A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, reuniu-se na tarde da última terça-feira (24) com o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, para tratar da proteção de crianças e adolescentes contra a violência sexual.
O encontro, solicitado por Andrei, ocorreu por volta das 15h, na sala 301 do Palácio do Planalto — o mesmo pavimento onde a primeira-dama mantém seu gabinete. A reunião não consta na agenda oficial de Andrei Rodrigues, mas foi divulgada por Janja em sua página no site do Planalto.
Segundo apuração da coluna, Andrei apresentou os resultados de um programa da Polícia Federal de combate ao abuso sexual infantojuvenil, chamado Guardiões da Infância. A iniciativa busca não apenas reprimir esse tipo de crime, mas também prevenir o problema, inclusive instruindo jovens sobre o uso seguro da internet.
Além de Andrei, também participou do encontro o diretor de combate a crimes cibernéticos da PF, delegado Otavio Margonari Russo, responsável pelo programa Guardiões da Infância dentro da corporação.
Nenhum representante do Ministério da Justiça (MJ) participou do encontro. Não estavam presentes o ministro Ricardo Lewandowski, chefe de Andrei, nem a secretária de Direitos Digitais do MJ, Lilian Cintra de Melo, responsável pelo tema da regulação das redes no ministério.
Apesar de manter um gabinete no Planalto e realizar reuniões com autoridades como o chefe da PF, Janja não possui cargo formal na estrutura do governo.
Recentemente, a primeira-dama tem se envolvido em debates sobre cibercrimes. Em maio, ela abordou o tema durante um jantar com o presidente da República, Lula (PT), e o presidente da China, Xi Jinping.
Segundo a jornalista Andréia Sadi, do canal por assinatura GloboNews, Janja teria afirmado que o TikTok — rede de origem chinesa — está a serviço da extrema-direita e facilita a disseminação de conteúdos violentos contra mulheres e crianças.
Andreza Matais – Metrópoles
Basta citar o nome de Janja para que toda a misoginia dos eleitores de Bolsonaro venha à tona. Todo mundo que trabalha com mídia sabe, se quiser engajamento, cite Janja, Emanuela, Maria do Rosario, Maria da Penha, …
Ela foi nomeada para algum cargo no governo?? Não lembro da portaria nomeando. Qualquer mané manda nesse país.
PTista quando pensa Peid.. e quando fala Cag… É sempre assim.
Agora Alexandre dar 48 HS pra o governo explicar pq Janja.
PTista quando pensa Peid.. e quando fala Cag…
É sempre assim.
Essa é uma desmoralização da PF despachar com a Janja, a que ponto chegou essa instituição
Não tenho lembranças de ter votado nessa mulher para mim representar não.
Ela é o 22 é?
Votei nesse aí.
Essa daí é a que o filho casula do Luladrão disse que é puta é??
É só uma pergunta tá?
Moral da gota, culpa de Mácron, manda mais que Narizinho, Taxxad e Lewandowisk pamonha, estamos entregues as traças e baratas, pegue no espinhaço.
Pensem num governo de moral e de excelência. Dizem que panela que muitos mexem, o pirão termina não prestando, taí a confirmação do adágio popular.
Janja, tem gabinete no Planalto?? Alô MPF
Manda quem pode, obedece quem tem juízo. Nunca essa máxima valeu tanto nesse país. Até o Ministro da Justica, chefe dos convocados por Janja, obedece. Alguém duvida do protagonismo da primeira-dama (ou primeira-ministra) ?
Estão dando corda demais a essa cuidadora de idoso.