Imagem: Getty Images/iStockphoto
O Supremo Tribunal Federal (STF) pautou para o dia 29 um processo que pode liberar o uso de banheiros femininos por trans.
Em virtude de o caso ser de repercussão geral, a decisão do STF vai estabelecer um padrão a ser aplicado em processos semelhantes.
A ação foi movida por uma pessoa trans impedida de usar o toalete para mulheres em um shopping de Santa Catarina.
Conforme a defesa, a pessoa trans passou por uma “situação vexatória” durante abordagem de um segurança.
Decisão sobre trans em banheiros femininos
Desde o início do julgamento, que começou em 2014, os ministros Luís Roberto Barroso e Edson Fachin votaram para que trans possam usar banheiros femininos. O julgamento acabou suspenso, no ano seguinte, após um pedido de vista de Luiz Fux.
“Os transexuais têm direito a serem tratados socialmente de acordo com a sua identidade de gênero, inclusive na utilização de banheiros de acesso público”, argumentou Barroso, que é o relator do caso.
São partes interessadas no caso o Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero e a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transsexuais.
Fonte: Revista Oeste
Que se disponibilize sanitários só para esse tipo opção sexual, pois até agora não vi nenhuma lésbica, querer usar sanitário masculino.
Apesar de saber qual será o resultado isso já era pra ter se resolvido .
Banheiro é um uso fisiológico e não ideológico. Com tantas pautas importantes, os iluministros gastam recursos públicos e tempo com algo tão banal… é muita irresponsabilidade.
Que tal banheiros exclusivos para o público adequado. Uma menina vai ao banheiro do shopping e tem uma pessoa arrumando o 🐤 dentro do banheiro? 🙈
Pra resolver isso e só criar banheiro trans, acaba a confusão.
A pergunta é, mulheres homossexuais vão usar banheiro masculino?
Verdade. Seria melhor opção. Sem problemas. Não é descriminação,é se prevenir. Do jeito que as coisas estão acontecendo com as mulheres,não se deve confiar em ninguém.quem sabe entrar um maldoso disfarçado,para fazer o mal.tem gente p tudo.isso corre mto risco para as mulheres e crianças.
É muita falta do que fazer. PQP
Deve-se construir banheiros para essas pessoas usarem, nada de usar banheiros femininos, isto trará muitos problemas, será que as mães irmas, filhas destas “excelencias” se sentiriam seguras em banheiros junto com os trans????