A Controladoria-Geral da União (CGU) identificou, numa amostra de 952 beneficiários com desconto em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que 71,1% não estão com documentação hábil autorizando o débito de associações e sindicatos.
Segundo relatório da CGU, isso demandaria, no mínimo, a suspensão desses descontos “até a regularização da documentação que suporte sua efetivação”.
“Destaca-se que, para 373 beneficiários (39,2%), não houve o envio da documentação que evidenciasse a autorização do referido desconto, sendo que oito entidades não enviaram qualquer documentação, quais sejam: ABSP/AAPEN, ABAPEN, ABCB, ABENPREV, MASTERPREV, UNASPUB, UNIBAP e UNSBRAS/UNABRASIL”, diz o documento.
O relatório também aponta que algumas entidades negaram expressamente o envio de documentos à CGU. “Esse tipo de ocorrência reflete a fragilidade dos controles existentes e a ausência de fiscalizações efetivas pelo INSS.”
Informações e documentos obtidos nas visitas realizadas pela CGU a 29 entidades não possibilitaram concluir, de forma adequada e suficiente, acerca da existência de capacidade operacional compatível com o volume de associados e com a sua dispersão geográfica.
“Assim, cabe à gestão do INSS avaliar a pertinência de manutenção de intermediação da consignação de descontos associativos em folha de pagamentos, haja vista que se trata de uma faculdade e não de uma obrigatoriedade, e que se refere a relação entre privados, em face do cenário de crescimento exponencial de demandas por averbação desses descontos, considerando reiteradas manifestações de que não dispõe de capacidade operacional para fazer frente às obrigações assumidas e as respectivas responsabilidades decorrente”, completa o relatório.
Falta de competência técnica
À CGU, o INSS informou que não possui competência técnica pericial para conferir ou validar a veracidade de informações enviadas por sistemas próprios das associações, baseando a validade das assinaturas na “boa fé e no respeito à autonomia constitucional e fé pública de que gozam as associações e sindicatos”.
Com relação à validação das assinaturas eletrônicas, em reunião realizada com a CGU em 24 de junho de 2024, representantes do INSS e da Dataprev informaram não ter a capacidade de avaliar se as assinaturas digitais podem assegurar a validade dos referidos documentos.
A CNN tenta contato com as associações citadas na reportagem e com o INSS.
Na semana passada, o órgão divulgou uma nota dizendo que todos os Acordos de Cooperação Técnica (ACT) com entidades e associações em vigor foram suspensos.
“A devolução dos descontos associativos não reconhecidos pelos beneficiários –ocorridos antes de abril de 2025 — serão avaliados por grupo da Advocacia Geral da União (AGU) que tratará do tema.”
CNN Brasil
ESSE SEM SOMBRAS DE DÚVIDAS, FOI O PIOR GOVERNO QUE O RN JA TEVE.
* SEM PROJETOS.
* SEM OBRAS.
* SEM INAUGURAÇÃO.
Perde feio pra qualquer outro governo.
Essa mulher que dizia está preparada, não fez p… nenhuma.
O RN, parado, estacionado e engessado.
HORRÍVEL ESSE GOVERNO.
horrível!!!!
Vou votar na quadrilha toda, de LULADRAO depois fatão GD e tudo que for vagabundo e criminoso desse partido, o crime só presta se for organizado.
Bom mesmo está na Argentina
É Lula, Fátima e Carlos Eduardo, aceitem que doi menos.
Que é isso Kaká kkkkkkk, vc tem ideia do que esse desastre provocaria? Não queira ser profeta da desgraça homi.
Desgoverno dos infernos! Um dia, esse povo aprende a votar!!! Fora, Fátima!
Folha de pagamento não é favor de nenhum governante, é dever de pagar mesmo tendo herdado do governo passado, o resto é lorota.
É bom lembrar que a governadora recebeu o estado afogado em dívidas, falo isso com conhecimento de causa e sem puxar saco. Eu diria que o pior governo que esse estado já teve foi de Robinson Faria, que inclusive, seu vice na época fábio dantas, quer ser governador.
Alguém sabe dizer o que essa muié fez?
Se não fosse o Véio Bolsonaro nós tava lascado.
Meu GOVERNADOR não mente , ela só desviou dinheiro dos respiradores, museu da rampa sem licitações , roubou dinheiro do IPÊ , não investe na saúde , e tem o pior índice nacional de alfabetização.. a TAL PEFEÇORA … eu defendo PTRALHAS
Mazomi, que tesão é esse por meu nick, querendo imputar coisas que nunca disse. Deve ser o Satanista que queria demonizar o blog. Toma tento.
Após três anos e meio de mandato, o presidente Jair Bolsonaro (PL) cumpriu cerca de uma a cada três promessas feitas durante a campanha eleitoral de 2018, segundo levantamento feito pelo site G1.
Na primeira campanha a presidente, Bolsonato firmou 58 compromissos. Logo depois, foi eleito para o mandato como chefe do Executivo e cumpriu apenas 21, ou 36% do total.
Já-já chega aos 36% que o MILICIANO já cumpriu. Lula e Fátima: segundo turno só na hora de comemorarmos as vitórias do galo.
Isso é o PT!!!🤮🤮🤮🤮
Já o presidente de todos os brasileiros cumpriu e fez mais do que prometeu
Enumere uma coisa que funcione nesse governo é que a população esteja razoavelmente satisfeita, só uma!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
TEREZA
1) Qualquer brasileiro que fizer até 5x salário mínimo não pagará imposto de renda. Para os outros, uma taxa fixa de 20% (atualmente o maior escalão é de 27,5%).
2) O Bolsa Família, um programa social que dá alguma ajuda monetária aos pobres, será auditado. Estima-se que 20% + seja uma fraude. As pessoas que realmente precisam, não só continuarão a recebê-lo, mas, além disso, receberão um pagamento extra por ano (durante o Natal).
3) Haverá uma privatização de empresas que pertencem ao governo e não são consideradas estratégicas (Petrobras e Eletrobras não serão privatizadas). Um grande número de empresas que sempre tiveram um déficit e foram criadas durante os anos em que o PT estava no poder será extinto. Nota: o déficit público disparou durante a década.
4) Bolsonaro é pró-mercado, enquanto Haddad é visto como a continuação das práticas intervencionistas e pró-socialistas que levaram o Brasil à sua pior crise econômica de todos os tempos.
5) Bolsonaro vai pressionar por reformas no sistema previdenciário que está em um estado já caótico. Você sabia que os trabalhadores públicos podem se aposentar fazendo muitas vezes mais aposentadoria durante a aposentadoria do que quando estavam trabalhando, enquanto o resto do país se aposenta ganhando apenas uma fração do seu salário médio (mesmo que aqueles que contribuíram significativamente mais)? E eles se aposentam mais cedo também.
6) Bolsonaro nunca foi acusado de nenhum processo de corrupção enquanto o PT foi encarregado dos maiores escândalos / esquemas de corrupção de todos os tempos, com muitos de seus membros enviados para a cadeia (e alguns deles serão ministros na eventualidade de Haddad / PT ganha).
7) o partido PT apóia os governos da Venezuela, Cuba e outros países governados por ditadores de extrema-esquerda.
8) Bolsonaro colocará um fim a uma das ferramentas mais eficazes usadas pelo PT para fazer lavagem cerebral nas pessoas e torná-las futuras comunistas. Estou falando de uma escola inteira, ensino médio e currículo universitário que vende as ideologias da extrema esquerda. Os brasileiros estão realmente fartos disso, pois as escolas devem ser politicamente neutras.
9) Bolsonaro quer dar o direito aos brasileiros de terem uma arma em casa para poderem se proteger em caso de invasão. Isto é particularmente importante no campo onde o MST atua (um movimento de pessoas que invadem terras e cometem todo tipo de crimes em nome de seu “direito” de possuir terras alheias). Nota: esse “movimento” tem sido um aliado de longo prazo do PT.
10) Bolsonaro quer começar uma nova maneira de fazer política, nomeando seus ministros por sua competência e não por trocas políticas que envolvem todo tipo de negociações.
@Berg Naldo Rapaz, isso ai copiou da eleição passada, ta bem desatualizado kkkk
Berg Naldo, com esses itens enumerados vc acaba de afirmar que Bolsonaro passou 42 meses do seu governo sem fazer absolutamente nada, um inepto. Por isso que tem um governo com reprovação record, q tiorba sua reeleição impossível, e com isso, a ladroeira do pt pode voltar, porque o Brasil só tem idiotas burros
Quantos governadores receberam seus estados com um calote de quatro folhas aos funcionários? Seria bom esse levantamento para entender. Sem falar no calote aos fornecedores. Calote do robson farias, ajudado por Fabio dantas e rogerio marinho que querem voltar para que? Repetir o feito?
Quando se candidatou ao cargo, sabia ou deveria saber de tudo isso.
Vc precisa visitar um oculista urgente, pq até um cego ver quem pagou as folhas atrasadas seu cego, ainda tem uma obs, ela só pagou tb pq quer ganhar se não fosse ainda estaria atrasadas seu cego. puxa vida que povo mais cego da porra e sem noção das acontecimentos.
Oculista é o caboco que faz óculos. Oftalmologista é o caboco que é médico dos oleo
Essa Fátima Bokus é péssima mesmo! Mas será que fizeram esse mesmo ranking com as promessas não cumpridas pelo MINTO das rachadinhas? Acho que ele não cumpriu nem 10% do que prometeu em campanha , se muito!