Foto: Samuel Corum/Sipa/Bloomberg/Getty Images
O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, afirmou que as tarifas impostas pelo país entrarão em vigor no dia 1º de agosto, “sem prorrogações”.
A declaração, dada durante entrevista à emissora americana Fox News, foi divulgada pelo perfil oficial da Casa Branca neste domingo (27), na rede social X.
“Sem prorrogações, sem mais períodos de carência — em 1º de agosto, as tarifas serão definidas. Elas entrarão em vigor. A Alfândega começará a arrecadar o dinheiro”, garantiu.
Apesar do ‘ultimato’, o secretário de Trump também disse que, mesmo depois que as tarifas já estejam estabelecidas, os países ainda poderão negociar com o governo americano:
“As pessoas ainda poderão falar com o presidente Trump. Ele está sempre disposto a ouvir. Se elas poderão fazê-lo feliz ou não é outra questão… Mas ele está sempre disposto a negociar”.
Questionado especificamente sobre as negociações para um acordo com a União Europeia, Lutnick afirmou que o bloco precisa abrir seus mercados para as exportações dos EUA para convencer o presidente norte-americano a retirar as tarifas de 30% estabelecidas.
Relação ‘não tem sido boa’, justificou Trump sobre tarifas de 50%
No dia 23, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que aplicou tarifas de 50% a países com os quais o relacionamento “não tem sido bom”. Embora não tenha sido citado diretamente, o Brasil está entre eles.
No dia 9 de julho, Trump publicou uma carta endereçada ao presidente Lula (PT) anunciando a aplicação de tarifas de 50% sobre todos os produtos brasileiros importados pelos Estados Unidos. Ele justificou a medida com argumentos políticos e comerciais.
Nesta quinta-feira, durante evento em Washington D.C., Trump afirmou que estabeleceu tarifas que variam de 15% a 50% para pressionar outros países a abrir seus mercados.
“Em alguns casos, é 50% porque o relacionamento não tem sido bom com esses países. Então apenas dissemos: ‘vão pagar 50’. E é isso”, afirmou.
Veja a lista de afetados:
- África do Sul: 30%
- Argélia: 30%
- Bangladesh: 35%
- Bósnia e Herzegovina: 30%
- Brasil: 50%
- Brunei: 25%
- Camboja: 36%
- Canadá: 35%
- Cazaquistão: 25%
- Coreia do Sul: 25%
- Filipinas: 20%
- Indonésia: 32%
- Iraque: 30%
- Japão: 25%
- Laos: 40%
- Líbia: 30%
- Malásia: 25%
- México: 30%
- Mianmar: 40%
- Moldávia: 25%
- Sérvia: 35%
- Sri Lanka: 30%
- Tailândia: 36%
- Tunísia: 25%
- União Europeia: 30%
- Brasil: 50%
g1
Não sei por que os petistas tão reclamando, logo eles que adoram taxar e aumentar impostos.
O império americano caindo lentamente, isso é a realidade do mundo,não tem mais condições de manter a moeda de agiotagem no mundo, o DÓLAR em queda livre, perdendo credibilidade diariamente entre os países que trabalham honestamente.
Pode internar esse cidadão. Dólar em queda livre…
Outra narrativa da extrema-esquerda.
Vishhhhhhhhhhhhh esse gugu é um capeta, o seu comentário vai tornar os EUA em terra atrasada, sai pra lá bicho grilo revoltado.
Junin mafr, da Venezuela vem uma taxa de 77 % tu diz o que? Será que foi a maquina de tilografia que bateu no teu rabo de pavão?
Tenho mais de 50 anos. Desde criança ouço falar de que outras economias ou sistemas suplantariam a dos EUA. Era o bloco soviético (risos), era o Japão dos Anos 80 com seus métodos ‘samurai’ de administração (hoje a renda per capita deles é metade da americana), foi o advento da União Européia, que já lhe foi equivalente, mas hoje é 20% menor. A China, que aos poucos tira os esqueletos do armário e mostra o seu real tamanho.
É O SONHO DO LULA, QUE ISSO ACONTEÇA. SÓ ASSIM, COMO SEMPRE CULPA ALGUÉM PELO SEU FRACASSO, A CULPA É MAIS UMA VEZ DO BOLSONARO.
Olha que legal, Brasil isolado com taxação de 50%… obg PT, finalmente estamos oficializando a aliança do BR com a escória do mundo: Venezuela, Irã, China, Rússia. Bacaninha, obg eleitor nordestino
É o que o 9dedos quer para se vitimizar!!!
Bota prá torar meu querido e amado Galeguinho dos olhos azuis.
NINGUÉM FALA NOS 77% QUE A. VENEZUELA VAI TAXAR? E É BROTHER. MÍDIA PODRE!!! 💩💩💩💩
Vige como Eduardo Bolsonaro é forte.
Influindo nesses países todos e até na União europeia.????
Kkkkkkkkkkkkkk.
Kkkkkkkkk.
Esquerdistas babacas!!
Todos engulindo a corda do marqueteiro do PT e Lula.
Um projeto para o Brasil, eles não tem.
Kkkkkkkkkkkkkkk.
Aprendam a votar jumentos.