Geral

PT quer cassar Eduardo Bolsonaro por denunciar Moraes nos EUA

Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

O Partido dos Trabalhadores protocolou, nesta quinta-feira, 27, dois pedidos de investigação contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Para o PT, o parlamentar teria articulado, nos Estados Unidos, medidas contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e contra o próprio Brasil.

As representações, feitas separadamente pelo PT, têm objetivos distintos, mas convergem na acusação de que o deputado teria cometido crimes e afrontado o Estado Democrático de Direito.

A primeira representação foi encaminhada pela presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. O pedido acusa Eduardo de quebra de decoro parlamentar e pede a cassação do mandato do deputado.

O documento destaca que as ações do parlamentar no exterior têm como finalidade “constranger” o Poder Judiciário e “embaraçar” os inquéritos conduzidos pelo STF sobre os atos de 8 de janeiro de 2023, que investigam o ex-presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com a representação, Eduardo teria viajado três vezes aos EUA desde a posse do presidente norte-americano Donald Trump, em janeiro deste ano, para articular com congressistas republicanos a aprovação de um projeto de lei que impediria Moraes de entrar no país.

O texto cita que o projeto, chamado No Censors on our Shores Act, foi aprovado na Comissão de Justiça da Câmara dos Representantes dos EUA no último dia 26, e prevê a deportação de autoridades estrangeiras que tenham violado a liberdade de expressão, em referência à atuação do ministro do STF.

“O fato é que a prática, imoral e reprovável do deputado [Eduardo] configura uma verdadeira tentativa de constranger não só um integrante de um dos Poderes da República, mas o próprio Poder Judiciário nacional que irá apreciar, se for o caso, as ações penais que envolvem o pai do representado e seu entorno”, afirma Gleisi.

O PT argumenta que as articulações de Eduardo nos EUA atentam contra a soberania nacional e violam o Código de Ética da Câmara, que obriga os parlamentares a “zelar pelo prestígio, aprimoramento e valorização das Instituições democráticas e representativas”.

A legenda ainda pede que o Conselho de Ética abra um processo disciplinar e aplique as sanções cabíveis, que podem incluir a cassação do mandato.

Lindbergh contra Eduardo Bolsonaro

A segunda representação foi apresentada pelo deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) à Procuradoria-Geral da República (PGR), sob as mesmas acusações de Gleisi. A peça solicita que a PGR investigue criminalmente o deputado e avalie a necessidade de apreensão de seu passaporte para evitar novas viagens aos EUA.

Lindbergh afirma que as articulações de Eduardo junto a parlamentares republicanos, especialmente o deputado Richard McCormick, da Geórgia, têm como objetivo pressionar autoridades brasileiras e “criar embaraços” às investigações conduzidas pelo STF.

Além disso, a representação destaca que o deputado estava acompanhado nas reuniões pelo jornalista Paulo Figueiredo, que já foi denunciado pela própria PGR por suposta participação nos atos de 8 de janeiro.

“Neste caso específico do denunciado Paulo Figueiredo, sua conduta se amolda perfeitamente às hipóteses legais passíveis de decretação da prisão preventiva, na medida em que busca interferir, ilicitamente, na própria tramitação da futura ação penal, constrangendo e criando embaraços à atuação dos Juízes naturais do feito”, afirma o documento.

O texto é assinado apenas por Farias. Ainda que exista um espaço para demais signatários, nenhum deles foi preenchido.

Em vídeo publicado nesta quinta-feira, 27, Lindbergh diz que Eduardo “está praticamente morando nos Estados Unidos”, onde se dedica a “articular contra os interesses nacionais e contra as instituições do Brasil”.

“A gente pede prisão preventiva porque Eduardo Bolsonaro está usando essas articulações para atrapalhar investigações que estão acontecendo aqui no Brasil”, justifica o petista, que condena a possibilidade do filho do ex-presidente ser eleito para comandar a Comissão de Relações Exteriores. “Ele usaria a Câmara para articular contra o Brasil!”

Revista Oeste

Opinião dos leitores

  1. Ué… Não estou entendendo.
    Ele não era patriota… Foi fazer o que nos EUA ?
    Será que confundiu o país ?

  2. Creio q as andanças de Eduardo nos EEUU estão surtindo efeito….Se alguma das ações forem aceitas,será a confirmação de tudo q ele vem divulgando lá fora ….Perseguição política à família Bolsonaro!!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Bolsonaro cercado por 8 agentes e escolta pesada: a prisão que virou espetáculo

Foto: Reprodução

Desde 22 de novembro, a Polícia Federal mantém Jair Bolsonaro sob um esquema especial de segurança na Superintendência da PF, onde cumpre pena de 27 anos e três meses por tentativa de golpe de Estado. O cuidado não é só da PF: a Polícia Penal Federal se juntou à festa e atua na custódia e nas escoltas do ex-presidente, segundo informações do Metrópoles.

No quartel da prisão, oito agentes da Polícia Penal dividem plantões diários, em duplas, garantindo que Bolsonaro esteja sempre vigiado. Cada saída do prédio, como a feita nesta quarta-feira (7) para exames médicos no Hospital DF Star, vira operação conjunta da PF e da PPF, com apoio da Polícia Militar do Distrito Federal.

A participação da Polícia Penal Federal começou logo no dia da prisão, atendendo a pedido da própria PF. O objetivo oficial é reforçar a segurança, mas a logística revela o tamanho do aparato montado em torno de um ex-presidente condenado por tramar contra a democracia.

Enquanto Bolsonaro cumpre sua pena de mais de 27 anos, o governo federal gasta dinheiro público com um esquema pesado de vigilância. Um lembrete de que, por trás das manchetes, o Brasil segue lidando com os efeitos do governo que tentou subverter a Constituição.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Cidade Nova sob terror: facção expulsa moradores e impõe lei do medo na Zona Oeste

Foto: Reprodução

A paz em Cidade Nova, Zona Oeste de Natal, virou memória. Na madrugada da última terça-feira (06), criminosos ocuparam o morro da Baixa do Cão, dispararam contra casas e forçaram famílias a abandonar suas residências, deixando colchões e móveis do lado de fora. O terror durou cerca de 30 minutos e deixou o bairro praticamente deserto, segundo informações da 96 FM Natal.

Pelo menos seis homens fortemente armados, com pistolas e fuzis, subiram o morro gritando o nome do Comando Vermelho e espalhando pânico. Os tiros foram ouvidos em bairros vizinhos, como Cidade da Esperança e Planalto, mostrando que o crime não escolhe fronteiras. Câmeras de segurança e imagens da polícia registraram a destruição e o abandono das casas durante a madrugada.

Cidade Nova já havia sentido a força do crime em 2024, mas uma trégua parecia ter chegado com a Operação Território Seguro, que prendeu 32 suspeitos em outubro. Agora, o cenário mostra que facções aproveitam qualquer redução do policiamento para reassumir territórios e impor sua própria lei, deixando moradores reféns do medo.

Não é só Cidade Nova: episódios recentes reforçam o alerta em toda a Grande Natal. Em Mãe Luíza, três criminosos morreram após confronto com a polícia; em Guarapes, quatro homens armados tentaram assaltar uma obra da Caern. Moradores exigem policiamento permanente e ações firmes da Secretaria de Segurança, antes que bairros inteiros voltem a ser reféns das facções.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Moraes barra CFM de investigar Bolsonaro e manda PF interrogar chefe do conselho: “desvio de finalidade”

Foto: Divulgação/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, anulou a sindicância do Conselho Federal de Medicina (CFM) que investigava o atendimento médico de Jair Bolsonaro enquanto ele estava sob custódia da Polícia Federal. Na decisão, Moraes deixou claro: o CFM extrapolou suas funções e cometeu um desvio de finalidade ao tentar fiscalizar atos da PF.

O caso surgiu depois que Bolsonaro relatou ter caído da cama durante a madrugada. Um relatório médico mostrou que ele estava consciente, orientado, sem déficit neurológico e clinicamente estável. Exames realizados no Hospital DF Star não indicaram qualquer sequela. A Justiça já havia garantido atendimento médico integral, que vinha sendo cumprido.

Além de anular a sindicância, Moraes determinou que o presidente do CFM seja ouvido pela Polícia Federal em até dez dias. O Hospital DF Star também terá que enviar, em 24 horas, todos os exames e laudos médicos relacionados ao caso. Novas investigações semelhantes pelo CFM estão proibidas.

A decisão reforça que órgãos de fiscalização não podem se sobrepor à Justiça ou tentar politizar casos médicos. Bolsonaro segue sem problemas de saúde, enquanto o CFM recebeu um aviso claro: ultrapassou os limites da lei e da ética profissional.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

VÍDEO: Perseguição política ou descaso? Família de Bolsonaro alerta: “algo grave vai acontecer de novo”

Imagens: Reprodução/RecordNews

Carlos e Michelle Bolsonaro denunciaram o que chamam de descaso absoluto com a saúde do ex-presidente. Segundo Carlos, Jair Bolsonaro, de 70 anos, está vivendo um verdadeiro pesadelo político, e sem acompanhamento médico integral, um novo acidente pode ser fatal.

“Se você não tiver um acompanhamento integral — não é de família, é de médico e enfermeiro integralmente acompanhando ele — eu tenho receio e quase certeza de que vai acontecer novamente, e pode ser algo fatal”, alertou Carlos.

Michelle reforçou o alerta, destacando que a prisão em uma cela solitária não é compatível com a idade e problemas de saúde do marido.

“Ele deveria estar em casa. Não deveria estar numa solitária com 70 anos e com vários problemas de saúde. Ele está abalado, não tem como ficar bem na situação em que ele está, não tem como ficar bem tomando medicação por nove meses. Ele sente dores, convive com a dor”, lamentou a ex-primeira dama.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

VÍDEO: Agente do ICE mata mulher nos Estados Unidos e provoca protestos

Imagens: Reprodução/G1

Um vídeo chocante mostra o momento em que um agente de imigração dos EUA atirou contra uma mulher em Minneapolis, Minnesota, nesta quarta-feira (7). A vítima, cidadã norte-americana de 37 anos, não resistiu aos ferimentos e acabou batendo o carro contra um poste após ser atingida.

O Departamento de Segurança Interna (DHS) afirmou que o disparo ocorreu depois que a mulher tentou avançar com o veículo contra os agentes. A secretária Kristi Noem classificou a ação como “terrorismo doméstico” e disse que os agentes agiram em legítima defesa.

A morte gerou protestos imediatos. O prefeito de Minneapolis, Jacob Frey, criticou duramente a atuação do ICE e pediu que os agentes federais deixem a cidade e o estado.

Manifestantes se reuniram no local, gritaram palavras de ordem e denunciaram o que chamaram de “caos” causado pela operação federal.

O episódio ocorre em meio a uma ofensiva migratória do governo Trump, que mobilizou cerca de 2.000 agentes na região. Autoridades afirmam que é a quinta morte registrada em operações desse tipo desde 2024, em meio a investigações sobre fraudes envolvendo residentes de origem somali.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

VÍDEO: Bolsonaro sofre desequilíbrio e oscilações de memória na prisão, diz médico

Imagens: Reprodução/RecordNews

O ex-presidente Jair Bolsonaro segue apresentando episódios de tontura, desequilíbrio e oscilações de memória, segundo o cardiologista Brasil Caiado, que o atendeu nesta quarta-feira (7). Os exames foram realizados após uma queda do ex-presidente em sua cela da Polícia Federal.

O médico destacou que Bolsonaro estava estável no momento da avaliação e descartou qualquer agressão na cela. “Acho que é uma especulação que não procede”, afirmou, reforçando que a queda provavelmente ocorreu quando ele se levantou sozinho e bateu a cabeça e o dedão em algum objeto.

Brasil Caiado explicou que há um dilema clínico em relação aos medicamentos que Bolsonaro utiliza para tratar crises de soluço, que podem interagir com outros tratamentos.

Suspender a medicação poderia piorar os soluços, mas mantê-la aumenta alguns riscos. A prioridade do médico é minimizar qualquer complicação à saúde do ex-presidente.

O especialista também esclareceu que as suspeitas de crises convulsivas foram descartadas após exames clínicos. A avaliação aponta que a queda, embora preocupante, não se trata de um episódio convulsivo, mas ainda exige atenção devido à idade e histórico de saúde de Bolsonaro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Faustino pressiona e pede sessão para votar arquivamento de processo contra Brisa

Foto: Francisco de Assis/CMNAT

O vereador Matheus Faustino (União) não quer deixar o caso esfriar. Nesta quarta-feira (7), ele enviou um memorando à presidência da Câmara de Natal pedindo uma sessão extraordinária para que o plenário decida sobre o arquivamento do processo de cassação da vereadora Brisa Bracchi (PT).

Se o pedido for aceito, a votação deve ocorrer já na próxima semana, mesmo com todos os vereadores em recesso. Faustino afirmou que acompanhará o caso de perto e que adotará todas as medidas para que Brisa não “escape de ter usado dinheiro público para interesses políticos partidários”.

A decisão da Comissão Especial Processante foi apertada: 2 a 1 pelo arquivamento. Samanda Alves (PT) e Tárcio de Eudiane (União) votaram a favor, enquanto o relator Daniell Randall (Republicanos) se posicionou contra, alegando irregularidades na convocação, na investidura do suplente e na composição do plenário.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Pressão derruba relator do TCU e suspende inspeção polêmica no Banco Master

Foto: Reprodução

O relator do TCU, ministro Jonathan de Jesus, estuda uma saída honrosa e deve suspender temporariamente a inspeção que determinou no Banco Central sobre o processo de liquidação do Banco Master. A decisão deve ser anunciada ainda hoje e vale pelo menos até o fim do recesso do tribunal, segundo informações da CNN.

O ministro perdeu apoio dentro do próprio TCU e recebeu uma enxurrada de críticas externas. Apesar do presidente Vital do Rêgo tentar sustentar publicamente a atuação da Corte, nos bastidores a avaliação é clara: a iniciativa extrapolou o controle externo tradicional e invadiu competências exclusivas do Banco Central.

Jonathan resiste a um recuo total para não assumir derrota política. A estratégia em estudo é suspender a medida temporariamente, preservando algum grau de iniciativa sem enfrentar diretamente o colegiado. O Banco Central já recorreu, exigindo que qualquer decisão fosse tomada pelo plenário e não de forma monocrática, sinalizando derrota iminente para o relator.

O episódio reforça o debate sobre os limites entre controle externo e supervisão do sistema financeiro, em um momento crítico para a credibilidade das instituições. Executivos interpretam que a declaração de Vital do Rêgo, de que apenas o STF poderia desfazer atos do Banco Central, é um recado político para que o caso não perca força, mesmo com o recuo do TCU.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Exames confirmam traumatismo craniano leve de Bolsonaro

Foto: Reprodução

Os exames realizados no Hospital DF Star, em Brasília, confirmaram que o ex-presidente Jair Bolsonaro sofreu um traumatismo craniano leve após queda em sua cela. A lesão foi identificada na região temporal e frontal direita.

Segundo o médico Brasil Caiado, que acompanhou Bolsonaro, não houve crise convulsiva e mais exames não são necessários neste momento. O acompanhamento continuará para esclarecer a origem da lesão.

Após a avaliação, Bolsonaro deixou o hospital e retornou à Superintendência da Polícia Federal, onde cumpre pena. O resultado dos exames mostra que, apesar do susto, o ex-presidente passa bem, mas seguirá sob observação médica.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Após exames, Bolsonaro é obrigado a voltar para prisão da PF

Foto: Luis Nova/Metrópoles

O ex-presidente Jair Bolsonaro deixou, no fim da tarde desta quarta-feira (7), o hospital DF Star, em Brasília, após realizar exames por conta de um traumatismo leve. Agora, ele retorna à Superintendência da Polícia Federal, onde cumpre pena de 27 anos e 3 meses por liderar a chamada trama golpista.

Bolsonaro sofreu uma queda na terça-feira (6) e bateu a cabeça em um móvel dentro da cela. Advogados do ex-presidente pediram autorização médica para investigar possíveis complicações, como crise convulsiva, oscilação de memória e lesão cortante na região temporal direita.

Os exames buscavam esclarecer se a queda estaria ligada a síncope noturna ou a algum outro problema de saúde. Apesar do susto, o ex-presidente recebeu alta e voltou para a custódia da PF, mantendo o cumprimento da pena em condições que seus familiares e aliados consideram precárias.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *