O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid-19, senador Omar Aziz (PSD-AM), apresentou nesta sexta-feira, 21, um Projeto de Lei que criminaliza a recomendação de medicamentos sem comprovação científica.
O senador defende que seja tipificado no Código penal a conduta de “prescrever, ministrar ou aplicar produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais sem a comprovação científica de sua eficácia no tratamento da doença apresentada pelo paciente”. Aziz propõe ainda que seja incorrido na mesma pena “aquele que incentivar, por qualquer meio, a utilização de tais produtos”.
No projeto, é citada a promoção do “tratamento precoce” contra a covid-19. “Ressalte-se que, além da ineficácia de tais medicamentos na prevenção ou no tratamento da doença causada pelo coronavírus, a sua utilização pode afetar a saúde dos pacientes, agravando a doença ou até mesmo levando-os a óbito”, diz o documento.
Um mafioso desse, corrupto, agora empombou com remédio que a OMS acha que não serve! Queria saber se esse canalha nunca tomou um chá pra aliviar uma caganeira! Ou pra curar gripe!!! Safado!
Totalmente sem NOÇÃO! Sobre todas as doenças precisar de comprovação? E os estudos e descobertas sobre aplicação de diferentes drogas em diferentes doenças? So usa las no final do estudo e após extenso debate no meio médico e atestados de eficiência? Que loucura !! Esse corrupto tem q ser internado
Eu não sei porque não aparece um filho de Deus que procure algum parente desse safado e de outros que comungam com o mesmo pensamento dele, que já tenha se infectado com a covid e descubram o que essa pessoa tomou. E tivesse a coragem de colocar para o mundo o que esses canalhas vivem mentindo. Fora Renan, Omar, Randolfe toda essa corja de salafrários.
Não, meu jovem. É para dar a medicação correta, no caso a vacina. Prescrever remédio inócuo ou remédio errado é que não pode.
Boa ideia. Agora, como a maconha não tem eficiência comprovada para nenhuma doença, não poderá mais ser utilizada e não poderá ser legalizada. Muito boa a ideia.
Sério? Aonde você ficou sabendo dessa pérola? Tirou da cacholinha? Kkkkk
Até faz sentido desde que haja comprovação científica que o remédio não faz efeito para a determinada doença, agora se não há comprovação científica que faça efeito mas também não se pode dar certeza que não faça os profissionais da saúde tem o dever de tentar salvar o paciente e este tem o direito de tentar ser salvo.
Ainda bem q a turma da esquerda tem remédios cientificamente comprovados. Demagogia e hipocrisia andam juntos 😂😂😂🤭
Tem imbecil sobrando na esquerda. Oh povinho
Um bofote desses, pilantra, descarado, medíocre, querer ingerir na área da saúde é uma piada. Isto vai contra todos os princípios do ato médico, quero só ver qual será a posição adotada pelas entidades médicas kkkkk, ridículo.
Esse arremedo de homem desonra o povo do Amzonas. Este idiota não sabe o que tá pedindo. Vai faltar cadeia pra tanto médico. So em uma especialidade médica há uma gama de fármacos que não tem padrão A ou B de eficácia.
Mais isolamento social também não tem comprovação científica.
Este canalha corrupto, não sabe ele, se não fosse o tratamento precose, o nº de mortes estava passando 800,00 mil. Agora esse bando de comunista e esquerdista tem algum interesse para se contra o tratamento precose é outra historia.
Um operário foi hospitalizado com ferimentos graves após o desabamento parcial, nesta segunda-feira (3), de uma torre medieval em reforma no centro de Roma, perto do Coliseu, informou a agência de notícias Ansa.
Outros dois operários sofreram ferimentos leves e recusaram atendimento hospitalar, segundo a Ansa.
O porta-voz do Corpo de Bombeiros, Luca Cari, havia dito anteriormente à agência de notícias Reuters que as equipes de resgate estavam trabalhando para retirar uma pessoa presa sob os escombros.
A Torre dei Conti, com 29 metros de altura, fica na Via dei Fori Imperiali, a ampla avenida que liga a Piazza Venezia, no centro de Roma, ao Coliseu.
O edifício está desativado desde 2006, mas estava sendo reformado como parte de um projeto de renovação de quatro anos, com previsão de término para o próximo ano, segundo as autoridades da cidade de Roma.
A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) vai iniciar, nesta segunda-feira (3), uma interdição parcial na Avenida João Medeiros Filho, na zona Norte de Natal, para instalação de uma nova rede coletora de esgotos. O bloqueio começa às 8h e deve durar cerca de 30 dias.
O trecho interditado vai da Rua Rio Doce até a Travessa João Medeiros Filho, em uma extensão aproximada de 500 metros. No local, será implantada tubulação com diâmetro de 250 mm, como parte das obras do Sistema de Esgotamento Sanitário da Zona Norte. O sistema entrará em operação quando a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Jaguaribe começar a funcionar.
Durante a intervenção, a faixa no sentido Redinha–Potengi ficará bloqueada, e o tráfego será desviado para a pista paralela, que passará a operar em mão dupla. A Caern será responsável pela recomposição da via ao término dos serviços.
A obra integra o conjunto de ações que visa ampliar e, futuramente, universalizar o acesso ao esgotamento sanitário na maior região territorial da capital potiguar.
Confira como irá funcionar o trânsito durante a interdição:
Deputados que analisam a proposta do Orçamento da União para 2026 já se preparam para uma possível disputa jurídica com o governo Lula, prevista para ocorrer às vésperas da eleição nacional. A controvérsia gira em torno do chamado “calendário das emendas”, que obrigaria o Executivo a pagar as emendas antes do período eleitoral.
A informação é da coluna do Igor Gadelha, do Metrópoles. Segundo parlamentares, o governo avisou que, caso o calendário seja aprovado, pretende questioná-lo judicialmente e declarar sua inconstitucionalidade, acionando o STF por meio da Advocacia-Geral da União (AGU).
Apesar da ameaça, o Centrão mantém a intenção de aprovar o calendário das emendas, argumentando que atrasos nos pagamentos são uma das principais queixas de deputados e senadores em relação ao Executivo. A disputa deve movimentar negociações intensas entre os poderes sem, no entanto, prejudicar a tramitação do Orçamento.
Parlamentares destacam que a não aprovação da LDO e do Orçamento até dezembro poderia atrasar ainda mais os repasses em 2026, o que seria prejudicial em ano eleitoral, e defendem que a votação deve ocorrer dentro do prazo para garantir o fluxo das emendas.
Um terremoto de magnitude 6,3 atingiu a região de Mazar-e Sharif, no Afeganistão, na manhã desta segunda-feira (3), deixando ao menos 20 mortos e cerca de 320 feridos. O tremor ocorreu a 28 km de profundidade, afetando principalmente as províncias de Balkh e Samangan.
Equipes de resgate e militares foram mobilizadas rapidamente para auxiliar feridos, remover pessoas presas sob os escombros e prestar atendimento às famílias. Hospitais da região foram colocados em alerta, e autoridades alertam que o número de vítimas pode aumentar.
O tremor provocou danos significativos a construções, incluindo a destruição parcial do santuário sagrado Mesquita Azul em Mazar-e Sharif. Vídeos divulgados nas redes sociais mostram socorristas retirando vítimas de prédios desabados e tentando salvar moradores presos nos escombros.
O Afeganistão é vulnerável a terremotos devido à presença de falhas geológicas ativas. Em agosto, outro tremor de magnitude elevada na região sudeste do país matou mais de 2.200 pessoas, reforçando a necessidade de pronta resposta a desastres naturais na área.
O Ministério da Saúde firmou uma parceria com a EMS para produzir a chamada “caneta emagrecedora”, mesmo com proposta mais cara do que a concorrente Biomm, e excluiu projetos apresentados por laboratórios de São Paulo e Goiás. O contrato, assinado pela Farmanguinhos/Fiocruz em agosto, tem prazo de cinco anos e vincula o fornecimento futuro do medicamento ao SUS, sem licitação.
A informação é da coluna do Tácio Lorran, do Metrópoles. Apesar de a EMS ter obtido menor pontuação no critério preço, a empresa foi escolhida por já ter solicitado registro do medicamento na Anvisa, ainda em análise. O Ministério da Saúde afirmou que não participou diretamente do acordo e que não há compromisso formal de compra, embora a previsão tenha sido publicada no Diário Oficial da União. A Conitec, por sua vez, rejeitou a inclusão do medicamento na rede pública.
Propostas alternativas, apresentadas pela Fundação para o Remédio Popular (Furp) de São Paulo e pelo Iquego de Goiás, foram descartadas, segundo o governo, por descumprirem requisitos técnicos, como a ausência de transferência de tecnologia ou problemas na composição da parceria. Ambas estavam em análise de recurso desde julho de 2025.
O planejamento inicial da Farmanguinhos previa parcerias via PDP ou PDIL, modalidades que incluem transferência de tecnologia e avaliação rigorosa pelo TCU. No entanto, o contrato com a EMS foi formalizado como “parceria para pesquisa, desenvolvimento e inovação”, um rito mais simples. A Fiocruz afirma que pretende apresentar proposta de PDP em futura chamada pública e defende que o acordo com a EMS, embora mais caro, é o mais vantajoso para a administração pública.
