Venezuelanos e exilados têm usado as redes sociais para pedir que pessoas de fora do país parem de opinar sobre a crise política e social sem conhecer a realidade local. As mensagens ganharam força após a repercussão internacional da captura do ex-ditador Nicolás Maduro.
Um dos posts mais compartilhados é da usuária Jesse (@jessevalc), no X, que criticou narrativas sobre invasão e exploração do petróleo venezuelano. “O petróleo da Venezuela não nos pertence há anos. O que nos importa é nossa família e viver com dignidade. Não opine sobre algo que você não viveu”, escreveu.
Venezuelanos firmam que análises externas, muitas vezes ideológicas, ignoram o sofrimento cotidiano da população, marcado por escassez de alimentos, repressão e perda de direitos básicos.

Engole essa petralhada! Hahahaahhahahaha
Pois é. Segundo os chavistas brasileiros, os mais de sete milhões de venezuelanos que fugiram de lá é que estão errados. É o tal do ‘ lugar de fala’ que ‘progressista’ tanto defende.
Em razão da extensão sem fim das redes sociais e muito mais ainda da polarização política muitas das vezes sem nenhum princípio e conhecimento as pessoas dão suas opiniões que na verdade são pitacos.
O momento é do povo venezuelano que mora dentro ou fora do país.
O que temos é quê respeitar o momento, e aguardamos os próximos passos em relação ao aos últimos acontecimentos.
De nada adianta tecer opiniões muitas das vezes depreciativas e de cunho ideológico sem viver o dia a dia de cada habitante da Venezuela.
O máximo deveríamos fazer é torcer e rezar para que a paz, liberdade e a harmonia volte e que a opressão, a fome fiquem no passado.
Por fim, só cabe ao povo da Venezuela a tomada de suas decisões e a escolha qual é caminho o melhor para eles seguirem.
Se a opinião do povo de lá valesse, Maduro não estaria lá até ontem.
Amigo Flaubert, o grande lance é a maioria poder decidir, vamos rezar para que eles consigam.