As fortes chuvas que ocorreram nesta quarta-feira (5) na grande Natal seguem causaram transtornos e destruição, especialmente na Zona Norte da capital.
Em Igapó, uma mulher chorou ao ver a cratera formada pela força das águas, ameaçando a estrutura de diversas casas da rua.
Ainda na Zona Norte, o Corpo de Bombeiros foi acionado para retirar moradores de residências alagadas e condomínios. A água invadiu as casas através de um terreno baldio na lateral das moradias.
Em Extremoz, a Defesa Civil precisou interditar a lagoa de captação do Moinho dos Ventos devido à iminência de colapso.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta 2ª feira (12.mai.2025) que a China é um exemplo no comércio mundial por buscar parcerias com países que, segundo o petista, “estavam esquecidos” pelas outras potências, referindo-se aos países da África e da América Latina.
Em discurso em Pequim, o chefe do Executivo brasileiro disse que outras potências globais tratam a China como um “inimigo” porque os chineses priorizam relações com países do Sul Global.
“A China tem sido tratada, muitas vezes, como se fosse uma inimiga do comércio mundial, quando na verdade está se comportando como um exemplo de país que está tentando fazer negócios com países que foram esquecidos nos últimos 30 anos por muitos países”, disse Lula.
O presidente citou a União Europeia como um exemplo de potência que voltou suas costas às regiões periféricas e que preferiu se fechar no continente depois da queda do muro de Berlim em 1989, às custas de recursos que eram comercializados com latinos e africanos.
“A União Europeia, que sempre foi um parceiro muito grande do Brasil e ainda é, mas que depois da queda do muro de Berlim se dedicou muito mais ao leste europeu, transferindo suas importações para o leste europeu, diminuiu muito os investimentos na África e na América do Sul”, declarou.
Carlo Ancelotti e a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) chegaram a um acordo e o técnico italiano assinou contrato para assumir o comando da Seleção Brasileira. A informação é do jornalista David Ornstein, do The New York Times.
De acordo com a reportagem, o treinador de 65 anos comandará o Real Madrid até a última rodada de LaLiga, contra a Real Sociedad, no dia 25 de maio, e já a partir do dia 26 iniciará o trabalho à frente do Brasil.
As negociações foram conduzidas pelo empresário Diego Fernandes em nome da CBF.
A Seleção Brasileira está sem técnico desde a demissão de Dorival Júnior, em março deste ano, após a goleada de 4 a 1 sofrida para a Argentina pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo.
A equipe nacional ocupa a quarta colocação com 21 pontos, dez a menos que a líder Argentina, atual campeã mundial.
O trabalho no comando do Brasil será o primeiro de Carlo Ancelotti como treinador principal de uma seleção. Ele já trabalhou na comissão técnica da Itália, mas como auxiliar, durante a Copa do Mundo de 1994.
Na manhã deste domingo (11), Dia das Mães, policiais militares do 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM) e da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (ROCAM) prestaram auxílio a uma gestante que entrou em trabalho de parto dentro de um veículo, na Avenida Prudente de Morais, bairro Lagoa Nova, em Natal.
A ocorrência, registrada por volta das 11h, teve início quando um soldado da ROCAM, que possui curso de socorrista, percebeu um veículo parado. Ao se aproximar, identificou que uma jovem gestante estava em trabalho de parto, prestes a dar à luz. Com conhecimento técnico, o policial realizou o parto e executou os procedimentos necessários para reanimar o recém-nascido logo após o nascimento.
Em seguida, outra equipe da ROCAM chegou ao local e realizou a escolta da mãe, de 22 anos, e do bebê até a Maternidade Dr. Araken Irerê Pinto, no bairro Petrópolis, onde ambos receberam atendimento médico adequado.
Em um gesto de sensibilidade e reconhecimento à força da mãe, os policiais retornaram à unidade hospitalar no fim da tarde para entregar um buquê de flores e se certificar do estado de saúde da criança, que seguia bem.
A ação reforça o compromisso da Polícia Militar com o cuidado e a proteção da população, mesmo nas situações mais inesperadas.
Em uma reunião concorrida na Base Aérea de Parnamirim, a prefeita Professora Nilda firmou, nesta sexta-feira (09/05), uma parceria estratégica com a Aeronáutica para a criação do Parque Tecnológico Parnamirim Aeroporto Digital, no espaço do antigo aeroporto da cidade. O projeto representa um passo ousado rumo ao desenvolvimento econômico e à inovação em Parnamirim.
