
Foto: Nuno Guimarães/Framephoto/Estadão Conteúdo – 02.01.2018
“Se nada for resolvido até amanhã, alguns policiais militares devem se entregar ao quartel para serem presos”, afirmou o presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais Militares e Bombeiros Militares de Natal (RN), subtenente Eliabe Marques, em entrevista ao R7.
A categoria está em greve desde o dia 19 de dezembro e solicita melhores condições de trabalho — o salário de 86% dos policiais civis e militares foi pago na última sexta-feira (29).
No último domingo (31), o desembargador Claudio Santos, do plantão judicial do TJ-RN (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte), atendeu a um pedido do governo estadual e determinou que os comandantes da PM, Corpo de Bombeiros e o delegado-geral da Polícia Civil prendam quem apoiar ou defender a greve.
O presidente da associação diz que o “governador do Estado [Robinson Faria (PSD)] não tem a humildade de reconhecer o problema” e, como consequência, não tem uma solução para a crise que assola a segurança pública no Rio Grande do Norte. “O Estado nos abandonou”, afirma. “E abandonou a população também”.
Para Marques, a única saída que o Estado vê é a prisão dos agentes de segurança. “É lastimável o que está acontecendo. Se a Justiça entende que nós estamos contrariando a lei, nós iremos nos entregar”, lamenta.
O presidente da associação explica que, na terça-feira (2), os policiais militares já queriam se entregar. “Só não se entregaram porque conseguimos retomar a situação e esperar mais um pouco”, disse Marques, que é um dos líderes da greve.
Os policiais que se dispuseram a voltar para o patrulhamento ostensivo estão fazendo isso a pé. A assessoria de imprensa do Comando Geral da Polícia Militar confirmou a retomada dos serviços, mas ocorre de forma gradativa.
Reivindicações
A categoria solicita melhores condições de trabalho como reforma de viaturas e compra de equipamentos. Marques comenta que uma das indignações é a falta de coletes táticos para uso dos policiais militares. “O número efetivo de PMs atualmente é de 7.600. Mas nossos coletes não chegam a 3.000”, afirma.
O presidente da associação relata que as viaturas do Estado estão em péssimas condições de uso. Segundo o presidente, 85% dos automóveis têm problemas de segurança que impedem o policial de ir à rua com o veículo.
“Na semana passada, um cabo morreu durante uma ronda na cidade de Alexandria por causa do freio da viatura”, disparou.
Questionada pelo R7, a assessoria da Polícia Militar informou, por telefone, que o incidente está sendo investigado pelo 7° Batalhão, o qual aguarda a conclusão da perícia. “É cedo afirmar que o acidente foi causado por causa da falta de freio”, afirmou o coronel Eduardo Franco.
Franco comentou também que o comandante geral da PM não se posicionou se irá ou não prender, de fato, tais PMs que se entregarem. “Ele está analisando, juntamente com o governo, qual atitude deverá ser tomada”, disse.
Histórico
O Estado do Rio Grande do Norte enfrenta paralisações das Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros desde o dia 19 de dezembro. A categoria pede regularização de salários atrasados e melhores condições de trabalho. Os agentes de segurança se negam a sair dos prédios públicos e trabalham, então, em regime de plantão.
No dia 25 de dezembro, a desembargadora Judite Nunes, do TJ-RN, aceitou pedido da Procuradoria do Estado e considerou a paralisação ilegal. A Justiça determinou que os agentes públicos reassumissem suas funções imediatamente. Mas os policiais decidiram manter a ação de não ir às ruas.
O Estado solicitou ao governo federal o envio da tropa do Exército para conter a onda de ocorrências registradas como furtos, roubos e saques. A ação, denominada de Potiguar III, começou na sexta-feira (29) na região metropolitana de Natal e no município de Mossoró. Ao todo, 2.800 homens patrulham as cidades.
Enquanto isso no orçamento do judiciário e ministério público sobra para pagar em dias o imoral auxílio moradia, inclusive com sobra pra pagar indenização retroativa, pagar venda de férias e absurdamente de licença prêmio…
Nao dar pra acreditar num pais merda desse, enquanto a farra rola pra justiça falta o básico pra os trabalhadores
O militar que se diz bravo, forte e destemido nada mais há a fazer do que entregar seus braços para as algemas da prisão… será visto como homem e profissional de respeito… a estas alturas melhor a prisão do que a desmoralização, se arredar de onde se encontram nunca mais existirá na credulidade nenhum movimento paredista que seja acreditado pela sociedade… sofrer a prisão imposta pelo governo é ser desmoralizado pra sempre… receber a prisão e cumpri-la é mostrar carate e honradez de atitude!!!!!
Cadê a arrecadação de DEZEMBRO? Que foi superior há 500 milhões! Governo, sem perspetiva…..
se todos são iguais perante a lei, porque não há uma lei que obrigue o governo do estado a dar condições melhores de trabalho ao servidor e pagar seus salários em em dia, caso não cumpra seria punido com prisão.
