Política

Programa ‘Voa Brasil’ vai oferecer 1,5 milhão de passagens a R$ 200 por mês, diz ministro

Foto: Reprodução.

O Ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, afirmou nesta quinta-feira (13), durante uma palestra na Uerj, no Rio de Janeiro, que o programa de passagens aéreas a R$ 200, batizado de “Voa Brasil”, poderá oferecer 1,5 milhão de passagens por mês.

Durante o evento na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, França deu mais detalhes sobre o programa que deve começar a partir de agosto. A ideia é que a iniciativa chegue na sua máxima capacidade em um ano.

“Esse programa tem capacidade, nós estamos falando de 1,5 milhão de passagens ao mês, que poderíamos chegar. São trechos. Mas nós vamos chegar gradualmente. (…) precisamos preparar os aeroportos para isso”, disse França.

O Ministro também confirmou a participação das empresas Latam, Gol e Azul no “Voa Brasil”.

Confira mais detalhes na matéria de Leo Hamawaki e Raoni Alves, g1 e GloboNews.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Policiais são ameaçados com facão e pedaço de madeira em ocorrência no interior do RN

Imagens: reprodução/Sem Mordaça RN

O Comando de Policiamento Regional III da Polícia Militar, sediado em Nova Cruz, emitiu uma nota esclarecendo os fatos relacionados a uma ocorrência registrada na última sexta-feira (26), na zona rural do município de Campo Redondo, no interior do Rio Grande do Norte.

De acordo com a corporação, a ação começou durante um patrulhamento de rotina, quando policiais abordaram um adolescente em um ponto conhecido pela prática de tráfico e uso de drogas. O jovem confirmou ser menor de idade e ter feito uso de entorpecentes. A guarnição, então, acionou a responsável legal do adolescente para garantir os cuidados necessários.

Enquanto os policiais prestavam orientação à responsável, um homem que estava no local começou a proferir ofensas contra a equipe. Mesmo após advertências, ele continuou com as agressões verbais e recebeu voz de prisão. Nesse momento, segundo a PM, o homem e um familiar passaram a investir contra os policiais, portando um facão e um pedaço de madeira.

Diante da ameaça, os militares usaram força progressiva e proporcional, incluindo um disparo de advertência para o alto, medida que, segundo a corporação, foi realizada exclusivamente para conter a situação. Não houve feridos.

A ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia Civil da região, que irá adotar as medidas cabíveis em relação aos crimes de desacato, ameaça e tentativa de agressão contra agentes públicos.

Em nota, a Polícia Militar reforçou o compromisso com a legalidade, a preservação da ordem pública e a defesa da sociedade, destacando o respeito aos direitos fundamentais e ao princípio da preservação da vida.

Portal da Tropical

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Congresso pede ao STF para número de deputados por estado ser mantido em 2030

Foto: CLÁUDIO REIS/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO

O Congresso solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o número de deputados federais por estado não seja alterado nas eleições de 2026. A possível mudança na representação faz parte de um impasse que envolve STF, Congresso e Presidência da República.

Em 2023, o STF determinou que o Congresso deveria redefinir, de acordo com a população atual, o número de deputados a que cada estado tem direito. O prazo para os parlamentares realizarem a alteração era de dois anos, até junho de 2025.

Entretanto, ao invés de recalcular a divisão, a Câmara dos Deputados optou por aumentar o número de deputados, de 513 para 531. O objetivo foi de que nenhum estado perdesse parlamentares. A medida foi aprovada em seguida pelo Senado. Entretanto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou o aumento.

Como o prazo dado ao Congresso venceu, cabe agora ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definir a redistribuição.

Ao STF, no entanto, o presidente do Congresso e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), alegou que o veto de Lula ainda não foi analisado, e que, portanto, “o processo legislativo permanece em curso”.

Alcolumbre quer que a eventual derrubada do veto de Lula ou uma redefinição feita pelo TSE sejam aplicados somente para as eleições de 2030. Assim, não haveria qualquer mudança na disputa do ano que vem.

O pedido será analisado pelo relator do caso no STF, ministro Luiz Fux.

