo do Estado e de Samanda Alves e Rafael Motta ao Senado.

O discurso, no entanto, esbarra em uma realidade incômoda para o próprio governo federal. Enquanto Janja percorre o país defendendo o combate à violência contra a mulher, os casos de feminicídio atingiram o maior patamar da série histórica na gestão do presidente Lula. Dados do Ministério da Justiça mostram que 1.470 mulheres foram vítimas do crime em 2025, superando o recorde anterior registrado em 2024, que foi de 1.464.

O governo Lula transformou o enfrentamento ao feminicídio em uma das principais bandeiras políticas para 2026, com direito ao lançamento do “Pacto Nacional Brasil contra o Feminicídio” e forte exploração do tema nos discursos oficiais. O problema é que os números caminham na direção oposta da narrativa petista.

Opinião dos leitores

  1. Será que ela defendeu a Ex espisa do filho do Lula, quando a mesma apanhou e foi ameaçada?
    E o que ela acha da fala do afilhado sobre a pergunta dele se a P₩t@ vai tá lá?

  2. Mulheres de bem, capitalistas,bolsonaristas de extrema direita radical como eu, vou ter muito cuidado com esta peste que vai se alastrar em nosso estado estes dias, todo cuidado e pouco, como diz uma amiga tão bem feita kkkkkk

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *