Cidades

TUMULTO: Briga em área de lazer do condomínio L’Acqua ganha as redes sociais e para na polícia

Uma discussão gerada por discordância de norma interna no uso da área de lazer de um condomínio, na zona Sul de Natal, terminou em briga com morador idoso ferido, na tarde desse sábado. O caso será apurado na Delegacia de Polícia.

De acordo com o morador agredido, o aposentado Luiz Gonzaga da Silva, 68 anos, a discussão teve início por volta das 16 horas, após seguranças do L’Acqua Condominium Club, em Neópolis, terem solicitação negada por moradores e amigos do idoso, que consumiam bebida alcoólica em copos de vidro – o que seria proibido pelo regimento interno do parque aquático.

Segundo ele, o síndico, então, foi chamado ao local e, após um ‘bate-boca’, decidiu entrar em vias de fato com o aposentado e outros condôminos. “Não tenho domínio sobre as pessoas. Eles não quiseram trocar o copo e aí tudo sobrou para mim no final das contas. Não acho que houve erro, pois estávamos longe das piscinas”.

Na briga, Gonzaga conta que foi agredido e ficou com várias escoriações pelo corpo. O idoso, que é advogado atuante, compareceu à delegacia e prestou Boletim de Ocorrência. Ele também informou que pretende processar o síndico Marcos Aurélio Campos na Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso (Depi).

O caso ganhou repercussão em grupos de WhatsApp, após familiares do idoso compartilharem fotos dele com as lesões.

Confusão aconteceu na área de lazer, próximo ao parque aquático

 

Síndico rebate acusações e afirma que ferimentos foram causados pelo próprio idoso

O síndico Marcos Aurélio Campos negou ter agredido o grupo de moradores, inclusive o aposentado Luiz Gonzaga. “Não encostei nele. Não provoquei nenhum desses hematomas mostrados nas imagens que estão sendo disseminadas nas redes sociais. O próprio Gonzaga provocou esses ferimentos (VÍDEO ABAIXO)”, argumentou.

Segundo Marcos, quando chegou à área de lazer, presenciou várias garrafas e copos de vidro na beira da piscina. “Questionei os seguranças, que alegaram terem sido tratados com ironia e que o pedido para retirar os objetos cortantes não havia sido atendido. A partir daí, dei a ordem para que os vigilantes registrasse o fato em vídeo para que fossem tomadas as medidas administrativas nesta segunda-feira. Nesse momento, o senhor Luiz Gonzaga tentou evitar a filmagem e começou a me xingar. Logo depois, partiu para cima de mim e me agrediu no rosto. A turma dele também entrou contra mim na confusão. Eu apenas agi em legítima defesa para não apanhar mais. Foi uma tremenda covardia. Tenho imagens e vou apresentá-las à polícia. Fui, inclusive, ameaçado de morte pelo cunhado do Gonzaga”, observou.

Síndico mostra gravação e afirma que o próprio aposentado provocou as escoriações

 

 

 

 

 

Opinião dos leitores

  1. essa é pra quem pensa que condominio é o céu… pagar 400 ou 500 mil pra morar num lugar que não é seu, gente morando em cima, embaixo, de um lado, do outro… não pode arrastar uma cadeira que arruma confusão… moro em casa e nunca tive problema de segurança, deixem de ser paranóicos que ladrão também entra em condomínio, adianta de nada

    1. Menos né, camarada. Arrastar cadeira de 4 da manhã é de lascar. Se você mora em bairro popular bem movimentado é até seguro, mas vai morar em casa em Lagoa Nova ou Candelária para ver ser não levam tudo.

  2. O síndico que apanhou. Vai sobrar para o miserável. Que quer fazer regras cumprir as regras e ser correto. Aqui no Brasil é assim. O crime sempre vai ser lucrativo no Brasil. Pq tem o jeitinho brasileiro.

