O papa Leão XIV faz, nesta quinta-feira (8), seu primeiro pronunciamento aos fiéis católicos, na Praça de São Pedro.
Em seu discurso inaugural, o novo pontífice mencionou o papa Francisco, agradeceu aos cardeais pelos votos e concedeu a bênção Urbi et Orbi.
Leia o discurso na íntegra:
“Que a paz esteja convosco. Irmãos, irmãs caríssimos, esta é a primeira saudação do Cristo ressuscitado, o bom pastor, que deu a vida pelo rebanho de Deus. Também eu gostaria que esta saudação, de paz, entrasse no vosso coração, alcançasse vossas famílias, a todas as pessoas. Onde quer que estejam, a todos os povos, a toda a terra, a paz esteja convosco.
Esta é a paz de Cristo ressuscitado, uma paz desarmada, uma paz desarmadora, humilde e perseverante, que provém de Deus. Deus que nos ama a todos, incondicionalmente. Ainda conservamos em nossos ouvidos aquela voz frágil, mas sempre corajosa do papa Francisco, que abençoava Roma.
O papa que abençoava Roma, dava a sua bênção ao mundo inteiro naquela manhã do dia de Páscoa. Permitam-me dar sequência àquela mesma bênção: Deus nos quer bem, Deus nos ama a todos. O mal não prevalecerá. Estamos todos nas mãos de Deus. Portanto, sem medo, unidos, mão na mão com Deus e entre nós, sigamos adiante. Somos discípulos de Cristo. Cristo nos precede. O mundo precisa da sua luz. A humanidade necessita de pontes para que sejam alcançadas por Deus e ao mundo. Ajudai-nos também vós, unam-se aos outros, a construir pontes, com o diálogo, com o encontro, unindo-nos todos para sermos um só povo, sempre, em paz. Obrigado, papa Francisco.
Gostaria de agradecer a todos os irmãos cardeais que me escolheram para ser sucessor de Pedro, e caminharei junto a vós, como Igreja unida, buscando sempre a paz, a justiça, buscando sempre trabalhar como homens e mulheres fiéis a Jesus Cristo. Sem medo, para proclamar o Evangelho. Para sermos missionários.
Sou um filho de Santo Agostinho, agostiniano, que disse: “Convosco sois cristão, e para vós bispo”. Nesse sentido, podemos todos caminhar juntos rumo a essa pátria, à qual Deus nos preparou.
À Igreja de Roma, uma saudação especial. Devemos buscar juntos como ser igreja missionária, uma igreja que constrói pontes, que dialoga, sempre aberta a receber como esta praça de braços abertos, a todos, todos aqueles que precisam da nossa caridade, da nossa presença, do diálogo, de amor.
E se me permitem também uma palavra: [em espanhol] a todos aqueles, de modo particular, à minha querida diocese de Chiclayo no Peru, onde um povo fiel acompanhou o seu bispo, compartilhou a sua fé e deu tanto a mim para seguir sendo igreja fiel de Jesus Cristo.
A todos vós irmãos e irmãs, de Roma, da Itália e do mundo inteiro, queremos ser uma igreja sinodal, uma igreja que caminha, que busca sempre a paz, que busca sempre a caridade e busca sempre estar próxima, especialmente daqueles que sofrem.
O dia da súplica à Nossa Senhora de Pompeia, nossa mãe Maria quer sempre caminhar conosco, estar próxima, ajudar-nos com a sua interseção e seu amor. Agora gostaria de rezar junto convosco, rezemos juntos por essa nova missão, por toda a Igreja, pela paz no mundo. Peçamos essa graça especial à Maria, nossa mãe.”
Em seguida, o pontífice fez uma oração junto aos fiéis presentes na praça, além de ter dado sua primeira bênção como papa – a Bênção Urbi et Orbi, do latim, “à cidade [de Roma] e ao mundo, a todo o universo”.
E se me permitem também uma palavra: [em espanhol] a todos aqueles, de modo particular, à minha querida diocese de Chiclayo no Peru, onde um povo fiel acompanhou o seu bispo, compartilhou a sua fé e deu tanto a mim para seguir sendo igreja fiel de Jesus Cristo.
A todos vós irmãos e irmãs, de Roma, da Itália e do mundo inteiro, queremos ser uma igreja sinodal, uma igreja que caminha, que busca sempre a paz, que busca sempre a caridade e busca sempre estar próxima, especialmente daqueles que sofrem.
O dia da súplica à Nossa Senhora de Pompeia, nossa mãe Maria quer sempre caminhar conosco, estar próxima, ajudar-nos com a sua interseção e seu amor. Agora gostaria de rezar junto convosco, rezemos juntos por essa nova missão, por toda a Igreja, pela paz no mundo. Peçamos essa graça especial à Maria, nossa mãe.”
Em seguida, o pontífice fez uma oração junto aos fiéis presentes na praça, além de ter dado sua primeira bênção como papa – a Bênção Urbi et Orbi, do latim, “à cidade [de Roma] e ao mundo, a todo o universo”.
CNN Brasil
Ela não deseja privatizações porque serve como moeda de trocan e fonte de roubos, tanto é verdade que todas as grandes estatais deram prejuízo de bilhões na gestão dos petralhas e hoje com o governo do Bolsonaro todas dão lucros recordes. Se eles voltarem o país vai para o fundo do poço, a crise de abstinência é muito grande.
Essa doida PTralha nunca investiu e nem empreendeu um centavo em nada que gere emprego e renda, sempre viveu mamando nas tetas do contribuinte como política, além de ser acusada com o ex marido de desvios do dinheiro público no seu Estado, agora quer pousar de paladino da justiça.
Há próximo de quatro milhões de saldo positivo de empregos pós reforma. Nem 5 p.p. de intermitentes. E regulamentando o teletrabalho. Muito útil e providencial durante a pandemia, a qual tem desarranjado
muitas economias.
Ser fanático de esquerda é a mesma burrice de ser fanático de direita, político não é para ser idolatrado e sim ser cobrado e cumprir seu papel dentro da democracia e do que lhe foi outorgado pelo voto.
ESSA MULHER É UMA ABERRAÇÃO NA POLITICA, ESSE TIPO TEM DE ENTRAR EM EXTINÇÃO !!
Essa aí não sabe de nada….mente que o c_ não sente.
Se ganharem vai ser muito pior q a primeira vez ! Tenho dito !! Será um governo de vingança e comunista a força!
Os ferrados de direita que são favoráveis as privatizações, certamente, nem têm como pagar saúde, educação, energia e gasolina. Babacas!
Alô, alô, gado!!!!!!🐮🐮🐮🐮
Contagem regressiva. Faltam 360 dias para o catarro do bozo ser escarrado do Brasil. Não adianta espernear ou espalhar mentiras. A verdade triunfará.
Comperj,Abreu Lima, Premium,Sete Brasil,Belo Monte,Arena Corinthians,a verdade tem que prevalecer
GH – ÓTIMO. COMESSE DEVOLVENDO O DINHEIRO SURRUPIADO NOS GOVERNOS DOS NOVES DEDOS E DA DILMANTA.
CARA DE PAU MAQUIADA COM PEROBA.
NÃO SOMOS TROUXA
Quer tirar grana na marra dos trabalhadores pra entregar pra sindicato. Meter o controle de estatais nas mâos da companheira e empreiteiras amigas.
Essa dondoca caviar, que vive nas costelas dos homens, devia ter vergonha na cara, espertalhões, futriqueira, lacradora, imbecil, pensa que a população vai entrar numa conversa dessas, no final de 2022 quero ver qual o destino dela.
Quantos empregos foram gerados com a reforma trabalhista, que o mentiroso e 171 Rogério Marinho vendeu como a solução, tirando direitos dos trabalhadores, direitos históricos conquistados com muita luta? Precarizou o trabalho, facilitou a vida para os empresários e tornou um inferno a dos trabalhadores, que se viram na condição de ganhar menos, ou subempregar-se para dizer que tem um trabalho. A terceirização só oficializou o convite aos corruptos para o serviço público. Toda relação público privada em qualquer esfera sob qualquer condição é corrupta. Então, as reformas neoliberais implementadas pós golpes, trouxeram desemprego, perda salarial, perda de direitos, sub emprego, fome e miséria, além de privilégios para os mesmos de sempre. As pessoas querem o Lula de volta para que ele faça isso mesmo. Acabe com todos os ataques aos direitos dos trabalhadores e é por isso que os privilegiados como grandes e maus empresários, banqueiros, mídia dominante, não querem o Lula, foi por isso que o prenderam e o impediram de ser candidato . Os EUA já estão preocupados com a eleição do Lula e sua liderança nas Américas do Sul e Latina, pois seria um obstáculo ao projeto dominante dos americanos. Eles preferem o idiota incompetente que temos hoje, mas que vive com o ovo dos americanos na boca. Esse é um debate que somente os idiotas bolsonsaristas vão engolir. Como tiraram direitos, quase todos, dos trabalhadores e não criaram empregos, além de trazer fome e miséria, associadas ao aumento de tudo na vida das pessoas. Só os bichos de chifres aceitam isso.
Por volta de 4 milhões. Com pandemia.
Neco marreco, o desemprego só aumentou. Temos quase 14 milhões de desempregados, mesmo após retirarem direitos e perdas salariais.
A Espanha revogou pq não gerou os empregos que disseram que criaria…
Não tenho partido nem politico de estimação, agora a realidade é que tanto reforma trabalhista quanto a da previdência pra Fu… o pequeno. Logo esse tal de Rogério Marinho “tem ódio de pobre”. Ainda bem que falta pouco menos de 1 ano pra esses malvados saírem do poder.
A reforma trabalhista de Rogério Marinho – que não ganhou nada no RN; é um atraso, isso é fato, não decolou, não gerou empregos. Deve cair. Claro, com responsabilidade.
Em 3 anos de governo,dois de pandemia,bom está na Venezuela,Argentina,Nicarágua,emprego e recessão o PT entendi muito,mesmo sem pandemia
O bicho de chifre sempre vai buscar desculpas na Venezuela, Cuba, etc. Para não falar da fome, do pé de galinha e do osso no Brasil.
São uns malfeitores querem quebrar o Brasil a qualquer custo. Essa Gleisi é uma nojenta.
Chavismo raiz.
Cai quem quer, ou tá mal intecionado e quer virar um ‘enchufado’ ou ‘boliburguês’. Para sair estatizando na marra, impondo controles sobre preços, câmbio e contratos, proibindo demissões e despejos… é um pulo. Pulo rumo ao abismo.
E de Cuba e da Venezuela ela falou alguma coisa??
Sou a favor de reformas e privatizaçoes, mas realmente as reformas ate hj nao surtiram efeito.
E se não tivesse feito, estaria melhor que hoje !?? Precisamos sim de modernização e atualizações!! Urgentes ! Mais reformas !!!
Essa espertalhõna acha q nós todos somos otários iguais os puxa saco dela, acha q nós não sabemos a situação econômica da Argentina, ela enganou sque veio a vivia com ela, acha q vai enganar todo mundo
Estes corruptos precisam ser detidos e pagar pelos prejuízos causados aos cofres públicos , e ainda tem a cara de pau de arrotar hombridade, a hora de vocês vão chegar !!!