Ao lado da comandante da Base Aérea e do secretário de Planejamento, Kelps Lima — que coordena a iniciativa —, a prefeita oficializou o início de uma nova etapa para o município, conectando passado e futuro. Durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade ganhou destaque mundial como o “Trampolim da Vitória”, ponto estratégico das operações militares aliadas. Agora, a mesma base histórica se prepara para abrigar um polo de tecnologia e conhecimento.
“Estamos dando um passo firme e ousado rumo ao futuro. Nosso sonho é fazer com que o nome de Parnamirim volte a ecoar no mundo, agora como uma cidade inteligente, inovadora e conectada às novas economias”, declarou a prefeita Nilda.
A parceria prevê o uso planejado da área para a instalação de startups, centros de pesquisa, empresas de tecnologia e instituições de ensino — com destaque para projetos voltados à inovação na área aeronáutica, aproveitando a vocação natural da cidade e sua relação histórica com a aviação. Startups de outras áreas também farão parte do ambiente, que será voltado à criatividade, à geração de emprego e à transformação social.
Também participaram da reunião o Coronel Sérgio Roberto Rodrigues Silva, comandante do Esquadrão de Comando; o Capitão Burton Monteiro de Gois Júnior, assessor de Relações Institucionais da BANT; e o Tenente-Coronel Eduardo Maia Arantes, presidente do Grupo de Trabalho Via Verde.
Um homem de 27 anos foi preso em flagrante na noite deste sábado (10) ao ser flagrado transportando drogas disfarçado de entregador na zona norte de Natal.
A prisão foi realizada por policiais militares que receberam, por volta das 19h20, uma denúncia sobre um suspeito comercializando entorpecentes entre os bairros de Nossa Senhora da Apresentação e Igapó. Segundo as informações, o homem usava uma motocicleta azul e trajava-se como um motoentregador.
Com base nas características repassadas, as equipes da PM intensificaram o patrulhamento na região. Durante as diligências, o suspeito foi localizado na rua Santa Luzia, no bairro de Igapó, e abordado pelos policiais.
Na revista pessoal, os militares encontraram porções de droga escondidas dentro da mochila térmica de entregas. Após ser questionado, o homem indicou onde estaria o restante do material ilícito.
No total, foram apreendidos: 39 porções de substância esverdeada análoga à maconha, uma balança de precisão, uma maquineta de cartão, R$ 25 em espécie, a mochila térmica utilizada e a motocicleta Honda azul.
Diante do flagrante, o suspeito recebeu voz de prisão e foi conduzido à Delegacia de Plantão da Zona Norte, onde foram adotados os procedimentos cabíveis.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta 2ª feira (12.mai.2025) não se conformar com o tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (republicano). Segundo o petista, o multilateralismo foi o que garantiu a harmonia entre os Estados, não o protecionismo.
“É por isso que eu não me conformo com a chamada taxação que o presidente dos Estados Unidos [Donald Trump] tentou impor ao planeta Terra do dia para a noite, porque o multilateralismo depois da 2ª Guerra Mundial foi o que garantiu todos esses anos de harmonia entre os Estados. Não foi o protecionismo”, disse Lula.
Lula defendeu o multilateralismo como prática do livre comércio. Há o interesse brasileiro que as relações comerciais não se limitem só ao grande volume de óleos combustíveis e fertilizantes que protagonizam as exportações, mas também ao mercado de soja e carne bovina.
“O protecionismo no comércio pode levar à guerra, como já aconteceu tantas vezes na história da humanidade. O que queremos é o multilateralismo para que a gente possa praticar o livre comércio”, afirmou.
A fala de Lula foi no encerramento do Fórum Empresarial Brasil-China. O petista está no país asiático desde sábado (10.mai), para participar da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos) com a China. Terá também uma reunião bilateral com o presidente chinês, Xi Jinping.
A viagem se dá durante a guerra comercial dos Estados Unidos com a China. O presidente norte-americano, Donald Trump, impôs em abril uma série de tarifas para produtos importados de diversos países. Depois, recuou e suspendeu a política protecionista para os parceiros comerciais –com exceção da China, que havia retaliado. As taxas mútuas das duas maiores economias do mundo ultrapassaram 100%, o que torna o comércio inviável entre ambos.
Entre janeiro de 2020 e maio de 2025, 11.999 crianças foram registradas apenas com o nome da mãe no Rio Grande do Norte. O número representa cerca de 5,6% dos 210.975 nascimentos realizados no estado nesse período. Os dados são do Portal de Transparência do Registro Civil.
Natal lidera o ranking absoluto, com 59.208 nascimentos registrados no período. Desses, 3.609 foram registrados apenas com o nome da mãe, sem a identificação do pai no documento.
Já em termos proporcionais, o município de Bodó, na microrregião da Serra de Santana, apresentou o índice mais alto do estado. Dos três nascimentos registrados entre 2020 e 2025 na cidade, um foi feito somente com o nome da mãe, representando 33% do total local.
Apesar do cenário, seis municípios potiguares apresentaram 100% dos registros com os nomes da mãe e do pai: João Dias, Jundiá, Pedro Avelino, Riacho da Cruz, Triunfo Potiguar e Várzea.
Desde 2012, o reconhecimento de paternidade pode ser feito de forma gratuita e diretamente em qualquer Cartório de Registro Civil do país, graças ao Provimento nº 16 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O procedimento pode ser iniciado tanto por iniciativa do pai quanto da mãe, ou ainda pelo próprio filho maior de idade, sem a necessidade de processo judicial.
O Portal da Transparência do Registro Civil reúne dados de nascimentos, casamentos e óbitos registrados nos 7.654 cartórios de registro civil espalhados por todos os municípios e distritos do Brasil. A ferramenta permite consultas públicas e atualizadas sobre informações civis em todo o território nacional.
O papa Leão XIV se apresentou aos jornalistas do mundo todo nesta segunda-feira (12) pela manhã, no Vaticano. A audiência começou por volta das 6h (horário de Brasília), 11h no horário local, na sala Paulo VI.
Ao entrar na audiência, o novo pontífice foi aplaudido de pé pelos presentes e no início da fala brincou de forma descontraída que as palmas deveriam ser somente ao fim do discurso.
Em seguida, Leão se direcionou aos profissionais falando sobre aqueles presos por exercerem a profissão de jornalista e disse que a imprensa livre deve ser defendida.
“O sofrimento destes jornalistas presos diz respeito à consciência das nações e a comunidade internacional, chamando a todos para guardar o bem precioso da liberdade de imprensa. Obrigado queridos amigos pelo seu serviço à verdade”, disse ele.
Leão XIV pediu também o fim de uma polarizada “guerra de palavras” feita de ataques partidários e ideológicos, e que não se dê espaço ao fanatismo e ao ódio.
Ele acrescentou que a inteligência artificial deve ser usada com “responsabilidade e discernimento”.
Ao final da declaração, o pontífice abençoou os profissionais presentes e desceu para cumprimentá-los um por um, apertando as mãos dos jornalistas , recebendo presentes e posando para fotos.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulga, nesta segunda-feira (12), o resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Os interessados podem conferir se a solicitação foi aceita na Página do Participante.
Também foram divulgados os resultados das justificativas de ausência – isto é, para quem era isento da taxa no Enem 2024 e não compareceu aos dois dias de prova. Para isso, é necessário enviar documentação, datada e assinada, que comprove o motivo da ausência, como problemas de saúde, atividade curricular, boletim de assalto ou morte na família.
Aqueles que tiveram o pedido negado, tanto de isenção como de justificativa, terão até sexta-feira (16) para entrar com recurso. O processo deve ser realizado virtualmente, pela Página do Participante. Segundo o Inpe, o resultado será divulgado no dia 22 de maio.
Quem pode pedir isenção?
Estudantes matriculados na 3ª série do ensino médio (neste ano), em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
Estudantes que fizeram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;
Estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda – com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico);
Inscritos no programa Pé-de-Meia.
Justificam a ausência no exame:
Boletim de ocorrência por assalto ou furto
Acidente de trânsito
Morte na família
Maternidade ou paternidade
Acompanhamento de familiar em algum evento ocorrido na data da prova
Privação de liberdade
Problemas de saúde
Deslocamento a trabalho
Intercâmbio acadêmico ou atividade curricular
É importante ressaltar que a confirmação do pedido de justificativa ou isenção no Enem não garante a inscrição no exame. Os interessados em realizar as provas deste ano, marcadas para os dias 9 e 16 de novembro, deverão efetuar a inscrição virtualmente entre os dias 26 de maio e 6 de junho.
Para que serve o Enem?
O Enem é responsável por avaliar o desempenho escolar dos alunos ao término da educação básica. A nota do exame é a principal porta de entrada para o ensino superior, permitindo que os candidatos concorram por vagas em universidades públicas e privadas por meio de programas do governo federal, como Prouni, Fies e Sisu.
Os resultados ainda podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep. Ao todo, 51 instituições, incluindo universidades, institutos politécnicos e escolas superiores, aceitam as notas do Enem nos processos de admissão.
Em 2024, 4,3 milhões de estudantes se inscreveram no Enem, número superior em relação ao ano anterior, quando as inscrições somaram 3,9 milhões. As provas foram aplicadas nos dias primeiros dois domingos de novembro e englobaram, como de costume, questões sobre linguagens, ciências humanas, matemática e ciências da natureza, além de redação.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a Pequim no sábado (10), onde participa da Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos com a China e se reúne com Xi Jinping.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), a pauta do encontro entre os presidentes inclui a defesa do multilateralismo e da reforma do sistema de governança global e o apoio à resolução pacífica de conflitos, além do aprofundamento das relações Brasil-China.
A visita oficial do presidente Lula deve abordar, ainda, as sinergias entre os programas de desenvolvimento e infraestrutura dos dois países.
Espera-se que sejam assinados pelo menos 16 acordos bilaterais, incluindo protocolos e memorandos de entendimento entre Brasil e China. A lista de acordos ainda não divulgada, mas o governo busca diversificar a pauta exportadora brasileira e os investimentos chineses.
Como mostrou a CNN, o presidente Lula deve aproveitar a viagem para discutir o aumento das exportações de soja e assinar o um memorando de entendimento sobre a venda de etanol para a China em meio à guerra tarifária com os Estados Unidos.
Em paralelo, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) promove uma série de ações para ampliar a relação comercial Brasil-China.
Em mapeamento publicado este ano, a agência identificou 400 oportunidades para as exportações brasileiras no comércio com a China. A lista abrange de petróleo, ferro, aço, produtos agrícolas e carnes até equipamentos, motores e medicamentos.
No âmbito da Celac, o Itamaraty destaca a discussão de temas de interesse do Brasil, que devem ser contemplados no plano de ação para os próximos anos. Isso inclui comércio, investimentos e transição energética além de segurança alimentar, gestão de risco de desastres, conectividade, economia digital, ciência e tecnologia, entre outros.
“O Brasil atribui enorme importância à Celac como fórum privilegiado de concertação e diálogo”, ressalta a embaixadora Gisela Padovan, secretária de América Latina e Caribe do Itamaraty.
A declaração da Cúpula entre Celac e China deve insistir na reforma do sistema de governança para refletir os interesses do Sul Global e dos países emergentes
No entanto, ainda está em discussão se o texto vai abordar questões mais concretas ou apenas defender em princípios a maior representatividade nas organizações internacionais, de acordo com o Itamaraty.
A Celac tem discutido uma candidatura unificada entre América Latina e Caribe para assumir o comando das Nações Unidas depois que o secretário-geral da ONU, o português António Guterres, encerrar o seu mandato no ano que vem
O Brasil defende abertamente que a América Latina e Caribe tenham uma mulher como candidata de consenso da região, embora afirme que ainda não há definição sobre o nome.
A analista internacional da CNN Fernanda Magnotta avalia que a erosão do compromisso americano com a ordem multilateral pode abrir espaço para avanços nas reformas das organizações internacionais. Mas ressalta que isso vai depender da unidade do Sul Global.
Ela cita que Brasil, China e Rússia, por exemplo, compartilham a crítica ao sistema atual embora tenham percepções distintas sobre o multilateralismo.
“O Brasil defende uma reforma baseada em inclusão, representação e regras compartilhadas, enquanto outros tendem a instrumentalizar o sistema em benefício próprio”, afirma
“Assim, há uma janela de oportunidade, mas os avanços concretos dependerão da habilidade brasileira de manter sua coerência diplomática e construir coalizões amplas, sem se subordinar aos interesses de outras potências maiores”, conclui.
Comente aqui