Foto: Reprodução
Por unanimidade, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu aceitar a denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República) contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e torná-lo réu pelo crime de coação.
O caso estava sendo analiasado no plenário virtual da Primeira Turma e foi concluído na madrugada desta quarta-feira (26). Votaram para receber a denúncia o ministro relator Alexandre de Moraes e os colegas Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia.
Com a decisão, o deputado passa a responder oficialmente a um processo judicial na Suprema Corte. O próximo passo é o início da fase de instrução penal, na qual serão ouvidas testemunhas, produzidas provas e feito interrogatório do deputado.
Eduardo Bolsonaro foi acusado de articular sanções ao Brasil e autoridades brasileiras nos Estados Unidos. O deputado está em território norte-americano desde fevereiro. A sua permanência no exterior teria como objetivo interferir no julgamento do pai, Jair Bolsonaro (PL). O ex-presidente foi condenado pelo STF a 27 anos e 3 meses de prisão por liderar tentativa de golpe de Estado e começou a cumpir pena na terça-feira (26).
Em seu voto, o ministro relator, Alexandre de Moraes, menciona a suspensão de vistos dos ministros do Supremo e familiares; sanções econômicas contra o Brasil e a aplicação da Lei Magnitsky como provas da articulação de Eduardo Bolsonaro com autoridades americanas.
“Há relevantes indícios de que as condutas de Eduardo Nantes Bolsonaro tinham como objetivo a criação de um ambiente institucional e social de instabilidade, com aplicação de crescentes sanções a autoridades brasileiras e prejuízos econômicos ao Brasil, como modo de coagir os Ministros do Supremo Tribunal Federal a decidir favoravelmente ao réu Jair Messias Bolsonaro”, afirma Moraes.
CNN
Gente isso não nada a ver com esquerda ou direita! E sim, comentou crime tem que pagar, foi pra o EUA, conspirar contra o Brasil, patriota não faz isso, e mais que representa o país, como Deputado Federal. Esse cidadão, já tem mais de 10 meses recebendo, sem trabalhar e mais trabalhando contra a nação. Faço uma pergunta, se fosse numa empresa privada, o empresário, aceitaria isto?!!!..
Esse cidadão, já era pra ter perdido o mandanto de Deputado /cassado, pois já fazem quase 10 meses, que ele está nos EUA, recebendo todos os direitos de Deputado e mais os assessores. Como pode isso, um empresário se um funcionário falta um dia, desconta , e caso falte 30 dias, demitido por justa causa.
Cadeia nesse cidadão, só pensa em papai e no poder mais os seguidores acham que ele pensa no povo brasileiro. Como são iludidos.
Quem defende ladrão condenado em 3 estâncias, e acusam as pessoas de ladrão sem provas e mau-caráter…bandido defende bandido
Existe declaração de perseguição e parcialidade mais clara em um julgamento, quando o juiz é vítima do caso? Será que esses caras não percebem isso ou é a certeza que a lei são eles? Acho que a segunda alternativa é mais plausível.
Arbitrariedade flagrante. Vivemos uma ditadura. Pelos comentários, existem filhotes e adeptos.
Ditadura? Jair Bolsonaro foi preso e a mulher dele o visitou na cadeia no outro dia. Na ditadura de 64, prenderam o deputado Rubens Paiva e nunca mais a família dele o viu. Deixa de falar b*sta na internet e vai fazer algo que preste com a vida.
Suposto crime extra território, pode isso? A pretensa vítima pode ser juiz da própria causa?
Realmente o Brasil tem muitas autoridades e haja poder
A esquerda tirando os adversários políticos da eleição de 2026, tem método.
Ainda está nos EUA, curtindo e rindo…às custas do erário.
Agora tem é de prender os filhos, todos ladrões…
Mas será que Lula vai deixar!!! Os meninos nem estão aqui.
Espero que seja condenado e que mofe na cadeia.
Num vai não!!!