O Palácio do Planalto avalia que a CPI do Crime Organizado, que será instalada nesta terça-feira (4) no Senado, representa um risco político maior para o governo Lula (PT) do que a CPMI que apura irregularidades nos descontos de aposentados e pensionistas do INSS. A nova comissão vai investigar a atuação de facções e milícias, tema reacendido após a megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio, que deixou 121 mortos.
Aliados de Lula temem que a oposição use a pauta da segurança pública para desgastar o governo e dominar o debate político. O Planalto quer evitar que o tema ofusque as propostas sociais que devem marcar o discurso do presidente até 2026, como a isenção do Imposto de Renda até R$ 5 mil e o transporte público gratuito.
A estratégia do governo é garantir presença ativa na comissão, com nomes como Jacques Wagner (PT-BA) e Rogério Carvalho (PT-SE), além de aliados como Otto Alencar (PSD-BA) e Alessandro Vieira (MDB-SE). Já a oposição deve contar com Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Sergio Moro (Podemos-PR) e Marcos do Val (Podemos-ES).
Lula também foi orientado a evitar falas improvisadas sobre segurança pública, para não oferecer munição à oposição. O alerta aumentou após pesquisas mostrarem aprovação popular à megaoperação no Rio e crescimento da popularidade do governador Cláudio Castro (PL).
Chegou o momento do PT provar que não tem diálogos cabulosos com a bandidagem. Tá temendo o quê? Quem não deve não teme. Assinaram essa CPI? Por que será que não assinaram? Onde tem coisa errada tem PT na jogada. Bela rima.
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai gastar R$ 34,7 milhões na reforma da Praça dos Três Poderes, em Brasília — um aumento de 57% em relação aos R$ 22 milhões previstos inicialmente. A obra, que deve começar ainda em novembro, será financiada com recursos da Petrobras e do BNDES por meio da Lei Rouanet.
De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), responsável pela execução, o reajuste ocorreu por causa da inclusão de custos administrativos e de um projeto cultural que prevê ações de educação patrimonial, uma exposição itinerante e atividades educativas. O valor destinado apenas a esse projeto é de cerca de R$ 5 milhões.
A decisão de revitalizar a praça partiu do governo federal após críticas da primeira-dama Janja Lula da Silva sobre o estado de conservação do local. O projeto inclui a recuperação do piso e de estruturas comprometidas, restauro de obras e monumentos, modernização da iluminação, instalação de câmeras e melhorias de acessibilidade.
Em nota, o Iphan e o Ministério da Cultura afirmaram que a obra representa um “compromisso com a memória e com o futuro do país”. A previsão é de que a primeira etapa da reforma seja concluída até 2026.
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), desembarca no Rio de Janeiro nesta segunda-feira (3) para uma audiência com o governador Cláudio Castro (PL), em meio à repercussão da megaoperação policial que resultou em 121 mortes nos complexos da Penha e do Alemão. O encontro ocorre às 11h, no Centro Integrado de Comando e Controle, e contará com a presença de autoridades da segurança estadual.
Moraes assumiu temporariamente a relatoria da ADPF das Favelas — ação que impõe regras às operações policiais em comunidades — após a aposentadoria de Luís Roberto Barroso. Ele cobra um relatório completo da operação, com justificativas para o uso da força, número de agentes e armamentos empregados, além de informações sobre mortos, feridos e detidos.
O ministro também quer saber se o governo fluminense adotou medidas para prevenir abusos e garantir assistência às vítimas, como o uso de câmeras corporais, atuação pericial e envio de ambulâncias. A cobrança acontece após denúncias de letalidade e violações durante a ação, considerada a mais violenta da história recente do Rio.
De acordo com a CNN, Cláudio Castro afirmou a parlamentares que o encontro com Moraes será “técnico” e não “político”. Às 18h, o ministro também deve se reunir com o prefeito Eduardo Paes (PSD).
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aumentou em mais de R$ 116 milhões a verba destinada à comunicação da Presidência, elevando o orçamento da área para cerca de R$ 876 milhões em 2025 — valor recorde desde 2017. A expansão ocorre às vésperas do ano eleitoral e contrasta com cortes em ministérios e órgãos que enfrentam dificuldades para manter operações básicas, como a Polícia Federal e o Ministério da Educação.
A maior parte do montante é direcionada à Secretaria de Comunicação (Secom), que passou a apostar mais em anúncios digitais, vídeos e influenciadores desde a chegada de Sidônio Palmeira ao comando da pasta. Só a conta de publicidade soma R$ 562 milhões, incluindo campanhas como “Brasil soberano” e “Gás do Povo”. Além disso, o governo prepara um novo contrato de R$ 100 milhões anuais para ampliar a comunicação nas redes.
A decisão de reforçar o caixa da Secom ocorre após o presidente confirmar que disputará a reeleição em 2026. A estratégia de comunicação ganhou tom mais popular e interativo, com vídeos de humor e referências culturais, como o uso do apresentador João Kléber em peças institucionais. Segundo o Planalto, a ampliação busca “maior alcance populacional e novos formatos digitais”.