Que greve?
O QUE ESTÃO ESPERANDO PARA PEDIR O IMPEACHEMANT DESSE GOVERNO…..O ANTERIOR POR BEM MENOS PEDIRAM!
O POVO PAGA O PATO PELO DESGOVERNO DE ROBINSON FARIA.
ATÉ AQUI NOS AJUDOU O SENHOR !!!
Se a redação não provar que é greve vamos entrar com um processo contra a mesma!!!
Reportagem nacional. Link segue ao fim do texto.
Todos temos direitos aos nossos salários, mais estamos apoiando os policiais
Imaginem uma empresa recebendo sua receita 22 meses com atraso, com isso atrasando seus compromissos e gerando multas e juros, uma verdadeira bola de neve. Após esse tempo ficam 03 meses de faturamento sem receber, imaginem o efeito acumulativo disto, imaginem o tamanho do problema para quem já vinha no cheque especial e pendurado no cartão de crédito. Some a isso as despesas ocasionais de fim/início de ano, é para deixar qualquer empresa em situação de falência, imagine o ser humano que tem o lado psicológico por trás, que tem filhos com colégio atrasado e sem roupa para o natal, que tem pais precisando de remédio porém não tem dinheiro para comprar, que recebem a cada minuto ligações do banco e dos cartões de crédito, que precisam se deslocar para o seu local de trabalho se não serão presos e terão sua vida profissional arruinada, isso tudo é agravado por pessoas que insistem em lhe atacar e cobrar que você vá defender o património delas, sem se quer vê o seu lado e a sua situação. Isso tudo meus caros tem um sério agravante, que esta pessoa, que não é uma empresa, trabalha com uma arma na cintura e lidando com situações de extremo estresse. Já viram o perigo que os Policiais e todos os cidadãos, sejam eles do bem ou do mal, estão correndo.
Por que a polícia do RN acha que somente ela deve receber em dias? Ou paga todos os funcionários do estado em dia ou não paga a nenhum ..!
Meu caro Leonardo, apenas estamos reivindicando nosso direito de receber nosso salário, se as outras categorias não estão reivindicando não posso fazer nada, todos temos direito que todos corram atrás dos seus direitos
Intervenção Federal já.
Ou Impresa sebosa. Esse movimento não tem líderes, o que tem são pais de famílias lutando para alimentar os seus familiares. Vá trabalhar e chegar em casa sem perspectiva de receber e seus filhos pedindo um pão e vc não ter dinheiro pra comprar. Desculpe o desabafo mas só defende esse desgoverno quem é babão ou tá comendo algum dinheiro. Lembrem-se que o mundo dá voltas e Deus não dorme.
Se tem algum policial passando fome bote o nome dele aqui. Duvido que tenha augum, policial militar tem um papel importante na sociedade, ja mais era pra deixar a população entregue a própria sorte. Tem que arrumar outro jeito pra negociar desse jeito não dá. Vamos voltar guerreiros o povo precisa de vocês.
**algum.
Vc deve tá com a barriga cheia, né?
Onde há greve nessa situação???? Todos estão indo ao trabalho todos os dias!!!
depois que os pms se entregarem o que os srs juizes vao fazer? mandar açoitar?
A Polícia Militar ñ esta em greve como esta equivocadamente sendo dito nesta matéria!
Por que só a polícia acha que deve receber salários em dia ? Outros servidores não ? Ou paga a todos ou não paga a ninguém em dia !
Super logico e correto. Tem que fazer com que o judiciario devolva,urgente, o auxilio moradia….entre outras medidas urgentes
Vc arriscaria diariamente sua vida por uma sociedade que não reconhece o seu trabalho, e ainda mais de graça sem receber nada? acho que vc anda assistindo filme de super herói demais caso pense dessa forma, do mesmo jeito que os PM's devem receber os servidores em geral também, o atenuante é que eles (PM's) arriscam dia a dia suas vidas para nos proteger da bandidagem, e com péssimas condições para fazer o trabalho, que já é brilhante para o pouco que tem… pense nisso e reflita bastante, 2018 chegou e façamos diferentes no dia 07 de outubro de 2018.
Concordo Leonardo!!!
Todos devem reinvindicar seu direito mais básico que é o salário, estou estranhando a apatia das outras classes de funcionários parece que está todo mundo com os salários em dia, só os policiais estão com vencimentos atrasados? Acordem meu Povo, o RN precisa respeitar seus servidores.
Não vi ora nenhuma os Policiais pedindo para que só eles recebessem, ou para receberem primeiro que os demais, você viu isso?
É preciso que as outras categorias se juntem aos policiais, isso sim!
Se estão com 3 atrasados e parece que estão muito acomodados (ou felizes!?!), Parabéns!