Uma perícia judicial solicitada pelo STF apontou que o jardineiro Nathan Theo Perusso, réu preso pelo 8 de Janeiro, tem transtornos mentais desde o nascimento e era “inteiramente incapaz” de entender os crimes por que é processado no STF. O documento, assinado no mês passado, foi endossado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no último dia 8.
O exame psiquiátrico da Justiça Federal diagnosticou Perusso, 23 anos, com “deficiência intelectual” desde o nascimento. O quadro psiquiátrico inclui “prejuízos na responsabilidade social e independência pessoal”.
“[Perusso] era inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito dos fatos a ele imputados, e inteiramente incapaz de se determinar de acordo com esse entendimento”, afirmaram os dois psiquiatras responsáveis pela perícia judicial, recomendando “acompanhamento contínuo” do réu.
Com base nesse laudo médico, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirmou ao STF que Perusso é inimputável, isto é, não pode ser responsabilizado por seus atos. Gonet pediu que o réu seja internado em um hospital de custódia com tratamento psiquiátrico.
Perusso foi um dos participantes do acampamento golpista em frente ao Quartel-General do Exército em Brasília. Preso em 8 de janeiro de 2023, ficou detido por 12 dias e passou a cumprir liberdade provisória.
Em abril do ano passado, a PGR o denunciou por três crimes: incitação ao crime equiparada pela animosidade das Forças Armadas contra os Poderes Constitucionais; associação criminosa; e concurso material. O STF aceitou a denúncia integralmente dois meses depois.
O ministro do STF Alexandre de Moraes mandou Perusso de volta à prisão em maio deste ano. Segundo a Justiça Federal em Curitiba, o réu usava a tornozeleira eletrônica sem bateria e rompeu a cinta do aparelho. Para Moraes, Perusso tinha “completo desprezo” pelo STF.
A reviravolta no processo começou em agosto, após uma intervenção da Defensoria Pública da União (DPU). A Defensoria mostrou ao STF que, em 2021, a Justiça interditou Perusso e autorizou que seu pai ficasse legalmente responsável pelo filho adulto, por meio da curatela. Antes, a pedido do Ministério Público do Paraná, Perusso havia sido declarado incapaz, e sua mãe, escolhida sua curadora. O réu também foi internado em clínicas psiquiátricas diversas vezes.
“Documentação consistente demonstra que o acusado apresenta quadro de distúrbios psicológicos graves”, escreveu o defensor público federal Gustavo de Almeida Ribeiro.
Fonte: Metrópoles

Se forem fazer isso em todos os patriotas que estavam lá, não fica um preso…
Tenha calma perdedor, vc ao se auto insular RADICAL, quer que o povo pense de vc, boa coisa não pode ser, na minha terra os radicais são os mais doentes, babam, rangem os dentes, estufam os olhos, ficam vermelhos, tem convulsão de raiva, agridem, tem ideias malucas, soltam fogo pelas narinas, não possuem vocabulário, horrível, graças a Deus são minoria na sociedade kkkkkkk
Se fizer um exame nos gadriotas deve indicar que pelo menos 50% são incapazes de pensar fora do mundo bizarro e paralelo que vivem
Isso é uma bomba, eu vou perder logo para esse povo incapaz, gardiotra e bizarro? Que danado eu sou? Imbecil completo, cheira cola, doidim, seboso, ladrão, marginal, estou perdido.