Em nota, a Secom afirmou que o aumento da verba se deve ao lançamento de novos programas e à necessidade de divulgar políticas públicas. A secretaria destacou ainda que parte do orçamento foi bloqueada e que a suplementação de R$ 90 milhões servirá para “ações prioritárias” e reforço da comunicação regional.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (2) que acredita que o tempo de Nicolás Maduro no comando da Venezuela “está chegando ao fim”. A declaração foi dada durante entrevista ao programa 60 Minutes, da rede CBS.
“Eu diria que sim. Acho que sim”, respondeu Trump ao ser questionado se os dias de Maduro como presidente estavam contados. No entanto, o republicano evitou confirmar se Washington prepara uma ofensiva militar em solo venezuelano.
“Quer dizer, não estou dizendo que é verdade ou mentira. Não vou dizer o que vou fazer com a Venezuela, se vou fazer ou não”, afirmou.
Mais cedo, Trump também havia minimizado a possibilidade de uma guerra contra o país vizinho, mesmo após o aumento da presença militar americana próximo à costa venezuelana. “Duvido. Não acho que vá acontecer”, declarou.
Nos últimos dois meses, as forças armadas dos EUA intensificaram ataques contra embarcações suspeitas de envolvimento com o narcotráfico em águas internacionais — o que elevou a tensão na região e reacendeu especulações sobre novas ações contra o regime de Maduro.
Cretino!!! E Chá também é crime!? Corrupto!
Um mafioso desse, corrupto, agora empombou com remédio que a OMS acha que não serve! Queria saber se esse canalha nunca tomou um chá pra aliviar uma caganeira! Ou pra curar gripe!!! Safado!
Totalmente sem NOÇÃO! Sobre todas as doenças precisar de comprovação? E os estudos e descobertas sobre aplicação de diferentes drogas em diferentes doenças? So usa las no final do estudo e após extenso debate no meio médico e atestados de eficiência? Que loucura !! Esse corrupto tem q ser internado
Eu não sei porque não aparece um filho de Deus que procure algum parente desse safado e de outros que comungam com o mesmo pensamento dele, que já tenha se infectado com a covid e descubram o que essa pessoa tomou. E tivesse a coragem de colocar para o mundo o que esses canalhas vivem mentindo. Fora Renan, Omar, Randolfe toda essa corja de salafrários.
Quer dizer que é para deixar a pessoa morrer a tentar uma medicação sem comprovação científica???
Não, meu jovem. É para dar a medicação correta, no caso a vacina. Prescrever remédio inócuo ou remédio errado é que não pode.
Boa ideia. Agora, como a maconha não tem eficiência comprovada para nenhuma doença, não poderá mais ser utilizada e não poderá ser legalizada. Muito boa a ideia.
Sério? Aonde você ficou sabendo dessa pérola? Tirou da cacholinha? Kkkkk
Até faz sentido desde que haja comprovação científica que o remédio não faz efeito para a determinada doença, agora se não há comprovação científica que faça efeito mas também não se pode dar certeza que não faça os profissionais da saúde tem o dever de tentar salvar o paciente e este tem o direito de tentar ser salvo.
Bota a boiada pra tomar até mijo
Ainda bem q a turma da esquerda tem remédios cientificamente comprovados. Demagogia e hipocrisia andam juntos 😂😂😂🤭
Tem imbecil sobrando na esquerda. Oh povinho
Um bofote desses, pilantra, descarado, medíocre, querer ingerir na área da saúde é uma piada. Isto vai contra todos os princípios do ato médico, quero só ver qual será a posição adotada pelas entidades médicas kkkkk, ridículo.
Verdade
Esse arremedo de homem desonra o povo do Amzonas. Este idiota não sabe o que tá pedindo. Vai faltar cadeia pra tanto médico. So em uma especialidade médica há uma gama de fármacos que não tem padrão A ou B de eficácia.
Mais isolamento social também não tem comprovação científica.
Mais isolamento social também não comprovação científica.
A existência de neurônios no teu cérebro não tem comprovação científica.
O tratamento precoce acaba com a galinha dos ovos de ouro, o dinheiro para o “tratamento” da Covid.
Este canalha corrupto, não sabe ele, se não fosse o tratamento precose, o nº de mortes estava passando 800,00 mil. Agora esse bando de comunista e esquerdista tem algum interesse para se contra o tratamento precose é outra historia.
Aonde você conseguiu esses dados? No instituto de pesquisas do ZAP ZAP?
O baba ovo tá com tudo calma da pra solta o osso só um pouquinho
Quero ver esse cidadão pegar o vírus e tomar somente dipirona e esperar faltar ar para procurar um médico ou hospital. Hipócrita.