A Câmara dos Deputados é composta de forma proporcional pelos representantes de cada estado e do Distrito Federal. Cada unidade da federação tem no mínimo oito e no máximo 70 deputados, a depender da sua população. Entretanto, alguns estados reclamam que o número não foi atualizado de acordo com as variações recentes no número de habitantes.

A decisão foi tomada em uma ação protocolada pelo governo do Pará em 2017. A alegação é que o estado estaria subrepresentado na Câmara desde 2010.

A representação atual de cada unidade foi definida em 1993, e passou a valer na eleição do ano seguinte. Desde então, no entanto, a evolução populacional observadas nos censos seguintes (de 2000, 2010 e 2022) foi ignorada. Diversos projetos prevendo um nova divisão foram apresentados ao longo dos anos, mas não prosperaram.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Brasil tem menor nível de criação de empregos formais dos últimos 5 anos no mês de agosto

Foto: Reprodução/Agência Brasília

O Brasil criou 147.358 empregos com carteira assinada em agosto, uma queda de 38% em relação ao mesmo mês do ano passado. O patamar é o menor para o mês desde 2020, quando o Caged dotou uma nova metodologia.

Os índices mostram que foram 2,24 milhões de admissões e 2,1 milhões de desligamentos formais no período, segundo dados do novo Caged (Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados), divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego nesta segunda-feira (29).

O índice mede o emprego com carteira assinada no país. No acumulado de janeiro a agosto, foram criadas mais de 1,5 milhão de vagas e, nos últimos 12 meses, 1,44 milhão de vagas foram abertas.

Segundo o levantamento, foram registrados saldos positivos em quatro dos cinco grupos de atividades econômicas:

  • Serviços +81.002 (+0,34%)
  • Comércio +32.612 (+0,30%)
  • Indústria +19.098 (+0,21%)
  • Construção +17.328 (+0,57%)

O único grande grupamento que registrou saldo negativo foi a Agropecuária (-2.665 ou -0,14%). As UFs com maior saldo foram:

  • São Paulo (+45.450)
  • Rio de Janeiro (+16.128)
  • Pernambuco (+12.692)

Os estados com menores saldos em agosto foram Paraíba (+1,61%), Rio Grande do Norte (+0,98%) e Pernambuco (+0,82%).

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ceará-Mirim recebe o Projeto InspirAÇÃO com Diego Ribas e Bruna Letícia nesta terça (30)

Na próxima terça-feira, 30 de setembro, Ceará-Mirim será palco do Projeto InspirAÇÃO, uma iniciativa pioneira do Sebrae/RN que une saúde emocional, responsabilidade afetiva e mentalidade empreendedora para transformar a realidade de alunos, famílias e escolas da rede pública.

O evento acontecerá na Escola Municipal Professora Adele de Oliveira, das 9h às 12h, e contará com a presença especial dos embaixadores do projeto:

• Diego Ribas, ex-jogador profissional (Santos, Atlético de Madrid, Flamengo, Seleção Brasileira) e comentarista do Grupo Globo;
• Bruna Letícia, influenciadora e criadora de conteúdo, que também levará uma mensagem de inspiração e motivação aos estudantes.

Eles irão compartilhar experiências de vida e carreira com alunos do 8º e 9º ano, incentivando sonhos e novos projetos para o futuro.

Programação e Atividades

A agenda contará com palestras motivacionais, oficinas, mentorias coletivas, jogos digitais, cartilhas educativas e atividades culturais, incluindo formações específicas para os educadores, com o objetivo de fortalecer o ambiente escolar.
“É uma honra para nossa cidade receber um projeto desse porte, que traz não apenas conhecimento, mas também motivação e esperança para nossos jovens. A presença de Diego Ribas e Bruna Letícia valoriza nossos estudantes e reafirma o compromisso da gestão com a educação e o futuro da nossa juventude”, destacou o prefeito Antônio Henrique.
Sobre o Projeto
O InspirAÇÃO é fruto da parceria entre o Sebrae/RN e o movimento Enquanto Fôlego Houver, já reconhecido em escolas do Rio de Janeiro.
Nesta primeira fase, o projeto será realizado apenas em Natal e Ceará-Mirim, com previsão de expansão para outros municípios em 2026.
Os estudantes que mais se destacarem nas atividades serão premiados com uma missão técnica, junto a professores indicados pelas escolas.
📅 Agenda – Ceará-Mirim
•Data: Terça-feira, 30 de setembro de 2025
•Local: Escola Municipal Professora Adele de Oliveira
•Horário: 9h às 12h

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Arquidiocese de Natal divulga programação da festa dos Santos Mártires 2025

Foto: Demis Roussos/Arquivo Assecom

A Arquidiocese de Natal celebrará a festa dos Santos Mártires no dia 3 de outubro, na comunidade de Uruaçu, no município de São Gonçalo do Amarante. A programação da semana inclui celebração de missas às 5h e 19h30, além de recitação do terço de São Mateus Moreira às 12h. A partir das 18h acontecem as apresentações culturais.

Veja a programa especial para o dia 3 de outubro

No dia 3 de outubro, feriado no estado do Rio Grande do Norte, a programação da festa, no Santuário dos Mártires, em Uruaçu, será intensa:

 4 h – Caminhadas, saindo de Macaíba e de São Gonçalo do Amarante, com destino a Uruaçu;
. 5h – Missa, presidida pelo Padre Alexsandro de Lima Freitas, da Comunidade Canção Nova;
. 7h – Missa, presidida pelo arcebispo metropolitano de Natal, Dom João Santos Cardoso, transmitida pela TV Canção Nova;
. 9h – Missa, presidida pelo Padre João Gabriel Ribeiro, pároco de São Gonçalo do Amarante;
. 10h – Missa, presidida pelo Padre Manoel Henrique de Paiva, pároco da Paróquia de Jesus Bom Pastor, em Natal;
. 12h – Missa, presidida pelo arcebispo emérito de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, seguida de procissão com o Santíssimo Sacramento;
. 15h – Recitação do Terço da Misericórdia, transmitido pela TV Canção Nova;
. 16h – Lançamento do longa-metragem documental “Santos Mártires – das relíquias à devoção”;
. 17h – Missa solene, presidida pelo arcebispo Dom João Santos Cardoso;
. 18h30 – Show e gravação do DVD, ao vivo, dos missionários Ana Clara e Ítalo Poeta e Banda Exército de Deus.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Por acordo em Gaza, Trump recebe Netanyahu: “Estou confiante”

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, chegou no início da tarde desta segunda-feira (29/9) à Casa Branca, em Washington (EUA). Ele foi recebido pelo presidente Donald Trump para discutir o fim do conflito entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza.

Mais cedo, a secretária de imprensa do governo norte-americano, Karoline Leavitt, informou que um acordo de paz está “muito próximo”.

A porta-voz adiantou que Trump discutirá com Netanyahu o plano de paz com 21 pontos para pôr fim à guerra. Na semana passada, o documento foi apresentado pelo presidente norte-americano durante reuniões com líderes árabes e muçulmanos à margem da Assembleia Geral da ONU, em Nova York.

Na recepção ao primeiro-ministro, um jornalista perguntou se Trump está confiante que será feito um acordo de paz em Gaza em breve. O presidente norte-americano consentiu com a cabeça e respondeu: “Eu estou”. Netanyahu não reagiu.

Metrópoles

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Moraes diz que Eduardo Bolsonaro está no exterior para fugir da lei e determina notificação de denúncia por edital

Foto: Divulgação/STF/Câmara dos Deputados/ND

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta segunda-feira (29) que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) está dificultando o processo de notificação sobre a denúncia oferecida contra ele pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Segundo Moraes, Eduardo está fora do Brasil para fugir de uma “possível responsabilização judicial”, evitando a aplicação da lei. O deputado está morando nos Estados Unidos desde o início do ano.

Por isso, o ministro relator do caso determinou que a notificação dele seja feita via edital. No caso do outro denunciado, Paulo Figueiredo, a notificação será feita via cooperação internacional, por carta rogatória.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atletismo

Potiguar Thalita Simplício confirma favoritismo e conquista o tetra mundial nos 400m

Foto: Cris Mattos / CPB

A potiguar Thalita Simplício confirmou seu favoritismo e conquistou o tetracampeonato mundial dos 400m T11 (deficiência visual) com o tempo de 59s76. Thalita, que nasceu com glaucoma, já havia vencido a mesma disputa em Kobe 2024, Paris 2023 e Dubai 2019, mas havia sido prata nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Com isso, conseguiu retomar o primeiro posto na prova que é a sua especialidade.

É a nona medalha de Thalita Simplício em Mundiais de atletismo, uma das principais medalhistas do país na história da competição.

“Para quem me acompanha de perto, sabe que não só a medalha, mas o fato de estar aqui já diz muita coisa sobre o meu caráter. Esse ano está bem difícil mentalmente. […] Agora, até 2028, tenho um tempo para colocar a ‘caixinha’ em ordem. Está bem desorganizada. Eu preciso de férias. A medalha vai servir para organizar o que está bagunçado”, analisou Thalita após a vitória.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Lula diz que pretende levar Janja para reunião com Trump; ela ri e nega

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, na manhã desta segunda-feira (29/9), da abertura da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, em Brasília (DF). Durante discurso, ele fez elogios à primeira-dama, Janja Lula da Silva, e afirmou que vai levá-la para a reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump — o encontro está sem data definida, após o líder norte-americano citar essa possibilidade durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, em Nova York.

“Quando eu for conversar com Trump, vou levá-la”, afirmou o petista. A primeira-dama respondeu com um sinal de “não”.

“Quando ela [Marisa] morreu eu achei que o mundo tinha acabado. E eis que Deus é tão poderoso que me deu a Janjinha”, disse Lula. “Obrigado, Janjinha, por ter nascido e ter conhecido essa pérola de homem que você encontrou para casar. Eu brinco muito com a Janjinha que a Unesco já deu uns 10 prêmios para ela de mulher mais bem casada do planeta terra”, brincou.

Durante o evento, o presidente assinou a sanção do projeto de lei que prorroga a licença-maternidade e o salário-maternidade em casos de complicações médicas durante o parto.

Metrópoles

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: Veja imagens da operação na Redinha que apreendeu drogas avaliadas em mais de R$ 120 milhões

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por BlogdoBG (@blogdobg)

Vídeo: Divulgação

A Receita Federal, em operação conjunta com policiais civis da Delegacia Especializada em Narcóticos de Natal (DENARC/Natal), realizou entre a madrugada e a manhã desta segunda-feira (29), na Praia da Redinha, Zona Norte de Natal, a apreensão de aproximadamente 1,2 tonelada de cocaína. O entorpecente está avaliado em mais de R$ 150 milhões. Três pessoas foram presas durante a operação.

Na primeira fase da operação, ainda na madrugada, as equipes localizaram cerca de 600 kg da droga que estavam sendo transportados em um veículo, com indícios de que seriam encaminhados para uma embarcação no Porto de Natal. Além do entorpecente, dois carros também foram apreendidos.

Já pela manhã, na continuidade das diligências, as equipes da Receita Federal e Polícia Civil, localizaram outros 600kg de cocaína em uma área de prainha, próxima a um manguezal, também na Redinha. A suspeita é de que o material tenha sido abandonado pelos investigados ao perceberem a aproximação das autoridades. O apoio de embarcações foi fundamental para o êxito da ação.

A operação reforça o compromisso da Receita Federal no combate ao contrabando, descaminho e tráfico de drogas. Por meio de inteligência, análise de risco e vigilância aduaneira, a Receita atua de forma estratégica para desarticular organizações criminosas e impedir a entrada de entorpecentes no país.

A integração entre a Receita Federal e a Polícia Civil evidencia a importância da cooperação entre instituições, ampliando a eficácia das ações conjutas e somando inteligência e capacidade operacional. Essa união garante respostas rápidas e efetivas à sociedade em defesa da legalidade, da economia e da segurança pública, representando uma das maiores apreensões de cocaína já registradas no Rio Grande do Norte.

Após os procedimentos legais, a droga foi encaminhada aos órgãos competentes, que darão continuidade às investigações com o objetivo de identificar outros envolvidos.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *