Foto: Win McNamee/Pool via REUTERS
O presidente norte-americano Donald Trump fez nesta terça-feira (4) no Congresso dos EUA o seu primeiro discurso anual do Estado da União de seu novo mandato, sob aplausos de republicanos e protestos de democratas.
Em um longo discurso de 1 hora e 40 minutos, o republicano fez um balanço das seis primeiras semanas de seu novo governo.
O presidente usou a tribuna do Capitólio para falar contra políticas de diversidade fomentadas pelo governo federal dos Estados Unidos, doméstica e internacionalmente.
“Nós acabamos com a tirania da chamada política de diversidade, equidade e inclusão de todo o governo federal. Nosso país não será mais ‘woke’ “, falou Trump.
Trump também listou medidas tomadas nesse período, como o avanço das deportações, a mudança do nome do Golfo do México para o Golfo da América, a saída dos Estados Unidos da Organização Mundial da Saúde e a revogação de regulações ambientais postas em prática pela administração anterior.
Trouxe anúncios na área econômica, como a imposição de tarifas recíprocas para países a partir de abril e medidas de fomento à indústria naval dos Estados Unidos.
Destaque para Elon Musk
A presença de Elon Musk nas galerias do Capitólio foi destacada pelo presidente republicano, que usou um trecho do seu discurso para agradecer o trabalho do bilionário à frente do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE, na sigla em inglês).
Sob a liderança do homem mais rico do mundo, o DOGE vem desmontando agências governamentais, diminuindo o número de funcionários federais e adquirindo acesso a dados sensíveis do governo, gerando a reação de tribunais.
Em outro aceno a Musk, Trump disse, de maneira vaga, que irá colocar “a bandeira americana em Marte”.
Let’s make América great again.
Trump foi uma escolha muito bem vinda. Vai destruir o EUA e estimular negócios entre os outros países. O EUA se tornará uma ditadura do galegão. Os americanos vão sentir na pele o que é viver sob uma ditadura apoiada pelo EUA.
O pior de tudo é que esta política atinge o mundo inteiro. Espero que o nosso Brasil consiga novas oportunidades no mundo inteiro. Nós Brasileiros devemos torcer pelo nosso país. Independente de partido político.
É mesmo, é?
Só pela sua escrita, já dá para perceber seus conhecimentos. Não é o EUA, Jumentinho. OSSSSSS PELOSSSSS. Desde quando ser contra essa agenda maldita é ditadura? Ditadura é você ter vergonha de falar que não é WOKE, como já tem gente no Brasil, sentindo.
Você devia está preocupado com o nossa Brasil, estamos descendo a ladeira com esse rebanho de incompetente e ladrões desse desgoverno.
Pedrinho, só não concordo com você porque seria dois idiotas falando bosta.
Pense num idiota é esse tal de Pedro.