Política

Sem consenso e à espera do STF, Congresso adia votação de regras para orçamento secreto

Reprodução/TV Senado


O Congresso Nacional adiou nesta quinta-feira (15) a votação do projeto de resolução que propõe critérios para a distribuição de recursos das emendas de relator – conhecidas como orçamento secreto.

O presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), propôs o adiamento da votação da proposta em razão do horário.

Segundo Pacheco, havia um acordo com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para devolver o plenário aos deputados às 16h.

Está na pauta da Câmara desta quinta a PEC da Transição, que abre espaço para o governo eleito do presidente Luiz Inácio Lula da Silva manter o pagamento do Bolsa Família em R$ 600 e recompor recursos para áreas consideradas essenciais pela nova gestão.

 

Julgamento no STF e risco de rejeição

Na avaliação de deputados que participaram da sessão, não faria sentido votar o projeto e “assistir” ao Supremo Tribunal Federal (STF) declarar a inconstitucionalidade das emendas. Nesta quarta-feira (14), a relatora da proposta, ministra Rosa Weber, votou pela derrubada o mecanismo.

Para o senador Marcelo Castro (MDB-PI), relator do projeto, os parlamentares querem esperar a decisão do STF.

Além disso, segundo parlamentares, também havia risco de o projeto ser derrotado na votação no Senado

No ano passado, quando a resolução que abriu brechas para manter ocultos os nomes dos parlamentares foi aprovada, o placar no Senado foi apertado e o texto passou por apenas um voto de diferença

Havia um receio de que o cenário pudesse se repetir, mas desta vez com a derrota da proposta sobre o orçamento secreto.

A possibilidade de derrota se agravou quando o senador Carlos Portinho (PL-RJ), líder do governo Jair Bolsonaro no Senado, orientou voto contrário à matéria.

Apesar de as emendas de relator terem sido executadas ao longo do governo Bolsonaro, Portinho disse que o mecanismo “não deu certo”. “Foi julgado ontem, considerado inconstitucional. Parlamentares, recebemos a alcunha de vereadores federais e é isso que tem que ser mudado em qualquer outra proposta”, disse.

Ainda segundo Portinho, o instrumento pode ser usado “por aqueles que tenham más intenções num instrumento de cooptação, de compra de apoio”.

Regras

Segundo o texto da proposta, a indicação da verba passará a ser dividida da seguinte forma:

-15% para as cúpulas do Senado e da Câmara – 7,5% para a Mesa Diretora de cada Casa, com indicações feitas pelos respectivos presidentes

-5% para serem divididos entre o presidente e o relator da Comissão Mista de Orçamento (CMO)

-80% para as indicações dos partidos, de acordo com o tamanho das bancadas – 23,33% para as indicações dos senadores e 56,66% para as indicações dos deputados

O texto, contudo, não estabelece regras claras sobre como os recursos serão divididos entre os parlamentares – caberá ao líder de cada legenda fazer a divisão.

O Orçamento da União tem reservado R$19,4 bilhões para as emendas de relator em 2023.

Além dos critérios de distribuição dos recursos , a proposta determina que pelo menos 50% das emendas de relator sejam aplicadas em ações e serviços públicos de saúde e assistência social.

O senador Marcelo Castro, relator da proposta, acolheu uma emenda e estendeu a obrigatoriedade também para a área de educação.

Conforme o projeto, as indicações das emendas de relator devem ser “oriundas exclusivamente de indicações cadastradas por parlamentares”.

O texto, porém, diz que as indicações podem ser “fundamentadas em demandas apresentadas por agentes públicos ou por representantes da sociedade civil”.

Pelas regras em vigor atualmente, o sistema permite que as emendas sejam atribuídas a “usuários externos” – prefeituras, governos estaduais, igrejas e instituições privadas, por exemplo.

Nestes casos, o cidadão continua sem saber qual parlamentar “patrocinou” o pedido de recursos, ou seja, levou a demanda a ser acatada pelo relator.

G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Michelle critica deputado por anunciar churrasco para Bolsonaro

Foto: Reprodução

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro rebateu a informação dada pelo deputado federal Zucco (PL-RS) de que haveria um churrasco na 5ª feira (14.ago.2025) na casa em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cumpre prisão domiciliar. O congressista publicou um vídeo nas redes sociais em que disse que levaria picanha e carvão para a residência.

“O episódio ocorrido hoje em minha residência, envolvendo o deputado Zucco, não contou com a nossa anuência. A visita tinha caráter restrito, breve e voltado exclusivamente a fins humanitários –e não conforme divulgado pelo parlamentar em vídeo, no qual, ao deixar sua residência, afirmou que realizaria um churrasco em minha casa. Tal evento não ocorreu”, declarou Michelle em publicação no Instagram Stories.

Michelle disse que todos “têm ciência da atual situação” de Bolsonaro. “Reconhecemos e agradecemos o carinho que muitos desejam transmitir a ele neste momento em que sua liberdade está restrita”, declarou.

“Solicito a colaboração dos próximos visitantes autorizados para que compreendam e respeitem a sensibilidade do momento, abstendo-se de atitudes que possam deturpar a finalidade da visita ou prejudicar a imagem do presidente Jair Bolsonaro”, disse.

Em publicação no X, Zucco disse que nunca declarou que o churrasco havia, de fato, sido realizado.

“Era apenas uma intenção, uma boa intenção, que não foi efetivada devido ao estado de saúde em que ele se encontrava. Por isso, fiz uma rápida visita e fui embora para não atrapalhar seu repouso. Peço desculpas a ele e à primeira-dama se a minha atitude causou desconforto a sua família”, escreveu.

Além de Michelle e Bolsonaro, Laura, filha do casal, e Letícia, filha de Michelle, também moram na casa onde o ex-presidente cumpre prisão domiciliar.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Jornalista Rudimar Ramon é ameaçado por filho do Prefeito de Canguaretama após denúncias contundentes feitas no Blog do RR

Foto: Reprodução

Jornalista Rudmar Ramon foi ameaçado de perseguição judicial para tentar intimidar e evitar as publicações feitas pelo jornalista. As ameaças partiram do filho do Prefeito de Canguaretama, Luís Fernando, atual secretário de financas, filho do prefeito Leandro Varela, após as denúncias de ação de cassação das transferências PIX de caixa 2 na campanha e do jornalista ter divulgado o trator do PAC em terreno privado de forma irregular

Minha solidariedade ao jornalista e o blog hoje traz mais detalhes em instantes.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Luto

Morre Celina Alves, ex-primeira-dama de Natal e Parnamirim

Foto: Reprodução

Faleceu na manhã desta sexta-feira (15), a ex-primeira-dama de Natal e Parnamirim, Celina Apparecida Nunes Alves, aos 89 anos. A causa da morte foi uma parada cardiorrespiratória.

Celina Alves era esposa do ex-prefeito de Natal e Parnamirim, Agnelo Alves, que faleceu em 2015. O casal teve três filhos: o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, e os empresários Agnelo Filho e José Luiz.

O velório terá início às 14h no cemitério Morada da Paz, em Emaús. Uma missa será celebrada às 20h, seguida pelo sepultamento.

Novo Notícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

VÍDEO: Veja momento da prisão de Hytalo Santos e marido em SP

O influenciador digital Hytalo Santos e seu marido, Israel Nata Vicente, foram presos nesta sexta-feira (15) em Carapicuíba, na Grande São Paulo, após mandados serem expedidos pela 2ª Vara da Comarca de Bayeux, na Paraíba. As investigações apuram os crimes de tráfico humano e exploração sexual infantil.

A Justiça da Paraíba já havia determinado a suspensão imediata de todos os perfis de Hytalo nas redes sociais, proibido seu contato com os menores citados e ordenado a desmonetização dos conteúdos.

Mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao influenciador já tinham resultado na coleta de celulares, computadores, câmeras e outros dispositivos para análise pericial.

A Polícia Civil de São Paulo foi responsável por realizar o cumprimento dos mandados de prisão. No vídeo, que mostra a abordagem da polícia, Hytalo e Israel aparecem olhando para câmera e recebendo a orem de prisão do agente: “Vocês estão sendo presos pelo Deic (Departamento de Investigações Criminais).”

Em nota, o Deic afirmou que policiais da 3ª Delegacia de Investigações sobre Estelionato e Crimes Contra a Fé Pública (DIG) cumpriram o mandado de prisão temporária e realizam buscas no endereço onde ele foi localizado, em cumprimento a ordem judicial. A ação segue em andamento.