  3. Se vocês verificarem as imagens verão que o senhor não apanhou do síndico. Em nenhum momento o síndico toca nos braços dele . Ele é um profundo descumpridor das normas e sonha em ser síndico do condomínio. Resido aqui e ninguém aguenta mais essa pessoa importunando a todos, descumprindo as regras e agora mentindo descaradamente. Já cansou de entrar com ações contra o condomínio para questionar as regras e perdeu todas. Está manipulando até às crianças da sua família para causar comoção.

  4. Isso é um reflexo da nossa sociedade doente. Recentemente, um jornalista agrediu outro em rede nacional. Acabam-se os argumentos, a violência entra em cena.

  5. Nâo importa, periferia, ruela, condomínio, casebre, mansões. Mundiça é mundiça em todo local. O problema do Brasil é o brasileiro, infelizmente. Síndico e morador bem exaltados, coitado dos orelha secas do funcionarios, que estavam só apaziguando.

  6. Se vocês forem atrás saberão que São homens de bem se comunicando… só faltou a camisa da seleção e cantarem o hino nacional.

  7. Nas câmeras de segurança mostra claramente quem começou as agressões. A polícia vai apurar e ver os 4 agressores indo para cima do síndico.

  8. Síndico despreparado para a função! Pelo que vejo, os condôminos nem estão na borda da piscina, e sim, em local distante. E mesmo que estivessem, não justificaria a atitude insana do Síndico, principalmente, por tratar-se de pessoa idosa. Ao Síndico cabia usar de outras maneiras para resolver o problema, dentre elas, a notificação e multa, e não resolver pessoalmente, chegando as vias de fato.

    1. Qual a atitude insana? O síndico foi registrar o ocorrido para poder multar conforme regulamento do condomínio. Chegou filmando e foi agredido covardemente. Onde está a insanidade ou vc defende a impunidade?

    2. Vai vc ser síndica então.
      Todo mundo tem solução para os problema que não precisa resolver.
      Impressionante.

    3. As regras são claras. Não pode ter material de vidro na área da piscina. Pense bem antes de acusar alguém de ser despreparado.

  9. As pessoas precisam relembrar boas regras de convívio social, onde já normas a serem cumpridas, todos devem respeitalas pelo bem da coletividade…aquele que não sabe viver com os seus semelhantes e respeitar as normas, deve ser penalizado pelos seus atos e de terceiros, quando acompanhados pelo primeiro. Este é um fato lamentável, onde o sindico, como represente do condomínio, deve fazer prevalecer as normas.

    1. Você deve ser da mesma laia, não tem nem coragem de se identificar. Palhaço.
      Vai tu levar uma surra para ver se gosta. MERECIDO, KKKKK

  10. Absurdo isso! Onde um cidadão agride um idoso e fica por isso mesmo?? Queria que o senhor tivesse com a família, com os filhos. #covarde

    1. Você devia convida-lo para ser seu vizinho, jáp perturbou todos os moradores, faz parte dos moradores que não quer as regras mínimas de segurança e as últimas quatro eleições de síndico perdeu todas e quer ser o síndico a qualquer custo, tá com pena, pois sua convivência é a pior possível.

  11. Claramente o idoso está passando gelo nos braços, esse cara que se diz síndico que essa não é a atitude de ninguém ter com outra pessoa, esse síndico e um cara totalmente despreparado.

  12. Quem mora em condomínio sabe q tem que acatar as normas e normas são pra ser cumpridas, é a proibição quantos copos e pratos de vidros nas piscinas são pra evitar acidentes

    1. Concordo! Mas, qual a justificativa?? Para evitar acidentes é permitido agredir as pessoas?? Ainda mais um idoso?? Todos nós temos Pais, tios, avós. #maisamorporfavor

    1. José, é porque você não convive com este senhor diariamente, ele não aceita as regras minimas de convivência, provoca os vizinhos e após beber a situação piora, ameaça de processo os que vão contra suas ideias, ele se diz advogado e profundo conhecedor das leis, porém para os outros, e durante os períodos dos últimos quatros síndicos nas assembleias tumultua e sempre acompanhado com um grupo que tem a mesma opinião, entra bêbado e dirigindo no estacionamento, se isso é falta de respeito, temos que entender que para que tenhamos o devido respeito, temos que respeitar e cumprir as regras de convivência do condomínio onde resolvemos morar.

  13. Claramente nas imagens fornecidas pelo síndico o idoso já aparece com o braço sangrando e o outro com hematoma.

    1. Observe que abaixo da cadeira entre 11 e 25 segundos, não é gelo, agressão por murros deixa os hematomas, o vídeo deve ser periciais e após o exame de corpo de delito, o laudo confirma, se o síndico agredisse o Sr ele tinha se desmontado, ver o físico do Sr e a do síndico, em nenhum momento o Sr não se envolveu na briga.

    2. As imagens foram cortadas e não mostra o murro que o síndico deu no Sr., que graças a Deus pegou de raspão e feriu pouco o lábio.
      Como foi dito a justiça vai determinar quem feriu quem.

    3. Pega uma tampinha e passa no teu braço para ver como fica. Rasgaria toda a pele e não ficaria com hematomas e sim arranhões.
      Esse síndico tem a imaginação muito fértil mais totalmente sem noção para diferenciar os danos causados.
      Outra coisa, se ele não tinha culpa. Por que correu e apagou as imagens. Quem não deve não teme.

    4. Pega teu pai e puxa ele pelos braços e empurra, depois dê um murro e veja como ele vai ficar, depois vc posta aqui as imagens.

    5. Essa Jocilene deve ser chamada como testemunha e provar o que diz, pois segundo imagens ela não tava nem no local e falso testemunho é crime. Mas como ela só tá falando a "verdade" não deve temer isso.

    6. Joseane, já está rolando novas imagens nas quais alguém segura o síndico e este senhor dá um murro no rosto do síndico, inclusive pelo que foi informado, está filmagem foi encaminhada junto com outras filmagens para perícia judicial, em breve teremos novas e reais revelações, pois em todas perícias que vi existe três versões: A de quem foi agredido, a de quem agrediu e a que realmente foi revelada, tem muita água pra rolar, porém este senhor não é nenhum santo.

  14. Eu prefiro morar numa casa de taipa que num condomínio, pelo menos a casa e minha e as regras são minhas. No condomínio a residência nunca vai ser sua, é só deixar de pagar a taxa mensal.

    1. Vc deve ser um índio. Siga as normas e viverás tranquilo sem problema. Inclusive o pagamento que vc se refere é a mais comezinha das normas. Eu por exemplo, sigo as normas e moro em apartamento há décadas e adoro, nunca tive problemas.

    2. Morar em condomínio não é pra qualquer um, precisa ser educado, respeitar o direito dos outros e ter espírito comunitário.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] CARNAVAL DE NATAL: Banda Grafith leva multidão à Avenida da Alegria, na Redinha

Imagens: Instagram/TodoNatalense e Via Certa Natal

A Avenida da Alegria foi tomada por uma verdadeira multidão na tarde deste sábado (14), com o show da Banda Grafith. Gente a perder de vista no Polo Redinha do Carnaval de Natal 2026. Também sobem no trio a Banda Mel e o cantor Capilé.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Vorcaro foi cobrado por aportes e determinou repasses que totalizaram R$ 35 milhões a resort do qual Toffoli era sócio

Fotos: Evaristo Sá/AFP e Ana Paula Paiva/Valor

Mensagens inéditas apreendidas pela Polícia Federal indicam que o banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, autorizou repasses que somam R$ 35 milhões para o resort Tayayá, empreendimento que teve participação societária ligada ao ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.

Esses diálogos, obtidos com exclusividade pelo Estadão, mostram que o cunhado de Vorcado, Fabiano Zettel, atuava como seu operador financeiro e era o responsável por organizar esses pagamentos. Nas conversas, Vorcaro não explica quem era o responsável pelas cobranças.

