A primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, está na lista dos 41 artistas e produtores que serão premiados com o maior grau da Ordem do Mérito Cultural (OMC), a principal honraria pública do setor cultural brasileiro. A homenagem será atribuída pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, nesta terça-feira.
Janja será reconhecida no grau Grã-Cruz, o maior de três graus, destinado a um seleto grupo de personalidades culturais. Além da primeira-dama, fazem parte da lista nomes como Alceu Valença, Aldir Blanc, Alcione, Beth Carvalho (in memoriam), Chitãozinho e Xororó, Xuxa, Marcelo Rubens Paiva, Walter Salles, Fernanda Torres e Paulo Gustavo (in memoriam).
“A escolha reflete a diversidade e riqueza cultural do Brasil, valorizando expressões artísticas de distintas regiões, trajetórias e linguagens”, afirma o Ministério da Cultura, em nota. A pasta define a primeira-dama como uma “socióloga com atuação destacada em causas sociais, direitos das mulheres e combate à fome”, além de “engajada na promoção da cultura e da participação popular”.
A primeira entrega da OMC foi feita em 1995, sendo suspensa a partir de 2019. O prêmio tem por finalidade condecorar personalidades, órgãos e entidades públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, que tenham se distinguido por suas relevantes contribuições prestadas à cultura brasileira. Ao todo, 112 pessoas e 14 instituições serão condecoradas neste ano.
As indicações abrangeram diversos segmentos culturais, como acervo, arquitetura, artes cênicas (teatro, dança e circo), artes visuais, audiovisual, cultura digital, cultura indígena, cultura tradicionais e populares, culturas urbanas, fotografia, literatura, música e patrimônio cultural.
Em 2023, a primeira-dama também foi homenageada pelo governo com o mais alto grau da Ordem de Rio Branco, uma condecoração concedida pelo governo brasileiro para distinguir pessoas físicas, jurídicas e entidades “pelos seus serviços ou méritos excepcionais”.
Infomoney
Primeiro o filho perde a eleição….Depois, o pai perde o poder da prefeitura em 2024. Pior administração já vista em Parnamirim!!!
Não tem votos no “terreiro” onde o pai pensa cantar de galo…..
Rumo a Vitória! O melhor para i Rio Grande do Norte
Pior administração em Parnamirim. Jamais terá meu voto.
Estamos juntos em prol de uma Parnamirim melhor para todos. Tudo no tempo certo, na hora certa e no tempo de Deus. Rumo a Vitória.
Esse é o meu Deputado
Deus já está no controle , rumo a Vitória em nome de JESUS. Em prol de uma Parnamirim melhor para todos.
Prefeito que fez e faz toda diferença em Parnamirim. Pode contar conosco, com certeza seu filho trará muitos benefícios para o nosso município!
Estamos juntos calçando às sandálias da humildade avante rumo a Vitória.
Dois prefeitos chibatas Querendo arranjar uma boquinha pros filhotes.
Pense em duas administração reiêra é ado Álvaro dias e do Taveira. Deus é mais, eu vou de Coronel Azevedo.
Grupo deTaveira em Parnamirim esqueça política pq n ganham mais para nada, n tem simpatia, é zero, se vier chapa Katia Pires é Nilda vice é o fim da era política desde agnelo, a oposição tem tudo pra levar agora.