Foto: Jabin Botsford/Pool via Reuters
Agora que um júri de Nova York condenou o ex-presidente Donald Trump por todas as 34 acusações criminais de falsificação de registros comerciais, a próxima pergunta óbvia é: um criminoso condenado pode concorrer à presidência?
Uma outra questão é mais complicada: Trump poderia, como criminoso, votar em si mesmo?
Um condenado pode concorrer à presidência?
A Constituição dos EUA estabelece apenas três requisitos para candidatos presidenciais. Eles devem:
- Seja um cidadão nato.
- Ter pelo menos 35 anos.
- Ser residente nos EUA há pelo menos 14 anos.
Trump atende a todos os três requisitos. Existe, sem dúvida, outro critério estabelecido na 14ª Emenda, onde se afirma que ninguém que tenha prestado anteriormente um juramento de posse e que se envolva em insurreição pode ser um oficial dos EUA.
Mas o Supremo Tribunal dos EUA decidiu, no início deste ano, que o Congresso teria de aprovar uma lei especial invocando esta proibição. Isso não vai acontecer tão cedo.
Há também precedentes de campanhas presidenciais, embora malsucedidas, serem montadas a partir de celas de prisão.
E agora para a questão mais difícil…
Um criminoso condenado pode votar?
Depende. Cada estado faz suas próprias regras. Vermont e Maine permitem que criminosos votem na prisão. Houve um movimento em vários estados no sentido de permitir que criminosos em liberdade condicional votassem.
Trump é agora residente na Flórida – e os eleitores da Flórida, em 2018, apoiaram esmagadoramente um referendo para reconquistar o direito de voto aos criminosos condenados. Mas os legisladores republicanos que controlam o governo do estado primeiro atrasaram e depois qualificaram a reemancipação exigindo que os criminosos pagassem todas as multas e taxas associadas à sua sentença.
CNN Brasil
Dois pesos e duas medidas desse povo da direita se acham melhores que os outros mas o ser humano tem sempre uma fuleiragem seja da esquerda ou da direita
Má rapá, os baba ovos dos yankies (aqui no Brazil tem muito…) devem estar se perguntando: Como é possível no país perfeito das maravilhas um canalha xenofóbico, cafajeste, assediador, ladrão, e todos os adjetivos negativos possíveis e imagináveis, ser condenado judicialmente e ainda poder exercer a função de presidente?
Né um contrassenso do carai, não??
Mas esse crápula é a cara, cagado e cuspido daquela raça asquerosa, prepotente e covarde!
Cabra safado, era pra mofar na cadeia!
Esses lindos adjetivos também se destinam para o atual ex-presidiario que governa o Brasil. LULA não foi eleito pelo voto do povo. Assumiu através do Consórcio Lula-PT e STF SEM NENHUMA DÚVIDA e o único objetivo deles é prenderem Bolsonaro e dizerem que Lula era inocente mas Bolsonaro é sim culpado por qualquer coisa que ELES inventarem.