Segundo a PF, Zettel organizava os pagamentos e submetia as liberações a Vorcaro. Em uma das mensagens, aparece a indicação “Tayaya – 15”, interpretada pelos investigadores como um repasse de R$ 15 milhões, ao que o banqueiro respondeu: “Paga tudo hoje”.

Em outra conversa, Vorcaro demonstrou irritação com atrasos. “Me deu um puta problema. Onde tá a grana?”, escreveu. A resposta indicou que os valores já estariam no fundo ligado ao resort. Ao final, Zettel confirmou: “Pagamos 20 milhões lá atrás. Agora mais 15 milhões”.

O relatório foi encaminhado ao STF e compartilhado com os ministros da Corte e com a Procuradoria-Geral da República. O material está sob análise do procurador-geral Paulo Gonet.

Toffoli nega recebimento de valores de Vorcaro

Em nota divulgada após a PF ter apresentado o relatório ao STF, Toffoli admitiu ter recebido dividendos da empresa Maridt, que tinha participação nos resorts, mas negou ter recebido pagamentos de Vorcaro. Leia a íntegra da manifestação.

“A Maridt é uma empresa familiar, constituída na forma de sociedade anônima de capital fechado, prevista na Lei 6.404/76, devidamente registrada na Junta Comercial e com prestação de declarações anuais à Receita Federal do Brasil. Suas declarações à Receita Federal, bem como as de seus acionistas, sempre foram devidamente aprovadas.

O Ministro Dias Toffoli faz parte do quadro societário, sendo a referida empresa administrada por parentes do Ministro. De acordo com a Lei Orgânica da Magistratura, no artigo 36 da Lei Complementar 35/1979, o magistrado pode integrar o quadro societário de empresas e dela receber dividendos, sendo-lhe apenas vedado praticar atos de gestão na qualidade de administrador.

A referida empresa foi integrante do grupo Tayaya Ribeirão Claro até 21 de fevereiro de 2025. A participação anteriormente existente foi integralmente encerrada por meio de duas operações sucessivas, sendo a primeira a venda de cotas ao Fundo Arllen, em 27 de setembro de 2021, e a segunda a alienação do saldo remanescente à empresa PHD Holding, em 21 de fevereiro de 2025. Deve-se ressaltar que tudo foi devidamente declarado à Receita Federal do Brasil e que todas as vendas foram realizadas dentro de valor de mercado. Todos os atos e informações da Maridt e de seus sócios estão devidamente declarados à Receita Federal do Brasil sem nenhuma restrição.

A ação referente à compra do Banco Master pelo BRB foi distribuída ao Ministro Dias Toffoli no dia 28 de novembro de 2025. Ou seja, quando há muito a Maridt não fazia mais parte do grupo Tayaya Ribeirão Claro.

Ademais, o Ministro desconhece o gestor do Fundo Arllen, bem como jamais teve qualquer relação de amizade e muito menos amizade íntima com o investigado Daniel Vorcaro. Por fim, o Ministro esclarece que jamais recebeu qualquer valor de Daniel Vorcaro ou de seu cunhado Fabiano Zettel.”

Opinião dos leitores

    1. Está no Walfredo tirando fotos da UTi que desabou, daqui a pouco publica…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Novo relator do caso Master, Mendonça desiste de ir a congresso na Espanha que terá advogado de Vorcaro

Foto: Gustavo Moreno-SCO-STF

O novo relator do caso Banco Master no Supremo Tribunal Federal, André Mendonça, desistiu de participar de um congresso jurídico na Espanha após assumir a condução do processo.

Mendonça comunicou aos organizadores que não irá mais ao II Congresso Ibero-Brasileiro de Governança Global, que acontece ainda neste mês em Madri. A decisão foi tomada logo após ele ser sorteado para substituir Dias Toffoli na relatoria do caso que investiga o Banco Master. A informação é do blog do jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo.

Uma das mesas em que Mendonça participaria seria presidida por advogado de escritório que atua na defesa do empresário Daniel Vorcaro, dono do Banco Master e figura central das investigações.

Até então, o ministro estava confirmado na abertura, no encerramento e em outras três mesas do evento, organizado pelo Instituto Brasileiro de Direito Legislativo, em parceria com a Universidade de Salamanca.

Outro ministro do STF, Luiz Fux, também desistiu de comparecer dias antes. Com isso, nenhum integrante da Corte participará do congresso, embora ministros do Superior Tribunal de Justiça e do Tribunal Superior do Trabalho estejam confirmados.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Alegria, cuidado e estrutura de ponta marcam a abertura do Carnaval do Povo em Parnamirim

A abertura do Carnaval do Povo em Parnamirim começou em grande estilo: foliões na avenida, clima contagiante e uma estrutura robusta disponibilizada pela gestão Nilda. A operação contou com serviços funcionando de forma integrada para garantir conforto, segurança e bem-estar. Na parte musical, o grande destaque da noite foi o show vibrante de Mara Pavanelly, que comandou o trio elétrico e levantou os foliões, em uma apresentação. A programação da sexta-feira também valorizou artistas locais e regionais, garantindo diversidade musical e participação popular do começo ao fim.

Entre os diferenciais, a Central de Serviços ao Folião virou ponto de apoio para quem precisasse de informações e suporte durante a festa. O espaço conta ainda com duas praças de alimentação, ampliadas para oferecer mais opções e comodidade ao público.

A estrutura de cuidado também ganhou reforço com contêineres de saúde e de assistência social, realizando atendimentos e ações preventivas. Crianças receberam pulseiras de identificação, garantindo mais tranquilidade para as famílias. Na avenida, também estão presentes os espaços de proteção às mulheres, com ações da Patrulha Maria da Penha e da campanha “Não é Não”, fortalecendo a mensagem de respeito e segurança.

Outro ponto importante é o programa de reciclagem, onde a prefeitura disponibilizou a Central do Reciclador para incentivar a coleta de materiais durante a festa, onde os catadores iriam receber o valor na hora, fazendo um carnaval mais limpo, sustentável e oportunizando renda.

“Planejamos cada detalhe para oferecer uma festa bem estruturada, com segurança e alegria para as famílias e turistas. Ver a avenida cheia, com tranquilidade e organização, mostra que estamos no caminho certo para fazer um grande Carnaval do Povo”, destacou Nilda.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Careca do INSS prepara proposta de delação premiada; um dos pontos é expor negócios com Lulinha

Fotos: reprodução/Metrópoles

Preso desde setembro, Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS, avalia apresentar uma proposta de delação premiada às autoridades. Segundo apurou a coluna de Andreza Matais, no Metrópoles, a iniciativa ganhou força após o avanço das investigações sobre familiares, especialmente com a prisão do filho, Romeu Carvalho Antunes, apontado como operador do esquema.

O caso é investigado pela CPMI do INSS, que também pretende ouvir Tânia Carvalho dos Santos, esposa do acusado. A possibilidade de depoimento dela teria aumentado a disposição de Careca em colaborar.

Segundo apuração, o operador estaria disposto a relatar negócios envolvendo Fábio Luiz Lula da Silva, com supostas operações de lobby nas áreas de educação, saúde e no próprio esquema do INSS. O processo tem como relator no Supremo Tribunal Federal o ministro André Mendonça.

Apesar das tratativas, há dúvidas se uma eventual delação seria aceita pelo Ministério Público. A defesa de Careca nega oficialmente a intenção de firmar acordo.

Lulinha no exterior

Como já revelado, Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que o filho vive atualmente em Madri, na Espanha, desde o avanço das apurações. O presidente afirmou que orientou o filho a se defender e declarou apoio à instalação da CPMI.

Negócios investigados

As investigações apontam que Lulinha teria atuado na articulação política da empresa World Cannabis, voltada à produção de medicamentos à base de cannabis medicinal, com possível interesse em fornecimento ao SUS. Segundo a apuração, ele teria recebido valores milionários, além de pagamentos mensais.

A Polícia Federal também apura o envolvimento de outras autoridades com foro privilegiado, incluindo o senador Weverton Rocha.

Opinião dos leitores

  1. Se o Brasil fosse um país sério, o governo Luladrão já teria caído e todos já estariam na prisão…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CARNAVAL EM NATAL: Confira a programação de shows, bloquinhos e eventos de rua deste sábado (14)

Foto: Márcio Santos / divulgação

O sábado (14) de Carnaval movimenta Natal com programação espalhada por vários polos, reunindo shows, blocos de rua e eventos alternativos ao longo do dia e da noite. A festa começa cedo e vai do axé ao rock, passando pela música eletrônica e atrações infantis.

Polos oficiais

Ponta Negra (a partir das 19h)

A programação inclui Banda Detroit (com concentração às 16h na orla), Priscilla Freire, Luiz Caldas, Márcia Fellipe e Banda Mel.

Avenida da Alegria (a partir das 14h)

Shows de Grafith, Banda Mel e Capilé.

Ginásio Nélio Dias (a partir das 19h)

Sobem ao palco Márcia Fellipe, Pagode do Coxa, Cavaleiros do Forró e Soanata.

Blocos e eventos de rua

O Bloco Submarino Amarelo concentra foliões às 16h, no Largo do Atheneu, com acesso gratuito.

Já o Bloco dos Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens se concentra às 16h em Ponta Negra, com saída às 18h.
Também em Ponta Negra, o Bloco Folia Ducurió começa às 17h30.

No Largo da Rua Chile, o Festival Acorda Clubber tem início às 16h, com foco na música eletrônica e ingressos gratuitos mediante retirada online.

Programação infantil

O Mundo Bita se apresenta às 15h, na Prainha da Via Costeira, com show gratuito, orquestra ao vivo e repertório carnavalesco.

Rock e programação alternativa

Em Pirangi, o bloco Atrasados para Woodstock reúne fãs de rock e heavy metal a partir das 17h, na Prainha de Pirangi.

No Figa Bar, o Baile Defumado começa às 19h, com DJs do coletivo Noites do Norte e show da banda Skarimbó. Entrada a R$ 10.

Região metropolitana

Em Parnamirim, o Carnaval do Povo acontece na Praça São Sebastião, a partir das 18h, com Bloco Kids, Márcia Fellipe, Grafith, Jr. Bahia e Forró de Grif.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Alceu Valença abre programação de shows em Ponta Negra

Um dos maiores artistas do carnaval brasileiro, Alceu Valença abriu os festejos da extensa programação do Carnaval de Natal no Polo Ponta Negra, nesta sexta-feira (13). Mais de 40 mil pessoas também acompanharam os shows da Banda Cavaleiros e da dupla Rafa e Pipo.

O DJ Samir apresentou um repertório mixado e eclético para conduzir o público ao frevo e aos clássicos de Alceu. “A viagem foi demorada, mas a energia de Natal e de vocês compensa. Obrigado ao prefeito pelo convite. O carnaval de Natal está para arrombar”, brincou o pernambucano.

Para o prefeito Paulinho Freire, a parceria contribui para ampliar a estrutura e garantir uma festa organizada e acessível à população. “Nosso objetivo é fazer um carnaval cada vez mais estruturado, que acolha as pessoas, valorize a cultura e gere oportunidades. Esse trabalho conjunto permite oferecer uma festa maior, com mais segurança, conforto e participação popular”, destacou.

No palco, outro convidado especial chamou a atenção: Richard Gabriel, de apenas 8 anos, fã de Alceu desde os 2. Foi a quinta tentativa de falar com o ídolo, mas, dessa vez, conseguiu entregar um desenho ao cantor e recebeu em troca um abraço e um beijo na testa.

“Alceu é cultura que atravessa gerações. Tem letras que remetem ao Nordeste”, disse o pequeno. A mãe, Elizabeth Oliveira, acredita que a admiração é algo espontâneo. “Ele só dorme escutando ‘Anunciação’, mesmo sem nunca termos influenciado. Acho que é algo muito dele.”

Acompanhado da avó, Cristina Grimaldi, Lucas Morais, de 13 anos, levou um dos muitos vinis do artista para tentar um autógrafo na área de backstage. “Não consegui, mas só em vê-lo de perto já valeu. Foi a primeira vez e vou tentar outras”, contou.

Na sequência, a banda Cavaleiros deixou o forró de lado para entrar no ritmo da folia carnavalesca, com repertório especial para o reinado de Momo. Já a dupla Rafa e Pipo, herdeiros do hitmaker Bell Marques, trouxe o axé baiano ao palco, já avançando pela madrugada.

Quem também aproveitou a festa foi o ambulante Reinaldo da Silva. “É um período bom para a gente. O Natal praticamente emenda com o carnaval, e ganhamos um extra para aliviar as contas nesse início de ano, que é sempre mais pesado.”

Assim como em todos os eventos promovidos pela Prefeitura do Natal, foram montados espaços reservados e próximos ao palco para pessoas com deficiência e também para pessoas com mobilidade reduzida. Salete Ramos elogiou a iniciativa. “É bom termos essa atenção especial. Aproveitamos bem melhor os shows, que estão ótimos.”

A secretária municipal de Cultura, Iracy Azevedo, destacou a melhoria da estrutura no Polo Ponta Negra. “Descemos a estrutura da Praça Cláudio Porpino para a orla, onde podemos comportar maior público e oferecer mais serviços, conforto e segurança, com três postos médicos de atendimento imediato e um posto avançado, além de dois palcos maiores, que evitam espera entre os shows.”

Assim como na prévia de carnaval realizada no último fim de semana na Redinha, a Prefeitura retomou a iniciativa do Protocolo Unificado de Atendimento, que integra os serviços ofertados pelas secretarias municipais durante os eventos. A ação estabelece diretrizes para o acolhimento de pessoas em situação de risco, incluindo mulheres, idosos, crianças e pessoas com deficiência.

Segundo a secretária municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Samara Trigueiro, foram estruturadas três salas destinadas a esse protocolo, instaladas nos principais polos carnavalescos da cidade: Ponta Negra, Ginásio Nélio Dias e Avenida da Alegria. A ação envolve equipes das secretarias de Direitos Humanos, da Mulher, da Assistência Social e de Segurança. Situações identificadas pela produção ou pelas forças de segurança são comunicadas por rádio para encaminhamento e acolhimento adequados.

Neste sábado (14), os shows ocorrem nos polos Ponta Negra, Avenida da Alegria, na Redinha, e no pátio do Ginásio Nélio Dias, também na Zona Norte de Natal, além dos blocos no Largo do Atheneu. Em Ponta Negra, sobem ao palco o potiguar Sueldo Soares, a Banda Mel, Priscila Freire e Márcia Felipe. Na Avenida da Alegria, apresentam-se Banda Grafith, Banda Mel e Capilé. Já no Ginásio Nélio Dias, a programação contará com Márcia Felipe, Pagode do Coxa, Cavaleiros do Forró e Soanata. Os shows têm início por volta das 19h.

O Carnaval de Natal 2026 conta com apresentação de Esportes da Sorte e é uma realização da Prefeitura do Natal.

Opinião dos leitores

  1. BG divulgue como foi a recepção das pessoas ao prefeito Paulinho Freire na visita ao Jardim Primavera na Zona Norte.

  2. show de graça na rua… povo merece se lascar mesmo. Está aí o dinheiro do bairro Jardim Primavera todo alagado!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Litoral do RN tem 11 trechos impróprios para banho no Carnaval

Foto: Magnus Nascimento

Quem pretende aproveitar o Carnaval no litoral potiguar deve redobrar a atenção. Onze trechos de praias do Rio Grande do Norte estão impróprios para banho, segundo o boletim de balneabilidade divulgado nesta sexta-feira (13) pelo Idema. O boletim atual é válido até a próxima quinta-feira (19).

