View this post on Instagram
Vídeo: Reprodução/Câmara dos Deputados
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (18) o Projeto de Lei 5.582/2025, o chamado PL Antifacção, após uma votação expressiva: 370 votos a favor e 110 contrários. O relator, Guilherme Derrite (PP-SP), precisou ajustar o parecer seis vezes ao longo das negociações para acomodar críticas e sugestões de diferentes campos políticos, incluindo governadores, governistas e oposição.
Logo após o resultado, o presidente da Câmara, Hugo Motta, destacou que a aprovação representa um raro consenso em meio ao clima de polarização. Para ele, a construção do texto demonstrou que, mesmo com divergências, é possível unir esforços quando o objetivo é enfrentar o crime organizado. Motta frisou que “o verdadeiro vilão é o crime”, enquanto chamou o povo brasileiro de “herói” por lidar diariamente com a violência.
O deputado também afirmou que o Parlamento cumpriu seu papel ao aprimorar o texto e entregar, segundo ele, a versão mais robusta para combater facções criminosas no país. “Não é vitória de grupo político, é vitória do brasileiro”, reforçou.
Motta agradeceu ao Governo Federal, ao relator e aos demais parlamentares pela construção coletiva do Marco Legal de Combate ao Crime Organizado, afirmando que a Câmara “fez história” ao aprovar uma medida que considera dura e necessária para enfrentar facções criminosas.
Com informações do Metrópoles
Foto: Reprodução
Comente aqui