Foto: reprodução/Sinte-RN
Professores da rede estadual do Rio Grande do Norte entraram em greve por tempo indeterminado nesta sexta-feira (3), após decisão em assembleia promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN (Sinte/RN). Eles exigem o pagamento integral dos dos 14,95%, referente a piso salarial. A categoria também exige o recebimento, em 12 parcelas ao longo de 2023, do valor retroativo de 2022.
Em nota, a Secretaria de Educação lamentou a decisão da categoria pela deflagração da greve e diz que aguarda que o sindicato apresente “ contrapropostas aplicáveis”. Leia a íntegra abaixo:
NOTA
A Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer, considerando as várias propostas apresentadas para o sindicato dos professores, observando os danos na aprendizagem dos estudantes que uma greve provoca e valendo-se do compromisso em pagar a implantação do piso, lamenta a decisão da categoria pela deflagração da greve.
Aguardamos que o sindicato apresente contrapropostas aplicáveis, tendo em vista o equilíbrio fiscal do Estado. Destaca-se que o RN é um dos poucos estados brasileiros que consegue apresentar uma proposta executável levando em consideração toda a tabela salarial e a paridade entre ativos e aposentados.
Natal (RN), 3 de março de 2023
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA, DO ESPORTE E DO LAZER
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Perdão deixa eu ver se entendi, o estado recebe o Fundeb , para custeio da educação e complementar o salário dos professores, aí todo ano ( sabem disso ) Há aumento do piso, e eles dizem que é inviável ? Então faça o seguinte entregue o cargo professora Fátima , já que a senhora não cumpre com o que a própria senhora lutava quando era deputada e senadora .
O aumento dos professores é equivalente ao aumento do repasse da verba federal. Portanto não cabe negar este reajuste. Ainda mais que o Brasil é um dos piores salários para professores no mundo.
Sem direito de errar, no mínimo está categoria é composta de 50% de sindicalizados que possuem uma síndrome chamada preguiça de ministrar aulas.
Não é isso que os PTeiro gostam, não trabalhar? Tai Fátima kkk
Deixou Fatão em saia justa com seus queridos.
Faz um L
Agora tem um monte de professores irrepreensíveis que não querem trabalhar e juntos com um tal de sindicato, só visam prejudicar os alunos da rede pública estadual, não são todos, mas uma maioria sim, por que o RN está entre os últimos na educação, se não queres trabalhar sai e deixar entrar quem realmente quer, não ficam prejudicando os alunos não porras.
Bem essa crítica não são para todos, pois tem muitos verdadeiros profissionais dignos e muitas vezes injustiçados, mas tem um monte de safados e aí ninguém pode negar
Será que vai ter greve também no Município de Natal que nem cabimento de pagar o piso dá?
Ser professor é bom demais 3 férias no ano.
As duas d ano letivo e a férias do tempo de greve!
Só não entendo pq ao invés de levantar a mão, não estão fazendo o L !!
Oxe! Fatão ganhou todas as eleições com apoio da categoria, agora deu um tapa na cara, inclusive dos 80% deles que votaram nela. Vergonha.
Todo ano é essa falta de compromisso com os alunos . já se tornou vicio.
Fátima Bezerra do PT fugiu kkkkk.
Ah caloteira da peste.