Os pontos impróprios para banho são:

  • Bacupari (Rua Antônio Henrique Souto) – Baía Formosa
  • Porto (Praça da Conceição) – Baía Formosa
  • Sibaúma (Restaurante Sabores do Mar) – Tibau do Sul
  • Pirangi do Sul (Igreja) – Nísia Floresta
  • Foz do Rio Pirangi – Nísia Floresta
  • Rio Pirangi (Ponte Nova) – Parnamirim
  • Rio Pirangi-Pium (Balneário Pium) – Parnamirim
  • Areia Preta (Escadaria de Mãe Luiza) – Natal
  • Praia dos Artistas (Centro de Artesanato) – Natal
  • Praia do Meio (Quiosque 13) – Natal
  • Redinha (Rio Potengi) – Natal

Durante o verão, o Idema monitora 51 pontos de banho, número maior que o restante do ano, abrangendo praias de Tibau até Baía Formosa. A classificação leva em conta a presença de coliformes fecais na água, conforme critérios do Conama. O monitoramento faz parte do Programa Água Azul, desenvolvido em parceria com o IFRN e a Funcern.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

HISTÓRICO: Lucas Pinheiro Braathen conquista medalha de ouro inédita para o Brasil nas Olimpíadas de Inverno

Foto: Rafael Bello/COB

O Brasil entrou para a história dos Jogos Olímpicos de Inverno neste sábado (14). Lucas Pinheiro Braathen conquistou a primeira medalha olímpica do país — e da América Latina — em competições de inverno, e logo no lugar mais alto do pódio, ao vencer o slalom gigante do esqui alpino.

O ouro veio após domínio nas duas descidas da prova. Lucas foi o mais rápido na primeira, com 1min13s92, abrindo quase um segundo de vantagem sobre o suíço Marco Odermatt, que terminou com a prata. O bronze ficou com Loic Meillard.

Na segunda descida, o brasileiro confirmou a liderança ao marcar 1min19s95, fechando o tempo total em 2min25s00 e garantindo o título olímpico.

Até então, o melhor resultado do Brasil em Jogos de Inverno era o nono lugar de Isabel Clark no snowboard cross, em Turim 2006.

Nascido em Oslo, na Noruega, Lucas é filho do norueguês Bjorn Braathen com a brasileira Alessandra Pinheiro de Castro. Ele compete pelo Brasil e se tornou, neste sábado, um nome histórico do esporte nacional.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CASO MASTER: Polícia Federal prepara relatório sobre menções a Alexandre de Moraes em celular de Vorcaro

Foto: reprodução Oeste/Redes Sociais

A Polícia Federal prepara um novo relatório para o Supremo Tribunal Federal sobre mensagens encontradas no celular do empresário Daniel Vorcaro que fazem menção ao ministro Alexandre de Moraes. O documento será encaminhado ao presidente da Corte, Edson Fachin. A existência do novo relatório foi revelada por Malu Gaspar, em O Globo, e confirmada por fontes ligadas à investigação.

O material segue o mesmo formato do relatório entregue no início da semana com referências ao ministro Dias Toffoli. Classificado como “informação de Polícia Judiciária”, o texto apenas descreve os achados da PF, sem pedir afastamento ou declaração de suspeição.

As mensagens analisadas citam ao menos duas visitas de Moraes à residência de Vorcaro, no Lago Sul, em Brasília. Em uma delas, o ministro teria conversado rapidamente com Paulo Henrique Costa, então presidente do Banco de Brasília. À época, Moraes negou ter participado de reunião com o dirigente.

O episódio ocorreu no período em que Vorcaro buscava viabilizar a venda do Banco Master ao BRB. Paralelamente, a esposa do ministro, Viviane Barci de Moraes, mantinha contrato de consultoria com o Banco Master no valor de R$ 129 milhões.

Opinião dos leitores

  1. BG divulgue como foi a recepção das pessoas ao prefeito Paulinho Freire na visita ao Jardim Primavera na Zona Norte.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *