
Foto: Magnus Nascimento
Os comerciantes da capital potiguar comemoraram a redução da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para 18% no Rio Grande do Norte a partir de 2024. Na última terça-feira (12), o projeto de lei do Governo do Estado que previa a manutenção da alíquota atual, de 20%, recebeu 14 votos contrários na Assembleia Legislativa e foi rejeitado na casa. Para as fontes ouvidas pela Tribuna do Norte, a redução vai estimular o consumo e permitir investimentos no comércio.
“Para nós que somos comerciantes, foi uma medida muito positiva porque, toda vez que um imposto aumenta, o poder de compra diminui. Temos uma carga tributária muito pesada, então, a população vai ganhar e o comércio também, uma vez que o Rio Grande do Norte vai conseguir atrair empresários de outros estados. E as empresas que estavam fugindo daqui, agora podem começar a retornar”, pontua Gustavo Freire, dono de uma loja de itens para cozinha, no Alecrim.
Para Elizânia Carvalho, gerente de uma loja de roupas infantis do bairro, a alíquota menor vai melhorar o preço das mercadorias, principal gargalo de 2023 para a franquia na qual ela atua. “Agora, a gente vai ter uma situação mais confortável, porque a compra de mercadorias passa a ser feita com melhores preços. Isso é bom para o empresário conseguir investir. Aqui na loja, o aumento da alíquota para 20% em 2023 pesou bastante, o que impactou na hora de comprar mercadoria. Então, de um modo geral, nossa expectativa é que a situação melhore”, detalha.
Tribuna do Norte
É óbvio Bruno!
Basta vê o faturamento da shoppee em outubro e depois que o sem vergonha do Lula e Addad taxaram as compras.
Caiu drasticamente, com isso o governo com certeza perdeu arrecadação.
As esse povo é burro, só consegue vê dinheiro com impostos nas alturas, não exergam e nem estimulam a produção.
Ou são muitos burros ou muitos perversos, ou ainda os dois.
O tal do cadu, virou a biruta, desaprendeu usando a cartilha do PT de Fátima Bezerra.
Virou ignorante.
Estou no supermercado esperando os empresários bonzinhos baixarem os preços dos produtos, tudo mentira essa campanha de redução do ICMS foi orquestrada para queimar mais ainda a Governadora, só isso.
empresário não tem pena de ninguém, veja os preços dos combustíveis que eles aumentaram sem motivo.
Vai estimular o consumo e consequentemente aumenta o emprego e renda.
Ainda tem gente para defender aumento de imposto. A que ponto pode chegar um ser humano.
Graças à oposição a arrecadação do estado agora vai crescer bastante e assim terá condições de investir em várias áreas e melhorar a qualidade de vida do povo potiguar.
Já tão mudando a conversa? Eu quero saber se o preço vai baixar e nada mais..
Isso é feito preço da gasolina, para aumentar e rápido já para baixar….
Maior balela será acreditar que os comerciantes/empresários vão baixar preços por causa da “baixa” do ICMS. É tipo acreditar em Papai Noel ou na existência de Curupira. O que vai acontecer e aumento de custo ao trabalhador. querem apostar? Vale um dindin de mangaba?
Vc já administrou uma banca de camelô?