Veja o vídeo abaixo:

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Celebridades

VÍDEO: Bell Marques passa mal durante corrida e abandona prova

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por BNews (@bnews_oficial)

Vídeo: Bnews

O cantor Bell Marques, 72 anos, precisou abandonar o percurso da corrida “100% Você” na manhã desta sexta-feira (15) em Fortaleza, após sentir um desconforto físico. O episódio ocorre menos de um mês depois de o artista também ter passado mal durante outra edição da prova, realizada em Sergipe.

A largada da prova aconteceu às 7h, com o percurso de 10 km, seguido pelos 5 km. Os atletas correram pela nova orla da cidade, com vista para o mar e diversas ativações musicais, como banda de fanfarra e batucada, para animar os participantes.

Durante o trajeto, Bell Marques interrompeu a corrida e retornou ao hotel para se recuperar. Segundo os organizadores, o cantor está bem e mantém a programação de se apresentar normalmente no show marcado para esta noite.

O artista comentou o sucesso das corridas que levam seu nome e o desafio de conciliar o esporte com a carreira musical:

“Eu sempre me senti um atleta de ponta em cima do trio elétrico. O que eu faço ali não é fácil, você precisa de resistência vocal, força nas pernas, respiração. Mas eu sempre treinei para cantar, nunca para correr”, afirmou Bell Marques.

96FM

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Nilda lança cartão EDUCAPARNAMIRIM

Foto: Divulgação

A prefeita Nilda anunciou a instituição do cartão EDUCAPARNAMIRIM. No ato de renovação da matrícula para o ano letivo de 2026, os estudantes da rede pública municipal de ensino de Parnamirim receberão um cartão para adquirirem o fardamento e o material escolar no comércio local.

A medida tem o objetivo de garantir dignidade e valorizar a identidade estudantil dos alunos da rede pública da cidade, como também visa fortalecer a economia local, fazendo o dinheiro circular, reforçando que os recursos fiquem onde a população mora e trabalha.

O cartão EDUCAPARNAMIRIM alcançará todos os mais de 24 mil alunos matriculados na rede pública municipal de ensino tanto na educação infantil quanto no ensino fundamental.

“A nossa gestão segue implementando políticas públicas inovadoras e de grande impacto, pensando sempre no melhor para Parnamirim. Essa é uma ação até certo ponto simples, mas poderosa no aspecto econômico, pois vamos garantir que o dinheiro circule na nossa cadeia produtiva, fortalecendo o comércio local”, falou Nilda, elencando também os benefícios da garantia do fardamento para os alunos: “Educação é prioridade no nosso Governo e não iremos medir esforços para oferecer o melhor para nossos alunos, promovendo economia para as famílias, inclusão social, organização, equidade e ampliando o vínculo deles com a rede pública de ensino”, finalizou.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Influenciador paraibano Hytalo Santos é preso em operação contra tráfico humano e exploração sexual infantil

Foto: Reprodução

O influenciador digital paraibano Hytalo Santos e Israel Nata Vicente foram presos em cumprimento a mandados expedidos pela 2ª Vara da Comarca de Bayeux, assinados pelo juiz Antônio Rudimacy Firmino de Sousa. As detenções ocorreram no âmbito de uma ação conjunta que envolve o Ministério Público da Paraíba (MPPB), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), o Ministério Público do Trabalho, a Polícia Civil da Paraíba, através da UNINTEPOL e da Delegacia de Crimes Cibernéticos (DECC), o Ciberlab da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP/MJSP), a Polícia Civil de São Paulo (DEIC) e a Polícia Rodoviária Federal.

As investigações apuram crimes de tráfico humano e exploração sexual infantil, com foco especial no ambiente digital. Segundo o MPPB, o trabalho está sendo conduzido com rigor técnico e absoluto respeito aos direitos e à dignidade das vítimas, em sua maioria crianças e adolescentes.

O órgão alerta que o vazamento de informações sigilosas e a adoção de medidas civis fora do protocolo da investigação criminal têm prejudicado a eficiência das apurações e colocado as vítimas em risco. “O caso exige tratamento responsável, sem sensacionalismo e com máxima proteção à intimidade das vítimas”, ressalta a nota.

A operação também chama atenção para o tráfico humano de caráter interno, praticado dentro das fronteiras estaduais. Segundo o MPPB, vítimas em situação de vulnerabilidade socioeconômica são aliciadas e exploradas sexualmente, submetidas a trabalho análogo à escravidão ou a outras formas de servidão.

Fonte 83

Opinião dos leitores

    1. Além dessas qualidades, estava explorando crianças, canalha.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chuvas

VÍDEO: Carro fica preso em alagamento após lagoa transbordar no bairro Pitimbu

As fortes chuvas que caem em Natal desde a noite desta quinta-feira (14) causaram mais transtornos na cidade. Na manhã desta sexta-feira (15), a lagoa de captação da Xavantes, no bairro Pitimbu, transbordou e invadiu a avenida.

Um vídeo enviado à TV Tropical mostra o nível elevado da água, que tomou conta da pista. Um motorista que tentou atravessar o local acabou ficando com o carro parado no meio do alagamento.

De acordo com a EMPARN, Natal registrou 62 milímetros de chuva nas últimas 24 horas. O volume elevado contribuiu para o transbordamento da lagoa, que já havia apresentado o mesmo problema em outras ocasiões de chuva forte.

O alagamento compromete o tráfego na região e oferece risco para motoristas e pedestres. As autoridades reforçam a orientação para evitar passar por vias alagadas, reduzindo o risco de acidentes e danos aos veículos.

Assista:

Portal da Tropical

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

FOTOS: Chuvas causam queda de árvores, alagamentos e trânsito lento em Natal

Foto: Vinicius Marinho

As chuvas que atingem Natal nesta sexta-feira (15) provocaram pontos de alagamento, queda de árvores, panes em semáforos e lentidão em diversos trechos da cidade.

Além dos alagamentos, a STTU registrou queda de galho na Avenida das Alagoas, próximo ao túnel. Panes em semáforos no cruzamento da Serra dos Carajás com Serra das Juremas e na Avenida Prudente de Morais com a Rua 7 de Setembro, também foram registradas.

No bairro Cidade Satélite, as chuvas interditaram a Avenida dos Xavantes, próximo à lagoa de captação, deixando um carro parcialmente submerso.

Foto: Sérgio Henrique

Na Rua Apodi, em frente ao Colégio Marista, uma árvore caiu e interditou parcialmente a via. Equipes do Corpo de Bombeiros e agentes de mobilidade atuam na remoção e no controle do tráfego.

Foto: Stephany Souza

No bairro Candelária, dois veículos quebrados na Rua Jaguarari, em frente ao posto Shell, deixaram a via praticamente intransitável e com lentidão.

A Avenida Senador Salgado Filho tem trânsito lento no sentido Centro. Na Ponte Newton Navarro, o fluxo é moderado nos dois sentidos, e a Avenida Felizardo Firmino Moura apresenta lentidão nos dois sentidos.

Na Rua São Vicente, em Cidade Nova, a água das chuvas deixou a via completamente alagada, impedindo a passagem de veículos.

G1RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chuvas

STTU alerta para pontos de alagamentos nas ruas de Natal nesta sexta-feira (15)

Foto: Everton Dantas

A Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) informou pontos de alagamentos transitáveis e intransitáveis nas ruas de Natal nesta sexta-feira (15). Chove desde a madrugada na capital.

De acordo com a STTU, até às 6h foram constatados 14 pontos de alagamentos, sendo 9 considerados transitáveis e 5 intransitáveis. A secretaria explica que faz videomonitoramento constante das vias e que a situação segue sendo acompanhada para possíveis atualizações.

Confira:

Pontos Intransitáveis

  1. Av. dos Canindés x Av. Pte. Sarmento
  2. Rua Ângelo Varela com Av Hermes da Fonseca
  3. Rua Almino Afonso Ribeira
  4. Av Solange Nunes próximo a unimetais
  5. Av interventor Mário Câmara entre a Jerônimo Câmara e av Cap Mor Gouveia

Pontos Transitáveis:

  1. Av. Cap. Mor Gouveia x Rua Adolfo Gordo
  2. Av. Nevaldo Rocha, entre a linha férrea e a Av. Cel. Estevam
  3. Av. Ayrton Senna x Av. das Alagoas
  4. Av Antônio Basílio próximo a Sucavel
  5. Av Nevaldo Rocha entre a linha férrea e a av Cel Estevam
  6. Rua Adolfo Gordo com Av Cap Mor Gouveia
  7. Rua Leão Veloso com Rua Manoel Miranda
  8. Av Cel Estevam Com rua Baraúna
  9. Av da Integração próximo a Br 101

Novo Notícias

Opinião dos leitores

  1. E AS PROVIDENCIAS, PREFEITO PAULO FREIRE? VAI CONTINUAR NA MAQUIAGEM DOS TEMPOS DO SEU PADRINHO POLÍTICO, ALVARO DIAS?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *