Foto: Mark Makela/Getty Images/AFP
O presidente americano, Donald Trump, disse nesta segunda-feira que lideraria um movimento para eliminar o voto pelo correio e por urnas eletrônicas, assinando uma ordem executiva para “ajudar a trazer honestidade às eleições de meio de mandato de 2026”, que renovam deputados e parte dos senadores. Trump se opõe há muito tempo ao voto pelo correio e diz, sem provas, que foi uma fonte de fraude durante a eleição presidencial de 2020, que ele perdeu para o democrata Joe Biden.
Mesmo com os republicanos conquistando ganhos expressivos na eleição de 2024, após incentivos aos seus apoiadores a usar o voto pelo correio, Trump mantem oposição à prática. No pleito do ano passado, pouco mais de 30% das cédulas foram enviadas por correspondência.
Escrevendo em sua rede social, Truth Social, Trump disse: “A farsa do voto por correio, usando máquinas de votação que são um desastre completo e total, deve acabar, agora!!!”. Trump as descreveu como altamente imprecisas e caras. Ele alegou, incorretamente, que os Estados Unidos eram “o único país do mundo que utiliza a votação por correspondência”. (Dezenas de países, como Canadá, Reino Unido, Alemanha, Austrália e Suíça, utilizam o voto por correspondência.)
Sua publicação nas redes sociais não detalhou o que o decreto executivo diria. Também não ficou imediatamente claro se o governo Trump poderia interromper o uso do voto por correspondência, que é amplamente atribuído a estados individuais. Nos EUA, 28 estados permitem solicitar voto pelo correio sem justificativa. Oito estados e Washington, D.C. enviam automaticamente as cédulas, abrangendo cerca de 20% dos eleitores.
Trump argumentou em sua postagem que os estados eram “meramente agentes” do Governo Federal na contagem e tabulação dos votos. “Eles devem fazer o que o Governo Federal, representado pelo presidente dos Estados Unidos, lhes diz”, disse Trump.
Os comentários mais recentes de Trump vieram depois que ele afirmou que o presidente russo, Vladimir Putin, havia discutido o assunto durante a cúpula de sexta-feira no Alasca. Trump disse em entrevista à Fox News que o líder russo concordou com ele que a eleição de 2020 havia sido fraudada em favor de Biden.
— Ele disse: “Sua eleição foi fraudada porque vocês têm votação por correspondência” — disse Trump.
Trump afirmou em sua publicação no Truth Social que os democratas eram “praticamente inelegíveis” sem o voto pelo correio.
Em eleições anteriores, o ceticismo republicano em relação ao voto pelo correio e à votação antecipada deu aos democratas uma vantagem. Em algumas disputas em 2020, candidatos republicanos que lideravam nas contagens antecipadas de votos viram essas vantagens diminuírem — e, em alguns casos, evaporarem — após a contagem dos votos pelo correio.
O voto por correspondência nos EUA passou de menos de 10% dos eleitores em 1996 para quase metade durante a pandemia em 2020, e em 2022 ainda representava cerca de um terço do total. Segundo o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), a modalidade é vista por defensores como uma forma de ampliar a participação, especialmente para pessoas com deficiência, pais de crianças pequenas ou trabalhadores com longas jornadas. Além disso, permite que os eleitores pesquisem os candidatos com calma em casa antes de registrar seu voto.
O Globo
O galegão vai ficar no poder pelos próximo 15 anos. Tchau democracia.
Isso é o que dá permitir que qualquer um torne-se presidente. Certo ta a China que só permite que um punhado DOS COMPROVADAMENTE MELHORES venha a ser presidente. Aqui uma parcela queria Bolsonaro ditador, diga aí kkkk
Bolsonaro quis usar fórmula idêntica para acabar com as urnas brasileiras, iniciando com a descredibilização dos resultados, a inexistência de auditoria, a ausência de voto impresso, etc… Não foi Trump que tinha em sua casa muitos documentos sigilosos da segurança nuclear americana? Ele não era presidente à época…. Que mau exemplo..
A extrema direita tem um medo monstruoso de sistemas eletrônicos que eles não podem manipular. Porque será????
Eu gostaria de saber porque algumas pessoas “iluminadas” resistem tanto ao aperfeiçoamento do processo de votação. Qual o problema em tornar as eleições mais seguras e confiáveis?