Os brasileiros e familiares próximos repatriados da Faixa de Gaza têm sido alvo de ameaças e ofensas por meio das redes sociais. Diante da situação, a família de Hasan Rabee, um dos integrantes do grupo, entrou com pedido de proteção junto ao Estado brasileiro.
O comerciante Hasan Rabee ganhou notoriedade por divulgar nas redes sociais a rotina em meio à retaliação israelense ao território palestino e a expectativa do grupo para deixar a Faixa de Gaza. Brasileiro naturalizado, ele vivia em São Paulo até antes do conflito e ficou preso em Gaza no meio de uma viagem para visitar a família palestina.
A advogada Talitha Camargo da Fonseca, que representa a família de Hasan, afirmou ao Metrópoles que o repatriado recebeu mais de 200 mensagens de ódio no Instagram, além de ser vítima de discursos do mesmo tipo no Tik Tok e em outras redes sociais.
A advogada entrou com pedido de proteção junto ao Estado brasileiro por meio do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas (PPDDH), que é vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
O programa busca oferecer proteção às defensoras e aos defensores de direitos humanos, comunicadoras e comunicadores e ambientalistas que estejam em situação de risco, vulnerabilidade ou sofrendo ameaças em decorrência de sua atuação em defesa desses direitos.
Metrópoles

Pensei que terrorista era o Hamas! Mas…. Se tem gente que vota em bolsonaro e o defende como se fosse o próprio Cristo, imagine se tem quem confunde o Estado de Israel com Israel da Bíblia. Tenho insistido, procurem ajuda de especialistas médicos. O fato de usar da ameaça e de xingamentos, não os aproxima da realidade, muito menos da razão. Se cuidem.
Traduz aí!
Isso mesmo, sr. Valdir. Vida longa ao Presidente Bolsonaro e Vitória israelense na luta contra o terrorismo
Agora lascou, os direitos humanos do Brasil é a favor do Hamas, e agora?
O bolsonarismo é uma doença. Eita raça ruim.
Ruim é o cara que é a favor de queimar ônibus. Leva pra tua casa!
Vc tem uma bola de cristal gurgui? Bolsonarismo??????????????pelo que consta nos anais da imprensa pátria, raça ruim é a de um sujeito triplamante condenado, solto quixotescamente pelo STF, apesar de condenado em três instâncias diferentes, agora vamos ao que interessa. Início dizendo não aprovar esse tipo de atitude, no entanto, esse rapaz saiu a conversar o que não devia, repito, não se justificam essas ameaças, agora vamos ver se ele cria juizo, se comporta e não sai por a rinchar como vc.
Quem queimou ônibus recentemente foi os milicianos cariocas, que, inclusive, apoiam e são apoiados pelo bolsonarismo.
“Não queremos violência, mas acho que este é o momento certo para explodir
ônibus em Israel. “
Não é nem queimar, sim explodir.