Foto: Augusto Fernandes
Os presidentes do PSDB, do MDB e da União Brasil concordaram em começar o processo de escolha de um nome para concorrer à Presidência da República a partir do mês que vem. Segundo os dirigentes, assim que chegar ao fim o período da janela partidária, em 1º de abril, as legendas vão reunir os pré-candidatos e decidir qual deles é o melhor para liderar a chapa dos partidos.
A decisão de esperar até abril para discutir o tema foi tomada em uma reunião no domingo (13) entre os presidentes Bruno Araújo (PSDB), Baleia Rossi (MDB) e Luciano Bivar (União Brasil), em São Paulo. O Cidadania, que deve formar uma federação com o PSDB, também fará parte desse bloco.
“Tive ontem mais uma conversa com os presidentes Luciano Bivar (União Brasil) e Bruno Araújo (PSDB). A partir de abril, devemos nos reunir de novo para estudar critérios de escolha de um nome único ao Planalto. O MDB defende e defenderá Simone Tebet”, afirmou Baleia Rossi, pelas redes sociais.
Até o momento, PSDB e MDB já têm os seus pré-candidatos à Presidência: o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e a senadora Simone Tebet (MDB-MS). O União Brasil ainda não confirmou se também vai defender a candidatura de algum filiado, mas o presidente Luciano Bivar é cogitado para concorrer ao Planalto.
No mês passado, os três partidos chegaram a pensar na possibilidade de formarem uma federação, mas desistiram da ideia pela dificuldade que poderiam enfrentar no futuro, visto que as legendas que montarem uma federação serão obrigadas a permanecer com a aliança por pelo menos quatro anos.
Apesar disso, os três partidos não desistiram da ideia de se juntar para disputar o Palácio do Planalto. Uma opção é formarem uma coligação partidária, que pode ser desfeita logo após o fim da eleição. Dessa forma, as legendas poderiam compartilhar o tempo de propaganda gratuita em rádio e televisão e recursos do fundo partidário.
Com o início das conversas no mês que vem, os três partidos terão até 15 de agosto para solicitar ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) o registro de candidatura do nome escolhido.
R7
POR ISSO ESSE PAÍS TÁ UM CAOS , VEJA QUEM SÃO OS POLÍTICOS QUE GOVERNARAM O NOSSO PAÍS E O PIOR DE TUDO É QUE MUITOS DESSES AINDA SERÃO ELEITOS, COM O VOTO DE PESSOAS QUE ESTÃO DESEMPREGADAS E PASSANDO FOME.ACORDA MEU POVO, TIREM ESSES CORRUPTOS DO PODER.
Tem que fazer urnas de aço pra suportar os votos desses candidatos corruptos desses partidos.
Nenhum passa de 3%, são um Geraldo Alckmin piorado.
Outra coisa, só vou acreditar em pesquisas o dia em que colocar Sérgio Moro em segundo lugar pra disputar com o presidente Bolsonaro.
Esse Lula é um desonesto, Ladrão condenado, vagabundo, canalha, da pior espécie, carta fora do Baralho.
O povo não vota em ladrão chefe de quadrilha.
Tenho dito!
Bolsonaro 22.
Eu só votaria se tivesse Roberto Jefferson, Fernando Collor,o véio da cueca cagada e Queiroz.
A terceira via já nasceu esburacada.
Esburacado está o Brasil com o bolsolulismo, miséria, desemprego, violência, inflação, estagnação da economia… O que funciona nesse país que não seja os passeios de Bolsonaro, motociata, cercadinho, impunidade e rachadinha da famíglia?
Esses candidatos cacarecos, não ganham nem pra vereador.
Isso é tentativa de um sistema político corrupto e necrosado, querendo inviabiliza a candidatura do juiz Sérgio Moro. Único juíz na história brasileira que recuperou 20 bilhões de reais roubado por esse sistema viciado e corrompido. Pra ter uma idéia esse dinheiro foi o valor investido pra construção de toda transposição do rio são Francisco. Será se o homem tem condições de tirar o país do abismo que esses políticos nos meteram?