No distrito de Traíras, a Escola Estadual Professora Ivonete Felipe de Souza sediou, nesta quinta-feira (09/10), a solenidade de lançamento do programa Corte de Terra 2026, coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca. Esse programa beneficia anualmente centenas de famílias de agricultores e pequenos produtores rurais macaibenses, disponibilizando gratuitamente o trabalho de aração e preparação da terra, promovendo economia no orçamento dessas famílias e incentivando e fortalecendo a agricultura familiar.
Na atual edição, foram mais de 4 mil horas ofertadas aos beneficiários do programa, configurando-o como um dos maiores de todo o Rio Grande do Norte, abrangendo cerca de 1,5 mil cadastros nas diversas comunidades rurais, assentamentos agrários e projetos de assentamento. Os cadastros para a próxima edição já começarão a ser feitos a partir da próxima segunda-feira (13/10), conforme cronograma estabelecido que está sendo distribuído às associações e lideranças comunitárias de todas as regiões onde há famílias beneficiadas.
Cada cadastrado pode ser contemplado com até 4 horas.
Além disso, um filho do beneficiário pode ser contemplado com mais 2 horas, estando residindo em áreas de assentamentos. O propósito do programa é reduzir os gastos que as famílias têm todos os anos para a produção de alimentos para consumo próprio ou em regime de agricultura familiar. Sendo assim, significa economia, pois o serviço de aração de terras custa, em média, de 180 a 250 reais, dependendo da região e do maquinário.
Eudemir Rocha, beneficiário do Corte de Terra há vários anos, reside no Assentamento Margarida Alves e relata como o programa impacta positivamente sua família: “Para as famílias assentadas, é de suma importância porque um ganho muito grande para a comunidade. Lá, se a gente fosse pagar, cada hora era 180 reais, por baixo. Na casa da minha família, são três pessoas beneficiadas. Em toda a comunidade, acho que são mais de 100 horas. Então, é algo que a gente não precisa tirar do nosso bolso.”
O prefeito Emídio Júnior prestigiou a solenidade e destacou a importância da agricultura familiar e do homem do campo: “Sem o trabalho de vocês, não conseguiríamos garantir o alimento na mesa, quer seja de Macaíba ou de qualquer outro lugar do planeta. A agricultura deve ser fortalecida. Com o passar dos anos, a tecnologia tem trazido novos maquinários, mas, se não tiver o manejo do homem, dificilmente, vamos conseguir prosperar. Estamos aqui justamente para lançar o programa Corte de Terra, e é importante ressaltar e lembrar que, desde início da nossa gestão, temos mantido o compromisso de iniciar as ações do programa ainda no mês de janeiro (diferentemente de outras gestões).”
O gestor municipal foi acompanhado no dispositivo da solenidade pelos (as) vereadores (as) Érika Emídio (presidente da Câmara), Venício Filho, Edi do Posto, Aroldo da Saúde e Ana Catarina; secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Edivaldo Emídio, representantes da Emater/RN e Senar/RN, além de presidentes de associações e lideranças comunitárias da região.
Comente aqui